Num dia como hoje, há 17 anos, Ray Charles partia para eternidade

O lendário cantor, compositor, saxofonista, pianista e principal revolucionário do R&B, Ray Charles faleceu em 2004, no dia 10 de Junho, na decorrência de uma cirurgia de substituição do quadril.

Cego desde a infância devido ao glaucoma, Charles rompeu as fronteiras entre blues, soul, jazz, country e gospel, lançou inúmeros álbuns, singles e colaborações, uma carreira de sucesso que durou quase meio século e o rendeu 17 Grammy Awards.

Aclamado como autor e intérprete de gospel e blues mesclado com pinceladas de rock, a música mais conhecida do seu repertório é Georgia on My Mind, um tributo ao estado em que nasceu em 23 de Setembro de 1930 e passou a ser considerada a canção oficial daquele estado em 1979.

A combinação de habilidades entre a voz e o piano, fazem do pioneiro da soul music um dos maiores artistas de todos os tempos e I Got a Woman, da sua autoria, é tida como a certidão de nascimento da Soul music.

Ray Charles morreu aos 73 anos da idade, na sua casa em Beverly Hills, Califórnia, após complicações resultantes de insuficiência hepática, logo após cirurgia de substituição do quadril.

as cargas mais recentes

Vivadança Internacional: Festival de dança brasileiro destaca continente africano

há 2 meses
Este ano, o evento estreia-se on-line, por razões óbvias e, traz África como epicentro do festival, representada por 38 bailarinos de 12 países africanos.

Críticas forçam Cardi B a excluir a sua conta do Twitter

há 8 meses
A cantora apagou a sua conta oficial no Twitter, após ter-se dirigido de forma meio agressiva aos fãs, durante um directo no Instagram este final de semana, onde também se insurgiu contra Ariana Grande.

Maya Cool e Matias Damásio apresentam “Minha Princesa” aos fãs

há 4 meses

É oficial: Messi anuncia que vai continuar no Barcelona

há 10 meses
O astro argentino acaba de anunciar que vai continuar no clube catalão até o fim do contrato. “Eu tinha a certeza que estava livre para sair, o presidente sempre disse que no fim da temporada podia decidir sair ou ficar”.

Negro Bue estreia vídeo 8 anos depois

há 1 ano
EO da produtora SO MUCH MORE RECORDS, tem agendado para o dia 5 de Abril (Domingo) a estreia do seu mais recente trabalho. Trata-se da música, Meu Senhor “Eu Vim Pedir” que tem a participação de Matias Damásio.

A assinalar dez anos, Luxor African Film Festival 2021 premia filme Made in Angola

há 3 meses
O filme Ar Condicionado foi premiado como Melhor Longa Metragem (prémio do Júri) na 10ª edição do Luxor African Film Festival 2021, no Egipto.

Ciclo de conversas do projecto Museu em Desenho decorre já nos dias 17, 18 e 19

há 1 mês
Museu em Desenho é um projecto duplo (conversas e publicação) que investiga e reflecte as posturas e práticas educativas e sociais para os museus, a integralidade das colecções e os focos curatoriais dos museus em Angola.

Repertório desafia Znobia X Havaiana para um desfile de Kuduro

há 1 ano
Depois da edição inaugural com Raiva X DH, a Carga traz para a segunda edição do Repertório o estilo mais psicadélico e com maior número de adeptos, o “Kuduro”. Znobia e Havaiana, duas das figuras mais emblemáticas do Kuduro foram chamadas. Estás preparado (a) ?

Kid MC: “Os unders têm de deixar a mania de odiar, quando alguém no seu circuito atinge certo nível”

há 9 meses
Os rappers precisam ser mais justos. Os unders têm de deixar a mania de, quando alguém no seu circuito atinge certo nível odiá-lo.

Álbum “Pra Lhes Doer Mais”, da autoria de Twenty Fingers já está disponível

há 8 meses
2020 tem sido o ano das novidades para os fãs de Twenty Fingers. Depois de ter lançado o EP Twenty Twenty, o músico moçambicano, agenciado pela Música Promo, lança o álbum há muito desejado.

Zap transmite mega espectáculo solidário

há 1 ano
Este sábado, 25 de Abril, a Zap vai levar todas as emoções do mega espectáculo solidário, que moveu o mundo inteiro e arrecadou cerca de 128 milhões de dólares para ajudar a OMS a combater o Covid-19.

MTV Europe Music Awards 2020: Pabllo Vittar ultrapassa Anitta, Emicida e Ludmila.

há 8 meses
A gala de premiacão MTV Europe Music Awards aconteceu esta madruga em Budapeste, Hungria. Os maiores vencedores da noite foram BTS. Lady Gaga levou o principal prêmio “Artista do Ano” e Pabllo Vittar deixou para atrás Anitta, Emicida, Ludmila e Djonga.

Acaba de ser “erguido” o primeiro polo de produção e ensino de Dikanza em Angola

há 2 meses
A Fundação Arte e Cultura foi ontem instituída, como Polo de Produção e Ensino da Dikanza em Angola, particularmente a cidade de Luanda. A entrega simbólica das Dikanzas foi feita pelo Vice-Governador de Luanda para o sector Político, Social e Económico, Dionísio da Fonseca, no espaço Wyza Anfiteatro da Fundação.

Após cerimónia de atribuição dos Grammy Lil Wayne manda um “vai te lixar” à organização

há 3 meses

NGA disponibiliza hoje três novos projectos musicais

há 7 meses
Constituído por “Só Se Vive Uma Vez”, “Por Nós” e P’ra Nós”, o triplo lançado nas celebrações do 38.° aniversário do artista angolano radicado na Linha de Sintra representa a consistência lírica do vasto registo fonográfico, onde se destacam “Filho Das Ruas”, “King”, “Filho Das Ruas 2.

Já em contagem decrescente, show dos Versáteis é aguardado com enorme expectativa

há 10 meses
Os Versáteis continuam vivos e sabe-se que vão protagonizar, amanhã uma grande apresentação na televisão pública de Angola.