Painel do ‘Show Piô’ desafia criadores a “repensar” conteúdos infantis

O repto foi lançado durante o debate do último Show Piô, cujo “não” rumo da indústria musical infantil foi o tema do painel integrado por Marito Furtado, Salú Gonçalves, Mely Borja e Chico Madne.

A relembrar os tempos da sala Piô da Rádio Nacional de Angola, sob a mesa foram postos aspectos de extrema importância, tais como as vantagens da música na educação infantil, na qual, os conteúdos têm pendor significativo tanto no avanço didáctico, como na construção individual do ser a nível social e emotivo.

Numa altura em que as músicas infantis não são tidas e nem achadas e as poucas vozes mirins se forjam no estilo Kuduro, o quarteto em questão reavivou memórias do início dos anos 90. A parte lírica das músicas, a composição irrepreensível, a aprovação e o rigor das mesmas foram destacados e citadas a determinação e cuidados da Professora Rosa Roque e Luísa Fançony, duas das figura incontornáveis da época, no que toca a musicalidade piô alicerçada nas benesses cognitivas para as crianças.

Para os intervenientes, foi unânime que a falta de programação infantil, de produção nacional é a base para o consumo de conteúdo adulto. “Muito provavelmente, as crianças assistem canais internacionais porque são os que têm programação infantil e urge a necessidade de se voltar a isto, quem sabe criar um canal infantil de rádio e televisão para que possamos com referência obrigar os nossos filhos a ver cultura infantil”, sugeriu Salú Gonçalves.

Com vários pontos altos, desde o regresso de Nila Borja, à actuação de Gersy Pegâdo em dueto com a sua sobrinha, representando uma passagem de testemunho, a tarde marcada por mensagens interventivas também foi palco para novos talentos e claro, não faltaram outros brilharetes das “pérolas” musicais dos anos 70, 80 e 90.

Suportado instrumentalmente, pela sua habitual banda, desta vez caracterizados a Sítio do Picapau Amarelo, o Show Piô cumpriu mais uma vez o seu desígnio, o de promover uma viagem ao passado, numa tarde nostálgica, em que os amantes da música infantil voltaram a ser crianças.

Enquadrado na oitava temporada do show do mês, o Show Piô insere-se, nas celebrações do mês da criança. O próximo encontro ficou marcado para o próximo dia 19 de Junho, com o tema “Vozes de África”.

as cargas mais recentes

Legado de Mestre Kapela é memorado “ante” ao Prémio Nacional de Cultura e Artes

há 11 meses
O artista plástico Kapela Paulo venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de `Artes Visuais e Plásticas´. Visto como pai espiritual da arte contemporânea em Angola, Mestre Kapela espelha na sua arte, por meio do olhar e pincel a sua escola de arte que moldou as práticas e técnicas da sua longa e prolífica carreira.

Kelly Rowland recorda “tortura” por ser constantemente comparada a Beyonce

há 1 ano
A cantora de 39 anos, -uma das pioneiras das Destiny Child, falou abertamente sobre a tortura psicológica resultante das constantes comparações, por viver na sombra de Beyonce, por uma década.

Mamy é convidada a participar da pré-conferência internacional sobre activismo em África

há 2 meses
A rapper angolana levará amanhã a debate fundamentos sobre o exercício da liberdade de expressão por meio da música engajada, mais concretamente o “rap revolucionário”.

Grammy 2021: Beyoncé e sua filha saem como maiores vencedoras sem os principais méritos

há 7 meses

Labanta Braço: Um projecto musical que junta 37 artistas em nome da luta racial

há 1 ano
Não só com chavão “Black Lives Mater” nas redes sociais se faz a luta contra o racismo e intolerância, provas foram dadas com o lançamento do projecto colaborativo e solidário `Labanta Braço´.

Isis Hembe promove liberdade de expressão com concertos grátis de Hip Hop nas ruas

há 2 meses
O artista está a desenhar uma nova era para rap alternativo angolano. Sua abordagem foge dos padrões e estereótipos que caracterizam esta vertente específica do Rap. 

Rolling Stones ameaçam levar Donald Trump ao tribunal

há 1 ano
A banda britânica Rolling Stones ameaça o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com uma acção na justiça, se continuar a usar as suas músicas em acções de campanha tal como o fez na semana passada em Oklahoma.

Bethânia Silva grava primeiro disco Gospel

há 11 meses
O mercado angolano poderá contar com mais um disco 100% Gospel em 2021, da autoria de Bethânia Silva, a estrela de Cabinda que quer se impor em todo país.

Sintoniza: Mambos Hip Hop da Banda

há 1 ano
Idealizado por Dino Cross, “Mambos Hip Hop da banda” é um podcast de entrevistas e factos relaccionados ao Rap Game. Com o suporte de Cláudio Bantu, Queen J e Dj Bráulio Mix, os arquivos do programa podem ser acedidos a qualquer momento, no Kisom.

Verzuz anuncia batalha épica entre KRS-One vs. Big Daddy Kane

há 2 semanas
KRS-One e Big Daddy Kane, são tidos como gigantes do rap e representam com pompas e circunstâncias a Era de Ouro do Hip-Hop, pelo que, já foram taxados pelo público, como precursores de um novo nível de ‘Verzuz battle’.

Show “Vozes de Março” homenageia Clara Monteiro, Dina Santos e Eduina Semedo

há 7 meses
Clara Monteiro, Dina Santos e Eduina Semedo serão homenageadas amanhã no Show do Mês as “Vozes de Março”, pelo contributo no desenvolvimento da música angolana.

Show do Mês baptiza espectáculos de 2021 com Maya Cool

há 8 meses

Morreu Hal Holbrook, o actor que interpretou Abrahan Lincoln

há 9 meses

Morreu Dj Pzee Boy após sofrer complicações no estômago

há 5 meses

Amostra colectiva `Expansão de Mentalidades´ é inaugurada amanhã na Galeria Tamar Golan

há 10 meses
Os artistas angolanos Ananias, Cris, Rafa, Lord Cave e Neemias vão apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Expansão de Mentalidades”, uma exposição colectiva a inaugurar na próxima sexta-feira, dia 8 de Janeiro de 2021, pelas 18 horas.

Gabriel o Pensador lança novo Single

há 1 ano
Neste período de contingência global, Gabriel O Pensador lança o seu novo single “A Cura está no Coração”, como forma de apelo global à solidariedade entre todos, para ultrapassarmos esta fase difícil e sem precedentes na história da Humanidade.