Painel do ‘Show Piô’ desafia criadores a “repensar” conteúdos infantis

O repto foi lançado durante o debate do último Show Piô, cujo “não” rumo da indústria musical infantil foi o tema do painel integrado por Marito Furtado, Salú Gonçalves, Mely Borja e Chico Madne.

A relembrar os tempos da sala Piô da Rádio Nacional de Angola, sob a mesa foram postos aspectos de extrema importância, tais como as vantagens da música na educação infantil, na qual, os conteúdos têm pendor significativo tanto no avanço didáctico, como na construção individual do ser a nível social e emotivo.

Numa altura em que as músicas infantis não são tidas e nem achadas e as poucas vozes mirins se forjam no estilo Kuduro, o quarteto em questão reavivou memórias do início dos anos 90. A parte lírica das músicas, a composição irrepreensível, a aprovação e o rigor das mesmas foram destacados e citadas a determinação e cuidados da Professora Rosa Roque e Luísa Fançony, duas das figura incontornáveis da época, no que toca a musicalidade piô alicerçada nas benesses cognitivas para as crianças.

Para os intervenientes, foi unânime que a falta de programação infantil, de produção nacional é a base para o consumo de conteúdo adulto. “Muito provavelmente, as crianças assistem canais internacionais porque são os que têm programação infantil e urge a necessidade de se voltar a isto, quem sabe criar um canal infantil de rádio e televisão para que possamos com referência obrigar os nossos filhos a ver cultura infantil”, sugeriu Salú Gonçalves.

Com vários pontos altos, desde o regresso de Nila Borja, à actuação de Gersy Pegâdo em dueto com a sua sobrinha, representando uma passagem de testemunho, a tarde marcada por mensagens interventivas também foi palco para novos talentos e claro, não faltaram outros brilharetes das “pérolas” musicais dos anos 70, 80 e 90.

Suportado instrumentalmente, pela sua habitual banda, desta vez caracterizados a Sítio do Picapau Amarelo, o Show Piô cumpriu mais uma vez o seu desígnio, o de promover uma viagem ao passado, numa tarde nostálgica, em que os amantes da música infantil voltaram a ser crianças.

Enquadrado na oitava temporada do show do mês, o Show Piô insere-se, nas celebrações do mês da criança. O próximo encontro ficou marcado para o próximo dia 19 de Junho, com o tema “Vozes de África”.

as cargas mais recentes

Bryan Adams critica duramente a China pelo surto do novo Coronavírus

há 1 ano
Se não fosse o novo coronavírus, a estrela pop rock canadense iniciaria, esta semana, uma série de concertos no Royal Albert Hall, em Londres. Indignado com as consequências da pandemia, Adams ataca e acusa a China.

Anna Joyce e C4 Pedro integram lista dos artistas africanos que “todos devem ouvir”

há 3 meses
O site brasileiro Mundo Negro elegeu os oito artistas africanos lusófonos “obrigatórios” nas playlists da actualidade, dos quais figuram os angolanos C4 Pedro e Anna Joyce.

Rick Baby: Um rapper polivalente que augura um lugar entre os melhores

há 9 meses
Rick Baby é o pseudónimo de Luís Domingos Saviti, rapper e compositor de 27 anos de idade e já canta há 9 anos. Com uma carreira promissora, está associado a produtora CombinaSons, ao lado de nomes como: Enock, Itary, Justin Weely e Junior Zy.

Lourenço Mussango vence prémio literário António Jacinto

há 8 meses
O escritor e jornalista Lourenço Mussango venceu ontem a edição 2020 do prémio literário António Jacinto, com a obra “Mulher Infinita”.

Já podemos viajar nas “Aventuras de Robbie Wan Kenobie”, o oitavo álbum de Bob da Rage Sense

há 1 ano
O novo álbum de Bob Da Rage Sense chegou hoje, às plataformas digitais. Em dia de celebração de “Star Wars” a saga de George Lucas, Bob, fã acérrimo da obra, edita o seu oitavo álbum, propositadamente intitulado “As Aventuras de Robbie Wan Kenobie” .

Pongo Love confirmada no Festival Músicas do Mundo

há 11 meses
O evento reúne cerca de 30 músicos vindos da África, Europa e América. A cantora faz parte da lista dos primeiros 14 artistas apresentados esta sexta-feira.

Exposição ‘S.O.S ambiente’ apresenta projectos para salvação do meio ambiente

há 9 meses
Vários adolescentes provenientes de centros de formação e educação ambiental de Luanda, expõem, desde hoje, projectos de sustentação e preservação do meio ambiente.

Azealia Banks chama Anitta de “lixo” e afirma: “Prefiro a Ludmilla”

há 9 meses
A cantora e compositora Azealia Banks foi directa nas críticas a Anitta. Durante o novo episódio do podcast “Cheapy’s Two Cents”, da sua autoria, e que é transmitido nos Estados Unidos, as críticas cingem-se à recente parceria de Anitta com Cardi B.

Gun N’Roses desafia Coronavírus com concerto de Massa

há 1 ano

Sambieventos, Os Lambas, Luandina e BASEL juntos contra a crise e contra a pandemia

há 1 ano

The Miseducation of Lauryn Hill: eleito o melhor disco de Rap da história

há 9 meses
O álbum de estreia de Lauryn Hill, The Miseducation Of Lauryn Hill, foi considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos, e o melhor álbum de Rap, pela Rolling Stone.

Agora já pode pausar na “placa” com o Naná

há 6 meses
O projecto, com finalidade de estimular a dinâmica comercial nos bairros, empregando jovens nas referidas localidades, conta agora com dois restaurantes informais, cuja imagem é o kudurista Nagrelha.

Álbum “Nevermind” completa 30 anos e ganha edição comemorativa

há 2 dias
Em entrevista à revista “Uncut”, o baixista do extinto Nirvana, Krist Novoselic, revelou que o trigésimo aniversário do clássico álbum não vai passar em branco.

Artur de Almeida e Silva reeleito Presidente da Federação Angolana de Futebol

há 7 meses
Artur de Almeida e Silva assumiu a Federação Angolana de Futebol em 2016, por um mandato de quatro anos reconduzível e foi ontem reeleito para o cargo, em que vai ficar até 2024.

Vassouradas novamente no Show do Mês

há 2 meses
É um dos conjuntos mais antigos do país, faz parte da história da música nacional, várias gerações de músicos passaram por lá e é, para muitos, o melhor agrupamento musical de Angola. São os “Kiezos”, próximo cartaz do Show do Mês (24 de Abril).

Das ruas aos palcos do BET Awards, “Black Lives Matter” continua a ser a “palavra” de ordem

há 12 meses
Na noite em que os artistas africanos Sha Sha e Burna Boy se destacaram, a atenção ao movimento Black Lives Matter, que desde o final de Maio tem promovido manifestações pelos Estados Unidos, também teve lugar naquele palco.