O repto foi lançado durante o debate do último Show Piô, cujo “não” rumo da indústria musical infantil foi o tema do painel integrado por Marito Furtado, Salú Gonçalves, Mely Borja e Chico Madne.
A relembrar os tempos da sala Piô da Rádio Nacional de Angola, sob a mesa foram postos aspectos de extrema importância, tais como as vantagens da música na educação infantil, na qual, os conteúdos têm pendor significativo tanto no avanço didáctico, como na construção individual do ser a nível social e emotivo.
Numa altura em que as músicas infantis não são tidas e nem achadas e as poucas vozes mirins se forjam no estilo Kuduro, o quarteto em questão reavivou memórias do início dos anos 90. A parte lírica das músicas, a composição irrepreensível, a aprovação e o rigor das mesmas foram destacados e citadas a determinação e cuidados da Professora Rosa Roque e Luísa Fançony, duas das figura incontornáveis da época, no que toca a musicalidade piô alicerçada nas benesses cognitivas para as crianças.
Para os intervenientes, foi unânime que a falta de programação infantil, de produção nacional é a base para o consumo de conteúdo adulto. “Muito provavelmente, as crianças assistem canais internacionais porque são os que têm programação infantil e urge a necessidade de se voltar a isto, quem sabe criar um canal infantil de rádio e televisão para que possamos com referência obrigar os nossos filhos a ver cultura infantil”, sugeriu Salú Gonçalves.
Com vários pontos altos, desde o regresso de Nila Borja, à actuação de Gersy Pegâdo em dueto com a sua sobrinha, representando uma passagem de testemunho, a tarde marcada por mensagens interventivas também foi palco para novos talentos e claro, não faltaram outros brilharetes das “pérolas” musicais dos anos 70, 80 e 90.
Suportado instrumentalmente, pela sua habitual banda, desta vez caracterizados a Sítio do Picapau Amarelo, o Show Piô cumpriu mais uma vez o seu desígnio, o de promover uma viagem ao passado, numa tarde nostálgica, em que os amantes da música infantil voltaram a ser crianças.
Enquadrado na oitava temporada do show do mês, o Show Piô insere-se, nas celebrações do mês da criança. O próximo encontro ficou marcado para o próximo dia 19 de Junho, com o tema “Vozes de África”.