Num dia como hoje morria Bob Marley, a Lenda do Reggae

Num dia como hoje, há 40 anos, morria Bob Marley. Robert Nesta Marley inspirou e mesmo 40 anos depois da sua morte continua a inspirar milhões de pessoas em todo o mundo. Sua filosofia e estilo de vida ajudaram a tornar o Reggae hoje Património Imaterial da Humanidade.

Natural de Nine Mille (Jamaica) Marley morreu a meio dia de um dia como hoje, 11 de Maio de 1981, com os seus 36 anos de idade, devido a um cancro da pele (maloma maligna), no Hospital Clínica Universitária de Miami, nos Unidos Estados Unidos da América.

Volvidos 40 anos da sua morte seus ideiais de justiça, irmandade, igualdade social, paz, preservação ambiental, libertação, resistência, liberdade e amor ao fraterno difundidos através do Reggae, estilo elevado pela UNESCO em 2018 a Património Imaterial da Humanidade, continuam sendo as principais preocupações do mundo.

Com mais de 75 milhões de discos vendidos em tudo o mundo, o cantor, compositor e guitarrista tornou-se desde cedo o mais conhecido músico de Reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o género.

Num dia como hoje morria Bob Marley, a Lenda do Reggae

Os problemas sociais, pan-africanismo, igualdade de direitos e liberdade sempre estiveram manifestas na vasta discografia de Bob Marley e The Wailers, Bob Marley, fruto disso conquistou uma “Medalha de Paz” do Terceiro Mundo, atribuída pelas Nações Unidas, um Grammy, em 2001, pelo conjunto da obra e uma estrela na ”Calçada da Fama” de Hollywood.

Além de ser um dos pioneiros do Raggae, a lenda jamaicana ajudou consciencializar as pessoas sobre questões de injustiça, resistência, amor e irmandade em temas como Redemption Song, Get Up Stund Up e Till It Up.

as cargas mais recentes

Do Kuduro ao Rap: Delver Mancha mostra a naturalidade do seu talento

há 2 anos
Actualmente canta Rap e, ao mesmo tempo, é produtor. Se recuarmos no tempo para ver onde o músico começou, será difícil acreditar que este é o mesmo Delver que, em 2008 , procurava por um “lugar ao sol no Kuduro”.

Péricles desmente regresso do Exaltasamba

há 3 anos
Durante esta semana, circulou nas redes sociais a notícia de que “Thiaguinho e Péricles vão anunciar, em uma live no Instagram, na sexta, dia 3, a volta do Exaltasamba”. Mas a mensagem é fake.

Lançado na passada Sexta-feira, álbum póstumo de Pop Smoke caminha para a 1º posição da Billboard

há 1 ano
De acordo com as projecções do Hits Daily Double, Pop Smoke está definido para conquistar o primeiro lugar na Billboard 200 com 110.000 a 120.000 unidades equivalentes a álbuns vendidas, 4.000 a 6.000 das quais serão em vendas de álbuns tradicionais.

Kid MC está de volta

há 3 anos
Kid MC e o brasileiro Dj Caique preparam um álbum de rap, com lançamento previsto para este mês (Maio) no formato digital, intitulado “Décimo sexto ano – Kid MC & Dj Caique”.

Soulja Boy é acusado de agredir ex-namorada até provocar aborto

há 2 anos
A mulher que o acusa, usa o nome fictício Jane Doe e alega que as agressões remontam para 2015 e, a mais grave de todas, foi o facto de ter sido espancada ao ponto de perder o bebé e posteriormente ter que remover o revestimento uterino.

‘Fora do Grupo’, Gilmário Vemba protagoniza um dos maiores espectáculos de stand-up comedy de Angola

há 4 meses

Angola com mais de mil candidatos a monumentos históricos

há 3 anos

Galáxia, o musical que todos devem assistir

há 2 anos
O auditório da Laasp testemunhou nos dias 25 e 26 de Março, o musical Galáxia, um espectáculo de teatro musical que pretende despertar o angolano da lobotomia social.

Filme “Velozes e Furiosos 9” ganha álbum com 13 faixas musicais

há 2 anos
Na próxima sexta-feira, 31 de Julho, será lançada, nas plataformas digitais, uma mixtape com 13 faixas musicais interpretadas por Tyga, Lil Baby, Wiz Khalifa, Tory Lanez e tantos outros nomes da música norte-americana da franquia “Velozes e Furiosos 9”.

Foreign Dating For the purpose of Chinese Women

há 8 meses

Bruno Fernando é transferido para os Boston Celtic

há 1 ano
O poste angolano Bruno Fernando, que jogou pelos Atlanta Hawks nas duas últimas épocas, vai representar na próxima temporada na NBA os Boston Celtic, depois de uma troca envolvendo Tristan Thompson, Kris Dunn e Delon Wright.

Prodígio e Paulo Flores marcam espectáculo de reabertura dos palcos portugueses

há 2 anos

Mark Sport apresenta projecto “2022 bolas no Ar”

há 12 meses
A empresa angolana de eventos desportivos Marksport apresenta segunda-feira, em Luanda, o projecto social “2022 bolas no Ar”, cujo objectivo é ajudar clubes, núcleos e programas comunitários com problemas de material, bolas em particular.

Verzuz anuncia batalha épica entre KRS-One vs. Big Daddy Kane

há 1 ano
KRS-One e Big Daddy Kane, são tidos como gigantes do rap e representam com pompas e circunstâncias a Era de Ouro do Hip-Hop, pelo que, já foram taxados pelo público, como precursores de um novo nível de ‘Verzuz battle’.

Filme de estreia de Gilmário Vemba é o mais visto dos cinemas nacionais

há 2 anos
A tragicomédia `A Dívida´ chegou às salas de cinema no passado dia 26 de Fevereiro e foi visto, até a semana finda, por cerca de sete mil pessoas, atingindo assim a marca de filme produção local mais visto nos cinemas nacionais.

Programa que memora a vida e obra de Amália estreia segunda temporada

há 2 anos
Intitula-se Em Casa d’Amália e foi criado em alusão ao centenário da icónica fadista, em 2020, numa parceria entre a Fundação Amália Rodrigues e a RTP.