Ngadiama Wakamba O Sonhi: Um veterano do Rap que a nova geração devia conhecer

O pensamento crítico e social de Ngadiama Wakamba O Sonhi ajudou a formar as bases que sustentam hoje o rap de intervenção social em Angola, por isso muitos rappers preferem chamá-lo de “Mestre”. O rapper de 42 anos morreu ontem, em Luanda, por complicações de infecções respiratórias e anemia aguda.

Com o seu irmão Nanhy Wanguimono (falecido em 2005 na áfrica do Sul, vítima de assassinato), Ngadiama Wakambosoe criou o grupo Pobres 100 Culpa que, ao lado dos Filhos D’ala Este, GC Unit, Phathar Mak,Consciência Activa ou Príncipe Wadada, deu origem, no princípio dos anos 90, ao rap interventivo angolano.

Ngadiama Wakamba O Sonhi: Um veterano do Rap que a nova geração devia conhecer

Da memória da dupla ficou o EP Longe da Família, com cinco faixas musicais, entretanto, Ngadiama continuou a cantar. Lançou, entre outros , “Cabrito Come Onde Está Amarrado”, “Menos Crítica, Mais Solução”, este último lançado em 2018 viria a ser o projecto de despedida.

Mesmo sem o apoio dos media, na altura, Ngadiama difundiu seu pensamento crítico, que serviu, mais tarde, de inspiração para que nomes como MCK, por exemplo, erguessem a bandeira do Rap, fundamentada na igualdade social, justiça e cidadania.

Considerado pelos rappers como um dos mestres do rap angolano, particularmente o de intervenção social, o veterano esteve internado no Hospital Geral de Luanda desde domingo passado, devido a uma doença de fórum respiratório e anemia Guda, que o acometia há quase dois meses, apurou a revista Carga.

Ngadiama Wakamba O Sonhi: Um veterano do Rap que a nova geração devia conhecer

Antes de dar entrada àquela unidade médica, o movimento Hip Hop uniu forças para salvar o artista que, durante anos, sustentou debates radiofónicos e principais rodas de RAP, mas sem sucesso.

as cargas mais recentes

Waldemar Bastos se junta a AGTSA para alavancar o turismo em Angola

há 2 anos
O músico foi o eleito pela AGTSA -Associação dos Guias de Turismo e Servidores Artísticos, para ser o porta-bandeira do turismo cultural de intercâmbio. O projecto encontra-se em standby dadas as circunstancias actuais, mas sairá do papel tão logo se volte a normalidade, garantiu Carlos Bumba, Presidente Executivo da Associação.  

Thó Simões: “É nas ruas que consigo vislumbrar alguma coisa da natureza humana”

há 10 meses

Luso: “Os rappers acabam por depender das acções do político para poder fazer música”

há 2 anos
Luso está no Hip Hop desde os seus 15 anos. Tem um álbum e um EP lançados e está a concluir o segundo álbum. Além disso, o músico desenvolve o projecto “Ilusionista”.

Luan Santa assina com a Sony Music: “Quero conquistar o mundo”

há 12 meses

Produtor Detergente impulsiona projecto de música infantil `Turma da Adriela´

há 6 meses
Já com o single ‘O Sol Tem Esse Poder’ disponível no YouTube, a Turma da Adriela vem indirectamente, dar resposta ao repto lançado no painel do último Show Piô, sobre a necessidade de incentivar vozes mirins a fazer conteúdos para a sua idade.

Rappers admitem que desunião provocou a morte artística e física de muitos niggas

há 2 meses
O país conta desde sábado com a Associação dos Hiphoppers de Angola, uma instituição de cariz social que passará a ajudar artistas em questões de doença, crise financeira, além de prestar apoio e assistência jurídica. Liderada por Dom Samu, a associação tem como membros MCK, Kid MC, Kool Klever e Drunk Master.

Filha de Lauryn Hill revela que teve infância marcada por violência e compara a educação que recebeu da mãe com “escravidão”

há 1 ano
Selah Marley usou as redes sociais para compartilhar o “trauma” que carrega há mais de uma década, por causa dos alegados espancamentos “enraivecidos” da mãe.

50 Cent pede desculpas a Megan Thee Stallion por tirar sarro da rapper por ter sido baleada

há 1 ano
Nos últimos tempos 50 Cent adoptou o comportamento de “rei” do deboche no que toca a comentários sobre a maioria dos assuntos que vêm surgindo. Mas no princípio desta semana, o rapper surpreendeu ao pedir desculpas publicamente a Megan The Stallion, por ter tirado sarro e inclusive ter partilhados memes, dos tiros que a rapper levou no pé, alegadamente disparados por Tory Lanez.

Bienal de São Paulo adiada para 2021

há 2 anos
Criada em 1951, o evento é considerado o mais importante do calendário das artes plásticas do Brasil e acolhe anualmente artistas de diferentes partes do mundo. A organização decidiu adiar o certame para 2021.

Luso antecipa promoção do próximo álbum com uma “prenda”

há 10 meses

Manuel Ventura apresenta “Transcendência Indecência” na Galeria Tamar Golan

há 9 meses
O artista angolano Manuel Ventura vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Transcendência Indecência”, uma exposição individual a inaugurar no próximo dia 07 de Maio, pelas 18 horas. A mostra ficará patente ao público até ao dia 26, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9 as 17 horas, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura.

Nue Wave disponibilizam teaser do single `És tu´

há 9 meses
O single é mais uma promocional da primeira EP dos Nue Wave, a ser lançada brevemente, que intitular-se-á “Wave”.

Produtores de Afro House mais requisitados da actualidade revelam hegemonia no`Desfile de hits´

há 2 anos
A Carga apresentou ontem os maiores produtores de Afro House do país. Durante o Repertório, ficou-se a saber que Vado Poster e Dj Habias produziram sucessos como “Lhe Traíram” (Os Moikanos), “Tic Taá” (Scro Q Cuia e Nerú Americano), “Wamona” (Nagrelha e Puto Prata), “Kapota” (Noite e Dia) e tantos outros descritos abaixo.

Camões – Centro Cultural Português acolhe Leituras Teatrais “Corpo Futuro”

há 9 meses
O projeto “Leituras Assistidas” promove a leitura e a produção de textos do gênero teatral em língua portuguesa. É uma iniciativa conjunta do Centro Cultural do Brasil em Angola (CCBA) e do Clube de Leitura da Mediateca do Cazenga, com apoio cultural do Camões.

Angola Music Awards: vencedores serão conhecidos já amanhã

há 3 meses
Serão conhecidos já amanhã os vencedores das 25 categorias da VIII edição do AMA. A gala para a atribuição dos prémios acontece no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, e reserva várias actuações.

Luandina e Nagrelha juntos em nome da população

há 2 anos
Depois do show live no Domingo passado, na Zimbo, que liderou as audiências, com o patrocínio da Luandina, reuniu-se com a equipa de marketing e Administração da Sodiba no sentido de apresentar os diversos projectos que tem em mente para ajudar a melhorar a vida das comunidades em que tem maior influência. Foram debatidas ideias e planeados os próximos passos para transformar sonhos em realidade.