A editora Kacimbo apresenta pela primeira vez em Angola a peça teatral “O CONVIDADOR DE PIRILAMPOS”, um espetáculo infanto-juvenil com textos de Ondjaki e desenhos do ilustrador António Jorge Gonçalves.
Entre os dias 19 e 22 De Maio de 2022, um total de oito sessões, serão apresentadas no Centro Cultural Brasil e Angola. A peça começou por existir nas palavras do escritor angolano Ondjaki e nos desenhos do ilustrador, cartoonista e performer visual António Jorge Gonçalves.

Juntos, já nos haviam oferecido o livro Uma “Escuridão Bonita”, título que encontra um eco em “O CONVIDADOR DE PIRILAMPOS”, história, também ela, “sem luz elétrica”, vizinha dos mistérios da natureza e do humano, da luz e da noite, do medo e do espanto. Agora, e num palco perto de nós, vamos ver e ouvir um menino que gostava de passear na Floresta Grande, “mesmo quando já fazia quase-escuro”.
É um menino muito curioso, que gosta de cientistar coisas, verbo que designa o que os cientistas e os inventores e as crianças fazem: cientistam as coisas, os animais, o mundo. Este menino inventou, por exemplo, um “aumentador de caminhos” e um “convidador de pirilampos”. E, de caminho, vai aprender a ser amigo do escuro.
Com encenação de António Jorge Gonçalves, que também desenha ao vivo, este espetáculo é narrado pela atriz Cláudia Semedo, acompanhada pelo clarinetista José Conde e pelas imagens em retroprojector de Paula Delecave. Um sonho sonhado em palavras, imagens e sons, num palco coberto por uma escuridão assustadora e bonita.
Ficha Técnica
Texto: Ondjaki
Encenação: António Jorge Gonçalves
Realização Plástica: António Jorge Gonçalves e Paula Delecave Interpretação: Cláudia Semedo (narradora) e José Conde (clarinete baixo e música original)
Produção Executiva: Nuno Pratas
Produção Angola: Kacimbo Fotos Rui Carlos Mateus e António Jorge Gonçalves
Classificação: maiores de 6 anos
Duração: 45’