DMX morreu no passado dia 9 de Abril de 2021, vítima de paragem cardíaca, consequente de suposta overdose, após ter passado sete dias internado em estado vegetativo.
Durante o período que esteve internado, os testes de actividade cerebral não mostraram nenhuma melhoria, o que o forçou a ficar ligado a aparelhos de suporte vital, enquanto lutava pela vida com insuficiências pulmonar e cerebral.
Na manhã do dia 9 de Abril, DMX perdeu a funcionalidade em vários órgãos essenciais, supostamente seu fígado, rins e pulmões, e foi declarado morto após algumas horas depois, DMX morreu com 50 anos de idade.
O cortejo fúnebre de X moveu uma legião de fãs e figuras de destaque norte-americanas que prestaram homenagens aos nível do palmarés do rapper, tendo sido contemplada uma cerimónia pública e outra privada, no memorial em Yonkers Raceway.
Foi revelado em 8 de Julho pelo médico legista do condado de Westchester que a causa oficial da morte de DMX foi um ataque cardíaco induzido por cocaína e outras substâncias, ou seja, a overdose foi confirmada.
Além do lançamento de um álbum póstumo Èxodus´, o dia 18 de Dezembro também foi declarado Dia de ‘DMX’ pelo Senado de Nova York. A data em que se celebra o aniversário do falecido rapper passou a ser oficialmente o Dia de DMX em todo o estado.
O denominado ‘Earl “DMX” Simmons Day’ foi proclamado pelo Senador Jamal Bailey e o Prefeito Shawn Patterson Howard: “Em Nova York, temos a nossa própria realeza do hip-hop. É o Conde de Westchester County. Ele é o DMX, é um dos maiores artistas de hip hop que alguma vez conheceremos”, disse.