Ondjaki assinala 20 anos de literatura com o lançamento d’O livro do Deslembramento’

A editora KACIMBO apresenta no dia 27 de Dezembro, a mais recente obra do escritor Ondjaki, “O Livro do Deslembramento”, um romance que coincide com o momento em que o autor assinala 20 anos literários.


Em comunicado, a editora comunicou que o evento de lançamento será realizado na galeria MOVART (marginal de Luanda), аs 15h:30 com várias conversas de final da tarde entre o autor e Elisângela Rita (poetisa), Fradique (realizador), Ngoi Salucombo (fotógrafo), César da Silveira (consultor de comunicação) e o público. 

Ondjaki assinala 20 anos de literatura com o lançamento d’O livro do Deslembramento’


Tal como em outras obras de Ondjaki, a acção de “O Livro do Deslembramento” localiza-se em Luanda no
período em que, após os acordos de Bicesse, a guerra civil parou, e houve eleições em Angola pela primeira
vez. Mas em pouco tempo reacende-se a guerra civil. Como diz o narrador, «aquela guerra que nunca ninguém nos apresentou ou explicou, a guerra que sempre tinha “andado lá longe” sem nos ameaçar assim
nas ruas da nossa cidade, no nosso mar, nas nossas praias, nas nossas famílias».
É essa Luanda que nos é aqui apresentada pelos olhos de uma criança. Essa Luanda em que «uma pessoa não sabe passar um dia só sem inventar uma estória». E as histórias seguem-se, numa estudada
circularidade, até à última página. Mas aqui chegados tudo muda.

Aquele mundo, vivido como uma história
de encantar, tem debaixo de si um vulcão prestes a explodir. “O Livro do Deslembramento” é certamente uma das mais belas obras de autofi cção da literatura em língua portuguesa. E Ondjaki, neste ano de 2020 em que passam precisamente vinte anos sobre a publicação do seu primeiro livro, dá-nos agora um dos seus melhores romances.


A KACIMBO apresenta-se como uma uma festa de palavras, uma editora que pretende trabalhar primeiro
com autores africanos e, ainda, com (todas) as “geografi as da língua portuguesa”. Daremos prioridade
aos autores angolanos, à colaboração com editoras a autores africanos, aos países que mais dialogam connosco culturalmente, mas em busca de novas pontes com a vizinhança do nosso país.

Assinalando abertura da editora, a KACIMBO tem realizado várias acções durante o mês de Dezembro,
desde apresentações de livros, teatro infantil, leitura de historias para crianças e oferta de livros a vários projectos literários.

No último fim de semana o escritor Ondjaki esteve na biblioteca “10Padronizada” (sábado) onde fez o
primeiro lançamento da obra “O livro do deslembramento”, na presença da organização da Biblioteca Comunitária e o público que se deslocou para desfrutar do preço especial que a KACIMBO praticou na
10Padronizada.

as cargas mais recentes

Ciclo de aulas sobre historiografia africana é adiado para Dezembro

há 5 meses
Com início agendado para o mês em curso, o ciclo de aulas direccionado para amantes da Cultura Africana, pesquisadores, autodidactas, estudantes e até professores, tem agora uma nova agenda para o próximo mês.

Prodígio e Gilmário Vemba juntam-se a Benzema como embaixadores de um banco Europeu

há 5 meses
A representar os PALOP, os dois angolanos juntam-se a mais de duzentos nomes ligados à música, à moda e aos desportos vindos dos cinco continentes.

Dj´s licenciados serão protegidos pela SADIA

há 11 meses
Para serem protegidos, os Disco Jokeys, editoras de livro ou CD, distribuidoras digitais de música, plataformas de streaming, rádios e tvs online, deverão solicitar as suas licenças na SADIA, para exercerem as suas actividades.

Stevie Wonder vai viver no Gana para evitar que sua família sofra de racismo

há 2 meses

Drunk Master quebra o silêncio e mostra a sua “Espécie”

há 9 meses
A faixa que já havia sido lançada, é agora apresentada com uma nova roupagem, em que Drunk expressa em dois minutos, num beat que o caracteriza, o que sente e percebe da “espécie em que se enquadra enquanto pessoa”.

A assinalar dez anos, Luxor African Film Festival 2021 premia filme Made in Angola

há 4 dias
O filme Ar Condicionado foi premiado como Melhor Longa Metragem (prémio do Júri) na 10ª edição do Luxor African Film Festival 2021, no Egipto.

Começa hoje a contagem decrescente para a final do Estrelas ao Palco

há 4 semanas
Faltam apenas três galas, para conhecermos o vencedor da 3ª temporada do Estrelas ao Palco, o maior concurso de imitação musical, de Angola.

Cantora norte-americana recusa ser homenageada com uma estátua no Capitólio

há 2 meses

Anitta revela que foi vítima de estupro aos 14 anos

há 4 meses
A artista conta ainda que durante muitos anos conviveu com o drama, por achar que a culpa era sua, pois, foi ela quem sugeriu ao agressor sexual que se isolassem para um local a escolha deste, por medo de que fosse acontecer o pior.

Álbum ‘Chromatica’ de Lady Gaga ganha programa de rádio

há 8 meses

Waldemar Bastos e Carlos Burity homenageados na Galeria do Semba

há 7 meses
Volvido um mês após o passamento físico dos dois “astros” da música angolana, a Professora Rosa Roque concebeu um tributo para enaltecer os feitos de Waldemar Bastos e Carlos Burity.

Foste Waldemar, mas cantaste livremente no teu país

há 8 meses
A morte do músico Waldemar Bastos foi um duro golpe às nossas emoções, um soco no “estômago” da cultura e quase um K.O técnico aos amantes da música com qualidade.

Jackson Five lidera ranking entre as Boy Bands

há 9 meses
O site da edição americana da revista Rolling Stone publicou uma lista com as 75 melhores canções já gravadas por “Boy Bands”, trazendo faixas que vão desde “Why do Fools Fall In Love“ de Frankie Lymon & The Teenagers de 1956 (no 23° lugar).

Moniz Silva é o novo presidente da FAB

há 5 meses
Com 17 votos, o antigo vice-presidente do 1º de Agosto Moniz Silva venceu as eleições na Federação Angolana de Basquetebol, tornando-se no seu novo presidente.

Cleyton M começa 2021 “Em Outra Dimensão”

há 3 meses
O cantor encerrou o 2020 com “To a Rolar No G”, uma música que surge após o hit “Emagrece”. Agora, o talento da Power House abre o ano com o single “Em Outra Dimensão”.

Pirline Enter. anuncia primeiro projecto oficial do rapper Samuel Clássico

há 6 meses
Quando se trata de New School, Samuel Clássico é um nome que não deve faltar. Sua forma de cantar continua a atrair públicos. Já lançou vários projectos, incluindo com a TRX Music e Mobbers, só que desta vez é o seu primeiro oficial sob o selo da Piriline Enter..