Olivia Rodrigo, BTS e Justin Bieber se destacam no MTV Video Music Awards, mas Lil Nas X leva o prémio principal

A 38ª edição do MTV Video Music Awards aconteceu ontem e celebrou o 40º aniversário da MTV. Criada em 1984, é uma das maiores galardões da música americana, voltada para a premiação dos melhores videoclips do ano.

Dentre vários momentos de destaque, o evento foi marcado pela “presença” pré-gravada de Madonna, que fez história no primeiro VMA, em 1984, com uma apresentação de “Like A Virgin”, o regresso de Justin Bieber e a homenagem ao Foo Fighters. Mas quem “roubou a cena”, foi o principal vencedor do VMAs, Lil Nas X que com apenas uma música, “Montero (Call Me By Your Name)”, arrebatou o prestigioso prémio de melhor vídeo do ano, as categorias de melhor direcção, melhor direcção de arte e ainda, melhores efeitos visuais.

O Global Icon Award entregue ao Foo Fighters, foi ontem  concedida pela primeira vez no VMAs. O prémio reconhece um artista ou banda “cuja carreira inigualável e impacto e influência contínuos mantiveram um nível único de sucesso global na música e além”.

Contra todas expectativas, Lil Nas X se tornou no primeiro artista a assumir a homossexualidade, estando no top da Billboard, onde permaneceu por dezanove semanas com “Old Town Road”, sendo o primeiro artista a fazê-lo desde que o gráfico começou em 1958.

De lá para cá, X vem assumindo uma faceta mais excêntrica, envolto em alguma polémica, sem deixar nunca de levantar a bandeira da comunidade LGBTQI+. Mas nada disto tem impedido que artista de 22 anos se afirme como um dos “maiores” actualidade, e os números e estão aí para provar.

Acompanhe a lista completa dos vencedores:

Vídeo do Ano
Lil Nas X – “Montero (Call Me By Your Name)”

Artista do Ano
Justin Bieber

Música do Ano
Olivia Rodrigo – “Drivers License”

Artista Revelação

Olivia Rodrigo

Performance do Ano
Olivia Rodrigo – “Drivers License”

Melhor Colaboração
Doja Cat ft. SZA – “Kiss Me More”

Melhor Clipe Pop
Justin Bieber ft. Daniel Caesar, Giveon – “Peaches”

Melhor Clipe de Hip-Hop

Travis Scott ft. Young Thug & M.I.A. – “Franchise”

Melhor Clipe de Rock
John Mayer – “Last Train Home”

Melhor Clipe Alternativo
Machine Gun Kelly ft. blackbear – my exs best friend

Melhor Clipe Latino
Billie Eilish & Rosalía – Lo Vas A Olvidar

Melhor Clipe de R&B
Bruno Mars, Anderson .Paak, Silk Sonic – Leave The Door Open

Melhor Clipe de K-Pop
BTS – Butter

Melhor Clipe Manifesto
Billie Eilish – Your Power

Melhor Direção

Lil Nas X – MONTERO (Call Me By Your Name)

Melhor Fotografia
Beyoncé, Blue Ivy, SAINt JHN, WizKid – BROWN SKIN GIRL

Melhor Direção de Arte
Lil Nas X – MONTERO (Call Me By Your Name)

Melhores Efeitos Visuais
Lil Nas X – MONTERO (Call Me By Your Name)

Melhor Coreografia
Harry Styles – Treat People With Kindness

Melhor Edição
Bruno Mars, Anderson .Paak, Silk Sonic – Leave The Door Open

Melhor Grupo
BTS

as cargas mais recentes

Jay Pallmer apresenta-se ao mercado musical com EP `MySelf´

há 5 meses
Contrariando todas adversidades da época pandémica, o 2020 vem se revelando frutífero para muitos artistas e, a EP `MySelf´ é mais uma prova desta teoria.

Morreu Fernando Quental, autor de ‘Quando eu fui a Benguela’

há 6 meses
O músico angolano Fernando Quental faleceu hoje em Portugal, vítima de doença, apurou a Revista Carga de uma fonte.

`Especial Tá a Bater´ promove viagem ao passado com Maya Cool

há 1 ano
A memorável viagem pelos maiores sucessos deste artista que marca várias gerações de Angola e da Diáspora, acontece no sábado, dia 13 de Junho a partir das 14 horas.

