O voo do Fado: Em dueto com Soraia Cardoso, Né Gonçalves lança novo single dia 10 de Junho

Na sua letra «O Voo do Fado» homenageia directamente alguns dos maiores expoentes deste género — Amália Rodrigues, Carlos do Carmo ou, mais subtilmente, Mariza (na citação de «Ó Gente da Minha da Terra», que tem letra original, embora nunca por ela gravada ou cantada, de Amália).

A música é uma linguagem universal. Porventura a mais imediata, mas também a mais sublime forma de arte, a música quebra barreiras, estilhaça desconfianças e combate preconceitos, atenua diferenças e transforma géneros (musicais) locais em territórios comuns e bem conhecidos por gentes de outros lugares, ainda que provenientes de lugares longínquos… Né Gonçalves, um cantor, músico, compositor e poeta de inegável importância no panorama musical angolano das últimas décadas, sempre disso teve consciência profunda.

O voo do Fado: Em dueto com Soraia Cardoso, Né Gonçalves lança novo single dia 10 de Junho

Ao longo do seu caminho musical, como prefere designar a sua carreira, Né Gonçalves foi sempre fiel às normas do semba — reinventando-o, no entanto, e por isso tem sido unanimemente considerado um dos principais renovadores da sua estética — mas também a muitos outros géneros musicais angolanos mais antigos e que vieram igualmente moldar a sua arte como a rebita, a quilapanga ou a kazukuta, para além de outros, bem mais novos e inesperados, que recentemente vieram tomar Angola e o mundo de assalto: a kizomba e o kuduro.

Lá bem no meio da sua música e com ela misturados, sempre houve igualmente lugar para estilos que lhe são externos: a música brasileira com os seus sambas e choros, os bem latinos boleros e merengues, os soukous aprendidos ali ao lado, no Congo, as mornas e as coladeiras cabo-verdianas, os blues e o jazz da América do Norte… E, agora, uma paixão antiga e nunca antes por Né Gonçalves experimentada nas suas gravações: o fado, com quem convive desde sempre, quando o ouvia na rádio dos seus pais era ainda criança e adolescente, a mesma época em que começaram as suas aventuras musicais integrando o conjunto Os Mini-Craques, no bairro do Prenda, e o Grupo de Xilofonistas do Liceu Paulo Dias de Novais, em Luanda.

Um amor sempre presente na sua vida que conheceu um novo capítulo quando, no álbum «Sembamar», editado em 2016, teve como convidada a fadista Mariza na canção «Velha Esperança», que homenageia a sua Mãe.

Agora, neste novo single «O Voo do Fado», com letra e música sua e produção de Yami Aloelela, começa por se ouvir um hungu (o instrumento angolano pai do berimbau brasileiro) que introduz um fado bem português, com a fresca voz de Soraia Cardoso a voar sobre a viola de fado e o baixo acústico de Yami, a guitarra portuguesa de José Manuel Neto e o maravilhoso arranjo de cordas do orquestrador Carlos Garcia.

Um fado melodioso que é suavemente desconcertado pelo semba que de imediato se lhe segue, cantado por Né Gonçalves, por cima de sublimes guitarras e percussões angolanas.

E, nesta letra, Né Gonçalves deixa também bem claro que o fado já não é só português, mas também é «nosso», angolano e universal. Porque o fado, para além de ser Património Cultural e Imaterial da Humanidade, poderá ter na sua génese a influência de um género de origem angolana, o lundum.

as cargas mais recentes

MC Cabinda e Ascenção Music prometem deixar Cazenga em “chamas” este domingo

há 9 meses
O concerto está agendado para as 16 horas deste domingo (26) e visa proporcionar a troca de experiência entre o grupo e o consagrado músico MC Cabinda, e acontece numa altura em que se questiona a união entre a Velha e Nova Escola do Rap.

Chris Brown diz que “esmagaria” Quavo num jogo de basquete e Quavo responde

há 1 ano

Foi assim que nasceu a Música Angolana

há 2 anos
A Música Popular Angolana, que se actualiza no espaço urbano recebeu influências e absorveu, ao longo do seu processo de formação, técnicas de execução dos instrumentos musicais Ocidentais. Contudo, antes do seu surgimento já existia um segmento pré-urbano configurado no espaço rural.

