Os “mortos” estão a bumbar

A frase “Hip-Hop está morto”, usada inúmeras vezes para definir o mau período que o movimento ultrapassava na altura, mostrava o descontentamento de muitos fã, seguidores e/ou admiradores desta cultura, uns desanimados pelas mutações que o Rap sofreu, outros pelas abordagens pouco interventivas que se deparava em temas de grande sucesso local e até internacional.

O Rap, elemento da cultura Hip Hop mais praticado em Angola, apesar de ser o género musical que menos beneficia de apoios institucionais, não teve grande presença na série dos lives das TVs, menos aberturas tem nos meios de divulgação em detrimento dos outros como Kizomba, Semba e até o Kuduro, não está morto como muitos preferem caracterizar. 

Desde Janeiro de 2021 até a esta data (11 de Fevereiro), os rappers têm disponibilizado muito mais obras que os artistas de outros géneros. Entre músicas e vídeo clips, para citar alguns nomes, o mercado já dispõe dos trabalhos de Prodígio, Poetas de Bairro (Lizzy, Duc, Sim Boy, Sidjay, Soly, Edsolidier e Luso), B-UNIK, Reptile, Phedilson com o seu EP, Wet Bed Gang, Declive, Mendez, Ready Neutro como já é costume deu as boas vindas ao novo ano com mais uma obra,  os SÉKETXE e Pitt Kelson revelaram-se, Hebo Imoxi, Damage Mc, Killa Hill, Mankilla, Keith B, Carla Prata, Plutónio e MCK… 

Acredito que há mais nomes por mencionar, mas tenho certeza que poucos estão a trabalhar como os rappers, para aqueles que ainda insistem em dizer que rap está morto, então há razões para dizer que os mortos estão a trabalhar mais que os vivos, 2021 os rappers estão a bumbar e espero que continuem.

Apesar das dificuldades, acreditamos que 2021 será um bom ano para este movimento, VIVA O RAP!

as cargas mais recentes

Nelly quebra o “silêncio” de oito anos com novo álbum

há 10 meses
O rapper de St. Louis prometeu, via Instagram um novo álbum para esta sexta-feira, dia 27 de Agosto. O novo álbum chamar-se-à ‘Heartland’ e marca o retorno de Nelly, após 8 anos sem lançar projectos, noticiou o Z. Thugsta.

Covid-19: Paulo Gustavo volta a fazer o Brasil chorar, mas desta vez não é de rir

há 1 ano
O actor e humorista, protagonista da franquia “Minha Mãe é uma Peça”, de 42 anos, faleceu nesta ontem, vítima de Covid-19. Já em luto pelas mais de 400 mil mortes causadas pela pandemia e seus derivados, o Brasil recebeu a notícia aos prantos após a confirmação da acessória do artista.

Anselmo Ralph: Celebra cinco anos a dar novas batidas com Café-concerto intimista

há 8 meses
Foi com casa cheia e perante uma plateia de luxo que Anselmo Ralph, embaixador do Café em Angola, subiu ao palco do Clube S para um concerto intimista que assinalou os cinco anos de parceria com as 3 marcas de café da Angonabeiro, Delta Cafés, Delta Q e Ginga, numa acção que deixa clara a mensagem de que o café é a nova batida de Angola.

Kanye West confirma lançamento do seu primeiro álbum sequencial ‘Donda 2’

há 5 meses
Depois da confirmação de Moneybagg Yo e Steven Victor ao Complex, chegou a vez de Kanye West abrir o jogo sobre o seu próximo projecto. Sem muitos detalhes, Ye partilhou que já está a trabalhar no seu décimo primeiro álbum, que é a continuação do já certificado ouro “Donda”.

Bigger Love: Novo álbum de John Legend celebra a música negra

há 2 anos
John Legend tornou pública a capa e a track list do seu novo álbum, a ser lançado dia 19 de Junho, com recurso à riqueza da música negra tradicional, o artista quer levar alegria e esperança ao movimento Black Live Matter.

Fãs criam petição para que o papel de Pantera Negra seja descontinuado

há 2 anos
Após a Morte do Actor Chadwick Boseman, os fãs criaram uma petição para que o actor não fosse substituído, mas que em compensação, outro personagem herde o manto do Pantera Negra e um dos nomes mais votados é o da Shuri, irmã do Rei T´Challa, cujo papel é interpretado por Letitia Wright.

Cantor nigeriano condenado à morte por causa de uma música

há 2 anos
Yahaya Sharif-Aminu foi condenado por um tribunal superior da Sharia, em Hóquei Hausawa Filin, na Nigéria, à morte por enforcamento, por partilhar uma das suas músicas nos grupos de Whatsapp.

House Dance, o improviso perfeito

há 2 anos
Afro-house é frequentemente comparado ao estilo Kuduro, pela sua forma de expressão, movimentos e ritmos. Podemos dizer que na classificação de dança, o Afro-house é um grupo de dança mais abrangente e engloba o Kuduro e outros estilos de dança africana, sendo o Kuduro daça especificamente angolana e tem as suas características diferenciadoras.

Burna Boy representa músicos africanos na Casa Branca

há 1 ano
Burna Boy foi o único artista africano presente na lista dos quarenta e seis músicos cujos temas foram seleccionados para a cerimónia inaugural de Biden e Harris à Casa Branca.

Playlist de Carlos Almeida

há 1 ano
O antigo capitão da selecção nacional de basquetebol, agora Secretário do Estado dos Desportos, Carlos Almeida, enviou-nos a sua playlist de 2020, onde constam os seus temas preferidos, ou seja as músicas que mais ouviu.

Too $hort, Snoop Dogg, Ice Cube e E-40 projectam regresso à ribalta como “supergrupo”

há 2 anos
Um novo “supergrupo” de Rap composto pelos veteranos Snoop Dogg, Ice Cube, E-40 e Too $hort surgirá muito em breve. O primeiro projecto do quarteto ainda sem nome está previsto para o primeiro semestre de 2021.

Luso antecipa promoção do próximo álbum com uma “prenda”

há 1 ano

Bonga é reconhecido em Portugal com “Prémio Prestígio”

há 1 ano
Bonga foi reconhecido ontem à noite com o “Prémio Prestígio”, na categoria de música durante a gala alusiva aos 25 anos da Rádio Difusão Portuguesa (RDP África).

Astronauta apresenta `Uma Noite de Lua Cheia´

há 11 meses
Depois do espetáculo `Sobre Luz e Trevas´, o poeta e slammer Frederico Costa regressa para protagonizar o seu segundo espetáculo solo, `Uma Noite de Lua Cheia´.

Maya Cool “dispara” indirectas e deixa músicos em alerta

há 2 anos
Depois das críticas de Mago de Sousa à Unitel, por não cumprir com o trabalho, acordado, de promoção do seu disco, é a vez de Maya Cool a juntar-se a causa, apelando aos fazedores de arte no geral a manifestarem-se a favor do colega.

Aventura e emoção são as palavras de ordem na ZAP

há 2 anos
Este fim de semana a programação é para toda família, momentos de pura diversão e animação no canal ZAP VIVA. Um misto de aventura e emoção, vão preencher o seu fim de semana.