Ngadiama Wakamba O Sonhi: Um veterano do Rap que a nova geração devia conhecer

O pensamento crítico e social de Ngadiama Wakamba O Sonhi ajudou a formar as bases que sustentam hoje o rap de intervenção social em Angola, por isso muitos rappers preferem chamá-lo de “Mestre”. O rapper de 42 anos morreu ontem, em Luanda, por complicações de infecções respiratórias e anemia aguda.

Com o seu irmão Nanhy Wanguimono (falecido em 2005 na áfrica do Sul, vítima de assassinato), Ngadiama Wakambosoe criou o grupo Pobres 100 Culpa que, ao lado dos Filhos D’ala Este, GC Unit, Phathar Mak,Consciência Activa ou Príncipe Wadada, deu origem, no princípio dos anos 90, ao rap interventivo angolano.

Ngadiama Wakamba O Sonhi: Um veterano do Rap que a nova geração devia conhecer

Da memória da dupla ficou o EP Longe da Família, com cinco faixas musicais, entretanto, Ngadiama continuou a cantar. Lançou, entre outros , “Cabrito Come Onde Está Amarrado”, “Menos Crítica, Mais Solução”, este último lançado em 2018 viria a ser o projecto de despedida.

Mesmo sem o apoio dos media, na altura, Ngadiama difundiu seu pensamento crítico, que serviu, mais tarde, de inspiração para que nomes como MCK, por exemplo, erguessem a bandeira do Rap, fundamentada na igualdade social, justiça e cidadania.

Considerado pelos rappers como um dos mestres do rap angolano, particularmente o de intervenção social, o veterano esteve internado no Hospital Geral de Luanda desde domingo passado, devido a uma doença de fórum respiratório e anemia Guda, que o acometia há quase dois meses, apurou a revista Carga.

Ngadiama Wakamba O Sonhi: Um veterano do Rap que a nova geração devia conhecer

Antes de dar entrada àquela unidade médica, o movimento Hip Hop uniu forças para salvar o artista que, durante anos, sustentou debates radiofónicos e principais rodas de RAP, mas sem sucesso.

as cargas mais recentes

De Viana para Angola inteira: Anny Gonçalves, a nova revelação da música angolana

há 1 ano
Anny Gonçalves é um talento que a pandemia ajudou a revelar. A cantora destaca-se nos estilos Soul Music e Kizomba. Embora passe por despercebida aos olhos de muitos, vai conquistando o seu espaço. É ela a intérprete da trilha sonora do filme 2 Mundos, produzido por Hochi Fu.

Estes são os artistas mais ouvidos do mundo em 2021 no Spotify

há 10 meses
Tal como faz habitualmente no final de cada ano, o Spotify disponibilizou, esta quarta-feira “Spotify Wrapped”, uma retrospectiva das músicas e artistas mais escutadas no mundo em 2021. 

Anderson .Paak e Bruno Mars lançam soul inspirado na década de 70

há 2 anos
Lançado na passada Sexta-Feira, o single que já atingiu números astronomicos nas plataformas de stream, é nada mais do que o eleito para apresentar o álbum de estreia da Silk Sonic´, banda liderada por Anderson .Paak e Bruno Mars

Chris Brown está a ser acusado de espancar uma mulher até deslocar a textura da cabeça

há 1 ano
De acordo com a suposta vítima, Chris Brown bateu-a na nuca com tanta força que a textura da parte de trás da cabeça saiu. Este final de semana, a polícia deslocou-se à casa do cantor.

Young Buck pede ajuda financeira aos fãs e é surprendido por The Game

há 2 anos
Após sair da prisão, em 2019, o ex membro da G-Unit já tinha declarado falência, mas, nos últimos dias, seus problemas financeiros agravaram-se e o rapper está a pedir ajuda aos fãs. Através da sua conta do Instagram, Young Buck vem pedindo que cada seguidor deposite 1 dólar na sua conta e foi surpreendido por The Game.

Playlist de Gilmário Vemba em 2020

há 2 anos
Ano 2020 está no fim e chegou o momento, em várias áreas, de cada um indicar os melhores do ano. Sendo a Carga uma revista de música, é natural apresentarmos os temas preferidos de algumas figuras durante o ano.

Nerú Americano apresenta novo single

há 2 anos
Intitula-se “Salta na Areia” e estará disponível a partir do dia 19 deste mês nas plataformas digitais e é apenas um de vários novos trabalhos a serem apresentados ainda este ano.

Artur de Almeida e Silva reeleito Presidente da Federação Angolana de Futebol

há 2 anos
Artur de Almeida e Silva assumiu a Federação Angolana de Futebol em 2016, por um mandato de quatro anos reconduzível e foi ontem reeleito para o cargo, em que vai ficar até 2024.

Yci Walter: Uma nova proposta musical para 2021

há 2 anos
Yci Walter canta há seis anos. Além de cantor, tem conseguido algum protagonismo como director artístico. A canção “Como Céu”, de Yola Araújo, teve o seu dedo. Já participou também em projectos com músicos como Kool Klever.

Né Gonçalves: uma figura histórica da música angolana que decidiu se reinventar

há 2 anos

Taylor Swift cancela toda a digressão pela Europa

há 2 anos

Idris Elba anuncia lançamento de livros infantis inspirados na sua filha

há 2 anos
O actor britânico assinou um contrato global com a HarperCollins para publicar vários livros infantis, ainda sem título e data especifica, fez saber que serão lançados em 2022.

DJ Khaled considera Drake um génio e Timbaland diz que o canadense é um deus

há 2 meses

Músicos britânicos fazem abaixo-assinado para o Ministério da Cultura

há 2 anos
Cerca de 1.500 artistas, entre eles Ed Sheeran Rolling Stones, Paul McCartney, Coldplay e Eric Clapton, entregaram uma carta ao ministério da cultura britânico a “exigirem” um “calendário claro” sobre o regresso à actividade cultural; apoio financeiro e a eliminação do IVA sobre a venda de bilhetes, devido às dificuldades que estão a enfrentar.

Pharrell Williams anuncia construção de escolas destinadas a famílias de baixa renda

há 1 ano
Denominado Yellowhab, o projecto tenciona inicialmente, fornecer educação gratuita numa primeira fase, para 40 a 50 alunos.

Eva RapDiva: “Dou bons conselhos nas minhas músicas e não vejo a maior parte das jovens a seguirem”

há 2 anos