NGA convidado para ajudar a “contar” a ‘História do hip-hop tuga’

“A História do hip-hop tuga” volta a ser contada no palco do Altice Arena, em Lisboa, a 19 de Março, por Mestres de Cerimónias (MC), DJ, writers e Bboys.

Depois da edição de estreia em 2017, a tradição impôs-se, como é característico na cultura, e tem levado a história do Rap , Graffiti, Breakdance e Djing de Portugal em palco.

Como não podia deixar de ser, um dos mais respeitados rappers angolanos foi convidado para testemunhar esta terceira edição, depois da paragem em 2020 e 2021, marcado pelo confinamento, devido à Covid-19. NGA integra um alinhamento de vozes como Black Company, Valete, Expensive Soul, Sam The Kid, Dealema, Bezegol, Capicua e Gabriel O Pensador.

Tal como NGA, Gabriel O Pensador aparece no espectáculo por ter ajudado a construir a “A História do hip-hop tuga”. Foi o rapper brasileiro que editou, no final de 1992, o disco de estreia que foi distribuído pela Sony em Portugal, sendo a primeira vez que tanto rappers como público conseguiram ver um trabalho de Rap ser editado em português, influenciando a Sony a tomar a decisão de investir na colectânea ‘Rapública’.

A “História do hip-hop tuga” começou a ser construída nos finais dos anos 80 e princípio de 90, em Cascais, e coloca agora em palco, no dia 19 de Março, todos os elementos da cultura. Para o djing estarão os DJ Nel Assassin, Bomberjack, Cruzfader, Glue e Kronic. Nos writers estão confirmados Nomen e YouthOne, dois dos pioneiros do graffiti em Portugal, bem como a  crew Crack Kids. O Breakdance estará representado pelos 12 Makakos, Zoo Gang, Gaiolin Roots e Momentum Crew.

Nascido em Luanda, Edson Wildbrand Silva, artisticamente conhecido por NGA apaixonou-se pelo Rap e pela cultura Hip Hop, ao ver vídeos na televisão de grupos como Black Company, que o motivou, juntamente com amigos a fundar o grupo Força Suprema, com o qual lança o primeiro trabalho em 1998 e, desde então, tornaram-se num dos colectivos incontornáveis do hip-hop.

Depois do sucesso do trabalho do grupo, NGA consegue o destaque como um dos mais promissores MC do panorama musical PALOP. Em 2012, lançou o seu primeiro álbum a solo intitulado “Filho Das Ruas”, que foi um sucesso em vendas e não parou por aí. Em Abril de 2014, lançou o seu segundo disco “King”, que também foi um sucesso de vendas e com que, no ano seguinte viria vencer o “Angola Music Awards”, conquistando três prémios.

as cargas mais recentes

Para não repetir versos Lil Wayne e Eminem revelaram que recorrem a Google

há 2 anos
Para evitar repetir os próprios versos, os dois rappers vão a Google para rever suas letras. Embora admitam que várias vezes tenham tido brancos, consideram a repetição um desrespeito à arte, que tem como objecto a criatividade.

Crate Diggs edita ‘Simplesmente Lindo’, o seu projecto de estreia na Slow Habits

há 1 ano
‘Simplesmente Lindo’ estreia em todas as plataformas digitais a 24 de Abril através da Slow Habits que anuncia com este projecto a integração de Crate Diggs como novo membro da Editora/Colectivo.

Música tradicional angolana passa a contar com um festival

há 6 meses

Entre bombos e tarolas, dance ao ritmo do Hip-Hop

há 2 anos
O Hip Hop nasceu juntamente com o estilo musical e toda sua as cultura. Refere-se aos estilos de dança sociais ou coreografados relacionados com a música e com a cultura Hip Hop: um género musical, com uma subcultura própria, iniciado durante a década de 1970, nas comunidades jamaicanas, latinas e afro americanas da cidade de Nova Iorque, e posteriormente desenvolvido por afro e latino-americanos.