Saiba como se formaram as primeiras famílias de músicos angolanos

há 2 anos
Neste 15 de Maio, Dia Internacional da Família, a Carga traz para si uma resenha sobre a formação das primeiras famílias de músicos angolanos. A viagem passa pelos Pinto de Andrade e segue com os Vieira Dias, Mingas, Van-Dúnem, Figueiras da Silva e Torres.

Gari Sinedima lança EP inédito e multicultural

há 2 anos
Disponível amanhã, dia da Dipanda, na plataforma digital Musickool, para Angola, e em outros meios de distribuição online espalhados pelo mundo.

Leonel Messi quer sair do Barça em 2021

há 2 anos
Nos últimos dias, instalou-se o mal-estar no balneário da equipa catalã, devido os maus resultados, sobretudo depois do reinício do campeonato. A Cadena SER avança que o avançado argentino pretende terminar o contrato e sair do Barça em 2021.

Mito Gaspar defende a “transformação” da obra de Teta Lando em objecto de estudo

há 1 ano
A saga de espectáculos `Yuri Canta Teta Lando´, cujo primeiro encontro está marcado para hoje, a partir das 20 horas, no Royal Plaza, será dirigida artisticamente pelo músico Mito Gaspar.

Rapper Kamesu lança colecção de roupas para promover consciência cívica

há 10 meses
Tal como lembra a cultura Hip Hop, o MC deve ser um agente social, com a mesma responsabilidade que o mestre da oratura. Para fazer valer o princípio, Kamesu lançou uma nova colecção de roupas que promovem a consciência social.

Forbes revela que Travis Scott factura anualmente 100 milhões de dólares só em parcerias

há 2 anos
Travis Scott cedeu uma entrevista à Forbes e falou sobre os cifrões impressionantes que entram na sua conta anualmente, contabilizados apenas em colaborações criativas.

Cantor de Afrobeat lidera intenções de voto nas eleições presidenciais do Uganda

há 1 ano
Quando o actual chefe de estado chegou ao poder, o cantor Afrobeat tinha 4 anos, agora Bobi Wine se tornou na maior ameaça do presidente Yoweri Museveni, de 75 anos, por ser fortemente apoiado pelos jovens, que constituem a maior franja daquele país.

Sabia que hoje comemora-se o Dia do Compositor?

há 1 ano
A efeméride faz uma ode a todos os profissionais comprometidos com a alma da música, o responsável por traduzir emoções e eternizar momentos em melodias.

Diff, Masta e Young Double juntam-se pela primeira numa música

há 10 meses
Com particularidades distintas e com presença regular no rap game, o mentor da Força Suprema, Masta, e Young Double foram desafiados por Diff para uma colaboração musical.

Fundador da Murder Inc revela que tentou boicotar início da carreira de 50 Cent

há 2 anos
O fundador da Murder Inc, gravadora de Ja Rule e Ashanti, confessou durante uma entrevista que tentou bloquear contratos de 50 Cent até o líder da G-Unit assinar com Dr. Dre e Eminem.

Desapego: Flagelo Urbano brinda ouvintes com nova música em dia de aniversário

há 9 meses
Não é apenas mais um single, ‘Desapego’ é um marco na carreira de Ngola Sambala que já conta mais de 20 anos. Pela primeira vez, uma música da sua autoria será acompanhada de videoclip.

Filme sobre o adultério estreia nos cinemas no final do mês

há 1 ano
O filme angolano “E se as mulheres fossem unidas?”, que retrata o adultério e uma possível união entre as senhoras, estreia no dia 30 de Abril nos cinemas angolanos.

Presidente de Cabo Verde considera Agostinho Neto Património da  Humanidade

há 6 meses
José Maria Neves está em Angola desde domingo e cumpre uma visita de Estado, que termina esta quarta-feira. O chefe de Estado de Cabo Verde prestou as declarações durante um passeio ao Memorial António Agostinho Neto, onde, entre outras acções, depositou uma coroa de flores ao sarcófago do primeiro presidente da República de Angola.