Num dia como hoje morria Bob Marley, a Lenda do Reggae

Num dia como hoje, há 40 anos, morria Bob Marley. Robert Nesta Marley inspirou e mesmo 40 anos depois da sua morte continua a inspirar milhões de pessoas em todo o mundo. Sua filosofia e estilo de vida ajudaram a tornar o Reggae hoje Património Imaterial da Humanidade.

Natural de Nine Mille (Jamaica) Marley morreu a meio dia de um dia como hoje, 11 de Maio de 1981, com os seus 36 anos de idade, devido a um cancro da pele (maloma maligna), no Hospital Clínica Universitária de Miami, nos Unidos Estados Unidos da América.

Volvidos 40 anos da sua morte seus ideiais de justiça, irmandade, igualdade social, paz, preservação ambiental, libertação, resistência, liberdade e amor ao fraterno difundidos através do Reggae, estilo elevado pela UNESCO em 2018 a Património Imaterial da Humanidade, continuam sendo as principais preocupações do mundo.

Com mais de 75 milhões de discos vendidos em tudo o mundo, o cantor, compositor e guitarrista tornou-se desde cedo o mais conhecido músico de Reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o género.

Num dia como hoje morria Bob Marley, a Lenda do Reggae

Os problemas sociais, pan-africanismo, igualdade de direitos e liberdade sempre estiveram manifestas na vasta discografia de Bob Marley e The Wailers, Bob Marley, fruto disso conquistou uma “Medalha de Paz” do Terceiro Mundo, atribuída pelas Nações Unidas, um Grammy, em 2001, pelo conjunto da obra e uma estrela na ”Calçada da Fama” de Hollywood.

Além de ser um dos pioneiros do Raggae, a lenda jamaicana ajudou consciencializar as pessoas sobre questões de injustiça, resistência, amor e irmandade em temas como Redemption Song, Get Up Stund Up e Till It Up.

as cargas mais recentes

`Unitel Festa da Música´ migra para o digital e assume o formato multidisciplinar

há 5 meses
O festival que acontece pelo sexto ano consecutivo, é tido como um dos maiores a nível nacional e, tem na sua génese o reconhecimento da música como factor de desenvolvimento e enriquecimento cultural do público angolano.

Sabias que o disco mais caro do mundo é de Rap e pertence ao lendário grupo Wu-Tang Clan?

há 3 meses
Depois de pertencer ao polémico empresário da indústria farmacêutica Martin Shkreli, o CD foi vendido novamente pelo dobro do preço original, cerca de três mil milhões em Kwanzas. A obra rara pertence ao lendário grupo norte-americano de Rap Wu-Tang Clan.

Pais de Pop Smoke promovem projecto de combate à criminalidade

há 12 meses
Pop Smoke morreu em Fevereiro do ano passado, após ter sido baleado, durante um assalto na sua residência em Los Angeles (California), numa altura em que sua carreira dava passos astronómicos e se preparava para tirar o seu primeiro álbum, “Shoot for the Stars Aim for the Moon”, que veio a ser vendido a título póstumo.

Inaugurado mural em homenagem a George Michael

há 1 ano
Foi inaugurado quinta-feira, em Kingsbury (Londres/Inglaterra), um mural em honra de George Michael, falecido aos 25 de Dezembro de 2016.

38° edição do ‘Top dos Mais Queridos’ acontece hoje

há 1 ano
A edição 2020 do Top dos Mais Queridos vai assumir um formato diferente do habitual, face ao contexto pandémico que se impõe. A par disto, a gala em si, também não será de eleição, mas sim de homenagem a Agostinho Neto.

JP da Maika reiventa hit ‘Don’t You Wanna Dance With Me?’ de Drake

há 8 meses
Toose Slide é uma Kizomba Edit do sucesso de Drake e, adapta-se perfeitamente numa Playlist de Kizomba ou Pop.

Momentos antes de ser assassinado, Tupac Shakur revelou a Keyshia Cole que queria deixar a Death Row Records

há 1 ano
Embora não foi confirmado por ninguém quando ambos tiveram a conversa, Keyshia revelou que Shakur disse a ela que “planeava da Death Row para assinar com Quincy Jones”, e queria que ela fosse com ele, porque a Death Row não era lugar para crianças, estando ela com 16 anos, na altura.

Rick Baby × Márciouz “93” disponibilizam finalmente o EP `Naturalmente´

há 9 meses
À Carga Magazine, o integrante da produtora Combinasons, informou que por imperativos da pandemia, o aguardado EP, que foi anunciado no ano passado, vai chegar às plataformas de streaming na próxima sexta feira, dia 14 de Maio.

Megga Skills lança nova música com a participação de MCK

há 2 anos
Intitulada `Liga Inglesa Parte 2´, é a primeira música promocional da EP denominada `Marimbondo Número 1´. Trata-se de um remix da música `Liga Inglesa´ da autoria do consagrado MCK.

Filme sobre Aretha Franklin chega às salas de cinema já amanhã

há 6 meses
O filme que tinha a estreia em standby desde o passado mês de Janeiro, chega finalmente às salas de cinema, esta sexta-feira, dia 13 de Agosto.

Angola pretende elevar o Semba a Património Cultural da Humanidade

há 4 semanas
Numa altura em que se aguarda pelo anúncio da elevação do estilo a Património Imaterial Nacional pelo Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, o país está a preparar os documemtos que justifiquem, junto da UNESCO, a  classificação do Semba a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Luso resume problemas intra-familiares em álbum de Rap

há 9 meses
A obra intitula-se “Laços de Família” e será lançado em formato físico e digital em Junho e Dezembro deste ano. É um retrato dos principais problemas vividos nos lares africanos assolados por brigas e influências sociais.

Sempre Foste Tu: Videoclipe catapulta Bruna Tatiana para as primeiras posições do Top Best

há 9 meses
Lançado no dia 29 de Abril, o videoclipe da música `Sempre Foste Tu´ impulsionou a entrada de Bruna Tatiana ao 10 inicial do Top Best, com menos de 24 horas de estreia.

Guitarra de Kurt Cobain torna-se a mais cara da história

há 2 anos
A guitarra utilizada por Kurt Cobain na gravação do célebre álbum “Unplugged” dos Nirvana, em 1993, foi leiloada este sábado, nos EUA, por seis milhões de dólares, feito nunca antes atingido por uma guitarra.

Ondjaki assinala 20 anos de literatura com o lançamento d’O livro do Deslembramento’

há 1 ano
O evento de lançamento será realizado na galeria MOVART (marginal de Luanda), аs 15h:30 com várias conversas de final da tarde entre o autor e Elisângela Rita (poetisa), Fradique (realizador), Ngoi Salucombo (fotógrafo), César da Silveira (consultor de comunicação) e o público.

Preto Show apresenta novo álbum online

há 2 anos