Painel do ‘Show Piô’ desafia criadores a “repensar” conteúdos infantis

O repto foi lançado durante o debate do último Show Piô, cujo “não” rumo da indústria musical infantil foi o tema do painel integrado por Marito Furtado, Salú Gonçalves, Mely Borja e Chico Madne.

A relembrar os tempos da sala Piô da Rádio Nacional de Angola, sob a mesa foram postos aspectos de extrema importância, tais como as vantagens da música na educação infantil, na qual, os conteúdos têm pendor significativo tanto no avanço didáctico, como na construção individual do ser a nível social e emotivo.

Numa altura em que as músicas infantis não são tidas e nem achadas e as poucas vozes mirins se forjam no estilo Kuduro, o quarteto em questão reavivou memórias do início dos anos 90. A parte lírica das músicas, a composição irrepreensível, a aprovação e o rigor das mesmas foram destacados e citadas a determinação e cuidados da Professora Rosa Roque e Luísa Fançony, duas das figura incontornáveis da época, no que toca a musicalidade piô alicerçada nas benesses cognitivas para as crianças.

Para os intervenientes, foi unânime que a falta de programação infantil, de produção nacional é a base para o consumo de conteúdo adulto. “Muito provavelmente, as crianças assistem canais internacionais porque são os que têm programação infantil e urge a necessidade de se voltar a isto, quem sabe criar um canal infantil de rádio e televisão para que possamos com referência obrigar os nossos filhos a ver cultura infantil”, sugeriu Salú Gonçalves.

Com vários pontos altos, desde o regresso de Nila Borja, à actuação de Gersy Pegâdo em dueto com a sua sobrinha, representando uma passagem de testemunho, a tarde marcada por mensagens interventivas também foi palco para novos talentos e claro, não faltaram outros brilharetes das “pérolas” musicais dos anos 70, 80 e 90.

Suportado instrumentalmente, pela sua habitual banda, desta vez caracterizados a Sítio do Picapau Amarelo, o Show Piô cumpriu mais uma vez o seu desígnio, o de promover uma viagem ao passado, numa tarde nostálgica, em que os amantes da música infantil voltaram a ser crianças.

Enquadrado na oitava temporada do show do mês, o Show Piô insere-se, nas celebrações do mês da criança. O próximo encontro ficou marcado para o próximo dia 19 de Junho, com o tema “Vozes de África”.

as cargas mais recentes

Rappers angolanos em destaque na revista científica brasileira

há 1 ano
A renomada revista científica brasileira de ciências humanas “Convergência Crítica” decidiu destacar na sua primeira edição Kid MC, MCK, Kamessu e Flagelo Urbano.

Top dos Mais Queridos: Organização fala sobre o novo formato e desmente suposta exclusão de Gerilson Insrael

há 8 meses
Em entrevista à Carga, a porta-voz do concurso falou sobre a nova estrutura do evento e os procedimentos de votações. Rosa Mangueira, aproveitou a ocasião para desconfirmar a suposta exclusão de Gerilson Insrael, que alega ter recebido ligações da rádio nacional a confirmar que estava entre os 10 mais votados.

Bella ciao, ciao, ciao: La casa de papel chega ao fim

há 2 anos
A season que começa a ser gravada amanhã, traz 10 episódios sem data de estreia avançada, onde os assaltantes terão que se desencurralar e para tal contarão com dois novos reforços, cujos papeis não foram ainda revelados.

Tensão entre Anitta e Ludmilla volta a aumentar e dessa vez Snoop Dogg foi o pivó

há 2 anos
O rapper norte-americano comemorou através de uma publicação no Instagram, os 95 milhões de views da música ‘Onda Diferente’ no Youtube. Na mesma publicação, Snoop agradeceu apenas Anitta e Papatinho pela música, que tem participação e foi escrita por Ludmilla, deixando no ar um clima de tensão, que o “obrigou” a fazer uma nova publicação.

Já é possível comprar o mais recente álbum de Bob da Rage Sense em Angola

há 2 anos
O álbum `As Aventuras de Robbie Wan Kenobie´ está disponível a partir de hoje na plataforma Soba Store, podendo ser comprado em Kwanzas e ao valor normal de mercado de uma obra discográfica. A notícia foi avançada pelo próprio Rapper nas redes sociais.

Chakuisa, um filho da Huíla com versatilidade para conquistar Angola

há 11 meses
Começou no Hip Hop/ Rap e tem dois trabalhos no mercado, incluindo participações de peso, só que desta vez, reestruturou sua carreira e anuncia “O Filho da Mapunda”, um Ep rico sonoridades e com uma variedade de línguas, que homenageia o bairro onde nasceu, na Huíla.

Conheça Roger Linn, o responsável pela revolução do Hip-Hop

há 2 anos
Aos 22 anos, Roger Linn inventou o LM-1 Drum Computer, a primeira bateria eletrônica para sampler de bateria real. Depois criou o MPC, amostrador que viria revolucionar toda a história do Hip Hop.

Mambos da Banda: Plazza enaltece Angola em nova EP

há 9 meses
Com músicas e letras do próprio, a produção é de Mad Superstar, que participa em cinco featurings neste EP que também conta com o toque qualitativo de Filipe Mukenga, no sexto tema. A EP transmite uma parte importante das vivências do autor e memórias de Angola, que lhe serviram de base e inspiração para a criação das 6 músicas que compõem este EP, daí o nome “Mambos Da Banda”.

Diff, Masta e Young Double juntam-se pela primeira numa música

há 8 meses
Com particularidades distintas e com presença regular no rap game, o mentor da Força Suprema, Masta, e Young Double foram desafiados por Diff para uma colaboração musical.

Partiu para a eternidade a cantora brasileira do milênio e mulher do fim do mundo

há 4 meses
A rainha da insubmissão da música brasileira, Elza Soares, morreu ontem, aos 91 anos, por causas naturais, segundo a sua assessoria. Feita a sua vontade, cantou até o fim e seu corpo será sepultado no Jardim da Saudade Sulacap, na tarde de hoje, depois do velório no Theatro Municipal do Rio.

`Somos Racistas?´ encerra o Especial Actualidade Documentários da Zap

há 1 ano
O espaço Especial Actualidade Documentários, emitido semanalmente no Canal ZAP Viva, apresenta esta quarta-feira (25) o documentário “Somos Racistas?”. Este será o quarto e último episódio da primeira temporada do programa, que vai ao ar às 21h30.

Razões e Rimas: O super Herói de Todos os Tempos

há 11 meses
A EP é da autoria do também integrante do lendário grupo “New Joint”, Kamané Kamas, que tem vindo a dar cartas dentro do movimento hip hop lusófono, assumindo a posição de um dos mais influentes da actualidade de moçambique.

Making Of: Single `Tamu a gerir´ junta Yuri Dumba e Rick Baby

há 9 meses

Dr. Dre: Após receber exigência de USD 5 milhões, rapper vence disputa conjugal

há 2 anos

Trunfos do DJ Malvado

há 1 ano
Ainda na “ressaca” dos seus 28 anos de carreira, ficámos a conhecer quais as “pérolas” que nunca faltam na playlist de DJ Malvado.

União Africana e AFRIMA abrem formação grátis sobre como ganhar dinheiro na música

há 6 meses
A organização dos prémios africano de música e (AFRIMA) e a União Africana iniciam, a partir do dia 19 desde mês, um ciclo de conferências para capacitação de músicos, agentes musicais e empreendedores do sector, sobre como ganhar dinheiro no mundo da música.