As obras literárias “O Ventre da Sabedoria” e “Sou eu mesmo o Angolano”, ambas da autoria de Camilo Lemos Caçador, foram aprovadas pelo “Conselho” editorial das Irmãs Paulinas, tornando-se elegíveis para serem comercializadas nas livrarias desta entidade religiosa.
Disponíveis na instituição religiosa desde o passado dia 20 de Setembro, a obra: `Sou eu mesmo o Angolano´- a obra é de género poético, reflecte sobre realidades tristes vividas pelo autor e que ainda hoje se reflectem na vida dos angolanos, envolvendo situações sociais e inaceitáveis. Ao passo que `O Ventre da Sabedoria´- apresenta um género Literário histórico-poético, em que o autor reflete sobre contos que expressam sabedoria assim como provérbios.
As obras, segundo informou o autor em nota, foram classificadas como tendo um bom conteúdo de fácil compreensão, sem erros que comprometam a compreensão nem de sintaxe; sendo ambas oportunas para que seja posta à disposição dos leitores, naquela superfície comercial.
Nas palavras do autor, a análise crítica e favorável do Conselho Editorial Paulina, abre portas para uma apreciação deste feito além de uma simples realidade. “Afinal, não é comum um escritor estrear-se com duas obras literárias e ambas carregarem uma importância dentro das qualidades que a crítica literária exige, principalmente quando esta vem de uma entidade credível, responsável como é as Irmãs Paulinas, que com certeza não deixariam ficar nas suas livrarias algo que não agregue valor à sua marca e aos leitores”.
Sobre o autor
Camilo Lemos é um jovem natural das terras do Soba Kungo, isto é, da Cela, província do Kuanza-Sul. A sua infância e adolescência foram marcadas por momentos tristes, que vão desde a guerra à sua inserção no mundo das drogas e do álcool. Seu passado permitiu-lhe, como faz questão de acreditar, acumular experiências que fazem de si uma pessoa muito séria com a vida. É formador de oradores, palestrante, mestre de cerimónias e cerimonialista. É membro da Bolsa Nacional de Formadores de Formadores. É igualmente formador de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas. É assessor de comunicação e jornalista e foi repórter nos jornais O país, Semanário Económico e na revista Exame, todos do Grupo Media Nova. É o presidente fundador da Associação dos Jovens Amigos da Literatura, AJAL.