Os “mortos” estão a bumbar

A frase “Hip-Hop está morto”, usada inúmeras vezes para definir o mau período que o movimento ultrapassava na altura, mostrava o descontentamento de muitos fã, seguidores e/ou admiradores desta cultura, uns desanimados pelas mutações que o Rap sofreu, outros pelas abordagens pouco interventivas que se deparava em temas de grande sucesso local e até internacional.

O Rap, elemento da cultura Hip Hop mais praticado em Angola, apesar de ser o género musical que menos beneficia de apoios institucionais, não teve grande presença na série dos lives das TVs, menos aberturas tem nos meios de divulgação em detrimento dos outros como Kizomba, Semba e até o Kuduro, não está morto como muitos preferem caracterizar. 

Desde Janeiro de 2021 até a esta data (11 de Fevereiro), os rappers têm disponibilizado muito mais obras que os artistas de outros géneros. Entre músicas e vídeo clips, para citar alguns nomes, o mercado já dispõe dos trabalhos de Prodígio, Poetas de Bairro (Lizzy, Duc, Sim Boy, Sidjay, Soly, Edsolidier e Luso), B-UNIK, Reptile, Phedilson com o seu EP, Wet Bed Gang, Declive, Mendez, Ready Neutro como já é costume deu as boas vindas ao novo ano com mais uma obra,  os SÉKETXE e Pitt Kelson revelaram-se, Hebo Imoxi, Damage Mc, Killa Hill, Mankilla, Keith B, Carla Prata, Plutónio e MCK… 

Acredito que há mais nomes por mencionar, mas tenho certeza que poucos estão a trabalhar como os rappers, para aqueles que ainda insistem em dizer que rap está morto, então há razões para dizer que os mortos estão a trabalhar mais que os vivos, 2021 os rappers estão a bumbar e espero que continuem.

Apesar das dificuldades, acreditamos que 2021 será um bom ano para este movimento, VIVA O RAP!

as cargas mais recentes

União Mundo da Ilha e União Recreativo do Kilamba não vão participar do Carnaval Live 2021

há 2 anos

Big Nelo e Prodígio ministram aula magna sobre o segredo do sucesso

há 2 anos
Os músicos Big Nelo e Prodígio vão partilhar, nos dias onze e doze de Dezembro, experiências e segredos que os levaram ao sucesso, através de um masterclass.

Paulina Chiziane: “Uma das coisas que mais admiro em Angola é como recriam a língua portuguesa”

há 11 meses
Antes de regressar ao seu país, a escritora moçambicana conversou com a Carga sobre a memória, identidade, tradição e resistência, características da sua escrita.

Conheça Skit Van Darken, o autor de “Angola Não Me Diz Nada”

há 1 ano
O músico quase não é visto nos media convencionais, mas goza de boa popularidade considerável na Internet e, à surdina, vai se transformando na principal referência deste subgénero do Hip Hop.

Linkin Park: Reeditam “Hybrid Theory”, 20 anos depois do lançamento

há 2 anos
Ao longo de hora e meia de conversa Mike Shinoda, Brad Delson, Dave Farrell e Joe Hahn responderam a questões oriundas dos quatro cantos do mundo – da Tailândia e Indonésia aos Estados Unidos e Austrália, passando por Portugal – e falaram especialmente sobre o álbum que deu início ao percurso dos Linkin Park.

Covid-19: Espectáculos experimentais de música em Portugal poderá arrancar em Abril

há 2 anos

BET Awards 2021 anuncia tributo especial para o lendário rapper DMX

há 2 anos
O tributo que teve a curadoria do produtor Beatz, amigo de longa data de DMX, também incluirá uma performance de uma nova canção do álbum póstumo de X, Exodus, que foi lançado pela Def Jam Recordings em 28 de Maio.

Canal de TV HBO supera Netflix na transmissão de séries nos prémios Emmy

há 2 anos
O Emmy, principal premiação da TV americana, anunciou neste domingo os vencedores da sua 72ª edição. “Schitt’s Creek” com sete estatuetas, incluindo a de melhor série do género foi a mais premiada.

Andebol: Selecção júnior feminina apura-se ao Mundial

há 12 meses
A selecção nacional júnior feminina de andebol apurou-se, ontem ao Campeonato do Mundo da categoria, após vencer a sua congénere da Zâmbia, por 57-22, no segundo jogo do grupo preliminar “A” do Campeonato Africano da modalidade.

NGA lança “Duas no Cubico”

há 2 anos
Cinco meses depois do lançamento de “Se Der Pra Ser Feliz” e nove após o triplo “Só Se Vive Uma Vez”, “Por Nós” e “P’ra Nós”, o rapper da Força Suprema surge este sábado com mais um single intitulado “Duas no Cubico”

Sabia que hoje assinala-se o Dia da Música Estranha?

há 2 anos
O Dia Internacional da Música Estranha foi criado por Patrick Grant, um músico e compositor de Nova Iorque que queria colocar as pessoas a ouvirem e a tocarem tipos de música que nunca tinham ouvido e tocado antes.

Portugal divulga regras para realização de espectáculos

há 3 anos
Depois do anúncio da abertura dos espectáculos para 1 de Junho, o Ministério da Cultura de Portugal divulgou, esta quarta-feira, as normas que os organizadores de eventos e os titulares de salas, devem seguir, tanto em salas como ao ar livre.

Desfile de hits “acorda” o hip hop em plena quarentena

há 3 anos
A nação hip hop “parou” para testemunhar a exibição dos hits de Raiva e DH, numa noite com todas as condições para ficar na história deste género musical.

Rapper Simini Ni Moyo morre após 10 horas de intervenção cirúrgica 

há 12 meses
O rapper da “Old School” morreu ontem,12, de Fereveiro, em Setúbal ( Portugal ), onde vivia há alguns anos com a família. Simini foi a óbito depois de ser submetido a uma intervenção cirúrgica de 10 horas, devido a uma crise, apurou a Carga de uma fonte próxima ao músico.

Já são conhecidos os detalhes da oitava edição do projecto “Ponte Cultural”

há 10 meses
Foi apresentado esta semana em conferência de Imprensa o Projecto Musical Voluntário, denominado “Ponte Cultural”, da Fundação Arte e Cultura. Na sua oitava edição, o projecto será pautado pelo intercambio entre os artistas de Angola Bruno M, Glória da Lu e Cleyton M, e de Israel Noa Zulu e Avner Hodorov.

50 cent admite Live de batalha de hits com Snoop ou Ludacris

há 3 anos
Nesses tempos de quarentena, diversos artistas recorrem aos Lives para interagir com os fãs. No meio hip-hop dos Estados Unidos, as batalhas musicais realizadas ao vivo no Instagram por artistas e produtores estão a se tornar uma tendência.