Orange The World: 16 dias de activismo- Diga não à violência contra as mulheres

O 25 de Novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher, foi marcado por um evento cultural, que dá início à campanha de consciencialização e sensibilização sobre o tema, cujo termo está previsto para o dia 10 de Dezembro, Dia dos Direitos Humanos.

Promovido pela União Europeia em Angola, o acto teve lugar no Palácio de Ferro e, além de uma exposição fotográfica da autoria de Bruno Fonseca, graffiti ao vivo com Sombra Andgraf, dança contemporânea, a noite foi musicalmente abrilhantada por Selda, a violinista Cláudia Hernandez, os rappers Kool Klever e CFK, bailarinos e artistas de Spoken Word.

Reiterando que classificar a violência de género como um “assunto de mulheres” é parte do problema, o evento, embora descontraído, teve vários momentos de intervenção, com o objectivo de consciencializar a população sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher.

A campanha “16 dias de activismo – Diga não à violência contra as mulheres – Orange The World“, de acordo com a organização da iniciativa, é lançada anualmente a nível global pelas Nações Unidas para sensibilizar o público para a violência doméstica e todas as violências feitas às mulheres.

Um dos propósitos da campanha é adoptar uma abordagem em que os homens estejam envolvidos, de forma a sensibilizarem outros homens a respeitar as mulheres, tendo a constante preocupação de que os homens não monopolizem a palavra mas, pelo contrário, que sejam promotores ao serviço desta causa.

as cargas mais recentes

Onde Falhei: Segundo single das Real Divas já está disponível nas plataformas digitais

há 1 ano
As Real Divas surgiram há pouco tempo no mercado e acabam de lançar em todas as plataformas digitais o segundo single Onde Falhei.

Novo filme protagonizado por Denzel Washington recebe 100% de aprovação da crítica especializada

há 8 meses
O filme `The Tragedy of Macbeth´ cujo teaser já pode ser visto no YouTube, terá lançamento limitado nos cinemas dia 25 de Dezembro, seguido por um lançamento em streaming na Apple TV + dia 14 de Janeiro.

DJ Znobia cria espaço on-line para divulgação de Disc jockeys

há 11 meses
O espaço denominado `Kubata da música´, foi criado para dar visibilidade a “bons DJs”, que além ressentirem o recesso das actividades culturais, também não dispõem de condições de técnicas para se mostrar.

Banda-relâmpago volta a despertar rock angolano com obra “arrepiante”

há 2 anos
Downstairs to Somewhere é um projecto colaborativo de rock que existe há menos de quatro meses. Após estrear-se com o single “Its Not About You”, a banda-Relâmpago suportada por Tipo Stereo e Manel Kavalera “Mankav” volta hoje à ribalta com mais uma obra “arrepiante” e anuncia trabalhos em carteira.

Paulina Chiziane: “Uma das coisas que mais admiro em Angola é como recriam a língua portuguesa”

há 3 meses
Antes de regressar ao seu país, a escritora moçambicana conversou com a Carga sobre a memória, identidade, tradição e resistência, características da sua escrita.

Akon revela planos de construção para segunda cidade futurista inspirada em Wakanda

há 1 ano
Após dar início à construção da primeira `Akon City´ no Senegal, o multimilionário de 47 anos, aproveitou as conexões, arregaçou as mangas e já começou a projectar a segunda `Akon City´ no Uganda e perspectiva concluí-la até 2036.

Morreu Givago, autor de “Avó Teté”

há 2 anos
O músico morreu na manhã desta quinta-feira numa das unidades hospitalares de Luanda vítima de doença.

Acção Jovem promove ciclo de aulas sobre historiografia africana

há 2 anos
Sob o mote “Mergulhando nas Artérias da História, Cultura e Tradição Africana”, o projecto nasce de uma conexão entre a Acção Jovem com o Professor, Historiador e Activista Social angolano, Pick Ngudi-A-Kazi e o Portal do Palestrante Africano no Brasil.

Conheça Roger Linn, o responsável pela revolução do Hip-Hop

há 2 anos
Aos 22 anos, Roger Linn inventou o LM-1 Drum Computer, a primeira bateria eletrônica para sampler de bateria real. Depois criou o MPC, amostrador que viria revolucionar toda a história do Hip Hop.

Ministro compara Anitta com personagem de desenho animado infantil

há 1 ano
O ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles, chamou esta quarta-feira, a cantora Anitta de teletubbie-personagem de um programa infantil da década de 1990, durante uma troca de farpas nas redes sociais, desafiando-a a citar as capitais do Brasil.

Dino Ferraz e Bú Cherry Participam no Festival Jangu Bancada Preta África e Brasil

há 2 anos
O Festival tem como objectivo promover o intercâmbio cultural entre artistas do Brasil e de Angola, em três horas de intervenções que pretendem conectar as nossas ancestralidades.

“Pagam para os nossos vídeos não passarem nas televisões”,

há 1 ano

Justin Bieber quebra expectativa dos fãs nos Prémios Europeus de Música

há 8 meses
Foi uma noite inesperada, em Budapeste, com os BTS e Ed Sheeran a saírem com a mãos cheias de surpresas. A banda sul-coreana venceu quatro prémios. Já o britânico levou para casa as estatuetas para “Melhor Artista” e “Melhor Canção”, enquanto Justin Bieber, que entrou com mais indicações, saiu sem nenhum prémio.

Hip Hop: Classe cria “instituição” para ajudar artistas em situações difíceis

há 7 meses
Motivados pela trágica morte de Ngadiama Wakambosonhi, pioneiro do movimento Hip Hop no país, artistas da Velha e Nova Escola criaram a “Associação dos Hiphoppers de Angola”, uma plataforma de cariz social que passará a prestar apoio social e acudir eventuais situações de crise que membros da classe venham a passar.

Telma Lee assina com a Milionário Records

há 2 anos
Telma Lee é a mais nova integrante da produtora e distribuidora musical Milionário Records. O anúncio sobre a contratação da cantora acabou por ser confirmado por Mi Mosquito, CEO da gravadora.

Justin Bieber lidera indicações no Kids Choice Awards

há 1 ano