Ondjaki assinala 20 anos de literatura com o lançamento d’O livro do Deslembramento’

A editora KACIMBO apresenta no dia 27 de Dezembro, a mais recente obra do escritor Ondjaki, “O Livro do Deslembramento”, um romance que coincide com o momento em que o autor assinala 20 anos literários.


Em comunicado, a editora comunicou que o evento de lançamento será realizado na galeria MOVART (marginal de Luanda), аs 15h:30 com várias conversas de final da tarde entre o autor e Elisângela Rita (poetisa), Fradique (realizador), Ngoi Salucombo (fotógrafo), César da Silveira (consultor de comunicação) e o público. 

Ondjaki assinala 20 anos de literatura com o lançamento d’O livro do Deslembramento’


Tal como em outras obras de Ondjaki, a acção de “O Livro do Deslembramento” localiza-se em Luanda no
período em que, após os acordos de Bicesse, a guerra civil parou, e houve eleições em Angola pela primeira
vez. Mas em pouco tempo reacende-se a guerra civil. Como diz o narrador, «aquela guerra que nunca ninguém nos apresentou ou explicou, a guerra que sempre tinha “andado lá longe” sem nos ameaçar assim
nas ruas da nossa cidade, no nosso mar, nas nossas praias, nas nossas famílias».
É essa Luanda que nos é aqui apresentada pelos olhos de uma criança. Essa Luanda em que «uma pessoa não sabe passar um dia só sem inventar uma estória». E as histórias seguem-se, numa estudada
circularidade, até à última página. Mas aqui chegados tudo muda.

Aquele mundo, vivido como uma história
de encantar, tem debaixo de si um vulcão prestes a explodir. “O Livro do Deslembramento” é certamente uma das mais belas obras de autofi cção da literatura em língua portuguesa. E Ondjaki, neste ano de 2020 em que passam precisamente vinte anos sobre a publicação do seu primeiro livro, dá-nos agora um dos seus melhores romances.


A KACIMBO apresenta-se como uma uma festa de palavras, uma editora que pretende trabalhar primeiro
com autores africanos e, ainda, com (todas) as “geografi as da língua portuguesa”. Daremos prioridade
aos autores angolanos, à colaboração com editoras a autores africanos, aos países que mais dialogam connosco culturalmente, mas em busca de novas pontes com a vizinhança do nosso país.

Assinalando abertura da editora, a KACIMBO tem realizado várias acções durante o mês de Dezembro,
desde apresentações de livros, teatro infantil, leitura de historias para crianças e oferta de livros a vários projectos literários.

No último fim de semana o escritor Ondjaki esteve na biblioteca “10Padronizada” (sábado) onde fez o
primeiro lançamento da obra “O livro do deslembramento”, na presença da organização da Biblioteca Comunitária e o público que se deslocou para desfrutar do preço especial que a KACIMBO praticou na
10Padronizada.

as cargas mais recentes

Para não repetir versos Lil Wayne e Eminem revelaram que recorrem a Google

há 2 anos
Para evitar repetir os próprios versos, os dois rappers vão a Google para rever suas letras. Embora admitam que várias vezes tenham tido brancos, consideram a repetição um desrespeito à arte, que tem como objecto a criatividade.

Programa `GOZAéFêMea´ estreia dia 16 de Junho

há 2 anos
Trata-se de uma iniciativa da produtora de conteúdos de entretenimento, Goz´Aqui, e tal como o nome deixa adivinhar, é um programa apresentado só por mulheres, cujo conteúdo será essencialmente de cariz social e cultural.

GTA 6: Aumentam rumores sobre a estreia da primeira protagonista feminina

há 12 meses
Tom Henderson, conhecido por “furos” com novidades do Call of Duty e tido como um “vazador” confiável, informou que pela primeira vez na história da franquia, um dos protagonistas será uma mulher e que o GTA VI será lançado em 2022.

Novo Samurai: Deejay Soneca rende tributo a Samurai com uma mixtape

há 4 meses
Desenhada por Deejay Soneca, a nova mixtape é mais um reconhecimento ao trabalho de excelência realizado por Dj Samurai, com destaque para a saga de mixtapes “O Último Samurai”, bem como dar seguimento ao conceito “Street Rap”.

Sul-africano Bokkieult lança A Million Chances, um álbum que comunica com os angolanos

há 7 meses
Mais do que simples álbum, A Million Chances servirá como importante instrumento de pesquisa sobre tendências da música africana, para as futuras gerações, já que Bokkieult é considerado um dos maiores pesquisadores de música no seu país.

Milionário Records reúne 13 vozes no hino “Quem Mais?!”

há 12 meses
Sob o olhar atento de jornalistas e várias personalidades do showbiz nacional, estrelas da Milionário Records subiram ao palco do Clube S, ontem, para uma apresentação inédita do hino “Quem Mais?!”.

Canal de TV HBO supera Netflix na transmissão de séries nos prémios Emmy

há 1 ano
O Emmy, principal premiação da TV americana, anunciou neste domingo os vencedores da sua 72ª edição. “Schitt’s Creek” com sete estatuetas, incluindo a de melhor série do género foi a mais premiada.

Morreu Paulo Jazz, artista plástico e co-fundador da União Nacional dos Artistas Plásticos

há 1 ano
A confirmação da morte do também desenhista foi dada hoje pelo amigo e também homem das artes, Rui Nobre Garção, que, com o malogrado, trabalhou na comissão instaladora da fundação da UNAP, União Nacional dos Artistas Plásticos.

Sting diz que se sente arrependido pela separação dos The Police

há 10 meses

Billboard Music Awards: The Weeknd rouba a cena como vencedor de 10 categorias, em noite dedicada a Drake

há 8 meses
Após ser ignorado pelo Grammy Awards, The Weeknd sagrou-se o grande vencedor do Billboard Music Awards 2021 e, acaba de entrar para o ranking dos mais premiados de todos os tempos, totalizando 19 troféus da Billboard.

Sabia que hoje comemora-se o Dia Internacional do DJ?

há 11 meses

O Incesto Real: Novo romance de Comandante Jujú é amanhã no programa ‘Bom dia bom dia’

há 1 ano
Cruzando os séculos, narradores e uma vasta rede de possibilidades, o autor joga com os laços e armadilhas da vida para nos oferecer uma outra história de uma certa Angola.

Nos Alive anuncia reembolso dos bilhetes

há 2 anos
Quem comprou bilhetes para a edição de 2020 do festival anual de música em Portugal “Nos Alive”, adiada para 7 a 10 de Julho de 2021, devido à pandemia, vai poder pedir o reembolso do valor dos ingressos “a partir de 25 de Julho de 2021.

Após participar no seu álbum, Chris Brown chama Kanye West de “vadia”

há 5 meses
Depois do lançamento este domingo, supostamente sem a autorização de West, Donda quebrou record de vendas na Apple Music, figurando na primeira posição em 152 países.

Juice WRLD e Kobe Bryant juntam-se a Michael Jackson na lista das celebridades póstumas mais lucrativas

há 1 ano

Kanye West cria ‘Donda Academy’, a incubadora da “próxima geração de líderes, pensadores e inovadores”

há 3 meses
Desde que Donda West faleceu em 2007, Kanye se comprometeu a manter o nome e legado da sua mãe vivos, por meio de projectos criativos. Depois do lançamento do álbum ‘Donda’, o nome vem sendo registado como marca, para uma escola preparatória e para equipamentos electrónicos.