Num dia como hoje, Waldemar Bastos partia para a eternidade

Parafraseando Flagelo Urbano, falar de Waldemar Bastos, é falar de um homem marginalizado por pensar livremente, que permaneceu fiel aos seus princípios e valores. Um homem que nunca se vergou, repudiou os corredores da bajulação e da adulação, ante à renúncia da sua lucidez. Ousou ser ele mesmo, viveu e morreu vertical.

Os seus anos de carreira confundiam-se com a própria idade, considerado o segundo maior compositor do mundo, Waldemar Bastos -in memoriam-, fez da arte “reflexo da própria experiência”.

Nos últimos dois anos reafirmou os votos com os angolanos, e em dez célebres frases, reviu momentos que marcaram o antes e depois da distinção no “Prémio Nacional de Cultura e Artes”, e sobre a abertura de um novo ciclo que infelizmente foi interrompido pela sua morte, no passado dia 10 de Agosto de 2020, aos 66 anos de idade.

A assinalar o primeiro ano post mortem, Waldemar Bastos será homenageado na festa do Avante!, no concerto `Ndapandula´, a decorrer no próximo dia 3 de Setembro, com a direcção artística e musical de Aline Frazão e participações de Sara Tavares, Karyna Gomes e Toty Sa’Med.

Desde o seu falecimento, vários tributos foram rendidos ao artista de dimensão internacional, pelo extraordinário legado na música angolana, composto pela belíssima discografia, veja algumas abaixo:

  • O artista plástico Thó Simões eternizou-o com uma pintura no mural de referências da música angolana.
  • Foi a figura de homenageada na 10ª Edição do Festival de Jazz.
  • Projecto Mungueno: Rappers Pensólogo, Kamesu, Ikonoklasta, Haudas, Flagelo Urnano, Mono Stereo, Grand F e Ranchoddas homenagearam-no com uma EP completa.
  • Seu último concerto em Angola, no Show do Mês, foi transmitido em reposição.
  • Foi homenageado em conjunto com outros artistas no Show do Mês.
  • Semba Original: Paulo Flores homenageou-o juntamente com  Carlos Burity.
  • Foi homenageado na Galeria do Semba.
  • Juntamente Carlos Burity e Bangão, consta de uma proposta  toponímia de uma rua no Benfica.

as cargas mais recentes

Conheça Os Picantes, os vencedores do Top dos mais Queridos 2021

há 1 ano
Para chegarem à fase nacional, onde conquistaram 3 milhões 348 mil e 317 votos e arrebataram a edição 2021 do Top dos Mais Queridos, Os Picantes deixaram para atrás nomes como Justino Handanga e Bessa Texeira. Por conquistar o prémio, o trio de jovens vai receber três milhões de Kwanzas.

Administração do Benfica quer ruas com nomes de Waldemar Bastos, Carlos Burity e Bangão

há 2 anos
A administração distrital do Benfica vai propor os nomes dos músicos Waldemar Bastos, Carlos Burity e Bangão na toponímia do Benfica, informou hoje o administrador local, Hélio Aragão.

DJ Pelé, Flagelo Urbano e Ikonoklasta representam a classe artística na manifestação

há 2 anos
Os músicos Flagelo Urbano, Ikonoklasta, Ready Neutro, MCK e DJ Pelé representam, a classe artística na manifestação pacífica, que decorreu hoje, em Luanda, visando alertar ao governo para fim do elevado custo de vida no país, mas que terminou com a confirmação de mortes.

BAI apresenta soluções práticas e acessíveis para os seus parceiros e clientes

há 1 ano
O Banco Angolano de Investimentos tem apresentado, ano após ano, soluções práticas e acessíveis para os seus parceiros e clientes. Actualmente, o BAI dispõe de opções de pagamento mais cómodas, económicas e de simples utilização, das quais destacamos os Terminais de Pagamento Automático (TPA) e o é-Kwanza.

Arquivo Mestre: Primeira exposição individual de Januário Jano está patente em Frankfurt e pode ser vista até Agosto

há 2 anos
Patente desde o passado dia 18 de Maio, `Arquivo Mestre´ é a primeira exposição individual do artista Januário Jano na Alemanha, em exibição na galeria JeanClaude Maier em Frankfurt até ao dia 14 de Agosto.

Rock in Rio: Migos cancelam show por separação e Justin Bieber ‘exige’ staff com 70 pessoas

há 3 meses

Companhia Cubico Mwangole representa Angola no projecto do Mandela Day

há 2 anos
Promovido pela organização ONE.org para África, o projecto está agora na sua segunda fase, que compreende desafios entre grupos de dança de renome do continente Africano.

4ª fase da exposição `S.O.S ambiente´arranca no Huambo

há 2 anos
Esta iniciativa visa reunir jovens com talentos assinaláveis, cujo foco passa pela transformação do lixo inorgânico em perfeitas obras de arte, associando essas criações à Campanha de Responsabilidade Social do “Projecto Ambiente” do Xyami Shopping.

Délcio Dollar surpreende com revelações bombásticas

há 3 anos

Fat Joe e Ja Rule protagonizam o próximo Verzuz battle

há 1 ano
Fat Joe e Ja Rule são os próximos MCs no frente a frente do Verzuz battle, que acontece no próximo dia 14 de Setembro em Nova York.

L’ Edge apresenta o primeiro single do projecto “Legião II”

há 2 anos
Já está disponível a primeira faixa do EP ”Legião II”, o segundo do rapper L’ Edge. O single, com a participação de Vanda Mãe Grande, foi lançado ontem e sucede o W4MT (Waiting 4 my time).

Akon revela planos de construção para segunda cidade futurista inspirada em Wakanda

há 2 anos
Após dar início à construção da primeira `Akon City´ no Senegal, o multimilionário de 47 anos, aproveitou as conexões, arregaçou as mangas e já começou a projectar a segunda `Akon City´ no Uganda e perspectiva concluí-la até 2036.

Revelações da Forbes indicam que Kanye West não é assim tão rico como se pensa

há 2 anos
Afinal, a fortuna de Kanye West não é tanta assim como se noticiou nos últimos dias. De acordo com as novas revelações da Forbes, a riqueza do músico cifra-se em menos de um terço dos que se conhece.

Noite dos Óscares: Will Smith esbofateia Chris Rock, cai em lágrimas e pede desculpa à Academia

há 8 meses
A noite do anúncio dos vencedores à 94.ª edição dos Óscares, em Los Angeles, ficou manchada depois de o apresentador do evento, Chris Rock, ter lançado uma piada sobre a careca de Jada Pinkett Smith, que apareceu com a cabeça raspada 0°.

Iza: Entre os 100 negros mais influentes do mundo

há 2 anos
A eleição é reconhecida pela Organização das Nações Unidas Internacional e engloba todas as áreas de actuação, como arte e cultura, além dos empreendimentos de negros ou não que sejam voltados para o público negro.

Luanda entre as cidades seleccionadas para o Cinema of Commoning

há 7 meses
Lançado em 2020, Cinema of Commoning está dividido em duas duas etapas: Nos meses de Abril e Maio um programa de cinema com curadoria colectiva serão exibidos em cinemas parceiros nas cidades de Luanda, Banguecoque, Berlim, Jacarta, Istambul, Dubai, Santiago do Chile e Cluj.