Njila Yami: Nelo Carvalho apresenta “toda a sua angolanidade” em novo álbum

Diferente de “Encontros”, “Reencontros” e “Las Voces e Los Cantos”, o novo álbum de Nelo Carvalho traz apenas um tema partilhado com Prince Wadada, no estilo reggae. Reúne composições de Paulo Flores, Carlos Baptista, Paulo Abreu de Lima, Alberto Monteiro “Beto” e Armindo Monteiro “Mindo”.

O disco é apresentado hoje ao público, na Praça da Independência, em Luanda. Terça-feira chega ao Namibe, onde começou a carreira, e depois regressa a Luanda para um concerto de apresentação no dia 12 deste mês, no Palácio de Ferro.

A proposta musical inclui Semba, Rumba, Zouk, Bolero, Kimba e Reggae e foi produzido pelo próprio. 

“O Meu Caminho” ou Njila Yami reveste-se de uma sonoridade estética com mensagens de estórias e sentidos da alma angolana. Contém 14 faixas musicais e retrata as perdas, o amor, a esperança e o desejo e é considerado por Nelo Carvalho como “o mais angolano da sua carreira”.

O CD traz os instrumentos de Teddy Nsingui, Kintino, Pirika Duia, Nelas do Som, os percussionistas Joaozinho Morgado, Xiko Santos, Jorge Mulumba (puita), Dinho Silva (bateria), Marito Furtado, Jack Nsaka e Mayo Bass (baixo).

Percurso artístico de Nelo Carvalho

Natrual de Luanda, Nelo Carvalho começou a carreira artística no Namibe, aos 15 anos, como baterista nos Mini-Jovens. Em 1975 emigra para Portugal, onde em Portimão conhece Chico Leite com quem interpreta temas de Duo Ouro Negro e outros clássicos angolanos.

Ao longo da estrada fez parte do conjunto África Tentação, com os quais gravou os LP’s “Angola 79” e “Mulher de Angola”. Depois, com Armindo Monteiro e o brasileiro Paulo Pimenta, criou o Trio Raízes, que actuava nas noites de Lisboa e, anos mais tarde, passou a acompanhar o Duo Ouro Negro.

Em 1981 criou o Trio Son Latino com Beto Monteiro, tendo como marca a salsa, merengue, rock latino e flamengo. Regressa a Angola em 1992 e decidiu inovar  com o conceito “banda de um único homem”, usando a guitarra e uma caixa nas actuações e assim dar uma sonoridade diferente. Com esta inovação conseguiu conquistar o público de  Luanda, assim como gravou, em 1999, um álbum ao vivo, versão de “Belita”, de Artur Nunes, que se tornou um sucesso depois de ter colocado cunho próprio ao tema.

as cargas mais recentes

Técnico Filipe Cruz desmente desentendimento com Isabel Guialo

há 1 ano
No início da semana em curso, surgiu nas redes sociais uma manchete que indicava o afastamento voluntário de Isabel Guialo da selecção, após ser substituída como capitã das Pérolas. Tal informação foi negada por Filipe Cruz, ontem, no jornal da TV Zimbo, alegando que a ex-capitã comunicou o afastamento por razões familiares.

Dj´s licenciados serão protegidos pela SADIA

há 3 anos
Para serem protegidos, os Disco Jokeys, editoras de livro ou CD, distribuidoras digitais de música, plataformas de streaming, rádios e tvs online, deverão solicitar as suas licenças na SADIA, para exercerem as suas actividades.

1 de Junho: Filantropia junta artistas em prol da Aldeia de Criança SOS-Lubango

há 2 anos
Em comemoração ao Dia Internacional da Criança, um leque de artistas vai juntar-se amanhã no palco do Miami Beach, para uma live solidária em prol da Aldeia de Criança SOS do Lubango.

