Nila Borja anuncia regresso aos palcos

Falar de Nila Borja é falar indubitavelmente de um dos maiores expoentes da música infantil dos anos 90, seja com ‘Bolinha no pé’ ou ‘A Luz do Semba’ ainda hoje os seus temas fazem vibrar as gerações passadas, bem como as mais novas, que se deixam contagiar pela vanguarda.

A cantora esteve presente na mais recente edição do Show Piô, pretexto mais que suficiente para um exclusivo com a Carga Magazine e, o que se julgou ser apenas uma participação especial, foi na verdade, um prenúncio do seu grande regresso aos palcos.

Para quem ainda se lembra, houve uma fase em que a artista forjou-se no jornalismo, propriamente como apresentadora, sendo um rosto frequente nas televisões das famílias angolanas. Conduziu o carrossel “para crianças exclusivamente”, logo a seguir o Nila Show, reservado para adolescentes.

Mas não foi tudo, em 2008 aos 21 anos, ainda chegou a lançar um álbum, porém a carreira musical não vingou. “Na altura emigrei daí a pouca divulgação/promoção. Podia ter aproveitado a internacionalização mas estava ocupada com estudos”, lamenta. 

Nila Borja anuncia regresso aos palcos

Na conversa breve e suscinta, Danila Borja afirmou que a sua “notável” ausência nos últimos cinco anos, deveu-se aos estudos e dedicação profissional. Com fólego novo, revela em primeira mão que voltará às lides artísticas com projectos nacionais e internacionais, dos quais adianta apenas o lançamento de “um álbum novo, loja de marca e produtora musical”.

Sobre a sua participação no Show Piô, a autora de `Bolinha no pé´, não se inibe em partilhar que a cada actuação, ainda é invadida pelo “sentimento de concretização”, pois tratam-se de “clássicos da música infantil nacional”.

No seu entender, a falta de informação e diversidade cultural estão na base da escassez de conteúdos infantis de produção nacional e, na sua avaliação a actual indústria musical infantil é “fraca”, “porque não se nota o interesse na formação de novos talentos. Pelo menos em termos de Angola, talvez não aconteça o mesmo pelo mundo. Há os caça-talentos mas não há aposta na continuidade sempre. Deve haver mais entrega à música infantil que é o início para o desenvolvimento de qualquer etapa da vida”, pontua.

as cargas mais recentes

Artistas começam a receber rendimentos autorais da RNA, TPA e Zap Viva

há 4 meses
Em nota a Sadia expressou o seu contentamento pela demonstração do comprometimento destas emissoras, com o desenvolvimento da indústria musical e criativa, respeitando a lei do Estado Angolano e actividade de todos os criadores de obras artísticas nacionais e internacionais.

Carla Prata apresenta-se na maior plataforma de distinção de novos talentos

há 8 meses

Atrás dos holofotes L´Edge desenha carreira de sucesso

há 1 ano

Novo álbum de Keita Mayanda sai esta sexta-feira

há 11 meses
O disco intitula-se “7 Momentos De Lucidez” e pode ser consumido a partir desta sexta-feira, 4 Dezembro, na plataforma Soba Store. Depois disso, estará também disponível noutros meios digitais, além da edição física.

Hip Hop passa a ter três novas efemérides

há 3 meses
Os Estados Unidos aprovaram uma resolução que designa um “Dia da Celebração do Hip Hop”, um “Mês de Reconhecimento do Hip Hop” e um “Mês da História do Hip Hop”.

C4 Pedro: “Estou muito feliz por ter homenageado a beleza da pele negra”

há 8 meses
Datada de 7 de Julho de 2020, a música que faz ode à pele negra acaba de “ganhar” um videoclipe. Filmado em Moçambique pelas lentes de DJ Marcel, faz juz a beleza da pele negra em toda sua plenitude, quer pelo cenário idílico ou pela diversidade dos traços.

