O reencontro: músicos recordam auge da carreira

Há quase 10 anos que Fedy Kalupeteka, Tivine Flay, Hélvio e Sukumula já não pisavam um palco, aliás, apenas dois deles vêm se apresentadando como cantor. Este domingo, voltaram a subir ao palco e protagonizaram três horas de emoções.

Flay, Hélvio e Fedy Kalupeteka marcaram toda uma geração. As vozes de Benguela estiveram no live no Kubico, para recordar seus principais sucessos, num espectáculo que contou com  transmissão da Rádio Benguela.

Já lá vai uma década desde que estes artistas deixaram de fazer música. Fedy Kalupeteka, por exemplo, lançou o último CD “Cikwelume”(lê-se tchiquelume) em 2005, mas de quando em vez, aparece em entrevistas com algumas novidades, enquanto Hélvio teve a última publicação “Lua Dela” em 2007, já Flay, há seis anos que gravou o último disco, uma espécie de despedida.

Apesar de longe dos palcos, os cinco músicos souberam contagiar os telespectadores e, com certeza, os ouvintes às suas maneiras.

Com três álbuns “Fedy Kalupeteka” teve seus maiores momentos nos anos 1994, 2001 até finais de 2007. Sua música é uma mistura entre o folclórico e o Kizomba. Hélvio trazia o Semba e tem como cartão postal “Muxima Uamiê”. Após apresentar o álbum “Lua Dela”, abandonou a carreira.

Disciplo de Eduardo Paim, ” Flay”, publicou o seu último disco em 2014. Intitulado “Flay 20 anos e vinha acompanhado de um DVD. Seus temas “Sassa Mutema” e” Doçura” são grandes quetas. 

as cargas mais recentes

Rihanna é “coroada” a cantora mais rica do Reino Unido

há 1 ano
A artista entra na categoria `Rich Times´ do Sunday Times, ocupando a 3ª posição com uma fortuna equivalente a 326 biliões de Kwanzas, acima de Adele, Ed Sheeran e Mick Jagger.

Alicia Keys: “Era suposto me tornar prostituta”

há 11 meses
Alicia Keys deu uma entrevista ao jornal britânico The Guardian, onde destacou algumas das suas próprias canções e inspiração para alguns sucessos, assim como a possibilidade de se tornar prostituta.

50 Cent perde a cabeça e parte para agressão

há 1 ano
O líder da G-Unit perdeu a compostura e partiu para agressão contra um homem, lançando-o com uma mesa e várias cadeiras durante um convívio na passada quinta-feira num restaurante, em Nova Jérsia.

Mais um talento do Girabola é contratado pelo Sporting de Portugal

há 3 horas
Trata-se de Chicharito, um jovem avançado de 18 anos que se destacou no Girabola 2019/2020 pelo Interclube de Luanda.

Ambientalista angolana entre os finalistas do prémio da ONU

há 9 meses
A engenheira angolana de produção de petróleos Fernanda Renee Samuel, que trabalha na área de protecção ambiental, é uma das 35 finalistas que estão a concorrer para o prémio “Jovens Campeões da Terra”.

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente esclarece contrato dos 148,3 milhões

há 12 meses
À revista Carga, o Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) esclareceu, como aconteceu a suposta fraude financeira de 148,3 milhões de Kwanzas que envolve a Karga Eventos, empresa do músico Big Nelo.

Nucho apresenta manifesto sobre desilusão dos angolanos em nova música

há 2 meses
O novo tema musical intitula-se ” Filho da Fome”. Sucede “Netas de N’zinga” e está disponível desde esta terça-feira nas principais plataformas digitais, para download gratuito.

As 10 músicas de amor para ouvir no Dia de São Valentim

há 6 meses

DMX será homenageado com uma estátua na sua terra natal

há 4 meses
O rapper morreu ontem vítima de paragem cardíaca, consequente de suposta overdose, após uma semana de tratamento intensivo num dos hospitais de Nova York, Estados Unidos da América, e será homenageado com uma estátua ou rua na sua cidade natal.

Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente encoraja profissionais a fazerem da música o baluarte da divulgação e representação da angolanidade

há 10 meses
Para assinalar a data, a Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, Adjany Costa, endereçou uma nota à classe artísticas a “encorajar e ao mesmo tempo felicitar todos os músicos, associações culturais ligadas à arte musical, prestadores de serviços e similares a continuarem a fazer da cultura nacional e da música, em particular, o baluarte da divulgação e representação da angolanidade”.

A Kizomba e a sua historiografia

há 1 ano
Enquanto dança, a Kizomba tem origem exactamente nessas farras denominadas “Kizombada”, com dançarinos de renome como Mateus Pele do Zangado, João Cometa e Joana Perna Mbuko ou Jack Rumba, que eram os mais conhecidos e ‘’escreviam’’ no chão as passadas notórias dos seus estilos de exibição ao ritmo do semba.

Kanye West oferece um ATV Sharp personalizado a Chris Brown

há 8 meses
Chris Brown recebeu do seu amigo Kanye West um ATV Sherp personalizado, um tipo de veículo 4×4 fabricado na Rússia avaliado em mais de 77 milhões de Kwanzas.

Anderson .Paak e Bruno Mars lançam soul inspirado na década de 70

há 5 meses
Lançado na passada Sexta-Feira, o single que já atingiu números astronomicos nas plataformas de stream, é nada mais do que o eleito para apresentar o álbum de estreia da Silk Sonic´, banda liderada por Anderson .Paak e Bruno Mars

Iraquiano testa popularidade com o lançamento da Mixtape Modo Prodígio

há 1 mês
Iraquiano é o alter ego de Edilson Pedro Tavares Pimentel, um jovem rapper de 23 anos, que já acumula na bagagem dois projectos lançados e está actualmente em estúdio a ultimar os preparativos da mixtape que marcará o ponto de viragem da sua carreira.

Exposição “Memória e processo de restauro” detalha reconstrução do Palácio de Ferro

há 7 meses
O Palácio de Ferro, em Luanda, volta a abrir as portas ao público enquanto Centro Cultural e apresenta até 4 de Fevereiro 2021 a exposição “Memória e processo de restauro”.

Par de ténis usado por Kanye quebra record de vendas e torna-se o mais caro da história

há 3 meses
Os calçados foram vendidos o equivalente a 1 bilião e 170 milhões de Kwanzas. Trata-se do par de Nike Air Yeezys que Kanye West usou durante a actuação no Grammy Awards de 2008.