Num dia como hoje morria Bob Marley, a Lenda do Reggae

Num dia como hoje, há 40 anos, morria Bob Marley. Robert Nesta Marley inspirou e mesmo 40 anos depois da sua morte continua a inspirar milhões de pessoas em todo o mundo. Sua filosofia e estilo de vida ajudaram a tornar o Reggae hoje Património Imaterial da Humanidade.

Natural de Nine Mille (Jamaica) Marley morreu a meio dia de um dia como hoje, 11 de Maio de 1981, com os seus 36 anos de idade, devido a um cancro da pele (maloma maligna), no Hospital Clínica Universitária de Miami, nos Unidos Estados Unidos da América.

Volvidos 40 anos da sua morte seus ideiais de justiça, irmandade, igualdade social, paz, preservação ambiental, libertação, resistência, liberdade e amor ao fraterno difundidos através do Reggae, estilo elevado pela UNESCO em 2018 a Património Imaterial da Humanidade, continuam sendo as principais preocupações do mundo.

Com mais de 75 milhões de discos vendidos em tudo o mundo, o cantor, compositor e guitarrista tornou-se desde cedo o mais conhecido músico de Reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o género.

Num dia como hoje morria Bob Marley, a Lenda do Reggae

Os problemas sociais, pan-africanismo, igualdade de direitos e liberdade sempre estiveram manifestas na vasta discografia de Bob Marley e The Wailers, Bob Marley, fruto disso conquistou uma “Medalha de Paz” do Terceiro Mundo, atribuída pelas Nações Unidas, um Grammy, em 2001, pelo conjunto da obra e uma estrela na ”Calçada da Fama” de Hollywood.

Além de ser um dos pioneiros do Raggae, a lenda jamaicana ajudou consciencializar as pessoas sobre questões de injustiça, resistência, amor e irmandade em temas como Redemption Song, Get Up Stund Up e Till It Up.

as cargas mais recentes

Sérgio Fernandes lança obra literária sobre o contexto político, económico e social do país

há 2 anos
O livro já está disponível para pré-venda e o lançamento oficial acontece na próxima quarta-feira, 10 de Novembro, na Praça da Unidade Africa, em Luanda. Na obra literária, o autor apresenta o impacto psicológico das transformações económicas, sociais e políticas, ao mesmo tempo que desenha o desespero das pessoas em relação a estas mudanças.

Justiça brasileira determina que Fundação Palmares retire do site artigos que atacam a figura de Zumbi

há 3 anos
Na sua conta do Twitter, Sérgio Camargo, presidente da Fundação afirmou, por conta desta determinação, que “a Fundação Cultural Palmares está sob censura”. Na decisão, a juíza ressalta que a permanência dos artigos “viola o direito à identidade, acção e memória da comunidade negra”, e prevê a multa diária de multa diária equivalente a 108 milhões de Kwanzas, informou o G1.

Eminem entra para o Rock & Roll Hall of Fame no seu primeiro ano de elegibilidade

há 1 ano
Slim Shady é o único artista de hip-hop a ser indicado como performer este ano e o único artista que começou a lançar música nos anos 90.

Chakuisa, um filho da Huíla com versatilidade para conquistar Angola

há 2 anos
Começou no Hip Hop/ Rap e tem dois trabalhos no mercado, incluindo participações de peso, só que desta vez, reestruturou sua carreira e anuncia “O Filho da Mapunda”, um Ep rico sonoridades e com uma variedade de línguas, que homenageia o bairro onde nasceu, na Huíla.

Membro da Army Squad divulga projecto que retrata a sua trajectória

há 3 anos
O rapper D-One vai publicar, na madrugada desta segunda-feira (11), uma compilação de 12 músicas que tiveram suas participações, incluindo clássicos da Old School e do período áureo do Rap underground.

Mariah Carey abandona Roc Nation após “brigar” com Jay-Z

há 2 anos
A Carga visitou o site da Roc Nation e, para surpresa, o nome da cantora já foi retirado da lista onde constam nomes como Alicia Keys, Megan Thee Stallion, Rihanna e Christina Aguilera .

Daddy Yankee passará a criar conteúdos para meios de comunicação social francês

há 3 anos
O artista foi convidado para criar projectos de música, cinema e televisão pelo conglomerado francês de media Vivendi.

Calema torna-se a primeira banda dos PALOP a atingir um milhão de ouvintes no Spotify

há 11 meses

Mariotti: Uma voz jovem ao nível dos grandes do Zouk angolano

há 2 anos
“Suco Love” e “Tamu Numa” são só músicas promocionais, porque o artista tem se preparado para, em data definida, anunciar outros lançamentos, que podem não ser necessariamente Extend Play.

Ex-campeão de boxe acusa 50 Cent de roubar-lhe mais de 1 milhão de dólares

há 2 anos

Jacob Desvarieux junta-se às celebrações dos 45 anos de independência de Angola

há 3 anos
Apadrinhado por Bonga, o espectáculo para a celebração dos 45 anos da independência terá lugar na próxima quarta-feira (11), em Lisboa, e traz como surpresa o músico Jacob Desvarieux.

Cultura nacional contará com frequência radiofónica exclusiva

há 2 anos
Recatalogada como prioridade pelo Presidente do Conselho de Administração, Pedro Cabral, a iniciativa que está prestes a ser concretizada, já é tida como um projecto “muito bem conseguido” e aguardado com expectativa por profissionais do ramo.

Programa que memora a vida e obra de Amália estreia segunda temporada

há 2 anos
Intitula-se Em Casa d’Amália e foi criado em alusão ao centenário da icónica fadista, em 2020, numa parceria entre a Fundação Amália Rodrigues e a RTP.

Too $hort, Snoop Dogg, Ice Cube e E-40 projectam regresso à ribalta como “supergrupo”

há 2 anos
Um novo “supergrupo” de Rap composto pelos veteranos Snoop Dogg, Ice Cube, E-40 e Too $hort surgirá muito em breve. O primeiro projecto do quarteto ainda sem nome está previsto para o primeiro semestre de 2021.

DJ Pelé abre espaço de eternização do “período dourado do Hip Hop”

há 2 anos
O espaço dedicado à “era dourada da música Rap e R&B” acontece no Bar Django, adjacente à Administração do distrito da Samba, em Luanda, e reúne quinzenalmente Dj’s, que, em obediência a uma selecta lista de reproduções eternizam memórias do Hip Hop.

Bonga, a lenda do Semba e símbolo da consciência africana, exaltado pela imprensa internacional

há 2 anos
Uma caminhada de quase meio século, que se traduz em álbuns, espectáculos, bibliografias, viagens e com um único objectivo: despertar a consciência africana por meio do Semba, género que se vai tornando na sua própria antonomazia.