Tory Lanez pede desculpas à Megan The Stallion por alvejá-la e justifica “que estava muito bêbado naquela noite”

há 1 ano
Dois meses após alvejar a rapper Megan The Stallion, Tory Lanez reaparece para desmentir que as suas músicas tiveram uma queda nos streams como consequência do sucedido, e segundo noticiou o TMZ, Lanez também teria aproveitado para pedir desculpas à Megan Rhe Stallion.

Vassouradas novamente no Show do Mês

há 6 meses
É um dos conjuntos mais antigos do país, faz parte da história da música nacional, várias gerações de músicos passaram por lá e é, para muitos, o melhor agrupamento musical de Angola. São os “Kiezos”, próximo cartaz do Show do Mês (24 de Abril).

Lil ‘Kim afirma que Teyana Taylor é a única artista a altura para interpretá-la numa cinebiografia

há 9 meses
A rapper veterana vem dando sinais de que brevemente poderá produzir uma cinebiografia.

Desfile de hits “acorda” o hip hop em plena quarentena

há 1 ano
A nação hip hop “parou” para testemunhar a exibição dos hits de Raiva e DH, numa noite com todas as condições para ficar na história deste género musical.

Cloe Management anuncia mega espectáculo solidário

há 1 ano
O live está marcado para as 20 horas de 27 deste mês e vai reunir djs e artistas dos mais variados estilos musicais para recolha de bens de primeira necessidade. Em primeira mão, os intervenientes falam à Carga sobre os preparativos do primeiro mega espectáculo solidário angolano.

1ª edição do `Ao Vivo É-Kwanza´ junta Edgar Domingos e Anna Joyce no palco do ZAP Viva

há 1 ano
A partir do dia 27 de Junho, o AO VIVO é-kwanza vai juntar diferentes gerações de músicos vão levar até si o melhor ritmo da música made in Angola com actuações em directo, todos os Sábados às 16:30.

Kodak Black agradece advogado que o ajudou a sair da cadeia com tatuagem

há 9 meses
Depois de receber o perdão do ex-presidente Donald Trump na semana passada, o Kodak Black foi direito a uma loja de tatuagem para fazer a nova. Mas, ao contrário do que se imaginou, o rapper não agradeceu o 45ª pelo perdão, mas sim o advogado, Bradford Cohen.

Espaço online de debates discute sobre “A Criança e o ensino das Artes plásticas”

há 1 ano
O espaço online de debate FALE CONNOSCO traz à discussão nesta sexta-feira, 25 de Setembro de 2020, das 14h às 15h30, o tema “A Criança e o ensino das Artes Plásticas”, e contará com convidados de painel o professor de Artes Plásticas e artista plástico Gilberto Kapitango e a professora de Reciclagem e Decoração, Conceição Manuel, podendo ser transmitida ao vivo na página oficial de facebook da Fundação, numa iniciativa conjunta entre a Fundação Arte e Cultura, Instituto Nacional da Criança, INAC e do Unicef Angola.

Filhos de figuras proeminentes do Rock unem-se e formam uma banda

há 11 meses
Os Suspect208 é uma banda formada por três filhos de três grandes figuras do Rock. Falamos de Scott Weiland (Stone Temple Pilots), Slash (Guns N’ Roses) e Robert Trujillo (Metallica).

EtimbaFest: Músicos recolhem donativos para construção de biblioteca comunitária no Lobito

há 4 meses
A vontade de querer ajudar uma pequena comunidade do Lobito, com a construção de uma biblioteca, que poderá beneficiar mais de 500 pessoas, “obrigou” Yuri da Cunha, Gilmário Vemba, Irina Vasconcelos Alba Nigra, Prince Wadada, B-SKilla e Chaló Correia a reunirem-se em Lisboa para dois espectáculos pedagógicos, que podem ser assistidos nos dias 19 e 26 deste mês através do NetShows”, Musickool e RTP África.