Nila Borja anuncia regresso aos palcos

Falar de Nila Borja é falar indubitavelmente de um dos maiores expoentes da música infantil dos anos 90, seja com ‘Bolinha no pé’ ou ‘A Luz do Semba’ ainda hoje os seus temas fazem vibrar as gerações passadas, bem como as mais novas, que se deixam contagiar pela vanguarda.

A cantora esteve presente na mais recente edição do Show Piô, pretexto mais que suficiente para um exclusivo com a Carga Magazine e, o que se julgou ser apenas uma participação especial, foi na verdade, um prenúncio do seu grande regresso aos palcos.

Para quem ainda se lembra, houve uma fase em que a artista forjou-se no jornalismo, propriamente como apresentadora, sendo um rosto frequente nas televisões das famílias angolanas. Conduziu o carrossel “para crianças exclusivamente”, logo a seguir o Nila Show, reservado para adolescentes.

Mas não foi tudo, em 2008 aos 21 anos, ainda chegou a lançar um álbum, porém a carreira musical não vingou. “Na altura emigrei daí a pouca divulgação/promoção. Podia ter aproveitado a internacionalização mas estava ocupada com estudos”, lamenta. 

Nila Borja anuncia regresso aos palcos

Na conversa breve e suscinta, Danila Borja afirmou que a sua “notável” ausência nos últimos cinco anos, deveu-se aos estudos e dedicação profissional. Com fólego novo, revela em primeira mão que voltará às lides artísticas com projectos nacionais e internacionais, dos quais adianta apenas o lançamento de “um álbum novo, loja de marca e produtora musical”.

Sobre a sua participação no Show Piô, a autora de `Bolinha no pé´, não se inibe em partilhar que a cada actuação, ainda é invadida pelo “sentimento de concretização”, pois tratam-se de “clássicos da música infantil nacional”.

No seu entender, a falta de informação e diversidade cultural estão na base da escassez de conteúdos infantis de produção nacional e, na sua avaliação a actual indústria musical infantil é “fraca”, “porque não se nota o interesse na formação de novos talentos. Pelo menos em termos de Angola, talvez não aconteça o mesmo pelo mundo. Há os caça-talentos mas não há aposta na continuidade sempre. Deve haver mais entrega à música infantil que é o início para o desenvolvimento de qualquer etapa da vida”, pontua.

as cargas mais recentes

Pelé aparece “em boa forma” e reage a notícias sobre a sua morte 

há 3 meses
Depois de várias falsas notícias sobre si, ontem o antigo craque do futebol recorreu às redes sociais para responder aos rumores, surgidos no Brasil, de que teria falecido, utilizando alguma ironia e boa disposição.

Festival Internacional de Curta-Metragem `Fesc-Kianda´ homenageia Nguxi dos Santos

há 3 meses
Fesc-Kianda é um tributo às festividades da Cidade de Luanda e decorre sob o lema: A cultura fortalece a Nação. Na sua terceira edição vai homenagear o realizador angolano Nguxi dos Santos pelo seu percurso e contributo no cinema nacional.

Morreu Irrfan Khan, actor do filme Quem Quer Ser Milionário

há 2 anos
Esta terça-feira, a estrela de Bollywood, Irrfan Khan sentiu-se mal e acabou por ser encaminhado de urgência para o hospital de Mumbai (Índia), onde acabou por morrer aos 53 anos, devido uma infeção no cólon.

Conheça os galardoados do Prémio Nacional de Cultura e Artes-edição 2021

há 6 meses
O Prémio Nacional de Cultura e Artes é a mais alta disntição do Estado angolano, atribuída a criadores nas disciplinas de literatura, cinema e áudio visuais, artes plásticas, artes de espectáculos e investigação em ciência sociais e humanas.

