NGA convidado para ajudar a “contar” a ‘História do hip-hop tuga’

“A História do hip-hop tuga” volta a ser contada no palco do Altice Arena, em Lisboa, a 19 de Março, por Mestres de Cerimónias (MC), DJ, writers e Bboys.

Depois da edição de estreia em 2017, a tradição impôs-se, como é característico na cultura, e tem levado a história do Rap , Graffiti, Breakdance e Djing de Portugal em palco.

Como não podia deixar de ser, um dos mais respeitados rappers angolanos foi convidado para testemunhar esta terceira edição, depois da paragem em 2020 e 2021, marcado pelo confinamento, devido à Covid-19. NGA integra um alinhamento de vozes como Black Company, Valete, Expensive Soul, Sam The Kid, Dealema, Bezegol, Capicua e Gabriel O Pensador.

Tal como NGA, Gabriel O Pensador aparece no espectáculo por ter ajudado a construir a “A História do hip-hop tuga”. Foi o rapper brasileiro que editou, no final de 1992, o disco de estreia que foi distribuído pela Sony em Portugal, sendo a primeira vez que tanto rappers como público conseguiram ver um trabalho de Rap ser editado em português, influenciando a Sony a tomar a decisão de investir na colectânea ‘Rapública’.

A “História do hip-hop tuga” começou a ser construída nos finais dos anos 80 e princípio de 90, em Cascais, e coloca agora em palco, no dia 19 de Março, todos os elementos da cultura. Para o djing estarão os DJ Nel Assassin, Bomberjack, Cruzfader, Glue e Kronic. Nos writers estão confirmados Nomen e YouthOne, dois dos pioneiros do graffiti em Portugal, bem como a  crew Crack Kids. O Breakdance estará representado pelos 12 Makakos, Zoo Gang, Gaiolin Roots e Momentum Crew.

Nascido em Luanda, Edson Wildbrand Silva, artisticamente conhecido por NGA apaixonou-se pelo Rap e pela cultura Hip Hop, ao ver vídeos na televisão de grupos como Black Company, que o motivou, juntamente com amigos a fundar o grupo Força Suprema, com o qual lança o primeiro trabalho em 1998 e, desde então, tornaram-se num dos colectivos incontornáveis do hip-hop.

Depois do sucesso do trabalho do grupo, NGA consegue o destaque como um dos mais promissores MC do panorama musical PALOP. Em 2012, lançou o seu primeiro álbum a solo intitulado “Filho Das Ruas”, que foi um sucesso em vendas e não parou por aí. Em Abril de 2014, lançou o seu segundo disco “King”, que também foi um sucesso de vendas e com que, no ano seguinte viria vencer o “Angola Music Awards”, conquistando três prémios.

as cargas mais recentes

Kenny Flow Buah deixa primeiras impressões do seu talento ao mundo

há 10 meses
Depois do clip do single ” Perdido no Block” no ano passado, Kenny Flow Buah prepara-se para publicar mais um tema com o respectivo clip, acreditando que desta vez a carreira poderá assumir patamares mais elevados.

As 10 músicas para ouvir na quadra natalícia

há 1 mês
Destaque para o projecto “Boa Onda” (Angola), Anselmo Ralph (Angola) e Mariah Carey, a cantora mais procurada neste período, com sucessos como “All I Want For Christmas Is You” e “Holy Night”, tendo gravado, a semelhança de Celine Dion, álbuns de natal.

Aline Frazão, Sara Tavares, Karyna Gomes e Toty Sa’Med rendem tributo a Waldemar Bastos

há 7 meses
O encontro que objectiva honrar a memória deste ícone de qualidades ímpares, intitular-se-á Ndapandula e acontecerá no próximo dia 3 de Setembro, com a direcção artística e musical de Aline Frazão.

Edivaldo Prince lança single ‘H.A.N.E.N’ com a participação de Uami Ndongadas e Lil Drizzy

há 2 semanas
O artista está de regresso com músicas e planos para o ano de 2022, sendo que ‘H.A.N.E.N- Hoje a Noite é Nossa’ com a participação de Uami Ndongadas e Lil Drizzy, marca o ponto de partida.

