Olivia Rodrigo, BTS e Justin Bieber se destacam no MTV Video Music Awards, mas Lil Nas X leva o prémio principal

A 38ª edição do MTV Video Music Awards aconteceu ontem e celebrou o 40º aniversário da MTV. Criada em 1984, é uma das maiores galardões da música americana, voltada para a premiação dos melhores videoclips do ano.

Dentre vários momentos de destaque, o evento foi marcado pela “presença” pré-gravada de Madonna, que fez história no primeiro VMA, em 1984, com uma apresentação de “Like A Virgin”, o regresso de Justin Bieber e a homenagem ao Foo Fighters. Mas quem “roubou a cena”, foi o principal vencedor do VMAs, Lil Nas X que com apenas uma música, “Montero (Call Me By Your Name)”, arrebatou o prestigioso prémio de melhor vídeo do ano, as categorias de melhor direcção, melhor direcção de arte e ainda, melhores efeitos visuais.

O Global Icon Award entregue ao Foo Fighters, foi ontem  concedida pela primeira vez no VMAs. O prémio reconhece um artista ou banda “cuja carreira inigualável e impacto e influência contínuos mantiveram um nível único de sucesso global na música e além”.

Contra todas expectativas, Lil Nas X se tornou no primeiro artista a assumir a homossexualidade, estando no top da Billboard, onde permaneceu por dezanove semanas com “Old Town Road”, sendo o primeiro artista a fazê-lo desde que o gráfico começou em 1958.

De lá para cá, X vem assumindo uma faceta mais excêntrica, envolto em alguma polémica, sem deixar nunca de levantar a bandeira da comunidade LGBTQI+. Mas nada disto tem impedido que artista de 22 anos se afirme como um dos “maiores” actualidade, e os números e estão aí para provar.

Acompanhe a lista completa dos vencedores:

Vídeo do Ano
Lil Nas X – “Montero (Call Me By Your Name)”

Artista do Ano
Justin Bieber

Música do Ano
Olivia Rodrigo – “Drivers License”

Artista Revelação

Olivia Rodrigo

Performance do Ano
Olivia Rodrigo – “Drivers License”

Melhor Colaboração
Doja Cat ft. SZA – “Kiss Me More”

Melhor Clipe Pop
Justin Bieber ft. Daniel Caesar, Giveon – “Peaches”

Melhor Clipe de Hip-Hop

Travis Scott ft. Young Thug & M.I.A. – “Franchise”

Melhor Clipe de Rock
John Mayer – “Last Train Home”

Melhor Clipe Alternativo
Machine Gun Kelly ft. blackbear – my exs best friend

Melhor Clipe Latino
Billie Eilish & Rosalía – Lo Vas A Olvidar

Melhor Clipe de R&B
Bruno Mars, Anderson .Paak, Silk Sonic – Leave The Door Open

Melhor Clipe de K-Pop
BTS – Butter

Melhor Clipe Manifesto
Billie Eilish – Your Power

Melhor Direção

Lil Nas X – MONTERO (Call Me By Your Name)

Melhor Fotografia
Beyoncé, Blue Ivy, SAINt JHN, WizKid – BROWN SKIN GIRL

Melhor Direção de Arte
Lil Nas X – MONTERO (Call Me By Your Name)

Melhores Efeitos Visuais
Lil Nas X – MONTERO (Call Me By Your Name)

Melhor Coreografia
Harry Styles – Treat People With Kindness

Melhor Edição
Bruno Mars, Anderson .Paak, Silk Sonic – Leave The Door Open

Melhor Grupo
BTS

as cargas mais recentes

Spotify lança campanha a favor da comunidade artística

há 3 anos
Combater o impacto da pandemia Covid-19 na indústria da música exigirá um enorme esforço global, desta feita, a criou a acção para apoiar a comunidade musical global durante a crise sem precedentes.

Espectáculo das celebrações do 11 de Novembro com novo formato

há 3 anos
As actividades culturais alusivas as celebrações do 45.° aniversário da Independência sofreram reestruturações. As limitações abrangem também o espectáculo musical ao vivo, que já não será realizado na Praça da República.

