Num dia como hoje morria Bob Marley, a Lenda do Reggae

Num dia como hoje, há 40 anos, morria Bob Marley. Robert Nesta Marley inspirou e mesmo 40 anos depois da sua morte continua a inspirar milhões de pessoas em todo o mundo. Sua filosofia e estilo de vida ajudaram a tornar o Reggae hoje Património Imaterial da Humanidade.

Natural de Nine Mille (Jamaica) Marley morreu a meio dia de um dia como hoje, 11 de Maio de 1981, com os seus 36 anos de idade, devido a um cancro da pele (maloma maligna), no Hospital Clínica Universitária de Miami, nos Unidos Estados Unidos da América.

Volvidos 40 anos da sua morte seus ideiais de justiça, irmandade, igualdade social, paz, preservação ambiental, libertação, resistência, liberdade e amor ao fraterno difundidos através do Reggae, estilo elevado pela UNESCO em 2018 a Património Imaterial da Humanidade, continuam sendo as principais preocupações do mundo.

Com mais de 75 milhões de discos vendidos em tudo o mundo, o cantor, compositor e guitarrista tornou-se desde cedo o mais conhecido músico de Reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o género.

Num dia como hoje morria Bob Marley, a Lenda do Reggae

Os problemas sociais, pan-africanismo, igualdade de direitos e liberdade sempre estiveram manifestas na vasta discografia de Bob Marley e The Wailers, Bob Marley, fruto disso conquistou uma “Medalha de Paz” do Terceiro Mundo, atribuída pelas Nações Unidas, um Grammy, em 2001, pelo conjunto da obra e uma estrela na ”Calçada da Fama” de Hollywood.

Além de ser um dos pioneiros do Raggae, a lenda jamaicana ajudou consciencializar as pessoas sobre questões de injustiça, resistência, amor e irmandade em temas como Redemption Song, Get Up Stund Up e Till It Up.

as cargas mais recentes

Tributo a Chadwick Boseman chega a Netflix dia 17 e estará disponível por apenas 30 dias

há 5 meses
A Netflix surpreendeu os internautas, ao divulgar sem aviso prévio, o trailer do documentário `Chadwick Boseman- Retrato de um artista´.

Música angolana perde 3,7 mil milhões de Kwanzas/ mês devido à pirataria

há 5 meses
Estudos realizados identificaram um total de 67 sites e plataformas de streaming que funcionam à margem da lei 15/14 de 31 de Julho. Em breve a SADIA e outros serviços administrativos do estado vão divulgar a lista dos referidos sites, plataformas e distribuidores digital (Contents Providers).

Actor de 39 anos é baleado em público em Portugal

há 1 ano
Bruno Candé de 39 anos foi assassinado ontem em plena luz do dia, em Lisboa, presumivelmente por outro indivíduo de 80 anos. O actor pertencia à companhia de teatro Casa Conveniente.

ZAP passará a atribuir prémios a músicos e apresentadores

há 1 ano
Artistas e personalidades que se destacam na área de televisão passarão a ser distinguidos anualmente com prémio Globos Zap. A iniviativa é oficializada hoje com a abertura das votações e o anúncio da lista dos primeiros 12 nomeados.

Luandina e Nagrelha juntos em nome da população

há 1 ano
Depois do show live no Domingo passado, na Zimbo, que liderou as audiências, com o patrocínio da Luandina, reuniu-se com a equipa de marketing e Administração da Sodiba no sentido de apresentar os diversos projectos que tem em mente para ajudar a melhorar a vida das comunidades em que tem maior influência. Foram debatidas ideias e planeados os próximos passos para transformar sonhos em realidade.

Muhatu: 4ª edição da maior competição de spoken word no feminino acontece já este sábado

há 12 meses
O campeonato feminino de Spoken Word “Muhatu” que para o ano 2020 adaptou-se as condições do novo normal social, teve o seu tiro de largada, “disparado” a 6 de Agosto.

Mais uma obra enriquece o Rock nacional

há 1 ano
Trata-se do primeiro EP dos Lunna, uma banda de Metal Alternativo que tem brilhado em festivais como Rock Lalimwe Eteke Ifa, Rock in Rio Catumbela, entre outros.

Kamané Kamas lança single “Louko”

há 5 meses
Louko é um oportuno regresso à música para Kamané e prepara o caminho para o lançamento do EP, com uma surpresa final

Show do Mês viaja pelos anos dourados da música angolana

há 1 ano
Com objectivo de recriar alguns dos maiores sucessos dos anos 80, o Show do Mês vai juntar alguns dos nomes mais sonantes daquele período para um concerto Live, no dia 27 de Julho (sábado).

Porquê que Angola celebra o 8 de Janeiro como Dia da Cultura Nacional?

há 9 meses
As celebrações abriram no dia 4 e terminam a 31 deste mês. A jornada contempla exposições, concertos, debates e hoje será marcada por um acto central, com outorga de diplomas de mérito personalidades que mais se destacaram no sector cultural no ano passado.

Kid Cudi “clama” por nova música de Kendrick Lamar

há 6 meses
O rapper usou o Twitter para expressar a saudade que sente do colega, cujo o último trabalho lançado -DAMN-, completará quatro anos no próximo mês.

As Gingas protagonizam despedida do Show do Mês no formato live

há 2 semanas
Mais um “reencontro” digno de ser guardados nos corações e mentes. A decorrer já no próximo sábado, dia 18, no conceito Hospitality, o último Show do Mês no formato live promete fortes emoções, e não poderia ser diferente.

Beyoncé desiste da actuação na cerimónia dos Grammy Awards

há 6 meses
Apesar de liderar as indicações, Beyoncé “optou por não se apresentar” nos Grammy Awards. A cantora estaria em negociações para actuar com Megan Thee Stallion na madrugada de hoje.

Novo álbum de Matias Damásio já está disponível

há 9 meses
Trata-se de um projecto musical com seis faixas nos estilos Semba, Kizomba e Pop com participações de Filho do Zua, Aina Quach e Puto Português. Está oficialmente disponível desde ontem nas plataformas digitais.

Sabia que num dia como hoje uma festa inspirava o surgimento do Hip Hop?

há 1 ano
Tudo aconteceu há 47 anos atrás, no dia 11 de Agosto de 1973, quando o jamaicano, DJ Kool Herc organizou uma festa, no Bronx em Nova Iorque, que mudou para sempre a história da música pop. A festa que foi inicialmente organizada para a celebração do aniversário de Cindy Campbell, irmã do DJ, ganhou outros contornos tendo reunido no mesmo espaço os quatro elementos da kultura Hip hop e desde então, os irmãos passaram a ser considerados os pais do movimento.

Polémico documentário sobre Michael Jackson terá continuação

há 11 meses
A primeira parte do documentário foi responsável por trazer, novamente, à tona toda a polémica envolvendo supostos assédios cometidos por Michael Jackson, além da suposta pedofilia.