Lady Gaga vende roupas íntimas para promover o novo álbum

há 2 anos
Um mês depois da publicação da capa do álbum, a Rainha dos Little Monsters anunciou para 29 do corrente o lançamento do novo CD, o sexto da carreira. intitulado ‘Chromatica’, a obra está a ser promovida através de um conjunto de roupas temáticas e peças íntimas.

Eminem festeja 20º aniversário de “Marshal Mathers”

há 2 anos
O artista de “Lose Yourself” partilhou um vídeo no Instagram anunciando uma festa online marcada para 27 de Maio (quarta-feira), legendando o post com letras da sua música “I´m Back”.

Abdulrazak Gurnah: Professor tanzaniano vence Prémio Nobel de Literatura

há 4 meses
Segundo a Academia Sueca, Abdulrazak Gurnah foi o laureado deste ano “por sua penetração intransigente e compassiva dos efeitos do colonialismo e do destino do refugiado no abismo entre culturas e continentes”.

Racionais MC’s recusam o equivalente a 57 milhões de Kwanzas para um live

há 2 anos
Para cumprir a medida de distanciamento social imposta pela Organização Mundial da Saúde, os Racionais MC’s recusaram um live com cachet de 100 mil Reais, equivalente a 57 milhões 442 mil e 500 Kwanzas.

Twenda: “Neste momento nós somos a cara do Kuduro”

há 2 anos
Twenda é um nome estranho para muitos, mas Manda-Chuva, Fogo de Deus e Mulecada, que formam o grupo, são rostos conhecidos do Kuduro, por terem criado o Elenco da Paz. Os kuduristas vivem actualmente em Portugal e estão a internacionalizar a carreira com um tipo de Kuduro diferente: acústico e com banda.

13 anos depois Celina Miranda regressa à música para deixar um legado

há 2 anos
Após ter sido considerada “o fenómeno de 2007”, por causa da obra discográfica ‘Angolano’, nunca mais se ouviu falar de Celina Miranda. Passados 13 anos, a cantora reaparece à Carga com uma nova música intitulada “Je t´aime” e quer fazer história.

BAI apresenta soluções práticas e acessíveis para os seus parceiros e clientes

há 6 meses
O Banco Angolano de Investimentos tem apresentado, ano após ano, soluções práticas e acessíveis para os seus parceiros e clientes. Actualmente, o BAI dispõe de opções de pagamento mais cómodas, económicas e de simples utilização, das quais destacamos os Terminais de Pagamento Automático (TPA) e o é-Kwanza.

George Floyd ganha estátua de bronze em Nova Jersey

há 7 meses
Um ano depois do seu assassinato aos 46 anos, o homem ganhou uma estátua de bronze com mais de 300 quilos, inaugurada esta quarta-feira em Newark, Nova Jersey, nos EUA.

Rappers admitem que desunião provocou a morte artística e física de muitos niggas

há 1 mês
O país conta desde sábado com a Associação dos Hiphoppers de Angola, uma instituição de cariz social que passará a ajudar artistas em questões de doença, crise financeira, além de prestar apoio e assistência jurídica. Liderada por Dom Samu, a associação tem como membros MCK, Kid MC, Kool Klever e Drunk Master.

Artistas nigerianos em peso no espectáculo mundial em defesa do planeta “Global Citizen Live 2021”

há 7 meses
Os músicos Burna, Davido, Femi Kuti e Tiwa Savage vão preencher o cartaz do Global Citizen Live deste ano. O concerto acontece em simultâneo nas cidades de Lagos, Rio de Janeiro, Nova York, Los Angels, Paris, Londres, Seul e Sydney.

Carlitos Viera Dias em concerto no `Show do Mês´

há 2 anos
O músico Carlitos Viera Dias, filho do mítico Liceu Viera Dias, vai cantar no Live do Show do Mês, no próximo dia 11 de Julho (sábado).

Andrea Bocelli incentiva cidadãos a não obedecerem as regras de combate à Covid-19

há 1 ano
O tenor italiano considera exageradas as regras adoptadas para combater a pandemia e disse que se sentiu “humilhado e ofendido” pelas medidas impostas para travar o Covid-19 no seu país.