NGA: “Nós não somos um grupo. Somos uma universidade que forma niggas”

O músico está neste momento em estúdio a preparar o próximo álbum, obra da qual extraiu duas das três faixas lançadas em Novembro. Em entrevista à Carga, NGA falou dos seus projectos filantrópicos para Angola, sonhos, e dos artistas angolanos com os quais gostaria de ter participações.

NGA é um músico que não põe ponte, conforme faz questão de frisar, e procura transmitir seus sentimentos de forma diferente em cada música, algo que tem conseguido com sucesso, graça às pesquisas e leituras que vai fazendo.

“Eu deixo o fluxo da minha vida correr. Eu não ponho barragens. A minha música é o reflexo da minha pessoa”, sublinha.

Nos últimos tempos, o artista tem trabalhado muito para o seu e o amadurecimento da Força Suprema, formação que não considera grupo, mas “universidade que forma niggas”, por causa das suas valências. A “família” integra vários profissionais, entre eles masterizadores, engenheiros gráficos, de som, etc.

“Nós não somos um grupo. Nós somos a universidade que forma niggas”, realça. E é desta “universidade”, que voltará a sair mais um álbum.

As novidades…

NGA tem à vista o lançamento do próximo álbum, obra da qual extraiu as faixas “Pra Nós” ft Gutto e “Só Se Vive Uma Vez” ft Dino D’ Santiago. Sem precisar a data para a publicação, King assegura, no entanto, que tem sob posse o master do ProEvolution 3.

“A faixa com Dino e Gutto faziam parte do álbum só tirei mesmo para partilhar com a minha família”, revelou.

Longe de quem pensa que o rapper evita estar em participações, o músico enumera os colegas angolanos com os quais desejaria fazer duo. Totó ST, Anna Joyce, Fredh Perry (dos Mobbers) são alguns deles e… tem mais. Clica no vídeo em baixo para saber.

Nostálgico, confessa que sonha em protagonizar um espectáculo na linha de Sintra. E esclarece que os elementos da Força Suprema trabalham deb forma individual, por acreditar que será desta maneira que podem continuar a fazer uma grande equipa.

Quanto ao projecto Massacre d’ Novembro, lançado com Monsta, aconteceu porque “sentiu que seus pensamentos e os dos Monsta precisavam de estar juntos”, aliás, frisa, ele o e Monsta têm quase a mesma história de vida.

Projectos bloqueados pela pandemia…

A concorrer para o MTV Africa Music Awards, o artista de 38 anos é dos que mais afectado ficou com a pandemia. Viu os shows no Rio de Janeiro, tournées no arquipélago de Cabo-Verde e em Angola e espectáculos na África do Sul cancelados.

Determinado, diz não ter nada a lamentar. Mas mostra-se insatisfeito por não ter conseguido colocar, este ano, em acção um projecto que beneficiaria directamente quem mais precisa.

“Tínhamos muitos projectos que não têm nada a ver com a música. Podíamos usar essa fama que Angola nos deu para o benefício directo das pessoas que mais precisam”.

Sobre a participação no MTV Africa Music Awards, o músico diz que, desta vez, concorre com um outro sentimento. E fala do que alguns músicos significam para si. NGA abre as copas neste vídeo live com NGA.

as cargas mais recentes

Morreu Florian Schneider, um dos pioneiros da música electrónica

há 9 meses
Florian Schneider fundou, em 1970, com seu amigo, a banda Kraftwerk, pioneira da música electrónica. O músico alemão morreu nesta quarta-feira aos 73 anos vítima de cancro.

Cunene agenda Festival Provincial de Dança

há 1 semana
A Direccção Provincial da Cultura no Cunene pretende realizar entre Maio a Junho a primeira edição do Festival Provincial de Dança, cujo objectivo passa por reactivar a arte na região.

Kamesu: “O rapper é um artista que não tem nenhum compromisso com a cultura”

há 1 mês
Durante 20 anos, o rapper viu-se obrigado a trancar-se no estúdio para preparar o seu primeiro disco, uma obra interventiva e afro-centrada, que traz participações de Kid MC, Kool Klever, Ndaka Yo Wini, Loromance, Mono Stereo e a poetisa Sankofa. O álbum será autografado já este sábado, no Elinga Teatro, em Luanda.

