Pai Natal Angolano é conhecido hoje no auditório Horizonte Njinga Mbande

O primeiro Pai Natal Angolano será representado hoje, a partir das 15 horas no auditório Horizonte Njinga Mbande, o musical será exibido em quatro sessões parceladas entre hoje e amanhã.

Inspirado na imagem de Enoque Caracol, a peça teatral que vai reunir a arte da dança e da música no mesmo palco, conta a história da pequena Kendra, que teve um sonho sobre um Natal recheado de coisas boas, mas que depois passou a ser um pesadelo. 

Pensada em 2018, o `Pai Natal Angolano´ , vem sendo desenhado por Sophia Buco e conta com a direcção e encenação de Chance Elchadai. Quanto ao elenco traz David Enoque Caracol, Bruna Sousa e Ana Sofia Sapateiro e já se advinha um projecto que se adivinha promissor, tendo em conta, a época natalícia.

Na sucinta conversa com a Carga Magazine, Sophia Buco conta como tudo começou, garante que a qualidade do evento e confirma que o teatro musical em Angola já vingou.

Pai Natal Angolano é conhecido hoje no auditório Horizonte Njinga Mbande

Como surge a ideia de retratar um Pai natal angolano, numa forma de teatro ainda pouco vista no nosso país?
Pensei em retratar essa história em 2018, uma das primeiras instituições foi a aparência do actor David Enoque Caracol, nos bastidores do programa A sua manhã da televisão pública de Angola: estávamos a debater sobre a nova dinâmica que as produtora trouxeram para o teatro, e a questão dos conteúdos infantis aí falamos que nunca havíamos trabalhado num mesmo projecto, foi quando olhei para ele e o imaginei num pai Natal Angolano, e disse-lhe porquê que não ficas o pai Natal Angolano, ele riu muito mas depois achou interessante.

Quais as particularidades do Pai Natal Mwangolé?
Tem várias particularidades, desde a própria identificação do pai Natal Angolano, à história e o contexto actual que vivemos.

Do que é feita a sinopse da peça?
A peça desenrola-se em volta da menina Kendra que ao dormir, vive um sonho lindo, a sonhar com o natal de 2018. Toda família feliz, trocas de presentes e a grande felicidade por ter toda a família à mesa. A mesa recheada de doces, o cozido à portuguesa era o prato principal, bacalhau caro e raro por altura da quadra natalícia.

O sonho transformara-se num pesadelo, por relatos da rádio Fm Afro a informar que existe um novo vírus que ameaçava a humanidade e principalmente as nações pobres.

Sendo que o Natal, infelizmente não poderia acontecer, porque ninguém teria como sair do seu país, os barcos impedidos de levar mercadorias para os portos nem os aviões poderiam levantar voos para reunirem as famílias distantes. Mas o pai Natal Angolano, irá provar que o natal é sim possível com a nossa família e com os produtos da terra.

Sabe‐se que a peça é da sua autoria, mas quem são os outros intervenientes que tiveram um papel preponderante para que o ‘Pai natal angolano’ saísse do papel?
Sim é da minha autoria, contei com a ajuda do cineasta Piero Alberto, do escritor angolano Adriano Botelho de Vasconcelos, foram pessoas importantes para a realização desta obra.

O teatro por si só, é considerado em Angola como a arte da resistência, acha que o teatro musical vingará a curto prazo?
Já vingou, sempre sonhei fazer um teatro musical, essa foi a primeira experiência e já valeu a pena.

Da concepção à execução, há quanto tempo vem trabalhando?
Comecei a trabalhar em Outubro, a parte da escrita, e em Novembro começamos a ensaiar.

Como se deu a selecção do elenco e quais foram os requisitos para participar do projecto? 
Foi simples, porque já criei a peça a pensar nos actores para esse espetáculo: O David Enoque Caracol, foi o primeiro e o motivo que me fez escrever essa peça, a Bruna Sousa, há muito que já almeja trabalhar com ela, e finalmente agora conseguindo, a Ana Sofia Sapateiro conhece-a no Horizonte Njinga Mbande por intermediário do Enoque Caracol e do Chance Elshadai.

O Chance é o detector e encenador da peça, que fez toda a magia acontecer no palco, no início era só uma peça com uma abertura de dança, mas depois  o Chance disse que queria um coral, e com o passar dos dias e disse-me Sofia fica só já um musical , e aqui estamos.

Como se sabe, o teatro musical é a junção de várias artes no mesmo palco. Uma vez que o elenco é curto, teremos a presença de todos elementos em palco?
Para além dos actores, também estarão em palco um grupo de dança e uma companhia de dança e muitas surpresas.

Quais são os desafios de se fazer um musical com música ao vivo?
O desafio é grande, mas nada que não consigamos ultrapassar, temos excelente equipa de produção, excelentes actores, bailarinos e músicos , cada elemento trouxe uma luz especial.

Como está a viver os momentos que antecedem a estreia deste grande projecto?
Feliz por lançar um sonho para o mundo, nesta peça existem muitos registos da minha vida, em particular da minha infância, estou ansiosa mas estou calma.

