NGA: “Nós não somos um grupo. Somos uma universidade que forma niggas”

O músico está neste momento em estúdio a preparar o próximo álbum, obra da qual extraiu duas das três faixas lançadas em Novembro. Em entrevista à Carga, NGA falou dos seus projectos filantrópicos para Angola, sonhos, e dos artistas angolanos com os quais gostaria de ter participações.

NGA é um músico que não põe ponte, conforme faz questão de frisar, e procura transmitir seus sentimentos de forma diferente em cada música, algo que tem conseguido com sucesso, graça às pesquisas e leituras que vai fazendo.

“Eu deixo o fluxo da minha vida correr. Eu não ponho barragens. A minha música é o reflexo da minha pessoa”, sublinha.

Nos últimos tempos, o artista tem trabalhado muito para o seu e o amadurecimento da Força Suprema, formação que não considera grupo, mas “universidade que forma niggas”, por causa das suas valências. A “família” integra vários profissionais, entre eles masterizadores, engenheiros gráficos, de som, etc.

“Nós não somos um grupo. Nós somos a universidade que forma niggas”, realça. E é desta “universidade”, que voltará a sair mais um álbum.

As novidades…

NGA tem à vista o lançamento do próximo álbum, obra da qual extraiu as faixas “Pra Nós” ft Gutto e “Só Se Vive Uma Vez” ft Dino D’ Santiago. Sem precisar a data para a publicação, King assegura, no entanto, que tem sob posse o master do ProEvolution 3.

“A faixa com Dino e Gutto faziam parte do álbum só tirei mesmo para partilhar com a minha família”, revelou.

Longe de quem pensa que o rapper evita estar em participações, o músico enumera os colegas angolanos com os quais desejaria fazer duo. Totó ST, Anna Joyce, Fredh Perry (dos Mobbers) são alguns deles e… tem mais. Clica no vídeo em baixo para saber.

Nostálgico, confessa que sonha em protagonizar um espectáculo na linha de Sintra. E esclarece que os elementos da Força Suprema trabalham deb forma individual, por acreditar que será desta maneira que podem continuar a fazer uma grande equipa.

Quanto ao projecto Massacre d’ Novembro, lançado com Monsta, aconteceu porque “sentiu que seus pensamentos e os dos Monsta precisavam de estar juntos”, aliás, frisa, ele o e Monsta têm quase a mesma história de vida.

Projectos bloqueados pela pandemia…

A concorrer para o MTV Africa Music Awards, o artista de 38 anos é dos que mais afectado ficou com a pandemia. Viu os shows no Rio de Janeiro, tournées no arquipélago de Cabo-Verde e em Angola e espectáculos na África do Sul cancelados.

Determinado, diz não ter nada a lamentar. Mas mostra-se insatisfeito por não ter conseguido colocar, este ano, em acção um projecto que beneficiaria directamente quem mais precisa.

“Tínhamos muitos projectos que não têm nada a ver com a música. Podíamos usar essa fama que Angola nos deu para o benefício directo das pessoas que mais precisam”.

Sobre a participação no MTV Africa Music Awards, o músico diz que, desta vez, concorre com um outro sentimento. E fala do que alguns músicos significam para si. NGA abre as copas neste vídeo live com NGA.

as cargas mais recentes

Carla Moreno integra corpo de jurado do concurso de música na TVI

há 8 meses

Guardiões da Galáxia 3 marca fim de ciclo do elenco

há 1 ano
Após afirmar que Guardiões da Galáxia Vol. 3 não será adiado por conta da pandemia do Coronavírus, o director James Gunn revelou que este pode ser o último com o elenco actual.

Serena Williams anuncia que não participará nos Jogos Olímpicos nem mesmo se fosse convocada

há 4 meses

10 Minutos de Imaginação: EP de estreia de TYKID já está disponível

há 9 meses
Foi durante a pandemia que TYKID encontrou o conceito para este EP, em 10 minutos de imaginação, ele desenvolveu esta história romântica e os altos e baixos que estar num relacionamento significa.

Escritores angolanos assinam carta de protesto contra o racismo

há 1 ano
Os escritores angolanos Pepetela, José Eduardo Agualusa, José Luís Mendonça, Ondjaki, Adriano Mixingue e Abreu Paxe subscreveram uma nota de protesto contra as acções racistas registadas em várias partes do mundo, em particular nos Estados Unidos da América.

Atrium promove show internacional em alusão ao Dia da Independência

há 12 meses
A ser realizado no próximo dia 8 de Novembro, simultaneamente em Cabo Verde e Angola (nas instalações do Atrium Nova Vida), o concerto alusivo ao 45º aniversário da independência de Angola será restrito ao grande público devido as medidas de prevenção à Covid-19.

ZAP dá Carga no Apoio às Instituições Caridosas em tempos de COVID-19

há 1 ano
Com o avanço global do COVID 19, a ZAP tem vindo a tomar as medidas necessárias para apoiar as Instituições apadrinhadas pelo projecto de responsabilidade social VIDAS ZAP, na prevenção e não propagação do Vírus.

Show Piô regressa no dia 31 de Outubro

há 1 ano
O projecto de promoção da música infantil das décadas de 80, 90 e 2000, denominado Show Piô, estará de volta no dia 31 de Outubro, depois da ausência em 2019. Mais uma vez, o objectivo é “transformar” os adultos de “hoje” em crianças de “ontem”.

Dr. Dre rejeitou desafio contra Diddy por entender que seu legado não pode estar associado à falta de qualidade sonora

há 7 meses

Álbum de Beyoncé ” Black Is King” leva a criação de um novo curso em Harvard

há 9 meses

Inaugurado mural em homenagem a George Michael

há 1 ano
Foi inaugurado quinta-feira, em Kingsbury (Londres/Inglaterra), um mural em honra de George Michael, falecido aos 25 de Dezembro de 2016.

Ja Rule lança plataforma de criptomoedas para rentabilizar trabalhos dos artistas

há 1 ano
O rapper norte-americano lançou uma plataforma blockchain de criptomoedas baseada no Ethereum para fazer com que criadores de conteúdo músicais emitam tokens e rentabilizem seus próprios trabalhos.

Covid-19: Espectáculos experimentais de música em Portugal poderá arrancar em Abril

há 8 meses

Cardi B “desce do salto” e ameaça agredir blogueiro por postá-la sem maquilhagem

há 1 ano
A rapper norte-americana ameaçou agredir um internauta por este postar fotografias sem maquilhagem e supostamente desarrumada da cantora.

Ingleses montam equipa de “Covidiotas”

há 1 ano

Lupe Fiasco afirma ser melhor liricista do que Kendrick Lamar

há 1 ano
Lupe Fiasco afirmou que é mais liricista de melhor do que Kendrick Lamar numa série de tweets. A sequência surgiu após um fã questionar quem dos dois era o melhor. Depois que o tweet ganhou atenção significativa, quando Lupe declarou ser “melhor liricista, mas não melhor artista que Kendrick”.