Num dia como hoje, Waldemar Bastos partia para a eternidade

Parafraseando Flagelo Urbano, falar de Waldemar Bastos, é falar de um homem marginalizado por pensar livremente, que permaneceu fiel aos seus princípios e valores. Um homem que nunca se vergou, repudiou os corredores da bajulação e da adulação, ante à renúncia da sua lucidez. Ousou ser ele mesmo, viveu e morreu vertical.

Os seus anos de carreira confundiam-se com a própria idade, considerado o segundo maior compositor do mundo, Waldemar Bastos -in memoriam-, fez da arte “reflexo da própria experiência”.

Nos últimos dois anos reafirmou os votos com os angolanos, e em dez célebres frases, reviu momentos que marcaram o antes e depois da distinção no “Prémio Nacional de Cultura e Artes”, e sobre a abertura de um novo ciclo que infelizmente foi interrompido pela sua morte, no passado dia 10 de Agosto de 2020, aos 66 anos de idade.

A assinalar o primeiro ano post mortem, Waldemar Bastos será homenageado na festa do Avante!, no concerto `Ndapandula´, a decorrer no próximo dia 3 de Setembro, com a direcção artística e musical de Aline Frazão e participações de Sara Tavares, Karyna Gomes e Toty Sa’Med.

Desde o seu falecimento, vários tributos foram rendidos ao artista de dimensão internacional, pelo extraordinário legado na música angolana, composto pela belíssima discografia, veja algumas abaixo:

  • O artista plástico Thó Simões eternizou-o com uma pintura no mural de referências da música angolana.
  • Foi a figura de homenageada na 10ª Edição do Festival de Jazz.
  • Projecto Mungueno: Rappers Pensólogo, Kamesu, Ikonoklasta, Haudas, Flagelo Urnano, Mono Stereo, Grand F e Ranchoddas homenagearam-no com uma EP completa.
  • Seu último concerto em Angola, no Show do Mês, foi transmitido em reposição.
  • Foi homenageado em conjunto com outros artistas no Show do Mês.
  • Semba Original: Paulo Flores homenageou-o juntamente com  Carlos Burity.
  • Foi homenageado na Galeria do Semba.
  • Juntamente Carlos Burity e Bangão, consta de uma proposta  toponímia de uma rua no Benfica.

as cargas mais recentes

`Encontros à Quarta´ referentes aos meses de Maio e Junho foram adiados até data a anunciar

há 9 meses
De referir que o “Encontros à Quarta” se propunha a oferecer mensalmente concertos inovadores do ponto de vista da execução e interpretação propiciando a descoberta de novas sonoridades.

O Homem e o Artista: Uma das obras mais intemporais do Hip Hop angolano

há 7 meses
Com 16 faixas, o álbum começa por chamar a atenção já na capa, onde distante das normais caras que caracterizam os álbuns de Rap, vemos um busto ‘Artista’, de uma escultura tipicamente africana, imprensa em capa de plástico semi-transparente, tapando o rosto do ‘Homem’ na contra capa, dando assim resposta a pergunta de quem busca a justificação para o título.

C4 Pedro: “Estou muito feliz por ter homenageado a beleza da pele negra”

há 11 meses
Datada de 7 de Julho de 2020, a música que faz ode à pele negra acaba de “ganhar” um videoclipe. Filmado em Moçambique pelas lentes de DJ Marcel, faz juz a beleza da pele negra em toda sua plenitude, quer pelo cenário idílico ou pela diversidade dos traços.

Snoop Dogg “ataca” Kanye West

há 1 ano
Se referindo aos diversos tweets de West, que vão desde discursos reais e sinceros sobre saúde mental até problemas com Drake, o rapper deixou um recado e ainda deu um conselho sincero a Kanye.

Alkinoos lança “Thursday: Weya”, um hino de agradecimento à sua terra natal

há 11 meses
Nesta homenagem, o rapper nato do Lubango, desafia-se numa vibe de música tradicional, trazida pela secção rítmica, acompanhada de rimas características do Rap e melodias mais TrapSoul.

Madonna prepara filme autobiográfico

há 1 ano
O retrato autobiográfico será mais do que um musical e está a ser escrito pela própria e apresenta os 62 anos da Rainha da Pop.

Matias Damásio produz novo álbum de Edmazia

há 1 ano
Segundo a cantora, que prestou essa informação, o trabalho encaminha-se para o final e no próximo ano estará disponível para os fãs.

Lil Nas X lança linha de ténis ” Satan Shoes”

há 10 meses

Hip Hop: Classe cria “instituição” para ajudar artistas em situações difíceis

há 2 meses
Motivados pela trágica morte de Ngadiama Wakambosonhi, pioneiro do movimento Hip Hop no país, artistas da Velha e Nova Escola criaram a “Associação dos Hiphoppers de Angola”, uma plataforma de cariz social que passará a prestar apoio social e acudir eventuais situações de crise que membros da classe venham a passar.

Cunene agenda Festival Provincial de Dança

há 1 ano
A Direccção Provincial da Cultura no Cunene pretende realizar entre Maio a Junho a primeira edição do Festival Provincial de Dança, cujo objectivo passa por reactivar a arte na região.

Conheça Márcia Itchêlika, a nova promessa do Guetho Zouk

há 1 ano
Começou no Kuduro e hoje constrói uma carreira sólida no Guehto Zouk. Já lançou quatro músicas e está neste momento a gravar um videoclipe, enquanto projecta o primeiro EP. ‘Dona de uma voz forte’, Márcia Itchêlika vem de uma família de sembistas, mas assume-se como a esperança feminina do Zouk em Angola e elegeu o mercado internacional para começar suas conquistas.

Música de Anitta entra para a lista oficial da presidência dos EUA

há 1 ano
A cantora brasileira consta da lista oficial dos artistas cujas músicas vão tocar amanhã na chegada de Joe Biden e Kamala Harris à Casa Branca. A cerimónia será assinalada com uma emissão de hora e meia.

Filme sobre o adultério estreia nos cinemas no final do mês

há 10 meses
O filme angolano “E se as mulheres fossem unidas?”, que retrata o adultério e uma possível união entre as senhoras, estreia no dia 30 de Abril nos cinemas angolanos.

Gari Sinedima lança EP inédito e multicultural

há 1 ano
Disponível amanhã, dia da Dipanda, na plataforma digital Musickool, para Angola, e em outros meios de distribuição online espalhados pelo mundo.

‘Emoção Globo’ já tem coreografia

há 1 ano
Trata-se da coreografia proposta por Rita Alfredo, bailarina profissional angolana, ex-participante do concurso de dança ‘Bounce’, exibido pela TPA 2 entre 2010 e 2015.

AfroBasket: Yannick Moreira afastado do Cinco Nacional após desenteder-se com treinador

há 6 meses
O afastamento do internacional angolano que actua ao serviço do AEK de Atenas, avançou esta tarde a Rádio 5, foi motivado por desentendimento com o técnico José Neto e elementos da equipa técnica.