NGA convidado para ajudar a “contar” a ‘História do hip-hop tuga’

“A História do hip-hop tuga” volta a ser contada no palco do Altice Arena, em Lisboa, a 19 de Março, por Mestres de Cerimónias (MC), DJ, writers e Bboys.

Depois da edição de estreia em 2017, a tradição impôs-se, como é característico na cultura, e tem levado a história do Rap , Graffiti, Breakdance e Djing de Portugal em palco.

Como não podia deixar de ser, um dos mais respeitados rappers angolanos foi convidado para testemunhar esta terceira edição, depois da paragem em 2020 e 2021, marcado pelo confinamento, devido à Covid-19. NGA integra um alinhamento de vozes como Black Company, Valete, Expensive Soul, Sam The Kid, Dealema, Bezegol, Capicua e Gabriel O Pensador.

Tal como NGA, Gabriel O Pensador aparece no espectáculo por ter ajudado a construir a “A História do hip-hop tuga”. Foi o rapper brasileiro que editou, no final de 1992, o disco de estreia que foi distribuído pela Sony em Portugal, sendo a primeira vez que tanto rappers como público conseguiram ver um trabalho de Rap ser editado em português, influenciando a Sony a tomar a decisão de investir na colectânea ‘Rapública’.

A “História do hip-hop tuga” começou a ser construída nos finais dos anos 80 e princípio de 90, em Cascais, e coloca agora em palco, no dia 19 de Março, todos os elementos da cultura. Para o djing estarão os DJ Nel Assassin, Bomberjack, Cruzfader, Glue e Kronic. Nos writers estão confirmados Nomen e YouthOne, dois dos pioneiros do graffiti em Portugal, bem como a  crew Crack Kids. O Breakdance estará representado pelos 12 Makakos, Zoo Gang, Gaiolin Roots e Momentum Crew.

Nascido em Luanda, Edson Wildbrand Silva, artisticamente conhecido por NGA apaixonou-se pelo Rap e pela cultura Hip Hop, ao ver vídeos na televisão de grupos como Black Company, que o motivou, juntamente com amigos a fundar o grupo Força Suprema, com o qual lança o primeiro trabalho em 1998 e, desde então, tornaram-se num dos colectivos incontornáveis do hip-hop.

Depois do sucesso do trabalho do grupo, NGA consegue o destaque como um dos mais promissores MC do panorama musical PALOP. Em 2012, lançou o seu primeiro álbum a solo intitulado “Filho Das Ruas”, que foi um sucesso em vendas e não parou por aí. Em Abril de 2014, lançou o seu segundo disco “King”, que também foi um sucesso de vendas e com que, no ano seguinte viria vencer o “Angola Music Awards”, conquistando três prémios.

as cargas mais recentes

Kanye West “entra” na lista dos bilionários

há 3 anos

Valete e vários músicos portugueses exigem a libertação do rapper espanhol Hasél

há 2 anos

Dj sul africano confessa que dos países onde passou o angolano é o povo que mais dificuldade teve para fazer dançar

há 1 ano
Para quem não dispensa um bom afro house na noite, seguramente já dançou às animações de Bokkie Ult. O disc jokey sul africano é agora um dos nomes de destaque em Angola. Já cá esteve por cinco ocasiões e em diferentes momentos. Bokkie Ult já tocou em Benguela, Huambo, Huíla, Namíbe e Huambo e confessa que dos países onde passou, nas festas, o angolano foi o povo que mais dificuldades teve para conseguir fazer dançar.

Don Kikas apresenta novo álbum em concerto

há 1 ano
Dia 25 de Março, “Livre” o sétimo álbum do artista, será apresentado num concerto a ter lugar no Capitólio. Além da apresentação das 14 faixas musicais do novo álbum, o artista trará várias surpresas em palco.

Floyd Mayweather anuncia retorno aos ringues

há 2 anos

Rapper Mo3 morto a tiro em Dallas

há 3 anos
Rapper Mo3 foi baleado ontem em Dallas, estado do Texas, durante um tiroteio, enquanto seguia, na sua viatura, em direcção ao Norte daquela circunscrição dos Estados Unidos da América.

Dinheiro da FIFA já está em posse da Federação Angolana de Futebol

há 3 anos
Dos valores 216 mil dólares serão entregues às associações desportivas das 18 províncias e servirá para assistir e aliviar os efeitos do Covid-19.

Careca Não: O início de uma nova revolução

há 2 anos
`Careca não´ é um apelo à tolerância e ao respeito pelas diferenças, a música marca o posicionamento de Dino Ferraz, na luta pela aceitação do cabelo negro crespo masculino, na sociedade angolana.

Três cantoras entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo

há 2 anos
No seu todo, a lista conta com 100 mulheres oriundas de 30 países, e pertencentes a quatro gerações. Entre estas, há 10 chefes de estado, 38 directoras executivas e 5 artistas de entretenimento.

TANB lança “2020”: O registo sonoro de um ano marcante

há 2 anos
São 12 faixas onde nos conduz numa viagem sonora por acontecimentos marcantes, desde a pandemia ao desconfinamento, da violência policial às eleições americanas, sem esquecer a corrida ao papel higiénico.

Participação de cantoras angolanas no AFRIMMA vai de mal a pior

há 3 anos
A organização dos AFRIMMA, prémios africano de música, divulgou, na semana finda, a lista dos candidatos para a edição 2020, onde, diferente da anterior, os angolanos subiram dois degraus, mas a participação feminina continua um fracasso.

Ondaka Nation: Mercado Gospel conta com mais uma produtora exclusiva

há 2 anos
Falando à Carga Magazine, Jeff Brown determinou que para o consolidar da servidora musical, o objecto social passa por contribuir para que a música gospel se afirme profissionalmente no mercado que deve ser qualitativo, no quantitativo já existente.

Após sucesso da primeira edição Spoken Mais chega a Viana

há 2 anos

Michaela Coel, a autora de uma história de superação digna de um Emmy

há 2 anos
A actriz fez história na 73ª edição do Emmy Awards ao se tornar a primeira roteirista negra a vencer o galardão com a série `I May Destroy You´, uma metáfora sobre o abuso sexual sofrido na primeira pessoa.

A’mosi Just A Label leva sua musicalidade para o histórico Theatro Circo

há 2 anos
Em breve conversa com a Carga Magazine, hoje, A’mosi Just A Label disse estar ansioso, revelando que preparou um alinhamento artístico constituido, na sua maioria, por temas do seu segundo álbum, a ser lançado brevemente.

Ashanti e Keyshia Cole aceitam desafio de estar cara a cara num desfile de hits

há 2 anos
Os trabalhos das divas da música americana são amplamente conhecidos pelos angolanos. As cantoras vão confrontar-se, no próximo sábado, 12 de Dezembro, num desfile musical, que será transmitido no Instagram.