O Semba e a coroa da discórdia

O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, cometeu uma das maiores gafes do seu mandato, ao coroar o músico Eddy Tussa como príncipe do Semba, sem antes definir os critérios para o efeito.

O número um da cultura colocou a coroa na cabeça do artista, num evento transmitido em cadeia nacional, legitimando a nomeação por parte do governo de Angola, uma vez que é o representante no sector.

A justificação apresentada pelo ministro, dizendo que a coroação não engaja o Ministério, não faz sentido, uma vez que no acto da investidura foi apresentado como membro do governo e não como artista ou um simples cidadão.

Que estudos foram feitos para se encontrar o príncipe, quais os reais critérios? Discos, tempo de carreira? Obviamente que nunca haverá unanimidade para uma nomeação como essa, mas quaisquer que sejam os critérios, há outros à frente de Eddy Tussa.

Poderiamos citar vários nomes, mas não vamos fazê-lo por respeito aos mesmos e ao próprio Eddy Tussa que, diga-se, tem feito a sua parte em prol da cultura, resgatando sucessos nacionais, mas ainda não é o príncipe do Semba.

No entanto, não podemos brincar com coisas sérias, devemos respeitar o esforço dos artistas, dos homens da cultura e não minimizar com “charadas” que deixam indignados até o mais leigo na matéria

Definitivamente, isso não pode ser prioridade para o Ministério, quando a instituição nem sequer tem políticas para desenvolver a cultura e o próprio Semba em particular. Deixa as coroações para as organizações independentes ou para o público e trabalhe mais, senhor ministro.

Cuidado com os títulos, afinal o Semba é a nossa bandeira, como cantou Carlos Burity!

as cargas mais recentes

OTAN disponibilizam single `Habilidosa´

há 1 ano
Na senda dos êxitos “Sou Louco” e “Vais Sengar”, que tiveram destaque nas plataformas digitais em Portugal, figurando em Playlist Editorias de renome, “Habilidosa” é o single que se segue, a música fala, genericamente sobre as mulheres que atingem determinados fins usando “artimanhas”.

Andrea Bocelli incentiva cidadãos a não obedecerem as regras de combate à Covid-19

há 1 ano
O tenor italiano considera exageradas as regras adoptadas para combater a pandemia e disse que se sentiu “humilhado e ofendido” pelas medidas impostas para travar o Covid-19 no seu país.

Ja Rule lança plataforma de criptomoedas para rentabilizar trabalhos dos artistas

há 2 anos
O rapper norte-americano lançou uma plataforma blockchain de criptomoedas baseada no Ethereum para fazer com que criadores de conteúdo músicais emitam tokens e rentabilizem seus próprios trabalhos.

Arrancam hoje as aulas online de percussão corporal na Fundação Arte e Cultura

há 2 anos
As aulas serão leccionadas online no horário das 15 horas, de segunda a sexta, com Gideão Zumba, professor do Centro Cultural, da Fundação. Durante a formação, os alunos poderão ver módulos como- A bateria e sua história; Constituição da bateria; Como se sentar na bateria; Como controlar as baquetas; Rudimentos e Ritmos para tocar as primeiras músicas e serão demonstradas várias obras para que os alunos possam aprender com facilidade.

Dia da Criança Africana é assinalado com tarde cultural na Fundação Arte e Cultura

há 7 meses
Alunos das Escolas de Música e de Arte da Fundação Arte e Cultura protagonizam tarde cultural no Dia da Criança Africana.

Shakira quebra o silêncio e reaparece em grande estilo

há 6 meses
Após o jejum de pouco mais de três anos, a cantora regressou, esta sexta-feira, em grande com ‘Don’t Wait Up’, single cujo clipe já ultrapassa 4 milhões de vizualizações no YouTube.

“Mulher Infinita” de Lourenço Mussango chega às bancas esta semana

há 1 ano
O escritor Lourenço Mussango, Prémio Literário António Jacinto 2020, vai autografar na próxima quinta-feira (10), no Memorial António Agostinho Neto, a sua primeira obra literária.

Beyonce e Marvin Gaye lideram a lista dos melhores álbuns do século

há 1 ano
A Rolling Stone elegeu os álbuns “What’s Going On” de Marvin Gaye e “Lemonade” de Beyonce, como melhores álbuns de todos os tempos. Citando também ‘Crazy In Love’ como a melhor música do século.

Elias Dya Kimuezo fala sobre a função que sua música desempenhou no Início da Luta Armada

há 12 meses

MCK lança “Vidas Humanas Importam”com Telma Lee e Carla Moreno

há 12 meses

Obras dispersas de Urbano de Castro e David Zé já começaram a ser resgatadas

há 1 ano
Ainda não se sabe sobre o número exacto das músicas a serem resgatadas, mas os países onde encontrá-las estão identificados, incluindo já se começou a resgatar e catalogar as canções de David Zé, cujos rendimentos vão para a família.

Coroa de B.I.G e letras de Tupac Shakur serão leiloadas

há 1 ano
O evento será o primeiro da História dedicado à cultura Hip Hop e acontece a 15 do próximo mês em uma das maiores casas de leilões do mundo.

Phedilson é distinguido no Concurso Huambo Cidade Vida 2021

há 4 meses

Música de Anitta entra para a lista oficial da presidência dos EUA

há 12 meses
A cantora brasileira consta da lista oficial dos artistas cujas músicas vão tocar amanhã na chegada de Joe Biden e Kamala Harris à Casa Branca. A cerimónia será assinalada com uma emissão de hora e meia.

JAY-Z paga divida de 12 milhões de dólares do seu rival DMX

há 1 ano
Na altura em Jay-Z era o PCA da Def Jam, DMX tinha um contrato com a gravadora, mais tarde, DMX quis partir para Colúmbia, mas não podia por causa da dívida de 12 milhões de dólares com a Def Jam, foi então que Jay-Z interveio.

Covid-19: Paulo Gustavo volta a fazer o Brasil chorar, mas desta vez não é de rir

há 9 meses
O actor e humorista, protagonista da franquia “Minha Mãe é uma Peça”, de 42 anos, faleceu nesta ontem, vítima de Covid-19. Já em luto pelas mais de 400 mil mortes causadas pela pandemia e seus derivados, o Brasil recebeu a notícia aos prantos após a confirmação da acessória do artista.