NGA convidado para ajudar a “contar” a ‘História do hip-hop tuga’

“A História do hip-hop tuga” volta a ser contada no palco do Altice Arena, em Lisboa, a 19 de Março, por Mestres de Cerimónias (MC), DJ, writers e Bboys.

Depois da edição de estreia em 2017, a tradição impôs-se, como é característico na cultura, e tem levado a história do Rap , Graffiti, Breakdance e Djing de Portugal em palco.

Como não podia deixar de ser, um dos mais respeitados rappers angolanos foi convidado para testemunhar esta terceira edição, depois da paragem em 2020 e 2021, marcado pelo confinamento, devido à Covid-19. NGA integra um alinhamento de vozes como Black Company, Valete, Expensive Soul, Sam The Kid, Dealema, Bezegol, Capicua e Gabriel O Pensador.

Tal como NGA, Gabriel O Pensador aparece no espectáculo por ter ajudado a construir a “A História do hip-hop tuga”. Foi o rapper brasileiro que editou, no final de 1992, o disco de estreia que foi distribuído pela Sony em Portugal, sendo a primeira vez que tanto rappers como público conseguiram ver um trabalho de Rap ser editado em português, influenciando a Sony a tomar a decisão de investir na colectânea ‘Rapública’.

A “História do hip-hop tuga” começou a ser construída nos finais dos anos 80 e princípio de 90, em Cascais, e coloca agora em palco, no dia 19 de Março, todos os elementos da cultura. Para o djing estarão os DJ Nel Assassin, Bomberjack, Cruzfader, Glue e Kronic. Nos writers estão confirmados Nomen e YouthOne, dois dos pioneiros do graffiti em Portugal, bem como a  crew Crack Kids. O Breakdance estará representado pelos 12 Makakos, Zoo Gang, Gaiolin Roots e Momentum Crew.

Nascido em Luanda, Edson Wildbrand Silva, artisticamente conhecido por NGA apaixonou-se pelo Rap e pela cultura Hip Hop, ao ver vídeos na televisão de grupos como Black Company, que o motivou, juntamente com amigos a fundar o grupo Força Suprema, com o qual lança o primeiro trabalho em 1998 e, desde então, tornaram-se num dos colectivos incontornáveis do hip-hop.

Depois do sucesso do trabalho do grupo, NGA consegue o destaque como um dos mais promissores MC do panorama musical PALOP. Em 2012, lançou o seu primeiro álbum a solo intitulado “Filho Das Ruas”, que foi um sucesso em vendas e não parou por aí. Em Abril de 2014, lançou o seu segundo disco “King”, que também foi um sucesso de vendas e com que, no ano seguinte viria vencer o “Angola Music Awards”, conquistando três prémios.

as cargas mais recentes

Anna Joyce dá voz e rosto à campanha de Registo Eleitoral

há 6 meses
Anna Joyce não só assina a trilha sonora, como também será apresentada brevemente como o rosto da campanha visual, com o tema `Estou Presente´ . A música enquadra-se no âmbito da campanha de comunicação institucional do Registo Eleitoral Oficioso, cujo processo teve início a 23 de Setembro de 2021.

C4Pedro e Nerú Americano partilham palco com Megan Thee Stallion, Burna Boy e Wizkid

há 6 meses
Os músicos C4Pedro e Nerú Americano preparam-se para subir ao palco do Festival Afro Nation, num alinhamento encabeçado por Megan Thee Stallion, Burna Boy e Wizkid.

Kanye West declara guerra à indústria musical

há 2 anos
Alguns dias depois de ter duramente criticado a indústria musical, o rapper partilhou, ontem, um vídeo a urinar numa estátua dos Grammy, a mais importante distinção da música nos Estados Unidos da América.

Flagelo Urbano protagoniza concerto de “retorno” já este domingo

há 1 mês
A ter lugar no dia 10 de Abril, pelas 17 horas, no Bar 106 Cazenga, o show que será garantidamente acústico, por imposição do próprio Flagelo, será feito de um repertório variado que ainda não foi tornado público, mas será norteado por faixas como: Infinito, Demo sem cracia e Louco por opção.

Pelé aparece “em boa forma” e reage a notícias sobre a sua morte 

há 3 meses
Depois de várias falsas notícias sobre si, ontem o antigo craque do futebol recorreu às redes sociais para responder aos rumores, surgidos no Brasil, de que teria falecido, utilizando alguma ironia e boa disposição.

Aumenta a procura pelo álbum de Janet Jackson de 1986 após desculpas de Justin Timberlake

há 1 ano

Membro da Army Squad divulga projecto que retrata a sua trajectória

há 2 anos
O rapper D-One vai publicar, na madrugada desta segunda-feira (11), uma compilação de 12 músicas que tiveram suas participações, incluindo clássicos da Old School e do período áureo do Rap underground.

Banda-relâmpago volta a despertar rock angolano com obra “arrepiante”

há 2 anos
Downstairs to Somewhere é um projecto colaborativo de rock que existe há menos de quatro meses. Após estrear-se com o single “Its Not About You”, a banda-Relâmpago suportada por Tipo Stereo e Manel Kavalera “Mankav” volta hoje à ribalta com mais uma obra “arrepiante” e anuncia trabalhos em carteira.

Kid Cudi “clama” por nova música de Kendrick Lamar

há 1 ano
O rapper usou o Twitter para expressar a saudade que sente do colega, cujo o último trabalho lançado -DAMN-, completará quatro anos no próximo mês.

Júlio Pinto apresenta ‘Formas e Tamanhos’ na Galeria Tamar Golan

há 9 meses
O artista angolano Júlio Pinto vai apresentar-se no próximo dia 20 de Agosto de 2021, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Formas e Tamanhos”. Uma exposição individual que ficará patente ao público até ao dia 17 de Setembro de 2021, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura.

DJ Znobia cria espaço on-line para divulgação de Disc jockeys

há 10 meses
O espaço denominado `Kubata da música´, foi criado para dar visibilidade a “bons DJs”, que além ressentirem o recesso das actividades culturais, também não dispõem de condições de técnicas para se mostrar.

Keita Mayanda: “Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o Rap está de saúde”

há 1 ano
O músico tem um novo álbum. Intitula-se “Sete Momentos De Lucidez” e vai sair já no próximo mês. Uma obra em que apresenta suas experiências e reflexões sobre a sociedade e a existência humana.

Edgar Domingos relembra ‘Adoço’ que vale ouro

há 6 meses
O tema voltou à baila graças a uma publicação nostálgica do artista, que com a hashtag #éparafazerhistória, relembrou o êxito, que lhe foi atribuido em Fevereiro último, pelo facto do single ter atingido a marca de 5 mil unidades vendidas em território português.

Don Kikas com novo álbum a caminho

há 2 anos
Nos próximos dias, o artista quer levar alegria aos fãs através de um concerto ao vivo e em directo nas suas redes sociais online.

`Encontros à Quarta´ referentes aos meses de Maio e Junho foram adiados até data a anunciar

há 1 ano
De referir que o “Encontros à Quarta” se propunha a oferecer mensalmente concertos inovadores do ponto de vista da execução e interpretação propiciando a descoberta de novas sonoridades.

Documentário reapresenta Reino do Kongo na óptica africana

há 11 meses
Nas palavras do autor Ne Kunda Nlaba, o filme não ficcional chega para “desconstruir” tudo o que nos foi ensinado sobre o Reino do Kongo, intitula-se “Reino do Kongo: Em busca do reino destruído” e vai estrear no próximo sábado, dia 26 de Junho, na Mediateca de Luanda.