Ngadiama Wakamba O Sonhi: Um veterano do Rap que a nova geração devia conhecer

O pensamento crítico e social de Ngadiama Wakamba O Sonhi ajudou a formar as bases que sustentam hoje o rap de intervenção social em Angola, por isso muitos rappers preferem chamá-lo de “Mestre”. O rapper de 42 anos morreu ontem, em Luanda, por complicações de infecções respiratórias e anemia aguda.

Com o seu irmão Nanhy Wanguimono (falecido em 2005 na áfrica do Sul, vítima de assassinato), Ngadiama Wakambosoe criou o grupo Pobres 100 Culpa que, ao lado dos Filhos D’ala Este, GC Unit, Phathar Mak,Consciência Activa ou Príncipe Wadada, deu origem, no princípio dos anos 90, ao rap interventivo angolano.

Ngadiama Wakamba O Sonhi: Um veterano do Rap que a nova geração devia conhecer

Da memória da dupla ficou o EP Longe da Família, com cinco faixas musicais, entretanto, Ngadiama continuou a cantar. Lançou, entre outros , “Cabrito Come Onde Está Amarrado”, “Menos Crítica, Mais Solução”, este último lançado em 2018 viria a ser o projecto de despedida.

Mesmo sem o apoio dos media, na altura, Ngadiama difundiu seu pensamento crítico, que serviu, mais tarde, de inspiração para que nomes como MCK, por exemplo, erguessem a bandeira do Rap, fundamentada na igualdade social, justiça e cidadania.

Considerado pelos rappers como um dos mestres do rap angolano, particularmente o de intervenção social, o veterano esteve internado no Hospital Geral de Luanda desde domingo passado, devido a uma doença de fórum respiratório e anemia Guda, que o acometia há quase dois meses, apurou a revista Carga.

Ngadiama Wakamba O Sonhi: Um veterano do Rap que a nova geração devia conhecer

Antes de dar entrada àquela unidade médica, o movimento Hip Hop uniu forças para salvar o artista que, durante anos, sustentou debates radiofónicos e principais rodas de RAP, mas sem sucesso.

as cargas mais recentes

Irmãos Alves festejam aniversário com 25 horas de música

há 3 anos
Durante 25 horas, de forma ininterrupta, os irmãos Alves vão fazer uma viagem pelos sucessos tocados no inicio da carreira até ao momento, ou seja das 16 horas de sábado (dia 25) até 17 horas de domingo (dia 26) vão recordar os vários períodos das suas carreiras.

Car Title Loans In Corbin, Kentucky Ky

há 9 meses

“Estou a ser cobiçada por várias produtoras”

há 3 anos

Pongo leva Kuduro ao festival Sónar em Barcelona

há 11 meses
A cantora luso-angolana Pongo vai actuar na edição deste ano do festival Sónar Barcelona, que decorre em Junho na capital da Catalunha, e cujo cartaz inclui The Chemical Brothers, Arca, Princess Nokia e C. Tangana.

SSP levam 29 anos de histórias ao palco do Live no Kubico

há 2 anos
O Live no Kubico deste domingo com os SSP na TPA ficará na história, mesmo que não seja pelas actuações de Djeff Brown, Kudy, Big Nelo ou Paul G, mas pela nostalgia que o icónico grupo de Rap soube transmitir aos telespectadores.

Par de ténis usado por Kanye quebra record de vendas e torna-se o mais caro da história

há 2 anos
Os calçados foram vendidos o equivalente a 1 bilião e 170 milhões de Kwanzas. Trata-se do par de Nike Air Yeezys que Kanye West usou durante a actuação no Grammy Awards de 2008.

Pelé aparece “em boa forma” e reage a notícias sobre a sua morte 

há 12 meses
Depois de várias falsas notícias sobre si, ontem o antigo craque do futebol recorreu às redes sociais para responder aos rumores, surgidos no Brasil, de que teria falecido, utilizando alguma ironia e boa disposição.

Conheça Skit Van Darken, o autor de “Angola Não Me Diz Nada”

há 1 ano
O músico quase não é visto nos media convencionais, mas goza de boa popularidade considerável na Internet e, à surdina, vai se transformando na principal referência deste subgénero do Hip Hop.

Burna Boy se prepara para lançar novo álbum e deixa um conselho “ao” Black Lives Matter

há 2 anos
O músico nigeriano aproveitou a crise pandemíca e gravou mais um álbum: “Twice As Tall”, que estará já disponível a 14 de Agosto. Durante uma longa entrevista, Burna desenhou o actual contexto global e deixou uma visão diferente sobre o que seria o Black Lives Matter.

Há um ano Prodígio representava Angola nas celebrações do Dia de Nelson Mandela

há 2 anos
Instituído em 2009 pelas Nações Unidas em memória de Nelson Mandela, que hoje (18) celebraria 103 anos de vida, o foco do Dia Internacional de Nelson Mandela este ano são as comunidades atingidas pela pandemia do Covid-19.

Steel Wonder: Mais um filho do Prenda que aspira ter sucesso no Rap

há 2 anos
A segunda “season” da sua história com a música, surge em 2013, ao identificar-se com a ideologia da Força Suprema. Actualmente no Rap, Steel aspira trabalhar com a Latino Records e vê no single `mamacita´, a sua ascensão musical.

Tunjila Twajokota: “Ninguém mais quer saber de nós”

há 3 anos
Os músicos contaram ao Jornal de Angola que as coisas começaram de mal a pior a partir de 2014, após o lançamento do quarto e último disco “Kudiva”, fundamentado que o sucesso e a fama do conjunto não foi proporcional aos valores monetários, porque as produtoras não honraram com os compromissos, não lhes davam valores completos.

Novo álbum dos Pink Floyd sai em Abril e conta com edições em CD e vinil

há 2 anos
A formação britânica Pink Floyd vai lançar em Abril o “Pink Floyd Live at Knebworth 1990”, álbum ao vivo que será editado pela primeira vez em CD, vinil e nas plataformas.

George Floyd ganha estátua de bronze em Nova Jersey

há 2 anos
Um ano depois do seu assassinato aos 46 anos, o homem ganhou uma estátua de bronze com mais de 300 quilos, inaugurada esta quarta-feira em Newark, Nova Jersey, nos EUA.

Ondjaki abre Encontro de Leituras dos jornais Público e Folha de S. Paulo

há 2 anos
O escritor angolano está a comemorar 20 anos de carreira literária e participará, esta terça-feira (15), no clube para leitores de língua Portuguesa, a partir de Luanda.

Aumenta tensão entre Snoop Dogg e 6ix9ine – Tekashi

há 3 anos
Preso em 2018 por diversas acusações de crimes relacionados às actividades de gangues, 6ix9ine – Tekashi chegou a acordo com governo para aliviar sua pena, testemunhando sobre caso contra a “Nine Trey Gangsta Bloods” nos tribunais. Com esta decisão, o rapper ganhou o rótulo de “Snitch/Traidor” e tem sido alvo de diversos insultos da parte de Snoop Dogg, desde que foi preso.