Mantorras lembra a vida no Benfica: “Operaram-me o que eu não tinha”

há 2 anos
Numa altura em que se assinala 20 anos da sua chegada ao Benfica, o ex-atleta angolano lembrou, com tristeza, que foi submetido a intervenção cirúrgica errada.

Filho de Bobby Brown é encontrado morto

há 2 anos
Depois da morte da ex-mulher, Whitney Houston e da sua filha Bobbi Kristina, o cantor Bobby Brown vive uma nova tragédia com a morte do seu filho Bobby Jr.

DJ Pelé, Flagelo Urbano e Ikonoklasta representam a classe artística na manifestação

há 2 anos
Os músicos Flagelo Urbano, Ikonoklasta, Ready Neutro, MCK e DJ Pelé representam, a classe artística na manifestação pacífica, que decorreu hoje, em Luanda, visando alertar ao governo para fim do elevado custo de vida no país, mas que terminou com a confirmação de mortes.

Edgar Domingos relembra ‘Adoço’ que vale ouro

há 1 ano
O tema voltou à baila graças a uma publicação nostálgica do artista, que com a hashtag #éparafazerhistória, relembrou o êxito, que lhe foi atribuido em Fevereiro último, pelo facto do single ter atingido a marca de 5 mil unidades vendidas em território português.

Dino Cross rende tributo a Bang no seu primeiro ano post mortem

há 1 ano
O anúncio sobre a morte de Bang, foi feito na fatídica manhã de segunda-feira, no passado dia 11 de Janeiro de 2021. Este ano, Dino Cross, na qualidade de amigo e profissional da cultura, usou o podcast `Mambos HIPHOP da Banda´ memorou a obra e vida daquele que ainda hoje, é considerado um dos “gigantes” do entretenimento moçambicano.

Show do Mês viaja pelos anos dourados da música angolana

há 3 anos
Com objectivo de recriar alguns dos maiores sucessos dos anos 80, o Show do Mês vai juntar alguns dos nomes mais sonantes daquele período para um concerto Live, no dia 27 de Julho (sábado).

Lil Nas X lança linha de ténis ” Satan Shoes”

há 2 anos

Filme de estreia de Gilmário Vemba é o mais visto dos cinemas nacionais

há 2 anos
A tragicomédia `A Dívida´ chegou às salas de cinema no passado dia 26 de Fevereiro e foi visto, até a semana finda, por cerca de sete mil pessoas, atingindo assim a marca de filme produção local mais visto nos cinemas nacionais.

Prodígio: “acredito que a arte tem que reflectir a sociedade, a minha vida, a dos meus e dos outros”

há 3 anos
Durante o longo vídeo nas suas redes sociais, sobre a morte do jovem de 23 anos no Prenda, o músico começou por esclarecer que não pretende defender qualquer artista, entretanto, realçou que é imprudente a sociedade olhar as coisas de um único ponto de vista, porque os músicos também têm liberdade de escolha.

Aaron Carter afirma que Michael Jackson explicou por que gostava sempre de estar com crianças

há 3 anos
Aaron Carter fez algumas afirmações na sua recente entrevista à “Vlad TV”, incluindo por que Michael Jackson gostava de sair com crianças. O artista também aproveitou a ocasião para defender o astro das acusações de pedofilia.

É oficial: Messi anuncia que vai continuar no Barcelona

há 2 anos
O astro argentino acaba de anunciar que vai continuar no clube catalão até o fim do contrato. “Eu tinha a certeza que estava livre para sair, o presidente sempre disse que no fim da temporada podia decidir sair ou ficar”.

Artistas protestam contra o Spotify

há 2 anos
31 escritórios do Spotify em vários países foram surpreendidos por protestantes do sector da música.

Episódios inéditos da série `Wu-Tang Clan´ estreiam em Setembro

há 2 anos
Pensada para os fãs, série é um relato ficcional da formação e construção detalhada do prestigiado e icónico grupo.

Mano a Mano: Mano Brown democratiza debates no Spotify

há 1 ano
Mano Brown estreou o podcast no passado mês de Agosto, com a rapper artista Karol Conká, também já passaram pelo programa Drauzio Varela e mais recentemente o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lulas da Silva.