Ondjaki assinala 20 anos de literatura com o lançamento d’O livro do Deslembramento’

A editora KACIMBO apresenta no dia 27 de Dezembro, a mais recente obra do escritor Ondjaki, “O Livro do Deslembramento”, um romance que coincide com o momento em que o autor assinala 20 anos literários.


Em comunicado, a editora comunicou que o evento de lançamento será realizado na galeria MOVART (marginal de Luanda), аs 15h:30 com várias conversas de final da tarde entre o autor e Elisângela Rita (poetisa), Fradique (realizador), Ngoi Salucombo (fotógrafo), César da Silveira (consultor de comunicação) e o público. 

Ondjaki assinala 20 anos de literatura com o lançamento d’O livro do Deslembramento’


Tal como em outras obras de Ondjaki, a acção de “O Livro do Deslembramento” localiza-se em Luanda no
período em que, após os acordos de Bicesse, a guerra civil parou, e houve eleições em Angola pela primeira
vez. Mas em pouco tempo reacende-se a guerra civil. Como diz o narrador, «aquela guerra que nunca ninguém nos apresentou ou explicou, a guerra que sempre tinha “andado lá longe” sem nos ameaçar assim
nas ruas da nossa cidade, no nosso mar, nas nossas praias, nas nossas famílias».
É essa Luanda que nos é aqui apresentada pelos olhos de uma criança. Essa Luanda em que «uma pessoa não sabe passar um dia só sem inventar uma estória». E as histórias seguem-se, numa estudada
circularidade, até à última página. Mas aqui chegados tudo muda.

Aquele mundo, vivido como uma história
de encantar, tem debaixo de si um vulcão prestes a explodir. “O Livro do Deslembramento” é certamente uma das mais belas obras de autofi cção da literatura em língua portuguesa. E Ondjaki, neste ano de 2020 em que passam precisamente vinte anos sobre a publicação do seu primeiro livro, dá-nos agora um dos seus melhores romances.


A KACIMBO apresenta-se como uma uma festa de palavras, uma editora que pretende trabalhar primeiro
com autores africanos e, ainda, com (todas) as “geografi as da língua portuguesa”. Daremos prioridade
aos autores angolanos, à colaboração com editoras a autores africanos, aos países que mais dialogam connosco culturalmente, mas em busca de novas pontes com a vizinhança do nosso país.

Assinalando abertura da editora, a KACIMBO tem realizado várias acções durante o mês de Dezembro,
desde apresentações de livros, teatro infantil, leitura de historias para crianças e oferta de livros a vários projectos literários.

No último fim de semana o escritor Ondjaki esteve na biblioteca “10Padronizada” (sábado) onde fez o
primeiro lançamento da obra “O livro do deslembramento”, na presença da organização da Biblioteca Comunitária e o público que se deslocou para desfrutar do preço especial que a KACIMBO praticou na
10Padronizada.

as cargas mais recentes

Novo álbum dos Pink Floyd sai em Abril e conta com edições em CD e vinil

há 2 anos
A formação britânica Pink Floyd vai lançar em Abril o “Pink Floyd Live at Knebworth 1990”, álbum ao vivo que será editado pela primeira vez em CD, vinil e nas plataformas.

Fãs revoltados com Madonna por causa de uma fotografia

há 3 anos
Após o lançamento de “Madame X” (2019), a “Rainha do Pop” teve várias aparições. Há alguns meses, Madonna esteve em silêncio devido à pandemia do Covid-19. Esta segunda-feira, a autora de “Papa Don’t Preach” voltou a aparecer e causou revolta a alguns internauras, tudo por causa de uma fotografia em topless.

Morreu Sean Connery, actor do “Agente 007” e “O Nome da Rosa”

há 3 anos
Sean Connery é considerado o actor que melhor interpretou o Agente 007 da saga James Bond. O escocês protagonizou o filme por seis vezes. Morreu esta noite aos 90 anos, em Nassau, Bahamas.

