Ondjaki assinala 20 anos de literatura com o lançamento d’O livro do Deslembramento’

A editora KACIMBO apresenta no dia 27 de Dezembro, a mais recente obra do escritor Ondjaki, “O Livro do Deslembramento”, um romance que coincide com o momento em que o autor assinala 20 anos literários.


Em comunicado, a editora comunicou que o evento de lançamento será realizado na galeria MOVART (marginal de Luanda), аs 15h:30 com várias conversas de final da tarde entre o autor e Elisângela Rita (poetisa), Fradique (realizador), Ngoi Salucombo (fotógrafo), César da Silveira (consultor de comunicação) e o público. 

Ondjaki assinala 20 anos de literatura com o lançamento d’O livro do Deslembramento’


Tal como em outras obras de Ondjaki, a acção de “O Livro do Deslembramento” localiza-se em Luanda no
período em que, após os acordos de Bicesse, a guerra civil parou, e houve eleições em Angola pela primeira
vez. Mas em pouco tempo reacende-se a guerra civil. Como diz o narrador, «aquela guerra que nunca ninguém nos apresentou ou explicou, a guerra que sempre tinha “andado lá longe” sem nos ameaçar assim
nas ruas da nossa cidade, no nosso mar, nas nossas praias, nas nossas famílias».
É essa Luanda que nos é aqui apresentada pelos olhos de uma criança. Essa Luanda em que «uma pessoa não sabe passar um dia só sem inventar uma estória». E as histórias seguem-se, numa estudada
circularidade, até à última página. Mas aqui chegados tudo muda.

Aquele mundo, vivido como uma história
de encantar, tem debaixo de si um vulcão prestes a explodir. “O Livro do Deslembramento” é certamente uma das mais belas obras de autofi cção da literatura em língua portuguesa. E Ondjaki, neste ano de 2020 em que passam precisamente vinte anos sobre a publicação do seu primeiro livro, dá-nos agora um dos seus melhores romances.


A KACIMBO apresenta-se como uma uma festa de palavras, uma editora que pretende trabalhar primeiro
com autores africanos e, ainda, com (todas) as “geografi as da língua portuguesa”. Daremos prioridade
aos autores angolanos, à colaboração com editoras a autores africanos, aos países que mais dialogam connosco culturalmente, mas em busca de novas pontes com a vizinhança do nosso país.

Assinalando abertura da editora, a KACIMBO tem realizado várias acções durante o mês de Dezembro,
desde apresentações de livros, teatro infantil, leitura de historias para crianças e oferta de livros a vários projectos literários.

No último fim de semana o escritor Ondjaki esteve na biblioteca “10Padronizada” (sábado) onde fez o
primeiro lançamento da obra “O livro do deslembramento”, na presença da organização da Biblioteca Comunitária e o público que se deslocou para desfrutar do preço especial que a KACIMBO praticou na
10Padronizada.

as cargas mais recentes

Alexandre Pires e Seu Jorge unem-se para um espectáculo solidário

há 3 anos
Os músicos brasileiros Alexandre Pires e Seu Jorge juntam-se para um espectáculo interactivo de carácter beneficente. O concerto será transmitido nas redes sociais de ambos os artistas.

Polémico documentário sobre Michael Jackson terá continuação

há 2 anos
A primeira parte do documentário foi responsável por trazer, novamente, à tona toda a polémica envolvendo supostos assédios cometidos por Michael Jackson, além da suposta pedofilia.

Kanye West promove imagem da Rainha N’zinga

há 2 anos
O músico e empresário usou ontem a sua conta do Twitter e publicou um conjunto de imagens de figuras históricas, entre os quais reformadores das religiões, santos católicos e filósofos.

Cine Mundo vai deixar de exibir filmes da Universal Pictures

há 3 anos

Lady Gaga revela que por pouco quase tirou a própria vida

há 2 anos
A cantora falou sobre um período difícil e de profunda depressão por que atravessou. Afirmou que odiava o seu alter ego, e pensou diversas vezes em tirar a própria vida. O apoio de Elton Jonh e de Ariana Grande foram fundamentais.

