A efeméride é uma forma de lembrar que a voz também merece cuidado e precisa ser cuidada em todas as fases de sua vida. Posto isto, nada melhor do que ouvir profissionais que têm a voz como principal “instrumento” de trabalho para perceber a importância da saúde vocal.

À semelhança de outros cantores, Selda e Sandra Cordeiro têm que fazer sacrifícios para manter intactas e puras suas cordas vocais. Apesar de nunca ter passado por uma experiência igual ao do britânico Helton Jonh, que teve que interromper o concerto por conta da voz, Morena de Cá confessa que já foi forçada a dar uma pausa na música por causa da voz.
Quer seja grave, aguda, baixa ou ronca, a voz deve ser tratada com bastante cuidado. No caso dos cantores, as medidas devem ser redobradas.
Para manter sua voz intacta, Sandra Cordeiro, vencedora da Canção de Luanda, com destaque para melhor voz e nomeada entre as 10 melhores vozes de África pela RFI, evita os refrigerantes e e faz vocalizações todas as manhãs.
” Não durmo muito tarde, principalmente quando sei que no dia seguinte terei show. Deixei de beber coisas geladas há muitos anos e faço sempre exercícios vocais”, disse.
O mesmo acontece com Selda. A cantora até evita falar, mormente em ambientes barulhentos e defende que deve-se evitar o esforçar a voz.
Para manter a naturalidade da sua voz, Morena de Cá, deve consultar regularmente o otorrinolaringologista e o fonodiologo, para evitar o que sucedeu outra vez. “nunca perdi a voz no palco, mas já cantei mal”, lembrou.