Alguma razão especial para a escolha do auditório Horizonte Njinga Mbande para esta dupla exibição?
A necessidade de levar os produtos da Buco’sproduções a todos os públicos , públicos diferenciados, depois uma escola, levou-me nessas memória da minha infância e pesou também o factor de podermos explorar outras sala.

as cargas mais recentes

Xutos e Pontapés testam prontidão dos fãs pós confinamento

há 2 anos
Depois da paragem por conta da pandemia do Covid-19 o Teatro Tivoli (Lisboa/Portugal) reabre as portas em Julho, com destaque para o concerto dos Xutos e Pontapés, no dia nove (9).

Mercado musical angolano passará a contar com nova plataforma de streaming internacional

há 8 meses
Trata-se da Wena Music. A plataforma de streaming vai actuar em solo angolano e ajudará a impulsionar e a rentabilizar a música nacional. Wena Music vai também levar a nossa música aos principais mercados internacionais.

Kanye West declara guerra à indústria musical

há 2 anos
Alguns dias depois de ter duramente criticado a indústria musical, o rapper partilhou, ontem, um vídeo a urinar numa estátua dos Grammy, a mais importante distinção da música nos Estados Unidos da América.

#TheShowMustBePaused: Indústria da música paralisada

há 2 anos
A paralisação de apoio ao “Black Lives Matters” já começou a ter efeito em outras latitudes. Por aqui vários são os nomes da música que vão postando imagens nas redes sociais em sinal de apoio ao protesto contra a morte de George Floyd.

PSG x Istanbul Basaksehir: Jogo suspenso acontece hoje com nova equipa de arbitragem

há 2 anos
O jogo entre Paris Saint-Germain e Istanbul Basaksehir, interrompido, ontem, aos 14 minutos depois, por actos de racismo, será realizado hoje, às 19h55, com nova equipa de arbitragem.

Ludmilla participa na 2ª temporada da série ‘Arcanjo Renegado’

há 2 anos
Em meio a polémica com Anitta, a cantora Ludmilla foi escalada para interpretar uma polícia Militar. Apesar de receber vários elogios da classe artística com destaque para o apoio de Emicida, a actriz Samantha Schmütz fez uma crítica sobre o assunto, ao qual, foi respondida ao pé da letra.

Conheça Os Picantes, os vencedores do Top dos mais Queridos 2021

há 9 meses
Para chegarem à fase nacional, onde conquistaram 3 milhões 348 mil e 317 votos e arrebataram a edição 2021 do Top dos Mais Queridos, Os Picantes deixaram para atrás nomes como Justino Handanga e Bessa Texeira. Por conquistar o prémio, o trio de jovens vai receber três milhões de Kwanzas.

Álbum póstumo de Pop Smoke destrona Michael Jackson do topo da Billboard 200

há 2 anos
A compilação atingiu um total de 248.000 unidades vendidas na semana de estreia, tornando-se a estreia póstuma de álbuns mais vendida depois de `Thriller´ de Michael Jackson. `Shoot For The Stars Aim For The Moon´, tem sido assim considerado como um presente pré-aniversário oportuno para o Pop Smoke que completaria 21 anos no dia 20 de Julho.

Matias Damásio produz novo álbum de Edmazia

há 2 anos
Segundo a cantora, que prestou essa informação, o trabalho encaminha-se para o final e no próximo ano estará disponível para os fãs.

Jeff Brown lidera projecto solidário para artistas em todo mundo

há 2 anos
O músico angolano Jeff Brown é um dos “rostos” do projecto “Souljah Warriors”, que visa ajudar os músicos que perderam os meios de renda durante situações catastróficas, como a Pandemia do Coronavirus entre outras.

Faz hoje um mês desde que Carolina Deslandes e Jimmy P surpreenderam os fãs com o projecto colaborativo “Mercúrio”

há 2 anos
Um ano após lançarem a primeira música juntos, Carolina Deslandes e Jimmy P reafirmaram o gosto por trabalhar em conjunto. Com um total de 5 músicas, o EP Mercúrio foi todo idealizado durante o período de confinamento e disponibilizado a 31 de Julho.

Netflix narra história da vida real do primeiro samurai negro

há 1 ano
O pano de fundo da vida do guerreiro está envolto em mistério, mas ele provavelmente terá passado a maior parte do tempo pré-samurai no território indígena de Goa, controlado por portugueses, como um escravo treinado em combate.

Curso de belas artes da Universidade de Howard passa a ser `Chadwick A. Boseman College of Fine Arts´

há 1 ano
A petição havia sido criada pelos estudantes da universidade desde a morte de Chadwick, sendo a mudança foi oficializada a partir de ontem.

Ice Cube cancela participação em TV devido à morte de George Floyd

há 2 anos
A morte de George Floyd ( afro-americano de 40 anos) por um policial branco, esta segunda-feira, está a provocar grande tensão e onda de protestos nos Estados Unidos. Ice Cube exprimiu sua indignação, cancelando uma entrevista no “Good Morning America”.

“Kings Of Afro House” completa um ano de existência

há 2 anos
O projecto MUSIC BOX, criado pela Sodiba e patrocinado pela Sagres, dedicou uma atenção especial neste último ano ao género do Afro House, e produziu e realizou, com o apoio da BMWorkz, o documentário Kings of Afro House, que junta alguns dos melhores Djs e produtores do género no mundo.

Carlos Morais falha apuramento ao Mundial2022

há 8 meses
O extremo Carlos Morais é a principal baixa na selecção angolana de basquetebol sénior masculina, que vai disputar a primeira janela de qualificação ao Mundial de 2022.