Pai Natal Angolano é conhecido hoje no auditório Horizonte Njinga Mbande

O primeiro Pai Natal Angolano será representado hoje, a partir das 15 horas no auditório Horizonte Njinga Mbande, o musical será exibido em quatro sessões parceladas entre hoje e amanhã.

Inspirado na imagem de Enoque Caracol, a peça teatral que vai reunir a arte da dança e da música no mesmo palco, conta a história da pequena Kendra, que teve um sonho sobre um Natal recheado de coisas boas, mas que depois passou a ser um pesadelo. 

Pensada em 2018, o `Pai Natal Angolano´ , vem sendo desenhado por Sophia Buco e conta com a direcção e encenação de Chance Elchadai. Quanto ao elenco traz David Enoque Caracol, Bruna Sousa e Ana Sofia Sapateiro e já se advinha um projecto que se adivinha promissor, tendo em conta, a época natalícia.

Na sucinta conversa com a Carga Magazine, Sophia Buco conta como tudo começou, garante que a qualidade do evento e confirma que o teatro musical em Angola já vingou.

Pai Natal Angolano é conhecido hoje no auditório Horizonte Njinga Mbande

Como surge a ideia de retratar um Pai natal angolano, numa forma de teatro ainda pouco vista no nosso país?
Pensei em retratar essa história em 2018, uma das primeiras instituições foi a aparência do actor David Enoque Caracol, nos bastidores do programa A sua manhã da televisão pública de Angola: estávamos a debater sobre a nova dinâmica que as produtora trouxeram para o teatro, e a questão dos conteúdos infantis aí falamos que nunca havíamos trabalhado num mesmo projecto, foi quando olhei para ele e o imaginei num pai Natal Angolano, e disse-lhe porquê que não ficas o pai Natal Angolano, ele riu muito mas depois achou interessante.

Quais as particularidades do Pai Natal Mwangolé?
Tem várias particularidades, desde a própria identificação do pai Natal Angolano, à história e o contexto actual que vivemos.

Do que é feita a sinopse da peça?
A peça desenrola-se em volta da menina Kendra que ao dormir, vive um sonho lindo, a sonhar com o natal de 2018. Toda família feliz, trocas de presentes e a grande felicidade por ter toda a família à mesa. A mesa recheada de doces, o cozido à portuguesa era o prato principal, bacalhau caro e raro por altura da quadra natalícia.

O sonho transformara-se num pesadelo, por relatos da rádio Fm Afro a informar que existe um novo vírus que ameaçava a humanidade e principalmente as nações pobres.

Sendo que o Natal, infelizmente não poderia acontecer, porque ninguém teria como sair do seu país, os barcos impedidos de levar mercadorias para os portos nem os aviões poderiam levantar voos para reunirem as famílias distantes. Mas o pai Natal Angolano, irá provar que o natal é sim possível com a nossa família e com os produtos da terra.

Sabe‐se que a peça é da sua autoria, mas quem são os outros intervenientes que tiveram um papel preponderante para que o ‘Pai natal angolano’ saísse do papel?
Sim é da minha autoria, contei com a ajuda do cineasta Piero Alberto, do escritor angolano Adriano Botelho de Vasconcelos, foram pessoas importantes para a realização desta obra.

O teatro por si só, é considerado em Angola como a arte da resistência, acha que o teatro musical vingará a curto prazo?
Já vingou, sempre sonhei fazer um teatro musical, essa foi a primeira experiência e já valeu a pena.

Da concepção à execução, há quanto tempo vem trabalhando?
Comecei a trabalhar em Outubro, a parte da escrita, e em Novembro começamos a ensaiar.

Como se deu a selecção do elenco e quais foram os requisitos para participar do projecto? 
Foi simples, porque já criei a peça a pensar nos actores para esse espetáculo: O David Enoque Caracol, foi o primeiro e o motivo que me fez escrever essa peça, a Bruna Sousa, há muito que já almeja trabalhar com ela, e finalmente agora conseguindo, a Ana Sofia Sapateiro conhece-a no Horizonte Njinga Mbande por intermediário do Enoque Caracol e do Chance Elshadai.

O Chance é o detector e encenador da peça, que fez toda a magia acontecer no palco, no início era só uma peça com uma abertura de dança, mas depois  o Chance disse que queria um coral, e com o passar dos dias e disse-me Sofia fica só já um musical , e aqui estamos.

Como se sabe, o teatro musical é a junção de várias artes no mesmo palco. Uma vez que o elenco é curto, teremos a presença de todos elementos em palco?
Para além dos actores, também estarão em palco um grupo de dança e uma companhia de dança e muitas surpresas.

Quais são os desafios de se fazer um musical com música ao vivo?
O desafio é grande, mas nada que não consigamos ultrapassar, temos excelente equipa de produção, excelentes actores, bailarinos e músicos , cada elemento trouxe uma luz especial.

Como está a viver os momentos que antecedem a estreia deste grande projecto?
Feliz por lançar um sonho para o mundo, nesta peça existem muitos registos da minha vida, em particular da minha infância, estou ansiosa mas estou calma.