James Harden foi detido e Lil Baby preso em Paris por porte de cannabis

há 3 meses
A TMZ informou na tarde de ontem, que o astro do basquetebol James Harden foi apenas detido, enquanto que Lil Baby chegou a ser preso e levado a uma delegacia em Paris, após a abordagem da polícia ao carro em que ambos seguiam, por supostamente sentir o cheiro do alucinogénio.

Os Boyca anunciam novo álbum com o lançamento do single “Isso é azar”

há 1 ano
O novo single do grupo `Os Boyca´ foi disponibilizado hoje nas plataformas digitais, cujo videoclipe também já pode ser visto no canal do Youtube do grupo.

Sintoniza Viva Nation Rádio: Conversation a dois

há 8 meses
O programa `Conversation a dois´ chegou à programação da plataforma de rádio online “Viva Nation Rádio” para servir de veículo de divulgação da música Palop no resto do continente.

Duetos N’Avenida ressurge com proposta diferenciada

há 2 meses
Após um ano de interregno, o projecto Duetos N´Avenida está de regresso fazendo jus à diversidade que caracteriza a Zona Jovem, incluindo a poesia pela primeira vez no line up.

António Ole expõe ‘Material Vital’ a partir de amanhã

há 5 meses
Trata-se da primeira individual do artista de origem angolana em Lisboa desde 2016, ano em que inaugurou a sua importante retrospetiva Luanda, Los Angeles, Lisboa, no Museu Calouste Gulbenkian.

Taylor Swift acusada de plagiar no último álbum

há 1 ano
O álbum surpresa de Taylor Swift foi lançado na última sexta-feira (24) e vendeu mais de 1,3 milhões de cópias em 24 horas. A capa do disco, segundo a banda de metal Emperor, é um plágio da obra “Stridig” e apresenta evidências.

Maior companhia circense do mundo entra em falência

há 1 ano
A Cirque du Soleil, maior companhia circense do mundo, anunciou ontem que entrou com um pedido de insolvência, devido à interrupção e encerramento forçado de exibições causados pela pandemia Covid-19 “.

Projecto `Concerto Online´ da Fundação Arte e Cultura ultrapassa fronteiras

há 1 ano
A carismática cantora brasileira Eloiza Garção juntou-se nesta semana à Fundação Arte e Cultura e é o rosto do concerto online deste sábado, dia 25 de Abril, pelas 19 horas. O evento decorre no âmbito do projecto Fundação Arte e Cultura online e visa incentivar as famílias a permanecer em casa e protegerem as suas vidas enquanto durar o estado de emergência em prevenção face a Covid-19.

Kid MC está de volta

há 1 ano
Kid MC e o brasileiro Dj Caique preparam um álbum de rap, com lançamento previsto para este mês (Maio) no formato digital, intitulado “Décimo sexto ano – Kid MC & Dj Caique”.

Sinéad O’Connor dedide pôr fim à carreira musical

há 4 meses
Após 40 anos de percurso, nos quais lançou 10 álbuns, a cantora irlandesa decidiu pôr fim à carreira artística, para dedicar-se a outras actividades.

Mito Gaspar defende a “transformação” da obra de Teta Lando em objecto de estudo

há 6 meses
A saga de espectáculos `Yuri Canta Teta Lando´, cujo primeiro encontro está marcado para hoje, a partir das 20 horas, no Royal Plaza, será dirigida artisticamente pelo músico Mito Gaspar.

Madrugada: Né Gonçalves disponibiliza amanhã o segundo single instrumental

há 5 meses
Madrugada é o segundo “aperitivo” antes do álbum, caracterizado como um Smooth Jazz ou mesmo Jazz Contemporâneo, combinado com o ritmo afro-cubano onde o piano e o baixo acústico também marcam presença.

Bottles: Luy M testa popularidade com novo single

há 4 meses
Botlles, (re)apresenta o MC de raiz que vai doravante trabalhar de forma independente, aspirando que os novos tempos lhe tragam novas conquistas e, é também a primeira promocional da próxima EP, que será lançada no próximo mês de Agosto e intitular-se-á “2.3.6” e cuja playlist é partilhada em primeira mão à Carga Magazine.