Obras dispersas de Urbano de Castro e David Zé já começaram a ser resgatadas

Ainda não se sabe sobre o número exacto das músicas a serem resgatadas, mas os países onde encontrá-las estão identificados, incluindo já se começou a resgatar e catalogar as canções de David Zé, cujos rendimentos vão para a família.

E não serão apenas canções de Urbano de Castro e David Zé, mas todas do “período de ouro” da música angolana, como as de Artur Nunes, por exemplo. O que se pretende, catalogar, preservar e torná-las rentáveis para suas famílias.

O processo de resgate das obras começou com David Zé, cujos direitos autorais poderão recair aos herdeiros. “Infelizmente, andaram muito tempo dispersa pelo mundo .” Nós temos estado a trabalhar no processo de David Zé, entre outros artistas”, revelou recentemente à Carga Lucioval Gomes, um dos representantes da Sadia, e que trabalha no processo de resgate.

Segundo aquele responsável afecto ao Miniterio da Cultura, Turismo e Ambiente, são conhecidos os países onde se encontram essas obras, e tudo tem feito para que consigam reaver e cobrar os direitos autorais, já que, durante período, as obras foram utilizadas e terão dado algum rendimento.

“Conhecemos os países onde as músicas são tocadas. Para a exploração do master, estamos a pesquisar quem está com a exploração. Na realidade, são cinco, mas posso dizer David Zé, porque é um processo que já começamos a trabalhar”, adiantou.

as cargas mais recentes

Rihanna é “cancelada” por fãs muçulmanos

há 10 meses
Durante o último desfile de moda Savage X Fenty, que espelhou mais uma vez a diversidade e inclusão de embaixadores da marca, Rihanna foi criticada por uma das músicas tocadas durante o evento, sendo acusada de estar a se apropriar culturalmente do Islã ao tocar uma versão de um hadith.

Rapper Scarface infectado por Corona vírus

há 1 ano

Actriz Jennifer Aniston afirma que “é engraçado e irresponsável votar em Kanye West”

há 9 meses
Jennifer Aniston, actriz de Hollywood, está a levar a cabo uma campanha nas redes sociais, pedindo aos americanos para não votarem no rapper Kanye West nas eleições da próxima terça-feira, 4 de Novembro.

Lizzy Dreamz apresenta “Estado de Emergência”

há 1 ano
Tendo em conta a actual crise que se vive em função do Covid-19, o rapper Lizzy e o Site Cenas Que Curto lançam a EP Quarentena.

Paulo Flores representa África no concerto promovido pela ONU e OMS

há 1 ano
Maio parece ser mês de Paulo Flores, depois do convite da Apple Music, o artista angolano participa de um concerto virtual organizado pela OMS e pela ONU a alusivo ao Dia da Cultura da Língua Portuguesa e ao Dia Mundial da Higiene das Mãos.

Joãozinho Morgado diz que o Semba está a “morrer”

há 1 ano
O percussionista Joãozinho Morgado afirmou que o género musical Semba, de origem angolana, está a “morrer”, pelo facto das instituições responsáveis não velarem pela sua manutenção.

Rui Orlando canta na Casa 70

há 5 meses
O músico Rui Orlando vai reabrir a temporada musical na Casa 70 no dia 14 de Abril, dando sequência nos dias 15 e 16 do mesmo mês, num evento produzido pela LS Republicano.

Tupac, Ice Cube, Snoop Dogg apresentados em versão animada

há 1 ano
A última criação do animador Alex Alvarado nos permite imaginar como o ícone do Hip-Hop Tupac Shakur ficaria se entrasse no mundo da Disney.

Ciclo de conversas do projecto Museu em Desenho decorre já nos dias 17, 18 e 19

há 3 meses
Museu em Desenho é um projecto duplo (conversas e publicação) que investiga e reflecte as posturas e práticas educativas e sociais para os museus, a integralidade das colecções e os focos curatoriais dos museus em Angola.

Bienal de São Paulo adiada para 2021

há 1 ano
Criada em 1951, o evento é considerado o mais importante do calendário das artes plásticas do Brasil e acolhe anualmente artistas de diferentes partes do mundo. A organização decidiu adiar o certame para 2021.

GTA 6: Aumentam rumores sobre a estreia da primeira protagonista feminina

há 6 meses
Tom Henderson, conhecido por “furos” com novidades do Call of Duty e tido como um “vazador” confiável, informou que pela primeira vez na história da franquia, um dos protagonistas será uma mulher e que o GTA VI será lançado em 2022.

Três gerações do Semba protagonizam live solidário

há 1 ano
Denominado `3G do Semba-Live no Kubico´, além do lado beneficente, o encontro das das três figuras representativas do Semba poderá marcar as histórias dos lives em Angola. O evento acontece às 14 horas e 30 minutos de domingo e pode também ser acompanhado pelas páginas oficiais dos músicos e no YouTube da Platina Line, bem como na TPA, TPA online e RTP África.

Novo single revela versatilidade de Beatoven

há 1 ano
O single tem uma sonoridade arrojada e mais uma vez mostra a versatilidade de Beatoven e do seu álbum, no que toca a produção, juntou EDM com alguns apontamento West Coast.

Ondjaki abre Encontro de Leituras dos jornais Público e Folha de S. Paulo

há 8 meses
O escritor angolano está a comemorar 20 anos de carreira literária e participará, esta terça-feira (15), no clube para leitores de língua Portuguesa, a partir de Luanda.

Comemora-se hoje o Dia Internacional da Dança, a linguagem universal

há 3 meses
Comemorado desde 1982, o dia 29 de Abril é uma homenagem ao criador do balé moderno, Jean-Georges Noverre (1727-1810). A efeméride foi instituída pela UNESCO em conjunto com o Comité de Dança do Instituto Internacional de Teatro.

Após ser acusada de Islamofobia, Rihanna pede desculpas aos fãs muçulmanos

há 10 meses
Após a polémica que envolveu o último desfile da “Savage x Fenty” cuja detentora é Rihanna, a cantora usou o seu Instagram pessoal para tornar público um pedido de desculpas direccionado à comunidade muçulmana.