Nucho apresenta ‘Filho da Fome’: “O facto de ter boa condição de vida, não significa que seja indiferente ao sofrimento dos meus irmãos”

O tema surgiu na sequência do assassinato do jovem Inocêncio Matos, no ano passado, durante a manifestação a 11 de Novembro, Dia da Independência nacional.

“Filho da Fome” foi lançado em Maio, e o vídeoclip está disponível desde esta segunda-feira, na página oficial do Facebook do rapper e também autor de “Netas de N’zinga”.

Sem rótulos, Nucho apresenta-se no seu novo single com versos crus no meio de uma versatilidade de fácil percepção, com um tema sensível, mas que pode servir de “lembrete” para os governantes angolanos.

“O facto de ser privilegiado e ter uma boa condição de vida, não significa que seja cego ou indiferente ao sofrimento dos meus irmãos, do meu povo”, realça ao responder à Carga sobre as razões que o levaram a trazer o tema à tona.

Escrita a 11 de Novembro de 2020, na sequência da morte de Inocêncio de Matos, a música traz participação de Yci Walter foi produzido por Conductor e é também um apelo para que se “respeite aos heróis nacionais e todos aqueles que lutaram por uma Angola melhor”, apresentando factos que preenchem actualmente as páginas dos jornais, desde a corrupção, má gestão da coisa pública à decadência dos valores morais.

“Senti que tinha que homenagear o Inocêncio de Matos e os milhares de angolanos que passam por dificuldades, mostrando a realidade e as condições em que vive a maioria da população”, refere. 

Dirigido pelo próprio, “Filho da Fome”, reúne filmagens de Bem Bem Works, edição de Bruno Dilage e Ailé dos Santos (Colírio Studios), produção  de Marta Machado, baixo de Gerson Marta, mistura e masterização de Pedro Bicas e captação de Marley do Beat.

as cargas mais recentes

Burna Boy rubrica acordo de representação directa nos Estados Unidos

há 2 anos
O cantor e compositor nigeriano assinou esta semana um contrato com a Society of European Stage Authors & Composer para representação directa nos Estados Unidos da América.

Kevin Durant, James Harden e Giannis Antetokounmpo entre os 75 melhores da NBA

há 7 meses
A lista completa será revelada até sexta-feira, as lendas serão seleccionando em 3 grupos de 25.

O movimento do Semba no Show do Mês

há 2 anos
A Banda Movimento é a próxima aposta da Nova Energia para o Live do Show do Mês, no sábado (25), com transmissão no Youtube, TPA 2 e TPA Internacional, em mais uma proposta para o enriquecimento cultural angolano.

Os “mortos” estão a bumbar

há 1 ano

Revista científica abre edição exclusiva para Rap

há 2 anos
Esta semana, a revista científica brasileira “Convergência Crítica” fomenta acções para perceber a ligação entre o Rap e a pesquisa científica, que vai culminar com abordagens sobre o Rap e o activismo político em Angola e Moçambique.

Morreu o jornalista Edgar Cunha

há 2 anos
Morreu hoje, em Portugal, vítima de doença, o jornalista da Televisão Pública de Angola (TPA) Edgar Cunha, um dos principais rostos dos serviços noticiosos na estação.

Vocalista do “Roupa Nova” internado com Covid-19

há 2 anos
Após enfrentar um câncer e passar por um transplante de medula, o vocalista do grupo “Roupa Nova”, Paulinho, enfrenta uma nova batalha pela vida.

Bengo terá Prémio Provincial de Teatro

há 2 meses
A província do Bengo passará a contar com um prémio de teatro, atribuído aos grupos que conseguirem vencer a final depois de passarem pela competição municipal.

Afrikkanitha apresenta novo álbum

há 1 ano
O novo álbum de Afrikkanitha são músicas da alma patentes na cultura de cada povo e tem como objectivo a conquista do circuito internacional e será apresentado hoje às 19 horas.

Alkinoos lança “Thursday: Weya”, um hino de agradecimento à sua terra natal

há 1 ano
Nesta homenagem, o rapper nato do Lubango, desafia-se numa vibe de música tradicional, trazida pela secção rítmica, acompanhada de rimas características do Rap e melodias mais TrapSoul.

Morreu autor de Tom e Jerry

há 2 anos

Portugal divulga regras para realização de espectáculos

há 2 anos
Depois do anúncio da abertura dos espectáculos para 1 de Junho, o Ministério da Cultura de Portugal divulgou, esta quarta-feira, as normas que os organizadores de eventos e os titulares de salas, devem seguir, tanto em salas como ao ar livre.

Lourenço Mussango vence prémio literário António Jacinto

há 2 anos
O escritor e jornalista Lourenço Mussango venceu ontem a edição 2020 do prémio literário António Jacinto, com a obra “Mulher Infinita”.

Show do Mês “traz” clássicos angolanos em orquestra

há 2 anos

Kanye West promove imagem da Rainha N’zinga

há 2 anos
O músico e empresário usou ontem a sua conta do Twitter e publicou um conjunto de imagens de figuras históricas, entre os quais reformadores das religiões, santos católicos e filósofos.

Curador Luamba Muinga laureado com prémio de arte na Holanda

há 7 meses
O curador e pesquisador cultural Luamba Muinga, vence prémio “Seed Awards”, promovido pelo Fundo Prince Claus, organização neerlandesa estabelecido como um tributo à Sua Alteza Real Príncipe Claus, cuja missão é apoiar, homenagear e conectar artistas e profissionais culturais em África, Ásia, América Latina, Caribe e Europa Oriental.