O Semba e a coroa da discórdia

O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, cometeu uma das maiores gafes do seu mandato, ao coroar o músico Eddy Tussa como príncipe do Semba, sem antes definir os critérios para o efeito.

O número um da cultura colocou a coroa na cabeça do artista, num evento transmitido em cadeia nacional, legitimando a nomeação por parte do governo de Angola, uma vez que é o representante no sector.

A justificação apresentada pelo ministro, dizendo que a coroação não engaja o Ministério, não faz sentido, uma vez que no acto da investidura foi apresentado como membro do governo e não como artista ou um simples cidadão.

Que estudos foram feitos para se encontrar o príncipe, quais os reais critérios? Discos, tempo de carreira? Obviamente que nunca haverá unanimidade para uma nomeação como essa, mas quaisquer que sejam os critérios, há outros à frente de Eddy Tussa.

Poderiamos citar vários nomes, mas não vamos fazê-lo por respeito aos mesmos e ao próprio Eddy Tussa que, diga-se, tem feito a sua parte em prol da cultura, resgatando sucessos nacionais, mas ainda não é o príncipe do Semba.

No entanto, não podemos brincar com coisas sérias, devemos respeitar o esforço dos artistas, dos homens da cultura e não minimizar com “charadas” que deixam indignados até o mais leigo na matéria

Definitivamente, isso não pode ser prioridade para o Ministério, quando a instituição nem sequer tem políticas para desenvolver a cultura e o próprio Semba em particular. Deixa as coroações para as organizações independentes ou para o público e trabalhe mais, senhor ministro.

Cuidado com os títulos, afinal o Semba é a nossa bandeira, como cantou Carlos Burity!

as cargas mais recentes

Nue Wave disponibilizam teaser do single `És tu´

há 1 ano
O single é mais uma promocional da primeira EP dos Nue Wave, a ser lançada brevemente, que intitular-se-á “Wave”.

Funge do Show do Mês junta “showistas” em ambiente familiar

há 3 anos

Sintoniza Viva Nation Rádio: Conversation a dois

há 2 anos
O programa `Conversation a dois´ chegou à programação da plataforma de rádio online “Viva Nation Rádio” para servir de veículo de divulgação da música Palop no resto do continente.

Próximo Show do mês celebra Mamã África

há 1 ano
De Lourdes Van-Dúnem a Angelique Kidjo, passando por Franco e Youssou N’Dour, o espectáculo que insere-se na 8ª temporada do Show do Mês, marca o início de um novo conceito, em que só se vai memorar vozes africanas.

Do Kuduro ao Rap: Delver Mancha mostra a naturalidade do seu talento

há 2 anos
Actualmente canta Rap e, ao mesmo tempo, é produtor. Se recuarmos no tempo para ver onde o músico começou, será difícil acreditar que este é o mesmo Delver que, em 2008 , procurava por um “lugar ao sol no Kuduro”.

Kalibrados actuam amanhã no `Notas Soltas´

há 2 anos
O evento que acontece habitualmente às quartas, vai excepcionalmente realizar um “Brunch Edition”, em vésperas do dia da Dipanda cujos convidados são os Kalibrados.

Toty Sa’med

há 3 anos
Parece ter chegado o momento de Toty Sa’med brindar os fãs com um álbum, depois de um percurso de mais de 10 anos.

Sting diz que se sente arrependido pela separação dos The Police

há 2 anos

Eis a explicação do porquê CR7 é candidato à Bola de Ouro e Messi não

há 2 meses

Rapper Meek Mill é processado por roubar letras de música

há 2 anos
O músico está a ser processado pela Dream Rich Entertainment por, supostamente, ter fugido com letras de duas músicas que fazem parte do álbum “Championships”, de 2018, com o qual foi indicado aos Grammy.

Morreu o jornalista Edgar Cunha

há 2 anos
Morreu hoje, em Portugal, vítima de doença, o jornalista da Televisão Pública de Angola (TPA) Edgar Cunha, um dos principais rostos dos serviços noticiosos na estação.

Carregadores de caixão “ameaçam” dançar para quem não ficar em casa

há 2 anos
Os dançarinos fúnebres ganenses, responsáveis pelo “meme” mais viral no mundo, durante a quarentena, fizeram um apelo para as pessoas ficarem em casa, sob pena de pagarem com a vida.

Fundação Arte e Cultura apresenta concerto online com o músico Totó

há 2 anos
Sob o lema, Fique em casa e proteja a sua vida, o concerto enquadra-se no âmbito do projecto Fundação Arte e Cultura Online, que visa incentivar as famílias a permanecer em casa, como forma de prevenção contra a Covid-19. Nesta senda, o concerto com o músico Totó será apresentado nesta sexta-feira, dia 24, pelas 19 horas.

Galeria Tamar Golan apresenta “Nutrição Espiritual” da autoria de SBI

há 2 anos
A Galeria Tamar Golan vai apresentar “Nutrição Espiritual” do artista angolano SBI, uma exposição individual online a inaugurar-se na Sexta-feira, dia 02 de Outubro de 2020, às 18h00.

Indecisão dos herdeiros inviabiliza construção do Museu Cesária Évora

há 9 meses
A falta de consenso nos diálogos entre o Ministério da Cultura de Cabo Verde e a família da cantora está a causar atraso na construção da Casa Museu Cesária Évora, em Mindelo.

Ja Rule lança plataforma de criptomoedas para rentabilizar trabalhos dos artistas

há 2 anos
O rapper norte-americano lançou uma plataforma blockchain de criptomoedas baseada no Ethereum para fazer com que criadores de conteúdo músicais emitam tokens e rentabilizem seus próprios trabalhos.