Os “mortos” estão a bumbar

A frase “Hip-Hop está morto”, usada inúmeras vezes para definir o mau período que o movimento ultrapassava na altura, mostrava o descontentamento de muitos fã, seguidores e/ou admiradores desta cultura, uns desanimados pelas mutações que o Rap sofreu, outros pelas abordagens pouco interventivas que se deparava em temas de grande sucesso local e até internacional.

O Rap, elemento da cultura Hip Hop mais praticado em Angola, apesar de ser o género musical que menos beneficia de apoios institucionais, não teve grande presença na série dos lives das TVs, menos aberturas tem nos meios de divulgação em detrimento dos outros como Kizomba, Semba e até o Kuduro, não está morto como muitos preferem caracterizar. 

Desde Janeiro de 2021 até a esta data (11 de Fevereiro), os rappers têm disponibilizado muito mais obras que os artistas de outros géneros. Entre músicas e vídeo clips, para citar alguns nomes, o mercado já dispõe dos trabalhos de Prodígio, Poetas de Bairro (Lizzy, Duc, Sim Boy, Sidjay, Soly, Edsolidier e Luso), B-UNIK, Reptile, Phedilson com o seu EP, Wet Bed Gang, Declive, Mendez, Ready Neutro como já é costume deu as boas vindas ao novo ano com mais uma obra,  os SÉKETXE e Pitt Kelson revelaram-se, Hebo Imoxi, Damage Mc, Killa Hill, Mankilla, Keith B, Carla Prata, Plutónio e MCK… 

Acredito que há mais nomes por mencionar, mas tenho certeza que poucos estão a trabalhar como os rappers, para aqueles que ainda insistem em dizer que rap está morto, então há razões para dizer que os mortos estão a trabalhar mais que os vivos, 2021 os rappers estão a bumbar e espero que continuem.

Apesar das dificuldades, acreditamos que 2021 será um bom ano para este movimento, VIVA O RAP!

as cargas mais recentes

C4Pedro transforma vida de um jovem em Viana

há 3 anos
Era para ser um dia como qualquer outro do final de ano, já que nesta fase, é frequente músicos e figuras públicas oferecem presentes e donativos a quem mais precisa. C4 Pedro viu-se no dever de alterar, ontem, seus objectivos, mudando a vida de um jovem, no município de Viana, em Luanda.

Neide sofia: “O meu álbum é dedicado às mulheres”

há 4 anos
Em exclusivo à Revista Carga, Sofia revelou ainda que, o álbum conta apenas com produção nacional, e que não pretende associar-se a nenhuma produtora.

Covid-19: Paulo Gustavo volta a fazer o Brasil chorar, mas desta vez não é de rir

há 2 anos
O actor e humorista, protagonista da franquia “Minha Mãe é uma Peça”, de 42 anos, faleceu nesta ontem, vítima de Covid-19. Já em luto pelas mais de 400 mil mortes causadas pela pandemia e seus derivados, o Brasil recebeu a notícia aos prantos após a confirmação da acessória do artista.

Afinal o que é um “OG” Original Gangster?

há 3 anos
O termo “Original” foi usado pela primeira vez por Crips, em 1972, e significava “nós somos os primeiros”. A seguir passou a ser usada por todos, independentemente da idade e estatuto.

Cardi B explica o que a impede de usar drogas

há 3 anos
Numa entrevista emparelhada com a mais recente capa da ‘Mulher do Ano’, eleita pela Billboard, Cardi B entrou em mais detalhes sobre um tema controverso, revelando que, embora ela não faça uso de drogas, fuma um cigarro, ou três ocasional.

Álbum de Black Coffee já está disponível

há 3 anos

Ashanti e Keyshia Cole aceitam desafio de estar cara a cara num desfile de hits

há 3 anos
Os trabalhos das divas da música americana são amplamente conhecidos pelos angolanos. As cantoras vão confrontar-se, no próximo sábado, 12 de Dezembro, num desfile musical, que será transmitido no Instagram.

Teste conclui que vocalista da banda vencedora do Eurovisão não usou drogas

há 2 anos
De acordo com a European Broadcasting Union (EBU), Damiano David, vocalista do grupo de rock italiano, teve um resultado negativo em um teste de drogas desde o evento no sábado.

Rihanna é “coroada” a cantora mais rica do Reino Unido

há 3 anos
A artista entra na categoria `Rich Times´ do Sunday Times, ocupando a 3ª posição com uma fortuna equivalente a 326 biliões de Kwanzas, acima de Adele, Ed Sheeran e Mick Jagger.

Iraquiano testa popularidade com o lançamento da Mixtape Modo Prodígio

há 2 anos
Iraquiano é o alter ego de Edilson Pedro Tavares Pimentel, um jovem rapper de 23 anos, que já acumula na bagagem dois projectos lançados e está actualmente em estúdio a ultimar os preparativos da mixtape que marcará o ponto de viragem da sua carreira.

Valete afirma que é chegado o momento do “fim da escassez do Rap frontal”

há 3 anos
O rapper lançou, esta sexta-feira, cinco músicas novas e declara que chegou a hora para o fim da escassez do Rap “consciente”. A saudade levou a que meio milhão fãs inundassem as redes sociais para ouvir o músico.

Mantorras revela que Oliveira Gonçalves não o quis ver no Mundial de 2006

há 1 ano

Sabia que a filha de George Floyd é a mais nova accionista da Disney?

há 3 anos
Desde acções da Disney a bolsas escolares, várias iniciativas foram tomadas para que Gianna, tenha opções no futuro. Com apenas 6 anos de idade, a órfã tem mostrado que já entendeu o impacto significativo que seu falecido pai deixou para trás, “o meu pai mudou o mundo”.

Pete Rock vai processar Nas por royalties não pagos de ‘The World Is Yours’

há 2 anos
Há 28 anos Pete Rock co-escreveu e produziu “The World Is Yours” o clássico single do álbum de estreia de Nas, “Illmatic”. Embora também tenha posto vocais, o rapper tem créditos de escrita, créditos estes que actualmente estão orçados em milhões de doláres e nunca foram honrados.

Morreu Fernando Quental, autor de ‘Quando eu fui a Benguela’

há 3 anos
O músico angolano Fernando Quental faleceu hoje em Portugal, vítima de doença, apurou a Revista Carga de uma fonte.

“Com Corona ou Sem” o hit do verão de Moçambique

há 3 anos
Da autoria de Mc Roger, com a participação de Twenty Fingers, o single chega para “abrir” a nova estação do ano em Moçambique e promete animar as pistas de dança, ainda que em confinamento.