Primeira edição do Sambizanga Ritmo & Poesia será lançada no dia 24 deste mês

há 1 ano
Concebido apenas para a geografia do histórico distrito, o projecto abriu na semana passada homenageando Dom Caetano, Prado Paim, Carlos Lamartine, a escritora Yola Castro, o humorista Costa Vilola, o jornalista Ernesto Bartolomeu e o grupo carnavalesco União Kiela do Sambizanga.

Rui Orlando encerra primeira temporada do Encontros à Quarta

há 5 meses
Rui Orlando é o músico convidado para encerrar, no próximo dia 15 de Dezembro, no Palmeiras Clube, a temporada 2021 do projecto cultural “Encontros à Quarta” e confirmar a efectivação da pretensão dos organizadores de fazerem do evento um momento único que proporciona ao público um encontro entre a música, as palavras e o artista.

Prodígio e Paulo Flores marcam espectáculo de reabertura dos palcos portugueses

há 2 anos

Chadwick Boseman recebe Globo de Ouro a título póstumo como “Melhor Actor Dramático”

há 1 ano

10 anos depois Diff regressa ao game para revolucionar o Rap

há 2 anos
É dos rappers mais modernos da actualidade e só não deu cartas porque esteve dez anos fora do mainstream, mas, está de volta e desta vez com um EP de 4 faixas musicais, incluindo os respectivos vídeoclips. Além da obra, o músico preparou uma “bomba” com Anselmo Ralph e fala à Carga sobre o seu regresso.

Destiny’s Child actualiza páginas das redes sociais e fãs especulam retorno do trio

há 9 meses
O sinal foi mais uma prova de que quando os fãs querem alguma coisa, qualquer movimento resulta em especulações. Ao TMZ, Matew Knowles, pai de Beyoncé e empresário das Destiny’s Child, disse que actualização era apenas parte de um processo de rotina.

Denzel Washington quebra o seu próprio recorde como actor negro mais nomeado no Oscar

há 3 meses
Denzel Washington concorre para Melhor Actor na cerimónia deste ano, referente a 94° edição do Oscar. O actor de 67 anos, foi indicado ao prémio pela décima vez, graças ao seu trabalho no papel principal de ‘A Tragédia de Macbeth’.

Free: Londone e Pucci Jr juntos em novo single

há 8 meses
Com uma sonoridade mais virada para o UK, Londone desliza com as suas rimas e espalha pânico, seguido de uma excelente entrega de Pucci Jr a dar um toque de maior “swag” a um tema que por si só já nos leva a outras paragens com uma certa irreverência onde a guitarra dedilhada é destaque.

Os Tuneza regressam à casa com novas histórias

há 2 anos
Após passarem os primeiros dias de quarentena separados por motivos vários e criarem o caos no Kilamba, a família mais disfuncional de Angola foi obrigada a abandonar a centralidade. Solução: regressar à antiga casa, e passarem o resto do confinamento juntos.

Galeria Tamar Golan apresenta exposição colectiva infantil “Do lápis ao pincel”

há 8 meses
Os prineiros finalistas da turma de artes plásticas, da Fundação Arte e Cultura, vão apresentar-se no próximo dia 20 de Setembro de 2021, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Do lápis ao pincel”, uma exposição colectiva que ficará patente ao público até ao dia 22 de Setembro de 2021. A exposição poderá ser visitada nos dias 21 e 22, das 9h00 às 17h00.

Valete comemora duas décadas de carreira com dois espectáculos

há 3 meses
A contar exactamente um ano da data prevista, Valete anunciou que vai celebrar duas décadas de carreira, com dois concertos memoráveis: dia 3 de Fevereiro de 2023, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e no Coliseu Porto Ageas, a 4 de Fevereiro de 2023.

Mobbers lançam L.O.M. com participações de ProfJam e T-Rex

há 1 ano
Da autoria dos Mobbers, o single foi disponibilizado ontem em todas as plataformas digitais e conta com as vozes do Rapper Português ProfJam, e do rapper angolano T-Rex.