O Convidador de pirilampos: Peça teatral adaptada da obra de Ondjaki será apresentada em Luanda

A editora Kacimbo apresenta pela primeira vez em Angola a peça teatral “O CONVIDADOR DE PIRILAMPOS”, um espetáculo infanto-juvenil com textos de Ondjaki e desenhos do ilustrador António Jorge Gonçalves.

Entre os dias 19 e 22 De Maio de 2022, um total de oito sessões, serão apresentadas no Centro Cultural Brasil e Angola. A peça começou por existir nas palavras do escritor angolano Ondjaki e nos desenhos do ilustrador, cartoonista e performer visual António Jorge Gonçalves.

O Convidador de pirilampos: Peça teatral adaptada da obra de Ondjaki será apresentada em Luanda

Juntos, já nos haviam oferecido o livro Uma “Escuridão Bonita”, título que encontra um eco em “O CONVIDADOR DE PIRILAMPOS”, história, também ela, “sem luz elétrica”, vizinha dos mistérios da natureza e do humano, da luz e da noite, do medo e do espanto. Agora, e num palco perto de nós, vamos ver e ouvir um menino que gostava de passear na Floresta Grande, “mesmo quando já fazia quase-escuro”.

É um menino muito curioso, que gosta de cientistar coisas, verbo que designa o que os cientistas e os inventores e as crianças fazem: cientistam as coisas, os animais, o mundo. Este menino inventou, por exemplo, um “aumentador de caminhos” e um “convidador de pirilampos”. E, de caminho, vai aprender a ser amigo do escuro.

Com encenação de António Jorge Gonçalves, que também desenha ao vivo, este espetáculo é narrado pela atriz Cláudia Semedo, acompanhada pelo clarinetista José Conde e pelas imagens em retroprojector de Paula Delecave. Um sonho sonhado em palavras, imagens e sons, num palco coberto por uma escuridão assustadora e bonita.

Ficha Técnica

Texto: Ondjaki
Encenação: António Jorge Gonçalves
Realização Plástica: António Jorge Gonçalves e Paula Delecave Interpretação: Cláudia Semedo (narradora) e José Conde (clarinete baixo e música original)
Produção Executiva: Nuno Pratas
Produção Angola: Kacimbo Fotos Rui Carlos Mateus e António Jorge Gonçalves
Classificação: maiores de 6 anos
Duração: 45’

as cargas mais recentes

Conheça os galardoados do Prémio Nacional de Cultura e Artes-edição 2021

há 1 ano
O Prémio Nacional de Cultura e Artes é a mais alta disntição do Estado angolano, atribuída a criadores nas disciplinas de literatura, cinema e áudio visuais, artes plásticas, artes de espectáculos e investigação em ciência sociais e humanas.

Kabudi Ely apresenta exposição “Intencidade Liberdades Individuais”

há 2 anos
O artista angolano Kabudi Ely vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Intencidade Liberdades Individuais”, uma exposição individual a inaugurar hoje, a partir das 18 horas.

Luso fecha o projecto ‘Ilusionista’ em grande

há 2 anos
O rapper lançou ontem a última das 10 faixas do projecto Ilusionista, que já pode ser ouvido na íntegra nas plataformas digitais, e vem acompanhado de um novo single “Mortos pela Polícia”.

O aniversário é de Sarissari mas o presente é para os fãs

há 2 anos
No dia em que comemorou mais um aniversário, o músico Sarissari lançou videoclipe da música `Banhada´ com a participação de Itary, artista também agenciada pela Hey Hey Heyyy Entertainment. Produzido a 50% durante o início do isolamento, o vídeo contou com o suporte técnico da Negro Pictures.

Arqui Last homenageia Kueno Aionda em novo videoclipe

há 2 anos
`Revelação´ é o título da música, cujo videoclipe será lançado hoje as 20 horas nas plataformas digitais.

José Luís Mendonça: “Não escrevam reportagens longas porque hoje em dia já ninguém lê”

há 1 ano
Durante uma intervenção na TPA, o literata apelou que se tire o máximo proveito dos três C´s da comunicação, sob pena dos artigos não serem lidos.

Conheça a história da dança teatral de protesto, o ballet contemporâneo

há 3 anos
É um tipo de dança que não se limita a um conjunto de técnicas específicas, (Ballet; Hip-Hop; Jazz e outras…) abrangendo assim uma variedade de géneros, ritmos, formas e performances.

JAY-Z paga divida de 12 milhões de dólares do seu rival DMX

há 2 anos
Na altura em Jay-Z era o PCA da Def Jam, DMX tinha um contrato com a gravadora, mais tarde, DMX quis partir para Colúmbia, mas não podia por causa da dívida de 12 milhões de dólares com a Def Jam, foi então que Jay-Z interveio.

Dino D’Santiago é o principal vencedor dos Prémios da Música Portuguesa

há 1 ano
O músico, compositor e activista de descendência cabo-verdiana levou ontem da gala do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, os prémios da Crítica, Álbum do Ano e o de Melhor Artista Masculino.

Tributo a Pitágoras Neto

há 3 anos
O co-fundador da Carga Magazine, Pitágoras Neto completaria 42 anos hoje, 12 de Maio. Relembramos o início da trajectória do jovem empreendedor na publicação que foi fundada há 10 anos e representa a voz de uma geração e o rosto de um movimento, que cada vez mais se afirma através da música.

“Estou a ser cobiçada por várias produtoras”

há 3 anos

Aline Frazão fala da primeira experiência em compor para o cinema: “É muito bom poder alternar projectos”

há 2 anos
‘Ar Condicionado’ é a primeira longa-metragem de Fradique Bastos e da Produtora Geração 80 e marcará para sempre Aline Frazão. Pela primeira vez, a cantora compôs a trilha sonora de um filme e escreveu um tema para Paulo Flores.

Governo português autoriza festivais a partir de Setembro

há 3 anos
O Governo português autorizou realização de festivais de música a partir de 30 de Setembro. Uma medida anunciada esta quinta-feira, justificada com a pandemia de Covid-19.

Produtores de Afro House mais requisitados da actualidade revelam hegemonia no`Desfile de hits´

há 2 anos
A Carga apresentou ontem os maiores produtores de Afro House do país. Durante o Repertório, ficou-se a saber que Vado Poster e Dj Habias produziram sucessos como “Lhe Traíram” (Os Moikanos), “Tic Taá” (Scro Q Cuia e Nerú Americano), “Wamona” (Nagrelha e Puto Prata), “Kapota” (Noite e Dia) e tantos outros descritos abaixo.

SENADIAC realiza Fórum Provincial sobre a Protecção da Propriedade Intelectual por via do Sistema dos Direitos de Autor e Conexos

há 1 ano
O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, através do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC), realiza até ao dia 19 de Novembro de 2021, o segundo ciclo de divulgação do funcionamento efectivo do sistema nacional dos direitos de autor e conexos, desta feita, nas províncias do Cuanza-Norte (Ndalatando), Malanje (Malanje), Uíge (Uíge), Zaire (Mbanza Congo) e Bengo (Caxito).

Telma Lee lança música surpresa em dia de aniversário

há 2 anos
Intitulada ‘Efatá’, o tema foi lançado na primeira hora do dia de hoje, em comemoração ao seu 28° aniversário. Por agora, a música está apenas disponível no canal oficial do YouTube de Telma Lee.