Alguma razão especial para a escolha do auditório Horizonte Njinga Mbande para esta dupla exibição?
A necessidade de levar os produtos da Buco’sproduções a todos os públicos , públicos diferenciados, depois uma escola, levou-me nessas memória da minha infância e pesou também o factor de podermos explorar outras sala.

as cargas mais recentes

Estreia do novo filme de Hochi Fu volta a ser adiada

há 3 anos
O filme 2 Mundos do empresário e realizador Hochi Fu, aguardado com bastante expectativa amanhã nos cinemas, foi novamente adiado para data a anunciar.

Filipe Mukenga: “Sempre tive consciência de que merecia o Prémio Nacional de Cultura e Artes”

há 2 anos
Filipe Mukenga venceu, esta sexta-feira, o Prémio Nacional da Cultura, na categoria de música. Ao reagir à atribuição o músico disse que o galardão tem um sabor especial para si, e considerou ser sempre melhor que as pessoas sejam reconhecidas quando estão em vida.

GTA 6: Aumentam rumores sobre a estreia da primeira protagonista feminina

há 2 anos
Tom Henderson, conhecido por “furos” com novidades do Call of Duty e tido como um “vazador” confiável, informou que pela primeira vez na história da franquia, um dos protagonistas será uma mulher e que o GTA VI será lançado em 2022.

Chris Brown não quer batalha de hits com Usher

há 3 anos
Depois do encontro de Snoop Dogg e DMX, na passada quarta-feira e enquanto fãs de R&B estão expectantes por um encontro entre Keyshia Cole e Ashanti no Verzuz, Chris Brown antecipou-se e disse que não pretende competir com ninguém.

Obras dispersas de Urbano de Castro e David Zé já começaram a ser resgatadas

há 2 anos
Ainda não se sabe sobre o número exacto das músicas a serem resgatadas, mas os países onde encontrá-las estão identificados, incluindo já se começou a resgatar e catalogar as canções de David Zé, cujos rendimentos vão para a família.

Isis Hembe promove liberdade de expressão com concertos grátis de Hip Hop nas ruas

há 2 anos
O artista está a desenhar uma nova era para rap alternativo angolano. Sua abordagem foge dos padrões e estereótipos que caracterizam esta vertente específica do Rap. 

Kendrick Lamar assina mega contrato com a Universal Music Publishing Group

há 3 anos
Segundo conta o Hot New Hip Hop, o músico assinou um acordo global com a Universal Music Publishing Group, o que pode indicar um movimento na direcção da chegada do álbum.

Wizkid recebe Certificado Platina nos EUA por causa da sua ‘Essência’

há 2 anos
A certificação dos artistas deveu-se ao sucesso do tema ‘Essence’, a 11 faixa do álbum Made in Lagos, lançado ano passado e que acabou por se tornar o primeiro Afrobeat a tingir esta marca em tão pouco tempo.

Actor de Batman: O Cavaleiro das Trevas chama Coringa de filme ‘nojento’

há 3 anos
Coringa é um dos grandes filmes de 2019 e trouxe uma história diferente e surpreendente para o clássico vilão do Batman. Entretanto, o actor Eric Roberts, conhecido por Batman: O Cavaleiro das Trevas chamou o filme “nojento”.

Nicki Minaj se torna a primeira rapper a atingir 10 biliões de visualizações no Spotify

há 3 anos
A cantora norte-americana conseguiu um feito inédito ao atingir 10 mil milhões de visualizações no Spotify, tornando-se na primeira rapper da história a conseguir a marca na plataforma de streamings.

`TerraATerra´ junta Dog Murras e Matias Damásio em debate

há 2 anos
O “Programa Pensar Angola com Dog Murras” recebe amanhã o músico Matias Damásio para uma conversa aberta à moda angolana e sem filtros.

Álbum de estreia de Lil Nas X vaza na internet

há 2 anos
O aclamado álbum “Montero”, que marca a estreia de Lil Nas X, cuja data de lançamento era mantida no segredo dos deuses, já está em posse pública após ter ido inexplicavelmente para à Web.

Serena Williams anuncia que não participará nos Jogos Olímpicos nem mesmo se fosse convocada

há 2 anos

Renata Torres recebe humoristas no ‘Vamos falar a sério’ do Kianda Sessions

há 2 anos

Sintoniza Viva Nation Rádio: Conversation a dois

há 2 anos
O programa `Conversation a dois´ chegou à programação da plataforma de rádio online “Viva Nation Rádio” para servir de veículo de divulgação da música Palop no resto do continente.

Sintoniza: Mambos Hip Hop da Banda

há 3 anos
Idealizado por Dino Cross, “Mambos Hip Hop da banda” é um podcast de entrevistas e factos relaccionados ao Rap Game. Com o suporte de Cláudio Bantu, Queen J e Dj Bráulio Mix, os arquivos do programa podem ser acedidos a qualquer momento, no Kisom.