Olivia Rodrigo, BTS e Justin Bieber se destacam no MTV Video Music Awards, mas Lil Nas X leva o prémio principal

A 38ª edição do MTV Video Music Awards aconteceu ontem e celebrou o 40º aniversário da MTV. Criada em 1984, é uma das maiores galardões da música americana, voltada para a premiação dos melhores videoclips do ano.

Dentre vários momentos de destaque, o evento foi marcado pela “presença” pré-gravada de Madonna, que fez história no primeiro VMA, em 1984, com uma apresentação de “Like A Virgin”, o regresso de Justin Bieber e a homenagem ao Foo Fighters. Mas quem “roubou a cena”, foi o principal vencedor do VMAs, Lil Nas X que com apenas uma música, “Montero (Call Me By Your Name)”, arrebatou o prestigioso prémio de melhor vídeo do ano, as categorias de melhor direcção, melhor direcção de arte e ainda, melhores efeitos visuais.

O Global Icon Award entregue ao Foo Fighters, foi ontem  concedida pela primeira vez no VMAs. O prémio reconhece um artista ou banda “cuja carreira inigualável e impacto e influência contínuos mantiveram um nível único de sucesso global na música e além”.

Contra todas expectativas, Lil Nas X se tornou no primeiro artista a assumir a homossexualidade, estando no top da Billboard, onde permaneceu por dezanove semanas com “Old Town Road”, sendo o primeiro artista a fazê-lo desde que o gráfico começou em 1958.

De lá para cá, X vem assumindo uma faceta mais excêntrica, envolto em alguma polémica, sem deixar nunca de levantar a bandeira da comunidade LGBTQI+. Mas nada disto tem impedido que artista de 22 anos se afirme como um dos “maiores” actualidade, e os números e estão aí para provar.

Acompanhe a lista completa dos vencedores:

Vídeo do Ano
Lil Nas X – “Montero (Call Me By Your Name)”

Artista do Ano
Justin Bieber

Música do Ano
Olivia Rodrigo – “Drivers License”

Artista Revelação

Olivia Rodrigo

Performance do Ano
Olivia Rodrigo – “Drivers License”

Melhor Colaboração
Doja Cat ft. SZA – “Kiss Me More”

Melhor Clipe Pop
Justin Bieber ft. Daniel Caesar, Giveon – “Peaches”

Melhor Clipe de Hip-Hop

Travis Scott ft. Young Thug & M.I.A. – “Franchise”

Melhor Clipe de Rock
John Mayer – “Last Train Home”

Melhor Clipe Alternativo
Machine Gun Kelly ft. blackbear – my exs best friend

Melhor Clipe Latino
Billie Eilish & Rosalía – Lo Vas A Olvidar

Melhor Clipe de R&B
Bruno Mars, Anderson .Paak, Silk Sonic – Leave The Door Open

Melhor Clipe de K-Pop
BTS – Butter

Melhor Clipe Manifesto
Billie Eilish – Your Power

Melhor Direção

Lil Nas X – MONTERO (Call Me By Your Name)

Melhor Fotografia
Beyoncé, Blue Ivy, SAINt JHN, WizKid – BROWN SKIN GIRL

Melhor Direção de Arte
Lil Nas X – MONTERO (Call Me By Your Name)

Melhores Efeitos Visuais
Lil Nas X – MONTERO (Call Me By Your Name)

Melhor Coreografia
Harry Styles – Treat People With Kindness

Melhor Edição
Bruno Mars, Anderson .Paak, Silk Sonic – Leave The Door Open

Melhor Grupo
BTS

as cargas mais recentes

Dani Alves, ex-jogador do Barça, compõe música para ajudar ONU a combater o Covid-19

há 1 ano
Intitulada “Avião”, foi idealizada e produzida pelo artista brasileiro Afonso Nigro. A canção traz contribuições dos músicos Maurício Monteiro e Milton Guedes e Jefferson Andrade.

Juice WRLD e Kobe Bryant juntam-se a Michael Jackson na lista das celebridades póstumas mais lucrativas

há 1 ano

Morreu o último sobrevivente do Bob Marley & The Wailers

há 11 meses

Porquê que Angola celebra o 8 de Janeiro como Dia da Cultura Nacional?

há 1 ano
As celebrações abriram no dia 4 e terminam a 31 deste mês. A jornada contempla exposições, concertos, debates e hoje será marcada por um acto central, com outorga de diplomas de mérito personalidades que mais se destacaram no sector cultural no ano passado.

