Onde te enquadras senhor “músico”?

O mercado musical angolano tem estado cada vez mais competitivo, são vários os jovens intérpretes a procura de uma posição, mas poucos conseguem deixar a sua marca. Uns têm a sorte de “pegar” a primeira e se tornarem conhecidos logo na primeira e única música, outros levam anos para isso acontecer, e uns, mesmo depois de muitos anos, não conseguem fazer sucesso.

Os caminhos que cada um segue estão identificados. Uns optam pela via mais fácil, outros pela via normal, uns com talento, outros não, uns com poder financeiro, outros sem um tostão.

Uns não precisam de ajuda da comunicação social para fazer sucesso, porque interpretam músicas com cabeça, tronco e membros, bem estruturadas desde o conteúdo a produção. Estes não precisam de favores, muito pelo contrário, os DJs é que andam atrás dos seus trabalhos, as rádios tocam para prender a audiência e a net dá apenas sequência.

Outros precisam muito das rádios e da net para promover os seus trabalhos. Estes não cantam músicas bem estruturadas, não cantam o que gostam, mas sim o que o público quer ouvir, ou seja o que estiver na moda. Não têm vida própria, mas têm criatividade suficiente para oferecer ao público o que eles querem.

Este grupo algumas vezes paga aos radialistas para promover seus trabalhos, usam incessantemente a internet para divulgação dos seus temas e, alguns, tornam-se heróis de uma franja da juventude, particularmente para o seu público-alvo.

Depois há o grupo dos “sem talento”, mas pelo facto de gostarem muito de música ou motivados por um familiar que também canta, experimentam pegar no microfone e subir ao palco. Estes têm como principais parceiros as rádios, pagam para as músicas tocar, pagam para actuar em pequenos shows, pagam para frequentarem programas televisivos, pagam para quase tudo.

Este grupo está dividido em dois: Os que mesmo sem talento conseguem fazer sucesso com um ou dois temas, muito por causa das rádios que fazem a música parecer boa de tanto tocar, depois “somem do mapa”, e os que desistem sem conhecer o sabor do sucesso, abraçando de seguida outros desafios, como DJ, promotor de eventos ou agente musical, as suas funções preferenciais.

Então, em que grupo te enquadras senhor músico? Alguns músicos começam a carreira com a pirâmide invertida e resulta, fazem sucesso e tornam-se conhecidos. Mas o facto de resultar não quer dizer que seja a opção mais acertada, há necessidade de se criar uma estrutura, criar alicerces para suportar o sucesso ou fracasso. Profissionalizem-se.

as cargas mais recentes

1 de Junho: Filantropia junta artistas em prol da Aldeia de Criança SOS-Lubango

há 1 ano
Em comemoração ao Dia Internacional da Criança, um leque de artistas vai juntar-se amanhã no palco do Miami Beach, para uma live solidária em prol da Aldeia de Criança SOS do Lubango.

Foste Waldemar, mas cantaste livremente no teu país

há 2 anos
A morte do músico Waldemar Bastos foi um duro golpe às nossas emoções, um soco no “estômago” da cultura e quase um K.O técnico aos amantes da música com qualidade.

Sabia que o Dia do Rock foi instituído graças a um festival em prol da Etiópia?

há 1 ano
O dia 13 de Julho é desde o ano 1985, celebrado como o dia do Rock. A efeméride foi sugerida por Phil Collins durante o célebre festival Live Aid, realizado na época simultaneamente em Londres e na Filadélfia, a fim de angariar doações para a Etiópia.

Katy Perry reage pela primeira vez às acusações de abuso sexual

há 2 anos
A cantora norte-americana vem sendo acusada de má conduta sexual em duas situações. Numa recente entrevista, Katty Perry comentou, primeira vez, sobre os alegados abusos movidos por um homem e uma mulher.

Artistas plásticos da nova geração recriam trabalho de Ruy Duarte de Carvalho

há 11 meses
O Laboratório de Crítica e Curadoria e a Galeria Movart apresentam no próximo dia 25 do corrente, em Luanda, uma exposição colectiva inspirada na obra “Como Se O Mundo Não Tivesse Leste”, de Ruy Duarte de Carvalho.

Bigger Love: Novo álbum de John Legend celebra a música negra

há 2 anos
John Legend tornou pública a capa e a track list do seu novo álbum, a ser lançado dia 19 de Junho, com recurso à riqueza da música negra tradicional, o artista quer levar alegria e esperança ao movimento Black Live Matter.

Beckett: John David Washington protagoniza novo thriller de suspense da Netflix

há 1 ano
O thriller de acção conta a história de um turista americano que é forçado a caminhar de um deserto rural até a embaixada dos Estados Unidos, em Atenas, depois de um incidente o tornar alvo vulnerável.

Oluali Records: A label que promete conectar Angola ao mundo

há 2 anos
O ano 2020 está a ser marcado por várias adversidades a todos os níveis, obrigando os artistas e produtoras a reinventarem-se e a procurarem novas formas de trabalhar. E é neste um contexto que nasce a Oluali Records, uma label que se propõe a prepõe a criar pontes entre Angola e o mundo.

MAMY mostra a sua “Atitude Negra”

há 2 anos
A música “Atitude Negra” é uma celebração da mulher negra, da melanina, dos traços grossos e do cabelo crespo.

Exposição `António Agostinho Neto na Primeira Pessoa´ para ver até ao dia 30 de Setembro

há 1 ano
Em alusão ao 99ª aniversário natalício do patrono da Nação, o Memorial António Agostinho Neto em parceria com o Belas Shopping, realiza a exposição fotográfica intitulada `António Agostinho Neto na Primeira Pessoa´. Inaugurada no passado dia 1 de Setembro, pode ser visitada naquela unidade comercial até ao dia 30.

Jay Pallmer apresenta-se ao mercado musical com EP `MySelf´

há 1 ano
Contrariando todas adversidades da época pandémica, o 2020 vem se revelando frutífero para muitos artistas e, a EP `MySelf´ é mais uma prova desta teoria.

Festival Sons do Atlântico revisita actuações épicas da 7°edição

há 2 anos
Sábado dia 12 de Dezembro as 22:00, poderá rever as grandes actuações deste espetáculo que contou com um público de cerca de 40.000 pessoas, a vibrar em uníssono com artistas em ascenção, artistas angolanos consagrados e estrelas internacionais.

`Ar Condicionado´, `1999´ e ` O Alambamento da minha cultura´ são os grandes vencedores da primeira edição do Unitel Angola Move

há 12 meses
De realçar, que na noite das artes cénicas, o teatro também teve uma recompensa de 2 milhões de Kwanzas e houve uma entrega de galardões ao dramaturgo, encenador, escritor e fundador do Elinga Teatro, José Mena Abrantes e ao Circuito Internacional de Teatro.

‘Emoção Globo’ já tem coreografia

há 2 anos
Trata-se da coreografia proposta por Rita Alfredo, bailarina profissional angolana, ex-participante do concurso de dança ‘Bounce’, exibido pela TPA 2 entre 2010 e 2015.

Roley anuncia novo álbum com participações de Masta, Eric Rodrigues entre outros

há 1 ano
Esta não é a primeira vez que o rapper moçambicano traz vozes angolanas nos seu projectos, já no álbum de estreia “Roley”, contou com Rui Orlando e Young Double, e no ano passado, lançou “Pensamentos” e teve participação de Paulelson.

Tampa de uma das jantes do carro em que foi baleado B.I.G vai a leião

há 2 anos