Rick Ross e 2 Chainz preparam-se para a próxima batalha de ‘Verzuz’

há 3 anos
Está confirmado Rick Ross e 2 Chainz vão protagonizar a próxima batalha do Verzuz na quinta-feira, 6 de agosto. O anúncio foi feito na conta do Instagram da VerzuzTV, a batalha será transmitida gratuitamente pelo Instagram e também pelo Apple Music para os assinantes do serviço.

Beat tape `Bengha Producers Vol.1´ já está disponível em streaming

há 2 anos
`Benga Producers´ é uma alusão ao programa que dirige sobre produção musical com o mesmo nome e já está disponível nas plataformas digitais de streaming.

Dwyane Wade imortaliza memórias fotográficas em livro

há 1 ano
Considerado um dos 75 maiores jogadores da história da NBA, Wade acaba de imortalizar em livro fotografias dos seus anos e glória na maior liga mundial de basquetebol, captadas pela lente do fotógrafo e cineasta Bob Metelus, que também dirigiu o documentário ‘D. Wade: Life Unexpected de 2020’. Porém, a foto que mais comoveu o ala-armador, não foi dentro das quadras, mas sim, uma foto de infância.

Sete anos depois Enock apresenta segunda parte da saga “Mundo Pablo”

há 2 anos
Após testar popularidade com Mundo Pablo 1, na sequência de “Banzelo”, o músico soma e segue com a saga. Esta madrugada, Enock apresentou “Betinho”, mixtape que antecede doze novos projectos para ainda este ano.

Corpo da cantora norte-americana Naya Rivera encontrado num lago

há 3 anos
A polícia da Califórnia informou hoje que já encontrou o corpo da cantora e actriz Naya Rivera. O corpo da artista desaparecida na passada quarta-feira, dia 8 de Julho, após passeio de barco com o filho, foi achado num lago.

Após estreia de documentário sobre a cantora, caso “Britney Spears” volta ao tribunal

há 2 anos

Nanm Kann: Álbum póstumo de Jacob Desvarieux chega às bancas no próximo dia 10 de Dezembro

há 1 ano

Músicos reagem à morte de Silvio Dala: “Na América atribuímos ao racismo. Aqui vamos dizer que é o quê?”

há 2 anos
O caso do médico Silvio Dala está a causar uma corrente de protestos, até aqueles músicos que pareciam mais reservados estão a ser obrigados a soltar a voz. “Se quiserem, matem-me também”.

Canal de TV HBO supera Netflix na transmissão de séries nos prémios Emmy

há 2 anos
O Emmy, principal premiação da TV americana, anunciou neste domingo os vencedores da sua 72ª edição. “Schitt’s Creek” com sete estatuetas, incluindo a de melhor série do género foi a mais premiada.

Shakira quebra o silêncio e reaparece em grande estilo

há 2 anos
Após o jejum de pouco mais de três anos, a cantora regressou, esta sexta-feira, em grande com ‘Don’t Wait Up’, single cujo clipe já ultrapassa 4 milhões de vizualizações no YouTube.

Vencedora do Festival da Canção de Luanda apresenta primeiros projectos

há 2 anos
Além do principal prémio, Heróide dos Prazeres foi considerada a melhor voz do ano do Festival da Canção de Luanda, mas não é só o timbre vocálico que chama atenção, ela também escreve, e foi com a sua própria composição que ultrapassou vozes de referência da música angolana.

Guitarra de Kurt Cobain torna-se a mais cara da história

há 3 anos
A guitarra utilizada por Kurt Cobain na gravação do célebre álbum “Unplugged” dos Nirvana, em 1993, foi leiloada este sábado, nos EUA, por seis milhões de dólares, feito nunca antes atingido por uma guitarra.

Decreto presidencial “beneficia” sector do entretenimento pela primeira vez em dois anos de pandemia

há 1 ano
O sector do entretenimento entrará, pela primeira vez em dois anos de pandemia, numa “nova era”, a era do aligeiramento das restrições nas actividades.