Muhatu: 4ª edição da maior competição de spoken word no feminino acontece dia 29 de Setembro

há 1 ano
Já com o processo de inscrições a decorrer, para a edição `MUHATU 2020´, a competição anual, que já conta com 3 edições realizadas (2017, 2018 e 2019), vai adaptar-se ao “novo” normal social, tendo a 4.ª edição realizada completamente on-line.

Rappers admitem que desunião provocou a morte artística e física de muitos niggas

há 1 mês
O país conta desde sábado com a Associação dos Hiphoppers de Angola, uma instituição de cariz social que passará a ajudar artistas em questões de doença, crise financeira, além de prestar apoio e assistência jurídica. Liderada por Dom Samu, a associação tem como membros MCK, Kid MC, Kool Klever e Drunk Master.

Thó Simões marca presença na abertura do festival `Latitudes´

há 2 anos
A abertura do festival expõe relações globais desiguais e aprimora os traços coloniais que ainda moldam o nosso presente. Ao mesmo tempo, abre espaços para reflexão e acção e gera ressonâncias nos outros itens do programa.

Do Kuduro ao Rap: Alé G Fiigura mostra o quanto vale

há 1 ano
O artista não só canta, também dança, compõe, produz e é o CEO da Right Time Records, uma produtora independente que vai atraindo outros nomes.

Toty Sa’Med e A’mosi Just A Label representam Angola no festival Sounds From Africa

há 1 ano
Os músicos representam hoje o país no festival Sounds From Africa, organizado pelo Colors of Ostrava, da República Checa. Os espectáculos serão transmitidas nas páginas do Facebook da organização e no Facebook e Instagram oficiais de A´mosi Just A Label e Toty Sa’Med.

Beat tape `Bengha Producers Vol.1´ já está disponível em streaming

há 1 ano
`Benga Producers´ é uma alusão ao programa que dirige sobre produção musical com o mesmo nome e já está disponível nas plataformas digitais de streaming.

SADIA ameaça levar Unitel a tribunal

há 6 meses
A Sociedade Angolana de Direitos de Autor exige 453 milhões de Kwanzas da operadora de telefonia móvel, pelas músicas executadas no Kisom Unitel e Toque de Espera.

Disc jockeys actuam em live solidário em prol da Fundação Ana Carolina

há 7 meses
A propósito do mês da criança, os Djs Malvado, João Reis, Aldas Mix, Kapiro, Lutonda e Dj Bruno Ag, são alguns dos nomes que integram o vasto cartaz deste Live Solidário que tem como objectivo angariar fundos para doação de cestas básicas à Fundação Ana Carolina e ainda vários Lares de Acolhimento que colaboram com o “Vidas ZAP”, projecto de Responsabilidade Social da ZAP.

Saiba quem são os artistas mais bem pagos da década

há 6 meses
Na última década, no período entre 2011 e 2020, os artistas mais bem pagos, segundo a avaliação da revista, após ter reunido publicações anuais da Forbes, Beyoncé, Diddy, Elton John, Taylor Swift e Dr. Dre são os mais bem pagos do mundo.

Afinal vidas angolanas também importam

há 2 anos
A classe artística angolana quebrou o silêncio e decidiu dar um basta à indiferença perante a brutalidade e violência policial que, vezes sem conta, resultaram em mortes, como foi o mais recente caso de José Manuel, morto à tiro no Prenda.

Após denúncia de ex-namorada, polícia apreende réplica de fuzil na residência de Nego do Borel

há 1 ano
A acção aconteceu a fim de averiguar a veracidade da denúncia feita por Duda Reis, que consistia na posse de um fuzil, mas era na verdade uma réplica de fuzil, usada para a prática de airsoft.

Ajax da Holanda lança equipamento de futebol em homenagem a Bob Marley

há 9 meses
As camisolas serão o equipamento alternativo do clube para a temporada 2021/22 e são oficialmente apresentadas no dia 11 de Maio, data em que se assinala 40 anos desde que a lenda do Reggae deixou o mundo dos vivos.