Num dia como hoje, há 17 anos, Ray Charles partia para eternidade

O lendário cantor, compositor, saxofonista, pianista e principal revolucionário do R&B, Ray Charles faleceu em 2004, no dia 10 de Junho, na decorrência de uma cirurgia de substituição do quadril.

Cego desde a infância devido ao glaucoma, Charles rompeu as fronteiras entre blues, soul, jazz, country e gospel, lançou inúmeros álbuns, singles e colaborações, uma carreira de sucesso que durou quase meio século e o rendeu 17 Grammy Awards.

Aclamado como autor e intérprete de gospel e blues mesclado com pinceladas de rock, a música mais conhecida do seu repertório é Georgia on My Mind, um tributo ao estado em que nasceu em 23 de Setembro de 1930 e passou a ser considerada a canção oficial daquele estado em 1979.

A combinação de habilidades entre a voz e o piano, fazem do pioneiro da soul music um dos maiores artistas de todos os tempos e I Got a Woman, da sua autoria, é tida como a certidão de nascimento da Soul music.

Ray Charles morreu aos 73 anos da idade, na sua casa em Beverly Hills, Califórnia, após complicações resultantes de insuficiência hepática, logo após cirurgia de substituição do quadril.

as cargas mais recentes

DJ Znobia cria espaço on-line para divulgação de Disc jockeys

há 3 meses
O espaço denominado `Kubata da música´, foi criado para dar visibilidade a “bons DJs”, que além ressentirem o recesso das actividades culturais, também não dispõem de condições de técnicas para se mostrar.

Kanye West oferece um Sherp Pro como prenda de aniversário a 2 Chainz

há 1 ano
Parece já não haver motivos para duvidar da fortuna de West, só em três meses, o rapper gastou o equivalente a três triliões de Kwanzas para a campanha eleitoral e, para fechar, ofereceu como presente de aniversário um Sherp Pro ATV ao seu amigo 2 Chainz.

Madonna prepara filme autobiográfico

há 1 ano
O retrato autobiográfico será mais do que um musical e está a ser escrito pela própria e apresenta os 62 anos da Rainha da Pop.

Nerú Americano fala sobre como será a sua actuação no Afro Nation

há 1 ano
Em reacção à sua participação na terceira edição do Afro Nation Portugal, onde também estarão Chris Brown, Rick Ross, Burna Boy e Davido, Nerú Americano confessou estar a viver um momento ímpar na sua carreira, por isso, promete levar um repertório, com coreografia nunca exprimentada.

Álbum de Beyoncé ” Black Is King” leva a criação de um novo curso em Harvard

há 9 meses

Snoop Dogg e DMX confrontam-se em batalha de hits

há 1 ano
Snoop Dogg e DMX vão confrontar-se na próxima quarta-feira na batalha de hits do Live Verzuz. O encontro está a ser apelidado como “A batalha dos cães” e Snoop Dogg pede que Jay-Z esteja presente para testemunhar o acto e justifica.

Legado do rei Ngola Kilwanji será narrado em filme

há 8 meses

Cage One e Elizabeth Ventura estreiam-se na maior exposição de Hip Hop do mundo

há 12 meses

Covid-19 força adiamento do primeiro grande festival de Kizomba

há 2 anos
O primeiro grande festival de Kizomba passaria também por outras províncias e alguns países da Europa. Mas, caso se registe algum caso em Angola, o evento já não se vai realizar. Acompanhe o que pensam os músicos em cartaz.

Hannah Gomez quer conquistar o “Top dos Mais Queridos”

há 1 ano
A antiga estrela do “Unitel Estrelas ao Palco” soma e segue. Assinou com a Quebra Galho e gravou o seu primeiro álbum. A jovem de 22 anos quer pisar os maiores palcos do mundo e revela a ambição de conquistar o Top dos Mais Queridos ou o Angola Music Awards.

Jada Pinkett Smith vai produzir filme sobre Rainha Njinga

há 2 meses
A complexa e destemida história sobre a primeira mulher a governar, no séc. 17, o actual território de Angola, Rainha Njinga, será produzida por Jada Pinkett Smith sob chancela da Netflix.

Documentário reapresenta Reino do Kongo na óptica africana

há 4 meses
Nas palavras do autor Ne Kunda Nlaba, o filme não ficcional chega para “desconstruir” tudo o que nos foi ensinado sobre o Reino do Kongo, intitula-se “Reino do Kongo: Em busca do reino destruído” e vai estrear no próximo sábado, dia 26 de Junho, na Mediateca de Luanda.

Afrikkanitha e Nanutu partilham o palco do ‘Conversas à Quarta’

há 2 semanas
Volvidos quatro meses após a paralisação, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o evento de música ao vivo, que tem como casa o Palmeiras Club, em Luanda, retoma no próximo dia 6 de Outubro com Afrikkanitha e Nanutu, a abrir com chave de ouro a segunda temporada.

Paulo Flores faz a apresentação oficial do seu novo álbum

há 7 meses

Tyro: “A música em Angola é um salve-se quem puder”

há 1 ano
Tyro é um rapper que traz na bagagem 12 anos de experiência. Durante este percurso, lançou nove EPs, dentre eles ‘Kilos’, onde explora dramas humanos e aborda, sem receio, sobre os problemas sociais. Enquanto se prepara para anunciar o primeiro álbum veio à Carga para deixar as primeiras impressões da carreira em ascensão.

Stela de Carvalho incrementa locução ao seu CV

há 11 meses