Os “mortos” estão a bumbar

A frase “Hip-Hop está morto”, usada inúmeras vezes para definir o mau período que o movimento ultrapassava na altura, mostrava o descontentamento de muitos fã, seguidores e/ou admiradores desta cultura, uns desanimados pelas mutações que o Rap sofreu, outros pelas abordagens pouco interventivas que se deparava em temas de grande sucesso local e até internacional.

O Rap, elemento da cultura Hip Hop mais praticado em Angola, apesar de ser o género musical que menos beneficia de apoios institucionais, não teve grande presença na série dos lives das TVs, menos aberturas tem nos meios de divulgação em detrimento dos outros como Kizomba, Semba e até o Kuduro, não está morto como muitos preferem caracterizar. 

Desde Janeiro de 2021 até a esta data (11 de Fevereiro), os rappers têm disponibilizado muito mais obras que os artistas de outros géneros. Entre músicas e vídeo clips, para citar alguns nomes, o mercado já dispõe dos trabalhos de Prodígio, Poetas de Bairro (Lizzy, Duc, Sim Boy, Sidjay, Soly, Edsolidier e Luso), B-UNIK, Reptile, Phedilson com o seu EP, Wet Bed Gang, Declive, Mendez, Ready Neutro como já é costume deu as boas vindas ao novo ano com mais uma obra,  os SÉKETXE e Pitt Kelson revelaram-se, Hebo Imoxi, Damage Mc, Killa Hill, Mankilla, Keith B, Carla Prata, Plutónio e MCK… 

Acredito que há mais nomes por mencionar, mas tenho certeza que poucos estão a trabalhar como os rappers, para aqueles que ainda insistem em dizer que rap está morto, então há razões para dizer que os mortos estão a trabalhar mais que os vivos, 2021 os rappers estão a bumbar e espero que continuem.

Apesar das dificuldades, acreditamos que 2021 será um bom ano para este movimento, VIVA O RAP!

as cargas mais recentes

Irmãos Alves festejam aniversário com 25 horas de música

há 1 ano
Durante 25 horas, de forma ininterrupta, os irmãos Alves vão fazer uma viagem pelos sucessos tocados no inicio da carreira até ao momento, ou seja das 16 horas de sábado (dia 25) até 17 horas de domingo (dia 26) vão recordar os vários períodos das suas carreiras.

Raúl Duarte por mais um ano no Interclube

há 9 meses
A direcção do Interclube renovou hoje (quinta-feira) o contrato de trabalho com o técnico Raúl Duarte, por mais uma temporada a frente da equipa sénior masculina de basquetebol.

Novo álbum da Banda Maravilha traz mistura de Kuduro com o Semba

há 11 meses
onhecida como verdadeira executante dos instrumentos tradicionais do Semba, a banda revelou à Carga que o aguardado álbum já está pronto e colocará à disposição dos fãs 5 mil cópias.

Desafio lançado por cientista social resulta na produção de um livro

há 12 meses
O desafio foi lançado no Facebook e Whatsapp e embora poucos participaram, muitos aderiram. Intitulado `Aforismos´, o livro é resultado de um mecanismo de quebra de monotonia em fase de isolamento social proposto por Catarino Luamba.

Estações televisivas nacionais já são monitoradas pela Sadia

há 2 meses
Depois das Rádios, a Sadia informou que já deu início a monitorização das estações televisivas nacionais, nomeadamente: TPA1 e 2, TV Zimbo, Zap Viva, Trace Toca, Vida TV, Afro Music Channel e +Hits África, com o objectivo de salvaguardar os direitos de autores.

Icónico golo de Maradona com a mão vai aos cinemas

há 10 meses
O cineasta italiano Paolo Sorrentino, vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro por “A Grande Beleza” (2013), vai escrever e dirigir um filme sobre o ex-jogador de futebol Diego Maradona para a Netflix.

Romantismo estará em alta no Show do Mês Live com Pedrito

há 8 meses
O mais romântico de todos os músicos angolanos, José Manuel Pedrinho “Pedrito”, será o próximo cartaz do Show do Mês Live, sábado (26), depois do músico ter anunciado o “adeus” aos palcos.

Akon revela planos de construção para segunda cidade futurista inspirada em Wakanda

há 1 mês
Após dar início à construção da primeira `Akon City´ no Senegal, o multimilionário de 47 anos, aproveitou as conexões, arregaçou as mangas e já começou a projectar a segunda `Akon City´ no Uganda e perspectiva concluí-la até 2036.

Fundação Arte e Cultura promove debate sobre “O papel das artes no desenvolvimento cognitivo das crianças”

há 9 meses
Artistas e instituições pública e privada discutiram no passado dia 14 de Agosto, no espaço de debate online Fale Connosco, “O papel das artes no desenvolvimento cognitivo das crianças”, sendo transmitida ao vivo na página oficial do Facebook da Fundação.

Já em contagem decrescente, show dos Versáteis é aguardado com enorme expectativa

há 9 meses
Os Versáteis continuam vivos e sabe-se que vão protagonizar, amanhã uma grande apresentação na televisão pública de Angola.

Sabia que num dia como hoje uma festa inspirava o surgimento do Hip Hop?

há 9 meses
Tudo aconteceu há 47 anos atrás, no dia 11 de Agosto de 1973, quando o jamaicano, DJ Kool Herc organizou uma festa, no Bronx em Nova Iorque, que mudou para sempre a história da música pop. A festa que foi inicialmente organizada para a celebração do aniversário de Cindy Campbell, irmã do DJ, ganhou outros contornos tendo reunido no mesmo espaço os quatro elementos da kultura Hip hop e desde então, os irmãos passaram a ser considerados os pais do movimento.

Ndaka Yo Wini lança críticas à governação

há 11 meses
Ndaka Yo Wini destaca-se por transpostar para os maiores palcos de Jazz fusões do género tradicional “Lundongo no Luandu” com o Jazz e o Bossa Nova. Na manhã desta sexta-feira, o músico mostrou-se indignado pela forma como o povo é governado.”a vossa velha ignorância não pode continuar a transpor a condição humana”, continuou.

Chilola de Almeida: “Quero fazer o Semba atingir os palcos onde os mestres sempre desejaram”

há 12 meses
Como cantor pode não ser muito conhecido, mas como compositor, Chilola de Almeida escreveu sucessos de músicos como Filho do Zua, Ary, Puto Português, Carlos Burty e Banda Maravilha. Este ano, o músico vai dar o primeiro grande passo da carreira e assume-se como a continuidade de Bangão.

Rodrigo Lombardi encerra campanha Live `Emoção Globo´

há 9 meses
O actor será o último convidado Live da campanha no Instagram do canal Globo ON, embora a campanha ‘Emoção Globo’ continue com outras facetas, como é o caso agora do desafio de dança #EmoçãoGlobo. Não perca, hoje a partir das 21 horas, Sofia Lucas vai entrevistar o talentoso Rodrigo Lombardi, na página oficial da Globo On .

J. Cole lança novo álbum próxima sexta-feira

há 1 semana
O aguardado álbum The Off-Season de J. Cole chega ao mercado na próxima sexta-feira (14). O anúncio foi feito pelo próprio, na tarde de ontem. A obra estava em construção há anos.

Cerca de 70 mil fãs assinam petição para remover Kylie Jenner do videoclipe Wap

há 9 meses
As razões para a aversão, têm sido relactadas pela imprensa internacional como uma consequência do episódio que aconteceu no princípio deste ano, quando Kylie foi acusada de apropriação cultural.