Ondjaki abre Encontro de Leituras dos jornais Público e Folha de S. Paulo

O escritor angolano está a comemorar 20 anos de carreira literária e participará, esta terça-feira (15), no clube para leitores de língua Portuguesa, a partir de Luanda.

O livro escolhido para a sessão será “Bom Dia, Camaradas”, o primeiro romance do escritor. O novo clube de leitura do Público e o Folha de S. Paulo acontece às 22 de Portugal, 21 de Angola. Em Bom Dia, Camaradas, Ondjaki apresenta a  Luanda da sua infância e da sua juventude.

A iniciativa junta leitores de língua Portuguesa e  acontecerá uma vez por mês no Zoom e discutirá romances, ensaios, memórias e obras de jornalismo literário, na presença de um escritor, editor ou especialista convidado. Todos os  participantes podem falar sobre o livro em debate.

Das suas publicações, encontramos Bom Dia, Camaradas, O Assobiado, Quantas Madrugadas Tem A Noite, AvóDezanove, O Segredo do Soviético, Os Transparentes, vários contos, poesias e ensaios.

Entre as distinções, destaca-se o Prémio José Saramago, com a obra Os Transparentes (2012). Recentemente, o escritor apareceu com O Livro do Deslumbramento.

as cargas mais recentes

Drake anuncia lançamento de nova colecção de roupas e calçados com a Nike

há 1 ano
Depois da parceria com a Jordan Brand, Drake vai, finalmente, lançar uma colecção de vestuário com a Nike, uma ideia já antes divulgada nas redes sociais e que acabou por ser confirmada pelo próprio.

6ix9ine e Meek Mill por pouco partem para briga à saída de uma discoteca

há 1 ano

Guardiões da Galáxia 3 marca fim de ciclo do elenco

há 2 anos
Após afirmar que Guardiões da Galáxia Vol. 3 não será adiado por conta da pandemia do Coronavírus, o director James Gunn revelou que este pode ser o último com o elenco actual.

Geração 80 disponibiliza site exclusivo para a longa-metragem ‘Nossa Senhora da Loja do Chinês’

há 5 meses
A produtora realizou, na semana passada, o evento de apresentação da primeira longa-metragem de Ery Claver, que conta com a produção da Geração 80. No seguimento da actividade, foi ainda comunicado que o site do referido filme já está no ar.

Heavy C: “Só estamos à espera da oficialização do tribunal para encerrarmos a Bué de Beats”

há 2 anos
A Bué de Beats produziu e lançou os principais rostos da música angolana. Depois de 20 anos de actividade, decide encerrar as portas. Em entrevista à Carga, Heavy C explica como começou o colapso financeiro e revela que já tentou alienar alguns activos da empresa, mas não teve sucesso.

Thó Simões marca presença na abertura do festival `Latitudes´

há 2 anos
A abertura do festival expõe relações globais desiguais e aprimora os traços coloniais que ainda moldam o nosso presente. Ao mesmo tempo, abre espaços para reflexão e acção e gera ressonâncias nos outros itens do programa.

The Weekend anuncia que nunca mais vai concorrer aos Grammy Awards

há 1 ano

Justiça brasileira determina que Fundação Palmares retire do site artigos que atacam a figura de Zumbi

há 2 anos
Na sua conta do Twitter, Sérgio Camargo, presidente da Fundação afirmou, por conta desta determinação, que “a Fundação Cultural Palmares está sob censura”. Na decisão, a juíza ressalta que a permanência dos artigos “viola o direito à identidade, acção e memória da comunidade negra”, e prevê a multa diária de multa diária equivalente a 108 milhões de Kwanzas, informou o G1.

Cage One: “Sempre fui mal compreendido por ser diferente, agora estou a mostrar que estava certo”

há 2 anos

Lil ‘Kim afirma que Teyana Taylor é a única artista a altura para interpretá-la numa cinebiografia

há 1 ano
A rapper veterana vem dando sinais de que brevemente poderá produzir uma cinebiografia.

Selda elogia Pérola publicamente e fãs “agradecem”

há 2 anos
Afinal nem tudo está perdido no mundo da música em Angola, onde as relações entre os artistas não têm sido das melhores. Mesmo sem serem amigas, Selda fez uma dedicatória à Pérola, no seu instagram, e os internautas ficaram deslumbrados.

Sílvio Nascimento lança petição para impedir que Jada Smith produza filme sobre Rainha Njinga

há 8 meses
Após protestar nas suas redes sociais, e ser apoiado pelos colegas, o actor e produtor angolano Sílvio Nascimento lançou hoje um abaixo-assinado, “exigindo resposta e reparação do erro”, pois entende que, se a Netflix quiser contar a história sobre a rainha angolana, os produtores e actores angolanos devem ser parte do processo.

Morreu “Gigante” da música africana

há 2 anos
O músico guineense Mory Kanté, conhecido pelo sucesso mundial “Yéké yéké”, na década de 1980, morreu hoje aos 70 anos num hospital de Conacri, após doença prolongada, anunciou o filho.

Documentário reapresenta Reino do Kongo na óptica africana

há 11 meses
Nas palavras do autor Ne Kunda Nlaba, o filme não ficcional chega para “desconstruir” tudo o que nos foi ensinado sobre o Reino do Kongo, intitula-se “Reino do Kongo: Em busca do reino destruído” e vai estrear no próximo sábado, dia 26 de Junho, na Mediateca de Luanda.

Jay-Z abre faculdade de Música, Desporto e Entretenimento na sua terra natal

há 2 anos
A Roc Nation, empresa de entretenimento de Jay-Z, anuncou ontem a abertura, para primeiro Semestre de 2021, de uma Escola Superior de Música, Desporto e Entretenimento, em Brooklyn (terra natal do rapper). 25% dos alunos do primeiro ano vão estudar sem pagar.

Após denúncia de ex-namorada, polícia apreende réplica de fuzil na residência de Nego do Borel

há 1 ano
A acção aconteceu a fim de averiguar a veracidade da denúncia feita por Duda Reis, que consistia na posse de um fuzil, mas era na verdade uma réplica de fuzil, usada para a prática de airsoft.