O lendário cantor, compositor, saxofonista, pianista e principal revolucionário do R&B, Ray Charles faleceu em 2004, no dia 10 de Junho, na decorrência de uma cirurgia de substituição do quadril.
Cego desde a infância devido ao glaucoma, Charles rompeu as fronteiras entre blues, soul, jazz, country e gospel, lançou inúmeros álbuns, singles e colaborações, uma carreira de sucesso que durou quase meio século e o rendeu 17 Grammy Awards.
Aclamado como autor e intérprete de gospel e blues mesclado com pinceladas de rock, a música mais conhecida do seu repertório é Georgia on My Mind, um tributo ao estado em que nasceu em 23 de Setembro de 1930 e passou a ser considerada a canção oficial daquele estado em 1979.
A combinação de habilidades entre a voz e o piano, fazem do pioneiro da soul music um dos maiores artistas de todos os tempos e I Got a Woman, da sua autoria, é tida como a certidão de nascimento da Soul music.
Ray Charles morreu aos 73 anos da idade, na sua casa em Beverly Hills, Califórnia, após complicações resultantes de insuficiência hepática, logo após cirurgia de substituição do quadril.