Bienal de São Paulo adiada para 2021

há 7 meses
Criada em 1951, o evento é considerado o mais importante do calendário das artes plásticas do Brasil e acolhe anualmente artistas de diferentes partes do mundo. A organização decidiu adiar o certame para 2021.

Angola com mais de mil candidatos a monumentos históricos

há 9 meses

MCK dará aulas aos reclusos

há 1 semana
Além de formação sobre cultura jurídica aos reclusos, o rapper levará uma série de espectáculos, palestras e vai também fomentar a cultura do livro, com criação de salas de leitura nos 40 estabelecimentos prisionais do país.

Prémio Nobel da Literatura 2020 atribuído a poetisa Louise Glück

há 3 meses
Louise Glück é uma poetisa norte-americana de 77 anos conhecida pela sua “voz poética e com beleza austera, que manifestam a “existência individual universal”, em temas de infância e vida familiar ou as relações de estreia entre pais e irmãos.

Emanuel Mendes: Tenor angolano “mistura” Massemba e Fado

há 2 meses
Com saída inicialmente prevista para o final de 2020, o disco de estreia do tenor Emanuel Mendes foi adiado para o primeiro trimestre de 2021 por conta da pandemia. Entre os temas, destaque para fusão entre o Massemba (Angola) e o Fado (Portugal).

“Hino milionário” continuará como a música oficial dos 45 anos da independência

há 5 meses
A informação consta de uma deliberação da comissão, que esteve reunida em sessão ordinária, para apreciar, entre outros, a proposta de reestruturação do acto central.

Saiba como se formaram as primeiras famílias de músicos angolanos

há 8 meses
Neste 15 de Maio, Dia Internacional da Família, a Carga traz para si uma resenha sobre a formação das primeiras famílias de músicos angolanos. A viagem passa pelos Pinto de Andrade e segue com os Vieira Dias, Mingas, Van-Dúnem, Figueiras da Silva e Torres.

Conselho Municipal de Los Angeles abre rua com nome Kobe Bryant

há 5 meses
Sete meses depois do fatídico acidente de helicóptero, que tirou-lhe a sua e a vida de sua filha, Kobe Bryant continua a merecer exaltação pública nos EUA.

Beyoncé oferece 1 milhão de dólares a pequenos empreendedores

há 5 meses
A iniciativa foi anunciada com o lançamento do single “Black Parade” no Juneteenth e ganhou corpus com a doação dos primeiros 1 milhão de dólares aos pequenos empresários negros.

Rock in Rio terá réplica na cidade de São Paulo

há 1 mês
A organização do Rock in Rio informou hoje que está a criar um festival semelhante na cidade de São Paulo. O mega evento chama-se The Town e será acolhido no Autódromo Interlagos, alternando com o Rock in Rio.

Espaço Luanda Arte participa na `African Galleries Now´e `Prizm Miami´ em simultâneo

há 2 meses
A galeria ELA- Luanda Espaço Arte representa Angola em duas feiras internacionais de arte, nomeadamente: a `African Galleries Now´/´Galerias Africanas Agora´, que teve início hoje e a `Prizm Miami´, uma feira de arte online com base física em Miami, a ter início no próximo dia 30 de Novembro.

Em dia de aniversário, Bono Vox mostra a lista das 60 músicas que “salvaram a sua vida”

há 8 meses
Bastante diversificada, a playlist feita por Bono Vox tem músicas que vão desde o som clássico de Luciano Pavarotti e Frank Sinatra, passando pelo rock de David Bowie e os Rolling Stones, o Rap de Kendrick Lamar e chegando até ao pop de Billie Eilish.

Filme sobre Murais da Leba disputa Grande Prémio de Cinema Brasileiro

há 8 meses
O filme torna-se assim no primeiro realizado em África a entrar no circuito comercial de cinema brasileiro. Intitulado ‘As Cores da Serpente’, a longa-metragem narra o desafiante processo artístico dos jovens grafiteiros sobre os Murais da Leba.