Flay convidado para o Show do Mês Live com Irmãos Almeida

há 2 anos
O músico Flay, autor de sucessos como “Doçura”, Sassa Mutema”, é um dos convidados para o Show do Mês Live com os Irmãos Almeida e Jojó Gouveia, sábado.

Membro da Army Squad divulga projecto que retrata a sua trajectória

há 2 anos
O rapper D-One vai publicar, na madrugada desta segunda-feira (11), uma compilação de 12 músicas que tiveram suas participações, incluindo clássicos da Old School e do período áureo do Rap underground.

Ainda sob a tutela do pai, Britney Spears se recusa a fazer shows

há 2 anos
Segundo o advogado da cantora, Samuel D. Ingham, a artista, que está em meio a uma batalha legal para que a sua tutela saia das mãos do pai, ela afirmou que não vai voltar a subir num palco enquanto Jamie for seu tutor.

Twitter homenageia Pop Smoke com emojis

há 2 anos
Pop Smoke foi assassinado em fevereiro deste ano, o crime ainda não foi esclarecido. Na passada sexta-feira, foi lançado o álbum de estreia do rapper “Shoot For The Stars Aim For The Moon, a título póstumo e o músico ganhou homenagem especial.

Top Dos Mais Queridos 2021 vai homenagear mulher zungueira e terá novas regras

há 2 anos

Num dia como hoje, há 10 anos, Whitney Houston partia para a eternidade

há 8 meses
No passado dia 11 de Fevereiro de 2012, Whitney Houston foi encontrada morta na banheira do quarto de um hotel em Beverly Hills. Os paramédicos tentaram reanimá-la, mas sem sucesso. Foi declarada morta em torno das 15h55min, hora local de Los Angeles.

LAASP reabre agenda cultural com a peça teatral `Meu Telefone, Nossa Privacidade´

há 2 anos
`Meu Telefone, Nossa Privacidade´ é o espectáculo teatral que vai reabrir o ano cultural da LAASP, no dia 23 de Janeiro, pelas 18 horas, apresentado pelo grupo Jovens da Mulemba e dirigido por António Kapangu.

Dr. Dre pergunta ao público quem estaria a “altura” de competir com Eminem e Swizz  Beatz responde

há 8 meses
Dos fãs de Dre e Eminem especulava-se que a legenda anunciava um álbum do produtor com a participação de Slim Shady, mas não passou de dizeres, porque Swizz  Beatz clarificou, respondendo a Dr. Dre que “Busta Rhymes” seria capaz.

Exclusivo: Cabo Snoop regressa à Power House definitivamente

há 1 ano
Agora com 31 anos, pai de família e mais maduro artisticamente, Ivo Manuel de Lemos, conhecido nas lides musicais como Cabo Snoop, regressa como conselheiro e mentor de Cleyton M, ajudando o prodigioso jovem a expandir a carreira para toda África, através das experiências que acumulou com a sua passagem na “poderosa casa” de Hochi Fu.

Bella ciao, ciao, ciao: La casa de papel chega ao fim

há 2 anos
A season que começa a ser gravada amanhã, traz 10 episódios sem data de estreia avançada, onde os assaltantes terão que se desencurralar e para tal contarão com dois novos reforços, cujos papeis não foram ainda revelados.

Ministra da Cultura de Portugal quer acabar com concertos online grátis

há 2 anos
A titular da pasta da Cultura de Portugal, Graça Fonseca, manifestou-se contra os concertos gratuitos nas redes sociais, ou até mesmo em varandas e defendeu que o trabalho na cultura deve ser pago.

Davido lança novo álbum com Chris Brown, Nas, Nicki Minaj e Young Thug

há 2 anos
Intitulado “A Better Time”, o album é tipicamente africano e predomina o Afropop e Afrobeat. Com 17 faixas musicais, já está disponível e traz, entre outras, vozes de Chris Brown, Nicki Minaj, Nas, Young Thug e Lil Baby.