Njila Yami: Nelo Carvalho apresenta “toda a sua angolanidade” em novo álbum

Diferente de “Encontros”, “Reencontros” e “Las Voces e Los Cantos”, o novo álbum de Nelo Carvalho traz apenas um tema partilhado com Prince Wadada, no estilo reggae. Reúne composições de Paulo Flores, Carlos Baptista, Paulo Abreu de Lima, Alberto Monteiro “Beto” e Armindo Monteiro “Mindo”.

O disco é apresentado hoje ao público, na Praça da Independência, em Luanda. Terça-feira chega ao Namibe, onde começou a carreira, e depois regressa a Luanda para um concerto de apresentação no dia 12 deste mês, no Palácio de Ferro.

A proposta musical inclui Semba, Rumba, Zouk, Bolero, Kimba e Reggae e foi produzido pelo próprio. 

“O Meu Caminho” ou Njila Yami reveste-se de uma sonoridade estética com mensagens de estórias e sentidos da alma angolana. Contém 14 faixas musicais e retrata as perdas, o amor, a esperança e o desejo e é considerado por Nelo Carvalho como “o mais angolano da sua carreira”.

O CD traz os instrumentos de Teddy Nsingui, Kintino, Pirika Duia, Nelas do Som, os percussionistas Joaozinho Morgado, Xiko Santos, Jorge Mulumba (puita), Dinho Silva (bateria), Marito Furtado, Jack Nsaka e Mayo Bass (baixo).

Percurso artístico de Nelo Carvalho

Natrual de Luanda, Nelo Carvalho começou a carreira artística no Namibe, aos 15 anos, como baterista nos Mini-Jovens. Em 1975 emigra para Portugal, onde em Portimão conhece Chico Leite com quem interpreta temas de Duo Ouro Negro e outros clássicos angolanos.

Ao longo da estrada fez parte do conjunto África Tentação, com os quais gravou os LP’s “Angola 79” e “Mulher de Angola”. Depois, com Armindo Monteiro e o brasileiro Paulo Pimenta, criou o Trio Raízes, que actuava nas noites de Lisboa e, anos mais tarde, passou a acompanhar o Duo Ouro Negro.

Em 1981 criou o Trio Son Latino com Beto Monteiro, tendo como marca a salsa, merengue, rock latino e flamengo. Regressa a Angola em 1992 e decidiu inovar  com o conceito “banda de um único homem”, usando a guitarra e uma caixa nas actuações e assim dar uma sonoridade diferente. Com esta inovação conseguiu conquistar o público de  Luanda, assim como gravou, em 1999, um álbum ao vivo, versão de “Belita”, de Artur Nunes, que se tornou um sucesso depois de ter colocado cunho próprio ao tema.

as cargas mais recentes

Cloe Management anuncia mega espectáculo solidário

há 3 anos
O live está marcado para as 20 horas de 27 deste mês e vai reunir djs e artistas dos mais variados estilos musicais para recolha de bens de primeira necessidade. Em primeira mão, os intervenientes falam à Carga sobre os preparativos do primeiro mega espectáculo solidário angolano.

Música angolana volta a registar mais uma morte: Adeus Inó Gonçalves!

há 2 anos
Inó Gonçalves pertenceu aos Kituxi, um dos agrupamentos musicais mais internacionais do país. Foi percussionista e tocava tambor solo. O músico morreu após sofrer um ataque cardíaco.

Chegou a vez deles. BTS apresenta-se no Acústico MTV

há 2 anos

Malef lança projecto para levar basquetebolistas de ruas aos melhores clubes

há 3 anos
Batoteiro Draft é uma iniciativa que está a ser promovida pelo produtor e realizador Malef em parceria com a MarkSport. O projecto pretende tirar os melhores basquetebolistas de rua com seus dribles e levá-los a assinar com um clube profissional, quer em Angola quer no estrangeiro.

Waldemar Bastos e Carlos Burity homenageados na Galeria do Semba

há 3 anos
Volvido um mês após o passamento físico dos dois “astros” da música angolana, a Professora Rosa Roque concebeu um tributo para enaltecer os feitos de Waldemar Bastos e Carlos Burity.

MOVART: Galeria de arte contemporânea africana chega a Lisboa com `AIR IHOSVA´ de Ihosvanny

há 3 anos
O projecto nascido em 2015, e que em 2017 se tornou a primeira galeria comercial a surgir em Angola, abre em Portugal com trabalhos inéditos de Ihosvanny, um artista de origem angolana que é representado pela MOVART desde a sua fundação.

Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente visita projectos artísticos e culturais da Fundação Arte e Cultura

há 1 ano
Enquadrada no âmbito da agenda das actividades do Ministro, o encontro visou constatar in loco as acções desenvolvidas pela Fundação Arte e Cultura no campo das artes, bem como os trabalhos de literacia ambiental que vem efectuando com as crianças da comunidade da Ilha de Luanda.

Dj Erick Morillo, um dos melhores do mundo no estilo House, encontrado morto

há 3 anos
O DJ e produtor norte-americano Erick Morillo foi encontrado morto na manhã de ontem, em Miami Beach. Conhecido como um dos melhores djs de House do mundo, Morillo já esteve em Angola também já esteve em Angola.

50 Cent perde a cabeça e parte para agressão

há 3 anos
O líder da G-Unit perdeu a compostura e partiu para agressão contra um homem, lançando-o com uma mesa e várias cadeiras durante um convívio na passada quinta-feira num restaurante, em Nova Jérsia.

“Hino milionário” continuará como a música oficial dos 45 anos da independência

há 3 anos
A informação consta de uma deliberação da comissão, que esteve reunida em sessão ordinária, para apreciar, entre outros, a proposta de reestruturação do acto central.

Kanye West: “Ninguém pode me comprar. Tenho mais dinheiro que o Trump”

há 3 anos
Continua entre os norte-americanos as suspeitas sobre se West não está a ser uma marioneta ao serviço dos Republicanos, pago para ser uma mera “distração” nas eleições presidenciais de 3 de Novembro.

Ice Cube perde papel em novo filme por recusar vacina contra a Covid-19

há 2 anos
O rapper e actor de 52 anos de idade, perdeu um contrato de 9 milhões de dólares ao ser retirado do elenco da comédia “Oh Hell No” após declinar a exigência da vacinação que faz parte da política de saúde dos produtores do filme.

A Salsa e suas variantes

há 3 anos
A salsa nasceu em Cuba, mais propriamente em Havana, nos interiores dos famosos cabarets cubanos, mas tornou-se tão popular que novos estilos surgiram noutras partes do mundo.

Morreu Astro, vocalista dos UB40

há 2 anos
O cantor e multi-instrumentista morreu este sábado, subtamente aos 64 anos. Protagonista de hits como “Red red one”, a banda britânica já esteve em Angola e para um grande espectáculo.

Unac e Smarca assinam acordo para assistência técnica e assessoria na cobrança dos direitos de autor e conexos

há 1 ano
A SMARCA que já vem actuando na área técnica da SADIA desde 2020, tem com isto alcançado resultados positivos no que toca à propriedade intelectual. Com este acordo a UNAC vai igualmente trazer resultados rápidos na área de direitos de autor e conexos.

Os Tuneza regressam à casa com novas histórias

há 3 anos
Após passarem os primeiros dias de quarentena separados por motivos vários e criarem o caos no Kilamba, a família mais disfuncional de Angola foi obrigada a abandonar a centralidade. Solução: regressar à antiga casa, e passarem o resto do confinamento juntos.