Num dia como hoje, Waldemar Bastos partia para a eternidade

Parafraseando Flagelo Urbano, falar de Waldemar Bastos, é falar de um homem marginalizado por pensar livremente, que permaneceu fiel aos seus princípios e valores. Um homem que nunca se vergou, repudiou os corredores da bajulação e da adulação, ante à renúncia da sua lucidez. Ousou ser ele mesmo, viveu e morreu vertical.

Os seus anos de carreira confundiam-se com a própria idade, considerado o segundo maior compositor do mundo, Waldemar Bastos -in memoriam-, fez da arte “reflexo da própria experiência”.

Nos últimos dois anos reafirmou os votos com os angolanos, e em dez célebres frases, reviu momentos que marcaram o antes e depois da distinção no “Prémio Nacional de Cultura e Artes”, e sobre a abertura de um novo ciclo que infelizmente foi interrompido pela sua morte, no passado dia 10 de Agosto de 2020, aos 66 anos de idade.

A assinalar o primeiro ano post mortem, Waldemar Bastos será homenageado na festa do Avante!, no concerto `Ndapandula´, a decorrer no próximo dia 3 de Setembro, com a direcção artística e musical de Aline Frazão e participações de Sara Tavares, Karyna Gomes e Toty Sa’Med.

Desde o seu falecimento, vários tributos foram rendidos ao artista de dimensão internacional, pelo extraordinário legado na música angolana, composto pela belíssima discografia, veja algumas abaixo:

  • O artista plástico Thó Simões eternizou-o com uma pintura no mural de referências da música angolana.
  • Foi a figura de homenageada na 10ª Edição do Festival de Jazz.
  • Projecto Mungueno: Rappers Pensólogo, Kamesu, Ikonoklasta, Haudas, Flagelo Urnano, Mono Stereo, Grand F e Ranchoddas homenagearam-no com uma EP completa.
  • Seu último concerto em Angola, no Show do Mês, foi transmitido em reposição.
  • Foi homenageado em conjunto com outros artistas no Show do Mês.
  • Semba Original: Paulo Flores homenageou-o juntamente com  Carlos Burity.
  • Foi homenageado na Galeria do Semba.
  • Juntamente Carlos Burity e Bangão, consta de uma proposta  toponímia de uma rua no Benfica.

as cargas mais recentes

Soulja Boy compra briga com lutadores após afirmar que o “Rap está mais falso que o WWE”

há 1 ano
O facto é que a troca de Twittes ofensivos não determina que a rivalidade vai se desenrolar futuramente, mas os lutadores não descartaram uma luta corpo a corpo se Soulja Boy não for cuidadoso.

Justin Bieber: “Eu amava a música, mas deixei-me levar pelo ego e o poder”

há 2 anos
Justin Bieber partilhou uma mensagem com os fãs no Instagram, falando sobre as “inseguranças e frustrações” que o afectaram quando era adolescente, reconhecendo que deixou-se levar pelo ego.

Cee Lo Green é acusado de misoginia após criticar hipersexualização de Cardi B, Megan The Stallion e Nicki Minaj

há 2 anos
Para o também rapper, que falava em entrevista à Far Out Magazine, deveria haver um “tempo e um lugar” para o “conteúdo adulto” na música, lembrando que “muita música hoje é lamentável e decepcionante em nível pessoal e moral”.

Jay-Z viraliza após rejeitar pedido de autógrafo numa bola: “Eu não jogo beisebol”

há 12 meses
A atitude do artista, esta sexta-feira, vem sendo associada à protecção do seu nome, imagem e música, pois, recentemente moveu uma acção judicial contra o ex-fotográfo por explorar seu nome e imagem ao vender cópias da foto da capa do Reasonable Doubt sem a sua permissão.

Pongo leva Kuduro ao principal festival de exposição de música do mundo

há 11 meses
A cantora angolana e ex-vocalista dos Buraka Som Sistema é uma das principais atracções do Festival Internacional para o desenvolvimento do World Music (WOMEX), maior evento de exposição de música do mundo-que acontece todos os anos em vários locais da Europa.

Grammy 2021: Beyoncé e sua filha saem como maiores vencedoras sem os principais méritos

há 1 ano

#TheBestBANTUMEN 2020 é eleito já este domingo

há 2 anos
Está a decorrer a votação que vai eleger o #TheBestBANTUMEN 2020, nas categorias de `Melhor Artista´e `Melhor Projecto Musical´, ambas dentro da cultura Hip Hop, entre os PALOPs e Portugal. Tal como o nome deixa adivinhar, trata-se de uma iniciativa do site generalista BANTUMEN.

Música angolana volta a registar mais uma morte: Adeus Inó Gonçalves!

há 1 ano
Inó Gonçalves pertenceu aos Kituxi, um dos agrupamentos musicais mais internacionais do país. Foi percussionista e tocava tambor solo. O músico morreu após sofrer um ataque cardíaco.

Patrícia Faria é o novo rosto da Zap Viva

há 2 anos
Depois de três anos a dirigir o “Calientíssimo”, na rádio MFM, Patrícia Faria prepara-se para mais um desafio. Brevemente, a cantora vai conduzir um novo programa de TV, no canal Zap Viva.

Sinéad O’Connor dedide pôr fim à carreira musical

há 1 ano
Após 40 anos de percurso, nos quais lançou 10 álbuns, a cantora irlandesa decidiu pôr fim à carreira artística, para dedicar-se a outras actividades.

`Da lama para o topo´, Júnior Boyca está sempre a subir

há 2 anos
É um dos elementos d’Os Boyca e acaba de lançar o seu primeiro trabalho a solo, “Da Lama Para O Topo”, um single que vai dar nome ao seu próximo álbum, onde Júnior se apresenta e faz uma descrição daquele que é, ou pretende que seja, o seu percurso.

Benguela acolhe a gala de abertura do Circuito Internacional de Teatro

há 11 meses
A sexta edição do Circuito Internacional de Teatro começa dia 30 de Julho e, vai até ao dia 16 de Setembro em Luanda e Benguela, sendo Maria João Ganga a homenageada escolhida do certame.

Serena Williams anuncia que não participará nos Jogos Olímpicos nem mesmo se fosse convocada

há 1 ano

Rappers atribuem “certificado de competência” ao governo da Huíla

há 5 meses
A Comunidade Hip-Hop na província da Huíla distinguiu, com um certificado de mérito, o governo provincial por causa do apoio prestado para a realização, em Agosto do ano passado, da primeira Conferência Provincial da Comunidade, por ocasião das Festividades da Nossa Senhora do Monte.

Jay Pallmer apresenta-se ao mercado musical com EP `MySelf´

há 1 ano
Contrariando todas adversidades da época pandémica, o 2020 vem se revelando frutífero para muitos artistas e, a EP `MySelf´ é mais uma prova desta teoria.

T-Pain lamenta que músicos recebam só 12% dos USD 17 bilhões dos lucros das produtoras

há 10 meses
O músico considera absurdo o facto de parte dos lucros provenientes da música ficar com as gravadoras e aponta solução para acabar com isso, referindo que no ano passado as produtoras tiveram 17 bilhões de dólares de lucro, mas apenas 12% deste valor ficou para os músicos.