Ngadiama Wakamba O Sonhi: Um veterano do Rap que a nova geração devia conhecer

O pensamento crítico e social de Ngadiama Wakamba O Sonhi ajudou a formar as bases que sustentam hoje o rap de intervenção social em Angola, por isso muitos rappers preferem chamá-lo de “Mestre”. O rapper de 42 anos morreu ontem, em Luanda, por complicações de infecções respiratórias e anemia aguda.

Com o seu irmão Nanhy Wanguimono (falecido em 2005 na áfrica do Sul, vítima de assassinato), Ngadiama Wakambosoe criou o grupo Pobres 100 Culpa que, ao lado dos Filhos D’ala Este, GC Unit, Phathar Mak,Consciência Activa ou Príncipe Wadada, deu origem, no princípio dos anos 90, ao rap interventivo angolano.

Ngadiama Wakamba O Sonhi: Um veterano do Rap que a nova geração devia conhecer

Da memória da dupla ficou o EP Longe da Família, com cinco faixas musicais, entretanto, Ngadiama continuou a cantar. Lançou, entre outros , “Cabrito Come Onde Está Amarrado”, “Menos Crítica, Mais Solução”, este último lançado em 2018 viria a ser o projecto de despedida.

Mesmo sem o apoio dos media, na altura, Ngadiama difundiu seu pensamento crítico, que serviu, mais tarde, de inspiração para que nomes como MCK, por exemplo, erguessem a bandeira do Rap, fundamentada na igualdade social, justiça e cidadania.

Considerado pelos rappers como um dos mestres do rap angolano, particularmente o de intervenção social, o veterano esteve internado no Hospital Geral de Luanda desde domingo passado, devido a uma doença de fórum respiratório e anemia Guda, que o acometia há quase dois meses, apurou a revista Carga.

Ngadiama Wakamba O Sonhi: Um veterano do Rap que a nova geração devia conhecer

Antes de dar entrada àquela unidade médica, o movimento Hip Hop uniu forças para salvar o artista que, durante anos, sustentou debates radiofónicos e principais rodas de RAP, mas sem sucesso.

as cargas mais recentes

Shaquille O’Neal censura James Harden: “Ele não fez nada pelo Houston Rockets”

há 1 ano
Harden exigiu que o Houston Rockets o negociasse no início de novembro. Algumas equipes, como o Miami Heat e o Philadelphia 76ers, teriam se interessado nele, mas nada se materializou.

Novo single de Kid Cudi com a participação de Eminem chega ao topo do iTunes

há 2 anos
Trata-se da primeira parceria musical entre Kid Cudi e Eminem, a colaboração era aguardada há bastante tempo, depois que Kid Cudi pediu publicamente para gravar uma música com o rapper através de uma mensagem em suas redes sociais.

Licenciado Em Conteúdos: um rapper contestatário que não pára de atrair público

há 2 anos
Licenciado Em Conteúdos atrai popularidade desde 2011, por causa da forma subtil com que encadeava, num único verso, vários acontecimentos, e hoje está a se transformar na principal referência do Rap Under do Bairro Huambo, Rocha Padaria, em Luanda.

Gerilson Insrael é o mais novo rosto da Johnnie Walker

há 5 meses
Gerilson Insrael acaba de se tornar o primeiro artista angolano a integrar o elenco internacional de grandes talentos embaixadores da Johnnie Walker, ao lado de estrela africanas, como Burna Boy e do produtor Don Jazzy, assim como a estrela K Pop, CL e a estrela da Fórmula 1, Jensen Button.

Brian May, integrante dos Queen, eleito o melhor guitarrista de todos os tempos

há 2 anos
Para a mesma nomeação estavam as lendas Eric Clapton, Jimmy Page, Jimi Hendrix e Eddie Van Halen. Ao reagir à votação, May emocionou-se e confessou que não se via nem sequer no Top 3 dos melhores guitarristas.

Paulo Flores faz declarações comoventes sobre a perda de Nando Quental

há 1 ano

Travis Scott prepara-se para lançar sua própria marca de roupas

há 2 anos
Após outdoors, Air Force 1 personalizado e bonés da marca Travis Scott, o rapper prepara-se neste momento para o lançamento de uma marca de roupas de nome Cacti.

Capicua celebra 10 anos do seu álbum de estreia em concerto

há 4 meses
No passado dia 13 de Fevereiro, o álbum homónimo da cantora completou uma década desde que foi apresentado ao público. Para celebrar os temas que marcaram o seu percurso, a rapper vai, nos dias 25 de Fevereiro e 4 de Março, apresentar-se em concerto no Plano B (Porto) e Music Box (Lisboa) respectivamente.

Banda Maravilha: “O Semba goza de boa saúde”

há 2 anos
Fundada em 1993, a Banda Maravilha é uma das formações musicais mais profissionais da actualidade. Sua musicalidade é caracterizada pela mistura dos instrumentos tradicionais do Semba com os modernos. Em entrevista à Carga, explicam as participações de Irina Vasconcelos, Livongue e Karina Santos no novo álbum e fazem uma breve análise sobre o actual estado do Semba.

Gilson Son: Morador de rua em Luanda vira estrela do Rap na internet

há 8 meses
Gilson Son é um MC com uma consistência lírica que muitos rappers renomados da nossa praça gostariam de ter. O jovem vive na rua e alimenta-se com pequenos restos de comida que encontra em contentores de lixo. Apesar da difícil vida, Gilson não perdeu o foco e, na semana passada, a sorte bateu-lhe a porta, inclusive DJ Samurai marcou com ele um encontro.

Estrela de Missy Elliott já brilha na Calçada da Fama de Hollywood

há 8 meses
Aos 50 anos de idade, dos quais, mais de 25 dedicados ao Hip-Hop, Melissa Arnette Elliott mais conhecida como Missy ‘Misdemenor’ Elliott, acaba de ser honrada com a 2.708ª estrela da Calçada da Fama de Hollywood.

União dos Escritores Angolanos poderá encerrar as portas por falta de dinheiro

há 2 anos
A crise na União dos Escritores angolanos não é de hoje. Muito antes da pandemia, a instituição de carácter pública já se debatia com problemas de ordem financeira, mas as coisas agudizaram ultimamente.

Artista plástico Mieze protagoniza primeira exposição individual na Galeria Tamar Golan com o tema “Luz”

há 4 semanas
O artista angolano Mieze vai apresentar-se no próximo dia 09 de Junho de 2022, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan, com “Luz”, uma exposição individual que ficará patente ao público até ao dia 24 de Junho de 2022, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira.

‘Lose Yourself’ de Eminem atinge 1 bilhão de escutas no Spotify

há 1 ano

Adelásio Mwangolé está de volta com músicas novas e anuncia álbum

há 2 anos
Depois de algum tempo à procura de firmamento em uma produtora, o autor de temas como ‘Mwangolé’ está de volta com músicas novas e está em estúdio a preparar o primeiro álbum, sob o selo da Yalankuwu Music, com o qual quer internacionalizar a carreira.

“Estou a ser cobiçada por várias produtoras”

há 2 anos