Nila Borja anuncia regresso aos palcos

Falar de Nila Borja é falar indubitavelmente de um dos maiores expoentes da música infantil dos anos 90, seja com ‘Bolinha no pé’ ou ‘A Luz do Semba’ ainda hoje os seus temas fazem vibrar as gerações passadas, bem como as mais novas, que se deixam contagiar pela vanguarda.

A cantora esteve presente na mais recente edição do Show Piô, pretexto mais que suficiente para um exclusivo com a Carga Magazine e, o que se julgou ser apenas uma participação especial, foi na verdade, um prenúncio do seu grande regresso aos palcos.

Para quem ainda se lembra, houve uma fase em que a artista forjou-se no jornalismo, propriamente como apresentadora, sendo um rosto frequente nas televisões das famílias angolanas. Conduziu o carrossel “para crianças exclusivamente”, logo a seguir o Nila Show, reservado para adolescentes.

Mas não foi tudo, em 2008 aos 21 anos, ainda chegou a lançar um álbum, porém a carreira musical não vingou. “Na altura emigrei daí a pouca divulgação/promoção. Podia ter aproveitado a internacionalização mas estava ocupada com estudos”, lamenta. 

Nila Borja anuncia regresso aos palcos

Na conversa breve e suscinta, Danila Borja afirmou que a sua “notável” ausência nos últimos cinco anos, deveu-se aos estudos e dedicação profissional. Com fólego novo, revela em primeira mão que voltará às lides artísticas com projectos nacionais e internacionais, dos quais adianta apenas o lançamento de “um álbum novo, loja de marca e produtora musical”.

Sobre a sua participação no Show Piô, a autora de `Bolinha no pé´, não se inibe em partilhar que a cada actuação, ainda é invadida pelo “sentimento de concretização”, pois tratam-se de “clássicos da música infantil nacional”.

No seu entender, a falta de informação e diversidade cultural estão na base da escassez de conteúdos infantis de produção nacional e, na sua avaliação a actual indústria musical infantil é “fraca”, “porque não se nota o interesse na formação de novos talentos. Pelo menos em termos de Angola, talvez não aconteça o mesmo pelo mundo. Há os caça-talentos mas não há aposta na continuidade sempre. Deve haver mais entrega à música infantil que é o início para o desenvolvimento de qualquer etapa da vida”, pontua.

as cargas mais recentes

Kanye West oferece um Sherp Pro como prenda de aniversário a 2 Chainz

há 10 meses
Parece já não haver motivos para duvidar da fortuna de West, só em três meses, o rapper gastou o equivalente a três triliões de Kwanzas para a campanha eleitoral e, para fechar, ofereceu como presente de aniversário um Sherp Pro ATV ao seu amigo 2 Chainz.

Né Gonçalves lança nova música e anuncia álbum com participações inesperadas

há 2 meses
A riqueza poética patente na música de Né Gonçalves alterou recentemente as listas de produção da Apple Music, Spotify e New Music, em Portugal.

Black Lives Matter: F1 proíbe o uso de t-shirts de protesto no pódio

há 9 meses
O novo protocolo foi implementado no Prémio da Rússia, que decorreu no passado dia 27. A FIA solicitou que os pilotos permaneçam com os macacões de corrida fechados até ao pescoço, noticiou o The Guardian.

Governo britânico homenageia banda “Queen” nos selos

há 12 meses
Uma série de 13 selos personalizados do “Queen” serão vendidos no dia nove (9) de Julho, em comemoração aos 50 anos de uma das bandas mais icónicas de sempre.

Homenagem a John Bella marca retoma das Noites de Poesia na Fundação Arte e Cultura

há 2 meses
O regresso às Noites de Poesia acontece no próximo dia 28 de Abril, no Wyza Anfiteatro, além do tributo a John Bella, o acto vai ser marcado pela apresentação de um portal especializado de literatura, Clã da Literatura.

Daniel Salomão apresenta ‘Labirintos Amorosos’

há 7 meses
O romance que marca a estreia do autor, será vendido e autografado amanhã, Sexta-feira, as 15h30 na União dos Escritores Angolanos.

Músicos brasileiros expulsos das Forças Armadas por causa das mensagens das suas letras

há 5 meses
O Ministério da Defesa do Brasil expulsou dois rappers da corporação. Big Bllakk, tido como uma das vozes promissoras do rap brasileiro, e Patriick, da Facção Poética, foram expulsos das Forças Armadas por causa das mensagens das suas letras.

Arrancam hoje as aulas online de percussão corporal na Fundação Arte e Cultura

há 1 ano
As aulas serão leccionadas online no horário das 15 horas, de segunda a sexta, com Gideão Zumba, professor do Centro Cultural, da Fundação. Durante a formação, os alunos poderão ver módulos como- A bateria e sua história; Constituição da bateria; Como se sentar na bateria; Como controlar as baquetas; Rudimentos e Ritmos para tocar as primeiras músicas e serão demonstradas várias obras para que os alunos possam aprender com facilidade.

Tory Lanez é preso por posse ilegal de arma

há 11 meses
O rapper canadense foi detido por de porte de arma na madrugada de domingo, após perseguição policial. Segundo sites internacionais, a polícia foi chamada para atender uma denuncia de perturbação na parte externa de uma residência em Hollywood Hills. Tory foi solto seis horas depois, tendo pago fiança de 35 mil dólares.

Lil ‘Kim afirma que Teyana Taylor é a única artista a altura para interpretá-la numa cinebiografia

há 5 meses
A rapper veterana vem dando sinais de que brevemente poderá produzir uma cinebiografia.

Kid MC: “Os unders têm de deixar a mania de odiar, quando alguém no seu circuito atinge certo nível”

há 9 meses
Os rappers precisam ser mais justos. Os unders têm de deixar a mania de, quando alguém no seu circuito atinge certo nível odiá-lo.

Ondjaki assinala 20 anos de literatura com o lançamento d’O livro do Deslembramento’

há 6 meses
O evento de lançamento será realizado na galeria MOVART (marginal de Luanda), аs 15h:30 com várias conversas de final da tarde entre o autor e Elisângela Rita (poetisa), Fradique (realizador), Ngoi Salucombo (fotógrafo), César da Silveira (consultor de comunicação) e o público.

Aline Frazão junta-se ao projecto #1000Máscaras20Dias da Soba Store

há 1 ano
A novidade chegou pelas redes sociais da cantora, onde através de uma publicação, fez saber que vai usar a habilidade da costura para contribuir com a iniciativa da Soba Store, que consiste em distribuir gratuitamente máscaras aos servidores públicos essenciais.

Mário Gomes: O presente e o futuro entre os guitarristas

há 10 meses
Dom Caetano, Filipe Mukenga consideram-no o melhor guitarrista da actualidade. Saiba mais sobre este pequeno/grande músico na entrevista concedida à Revista Carga.

Swizz Beatz agradece reconhecimento do Grammy, mas desaconselha artistas a se iludirem por premiações

há 6 meses
O mega produtor usou a conta oficial do Instagram para partilhar uma reflexão sobre o Grammy: “Um troféu de 200 dólares não define quem somos”.

Patrícia Faria é o novo rosto da Zap Viva

há 9 meses
Depois de três anos a dirigir o “Calientíssimo”, na rádio MFM, Patrícia Faria prepara-se para mais um desafio. Brevemente, a cantora vai conduzir um novo programa de TV, no canal Zap Viva.