Jakylsa reinventa e lança clássico “Moonwalk” de Michael Jackson

há 2 anos
A dança foi popularizada no princípio do anos 80 por Michael Jackson e caracteriza-se por um passo de dança Pop em que o dançarino se move para trás enquanto parece caminhar para frente e surge agora com Jakylsa num estilo diferente com uma coreografia inovadora.

Programa que memora a vida e obra de Amália estreia segunda temporada

há 2 anos
Intitula-se Em Casa d’Amália e foi criado em alusão ao centenário da icónica fadista, em 2020, numa parceria entre a Fundação Amália Rodrigues e a RTP.

Flagelo Urbano manifesta desejo de não ver músicos do tempo do Covid esquecidos após a pandemia

há 3 anos
Para Flagelo Urbano, o modelo de sociedade e cultura construídos no país, artistas como Justino Handanga, Socorro, Bessa Teixeira, Tujila Twajokota, Felipe Mukenga serão sempre condenados a ser lembrados apenas em situações extraordinária, como a da pandemia.

Jackes Di: A continuidade do legado “dos” Paim

há 3 anos
Descendente de uma família artísticamente rica, Emanuel de Carvalho Fernandes da Silva ou simplesmente Jackes Di, dá continuidade ao legado apresentando-se como um artista multifacetado, sendo exímio tocador de guitarra e também canta.

Actor angolano condenado a pagar mais de 91 milhões de kzs por plagiar uma obra

há 9 meses

Terá Fat Joe blasfemado ao chamar Drake de “Michael Jackson da actualidade”?

há 3 anos
Na última semana Fat Joe tem sido alvo de inúmeros ataques na internet, por ter comparado Drake ao astro da música Pop, Michael Jackson.

G-Unit: Adeus para sempre

há 3 anos
Depois das especulações sobre o possível reencontro entre Lloyd Banks, Tony Yayo, Young Buck e 50 Cent está definitivamente consumado, já não há esperança de ver os antigos membros da G-Unit juntos.

Conselho Nacional da Juventude e Clé Entertainment unem forças na luta contra a Malária

há 2 anos
De acordo com o comunicado que chegou esta manhã à redacção da Carga Magazine, a acção nobre de ambas as partes tem como objectivo contribuir para a redução dos elevados níveis de paludismo, situação esta que tem assolado a população nos últimos tempos. Os principais pilotos do projecto serão os municípios de Viana e Cacuaco, tal como foi afirmado.

Danai Gurira dá spoiler sobre `Pantera Negra: Wakanda Forever´

há 1 ano
Sem muito detalhe a actriz e membro do elenco, Danai Gurira, falou à Variety, sobre o que está por vir. “É tudo sobre ele. É um derramamento de amor e honra para ele”. Assim, os fãs da sequência estão ansiosos para descobrir como será o tributo ao actor.

Dinheiro “trava” internacionalização de Dodó Miranda

há 3 anos
Em entrevista a Revista Carga, explicou que preparou um disco com 12 temas, variado, com realce para o “world music”, mas que não consegue dar sequência ao projecto.

Rádios observam semana de Artur Nunes

há 3 anos
De 20 a 26 deste mês, o músico foi o principal destaque nas rádios do país. Não só foi o artista mais tocado, mas também o seu tema “N’gola Tua Itambula” foi o mais ouvido nas mais de 50 rádios nacionais.

Africanos aspirantes a cineastas são postos à prova pela Netflix e Unesco

há 2 anos
Em análise serão postas sinopses e currículos, dos quais, os melhores receberão a quantia de 75 mil dólares, oportunidade de receber formação de experts, bem como a estrear na Netflix, com a ‘Antologia de Contos Africanos’.

Andebol: Selecção júnior feminina apura-se ao Mundial

há 1 ano
A selecção nacional júnior feminina de andebol apurou-se, ontem ao Campeonato do Mundo da categoria, após vencer a sua congénere da Zâmbia, por 57-22, no segundo jogo do grupo preliminar “A” do Campeonato Africano da modalidade.