Olivia Rodrigo, BTS e Justin Bieber se destacam no MTV Video Music Awards, mas Lil Nas X leva o prémio principal

A 38ª edição do MTV Video Music Awards aconteceu ontem e celebrou o 40º aniversário da MTV. Criada em 1984, é uma das maiores galardões da música americana, voltada para a premiação dos melhores videoclips do ano.

Dentre vários momentos de destaque, o evento foi marcado pela “presença” pré-gravada de Madonna, que fez história no primeiro VMA, em 1984, com uma apresentação de “Like A Virgin”, o regresso de Justin Bieber e a homenagem ao Foo Fighters. Mas quem “roubou a cena”, foi o principal vencedor do VMAs, Lil Nas X que com apenas uma música, “Montero (Call Me By Your Name)”, arrebatou o prestigioso prémio de melhor vídeo do ano, as categorias de melhor direcção, melhor direcção de arte e ainda, melhores efeitos visuais.

O Global Icon Award entregue ao Foo Fighters, foi ontem  concedida pela primeira vez no VMAs. O prémio reconhece um artista ou banda “cuja carreira inigualável e impacto e influência contínuos mantiveram um nível único de sucesso global na música e além”.

Contra todas expectativas, Lil Nas X se tornou no primeiro artista a assumir a homossexualidade, estando no top da Billboard, onde permaneceu por dezanove semanas com “Old Town Road”, sendo o primeiro artista a fazê-lo desde que o gráfico começou em 1958.

De lá para cá, X vem assumindo uma faceta mais excêntrica, envolto em alguma polémica, sem deixar nunca de levantar a bandeira da comunidade LGBTQI+. Mas nada disto tem impedido que artista de 22 anos se afirme como um dos “maiores” actualidade, e os números e estão aí para provar.

Acompanhe a lista completa dos vencedores:

Vídeo do Ano
Lil Nas X – “Montero (Call Me By Your Name)”

Artista do Ano
Justin Bieber

Música do Ano
Olivia Rodrigo – “Drivers License”

Artista Revelação

Olivia Rodrigo

Performance do Ano
Olivia Rodrigo – “Drivers License”

Melhor Colaboração
Doja Cat ft. SZA – “Kiss Me More”

Melhor Clipe Pop
Justin Bieber ft. Daniel Caesar, Giveon – “Peaches”

Melhor Clipe de Hip-Hop

Travis Scott ft. Young Thug & M.I.A. – “Franchise”

Melhor Clipe de Rock
John Mayer – “Last Train Home”

Melhor Clipe Alternativo
Machine Gun Kelly ft. blackbear – my exs best friend

Melhor Clipe Latino
Billie Eilish & Rosalía – Lo Vas A Olvidar

Melhor Clipe de R&B
Bruno Mars, Anderson .Paak, Silk Sonic – Leave The Door Open

Melhor Clipe de K-Pop
BTS – Butter

Melhor Clipe Manifesto
Billie Eilish – Your Power

Melhor Direção

Lil Nas X – MONTERO (Call Me By Your Name)

Melhor Fotografia
Beyoncé, Blue Ivy, SAINt JHN, WizKid – BROWN SKIN GIRL

Melhor Direção de Arte
Lil Nas X – MONTERO (Call Me By Your Name)

Melhores Efeitos Visuais
Lil Nas X – MONTERO (Call Me By Your Name)

Melhor Coreografia
Harry Styles – Treat People With Kindness

Melhor Edição
Bruno Mars, Anderson .Paak, Silk Sonic – Leave The Door Open

Melhor Grupo
BTS

as cargas mais recentes

Viúva de Kobe Bryant vai processar policias de Los Angeles

há 2 anos
Vanessa Bryant decidiu agir judicialmente contra os agentes da Polícia de Los Angeles, que terão divulgado imagens do acidente que vitimou Kobe Bryant, lenda do basquetebol, que faleceu a 26 de Janeiro, após um desastre de helicóptero.

Abril, o mês da dança

há 2 anos

Festival do cinema tunisino arranca em formato digital

há 2 anos
A terceira edição do Festival do Cinema Documentário Mediterrâneo na Tunísia (DocuMed), que arrancou ontem, será realizado em edição digital, devido à crise sanitária mundial da covid-19, indicaram os organizadores.

Bonga: “Sinto-me um kota realizado”

há 2 anos
O dia 28 de Junho de 2020 será lembrado como um dos dias mais importante da cultura nacional, tudo por causa de Bonga, Paulo Flores e Yuri da Cunha. A Carga traz as reacções do espectáculo.

Netflix lança novo documentário sobre a vida e obra de Notorious B.I.G.

há 1 ano

Netflix anuncia produção de documentário sobre Emicida

há 2 anos
Intitulado ‘Amarelo – É tudo para ontem’, contém entrevistas e cenas de bastidores, de um show no Theatro Municipal de São Paulo em 2019.

RZA cria plataforma para dar comentários ao vivo sobre filmes de artes marciais

há 2 anos
Ao longo de carreira, RZA foi inspirado em filmes de artes marciais. Agora, o produtor elevou este amor para um outro nível.

Homem invade apartamento de Eminem e diz que foi “para matar o rapper”

há 2 anos
Um vídeo divulgado mostra que Mathew Hughes, o homem que no passado mês de Abril invadiu a mansão de Eminem, em Michigan, disse que estava lá para matar o rapper.

Délcio Caiaia discorre sobre a Matriz Africana do Design Gráfico no seu primeiro E-Book

há 2 anos
O projecto literário Matriz Africana Do Design Gráfico, surge de um olhar crítico ao posicionamento de África na arena global do Design Gráfico. A supressão histórica fez desaparecer gradualmente muitos traços da arte visual africana.

“Let’s Go Crazy: The Grammy Salute To Prince” transmitido na TV

há 2 anos
Quatro anos após a morte de Prince, o concerto de homenagem ao músico que juntou, na cerimónia deste ano dos Grammys, vários nomes do rock e da pop foi transmitido na televisão norte-americana.

Produtor Algo 10Conhecido rende tributo a Teta Lando e Franco em novo álbum

há 11 meses
O álbum contém versões de dois grandes sucessos nacionais e internacionais intemporais, nomeadamente: “Mario” do congolês Franco, na versão amapiano e “Quimbemba” de Teta Lando, no estilo afro-house.

Banda Maravilha: “O Semba goza de boa saúde”

há 2 anos
Fundada em 1993, a Banda Maravilha é uma das formações musicais mais profissionais da actualidade. Sua musicalidade é caracterizada pela mistura dos instrumentos tradicionais do Semba com os modernos. Em entrevista à Carga, explicam as participações de Irina Vasconcelos, Livongue e Karina Santos no novo álbum e fazem uma breve análise sobre o actual estado do Semba.

Ondjaki abre Encontro de Leituras dos jornais Público e Folha de S. Paulo

há 2 anos
O escritor angolano está a comemorar 20 anos de carreira literária e participará, esta terça-feira (15), no clube para leitores de língua Portuguesa, a partir de Luanda.

Rapper Duas Caras preocupado com a perda de valores tradicionais em África

há 1 ano

Certified Lover Boy revela um Drake mais voltado para o R&B

há 10 meses
Com 21 músicas no total, CLB tem a duração de quase uma hora e meia e, dentro da sua longa tracklist há algumas revelações emocionantes e surpresas sugerindo uma nova direcção mais focada em R&B para o cantor/rapper.

Luso antecipa promoção do próximo álbum com uma “prenda”

há 1 ano