Boss AC acaba de confirmar que já foi compensado pela música utilizada na campanha da Unitel

há 11 meses
O músico Boss AC, de nome de baptismo Ângelo Firmino acabou de confirmar hoje que está resolvida a situação de pagamentos dos direitos autorais da música ‘Quieres Dinero” ft Gutto e Glória Stefan, utilizada na campanha Unitel Money.

Nsingi, uma voz de Portugal que leva a cultura angolana com rítmo

há 2 anos
Carlos Nsingui nasceu em Portugal e nunca esteve em Angola, mas mantém fortes ligações com a cultura angolana, desde a música, gastronomia ao modo de ser, estar, falar, incluindo a forma de vestir, porque seus país são angolanos e parte da sua família vive em Angola.

Show do Mês adia concerto ‘Vozes de Março’

há 3 anos

Anulação dos jogos futebol e Basquetebol divide angolanos

há 3 anos
Os Campeonatos Nacionais de futebol e basquetebol, que decorriam e pararam por conta do Covid-19, foram anulados, numa decisão que dividiu os adeptos dos dois maiores clubes (Petro de Luanda e 1º de Agosto).

Espaço online de debates discute sobre “A Criança e o ensino das Artes plásticas”

há 2 anos
O espaço online de debate FALE CONNOSCO traz à discussão nesta sexta-feira, 25 de Setembro de 2020, das 14h às 15h30, o tema “A Criança e o ensino das Artes Plásticas”, e contará com convidados de painel o professor de Artes Plásticas e artista plástico Gilberto Kapitango e a professora de Reciclagem e Decoração, Conceição Manuel, podendo ser transmitida ao vivo na página oficial de facebook da Fundação, numa iniciativa conjunta entre a Fundação Arte e Cultura, Instituto Nacional da Criança, INAC e do Unicef Angola.

É oficial, Lewis Hamilton é o maior piloto da história da Fórmula 1

há 2 anos
O piloto inglês Lewis Hamilton escreveu mais um capítulo na sua história ao vencer este domingo, em Portugal, pela 92a vez a corrida da F1, superando o alemão Michael Schumacher, até então o maior com 91 provas conquistadas.

Dj´s licenciados serão protegidos pela SADIA

há 3 anos
Para serem protegidos, os Disco Jokeys, editoras de livro ou CD, distribuidoras digitais de música, plataformas de streaming, rádios e tvs online, deverão solicitar as suas licenças na SADIA, para exercerem as suas actividades.

Técnico Filipe Cruz desmente desentendimento com Isabel Guialo

há 1 ano
No início da semana em curso, surgiu nas redes sociais uma manchete que indicava o afastamento voluntário de Isabel Guialo da selecção, após ser substituída como capitã das Pérolas. Tal informação foi negada por Filipe Cruz, ontem, no jornal da TV Zimbo, alegando que a ex-capitã comunicou o afastamento por razões familiares.

Geração 80 assinala décimo aniversário com a criação de um mural na baixa de Luanda

há 2 anos
Trata-se de um presente que a GERAÇÃO de 80 oferece a Luanda, como forma de agradecimento a cidade por ter dado o privilégio de ser o local de partida dos sonhos dos produtores.

Actor angolano condenado a pagar mais de 91 milhões de kzs por plagiar uma obra

há 3 meses

Idris Elba promove concerto virtual “Africa Day Benefit Concert at Home”

há 3 anos
O concerto virtual é uma iniciativa do cineasta britânico, que visa arrecadar fundos para “aliviar” os efeitos económicos que África tem sofrido, face a pandemia do Covid-19. O encontro reunirá um rol de artistas africanos e será transmitido pela MTV Base, no próximo dia 25, dia de África.