A noite do anúncio dos vencedores à 94.ª edição dos Óscares, em Los Angeles, ficou manchada depois de o apresentador do evento, Chris Rock, ter lançado uma piada sobre a careca de Jada Pinkett Smith, que apareceu com a cabeça raspada 0°.
Antes de receber o Óscares de “Melhor Actor” pelo filme “King Richard”, centrado na família das tenistas Venus e Serena Williams, e na determinação do seu pai, Richard Williams, Will Smith subiu ao palco e esbofateou o apresentador, actor e comediante Chris Rock.
No momento do incidente a transmissão foi interrompida e minutos depois, zangado, Will Smith aparece no seu lugar, a dizer em voz alta “deixa o nome da minha mulher fora da tua boca”.
Ao ver o descontrole do actor, Denzel Washington tentou acalmá-lo, lembrando-lhe que, “no momento mais alto, é quando o diabo nos tenta”.
Durante o seu discurso, em lágrimas, o actor pediu desculpa à Academia e aos nomeados, e tentou justificar o seu comportamento, mas sem falar directamente da agressão.
“Richard Williams foi um corajoso defensor da sua família”, disse, numa referência ao pai das irmãs Williams, papel que desempenha e lhe deu o Óscar. “Espero que a Academia volte a convidar-me”, acrescentou Will Smith.
Sabe-se que Jada perdeu o cabelo por causa da alopécia, uma condição que causa repentina perda de cabelo e falou sobre isso nas suas redes sociais em Dezembro do ano passado.