Partiu para a eternidade Jacob Desvarieux

O guitarrista e fundador da banda antilhana Kassav, Jacob Desvarieux, de 65 anos, morreu nesta sexta-feira vítima de covid-19, num hospital universitário de Guadalupe, anunciou a produtora do grupo.

Nascido em Paris, em 1955, Desvarieux foi hospitalizado em 12 de Julho depois de ter contraído covid-19 e colocado em coma induzido, devido a um estado de saúde debilitado, na sequência de um transplante renal, indicou a empresa.

A banda cancelou recentemente todos os concertos programados. Nos últimos dias surgiram várias notícias dando conta da morte do artista, mas foram prontamente desmentidas pelo grupo.

“As Índias Ocidentais, África e a música acabam de perder um dos seus maiores embaixadores. Jacob, graças à sua arte, aproximou as Índias Ocidentais e a África. Dakar, onde viveste, chora por ti, amigo”, escreveu o cantor senegalês Youssou Ndour, numa mensagem no Twitter.

Fundada em 1979, Kassav lançou o primeiro álbum “Love and Ka dance” em 1979, e atingiu o auge da popularidade com o ‘Zouk’, género musical que deu origem a êxitos mundiais cantados em vários idiomas.

O músico, arranjador e produtor Jacob Desvarieux, é uma figura proeminente na vida musical das Índias Ocidentais. Em Paris, onde nasceu, se revelou na era de ouro das discotecas. Tornou-se músico e arranjador de estúdio. Foi lá que ele conheceu Pierre-Edouard Decimus, com quem criou o grupo Kassav em 1979.

as cargas mais recentes

Dolly Parton recebe o equivalente a 8 bilhões de Kz por escrever a música “I Will Always Love You”

há 1 ano

Inglaterra realiza primeiro show com distanciamento social

há 2 anos
Os organizadores de um show na Inglaterra encontraram uma outra solução para realizar eventos mantendo as regras de distanciamento social, e a experiência nesta terça-feira, dia 11, foi vista como um sucesso.

Coréon Dú: “Acredito que muitas vezes o nosso público confunde o não aparecer com o estar parado”

há 1 ano
Há pouco mais de uma semana, Coréon Dú fez o seu grande retorno aos palcos, após um ano de “afastamento” devido a pandemia. Não foi apenas mais um concerto, o artista subiu ao palco do Espaço Espelho d’Água para apresentar o seu mais recente trabalho, The Love Infinity. Com a produção a cargo da Bússola Rítmica, Coréon teve um único convidado além da sua banda, Shane Maquemba, um artista em ascenção. Na “ressaca” do evento, os dois artistas falaram à Carga, e numa demonstração mútua de respeito, Shane teceu rasgados elogios a acessibilidade do autor de Binário: “Coréon Dú é uma pessoa muito amável e muito acessível. Foi muito bom, saber que ele também gosta do meu trabalho, principalmente dessa nova ropagem que estou a fazer da minha carreira.”

Conheça Silva Canganjo, o pensador do projecto Retrato

há 1 ano
Tem apenas 21 anos e vem desenhando há três edições um projecto que se adivinha promissor, tendo o último deles, constituído um marco para o Hip Hop nacional, sendo a primeira vez que uma figura singular do Rap é retratada em teatro, propriamente Big Nelo.

Este é o objecto que Vincent van Gogh usou para tirar a própria vida

há 2 anos

Músico Chakuisa cria rádio comunitária para ajudar a divulgar carreiras dos artistas

há 8 meses
Se estiver na Centralidade do Zango Oito Mil, sintonize a Rádio Zango 8000 no www. rádio 8000, uma sintonia criada pelo músico Chakuisa para ajudar a divulgar as canções de outros artistas. Com 75% da sua orientação editorial focada em música, a estação comunitária está a consquistar espaço no EUA, Canadá, Brasil, Bélgica e África do sul.

Homem invade apartamento de Eminem e diz que foi “para matar o rapper”

há 2 anos
Um vídeo divulgado mostra que Mathew Hughes, o homem que no passado mês de Abril invadiu a mansão de Eminem, em Michigan, disse que estava lá para matar o rapper.

Noite dos Óscares: Will Smith esbofateia Chris Rock, cai em lágrimas e pede desculpa à Academia

há 8 meses
A noite do anúncio dos vencedores à 94.ª edição dos Óscares, em Los Angeles, ficou manchada depois de o apresentador do evento, Chris Rock, ter lançado uma piada sobre a careca de Jada Pinkett Smith, que apareceu com a cabeça raspada 0°.

Artista plástico Mieze protagoniza primeira exposição individual na Galeria Tamar Golan com o tema “Luz”

há 6 meses
O artista angolano Mieze vai apresentar-se no próximo dia 09 de Junho de 2022, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan, com “Luz”, uma exposição individual que ficará patente ao público até ao dia 24 de Junho de 2022, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira.

Show do Mês comunica interregno do conceito `Hospitality´ mas garante continuidade das atracções

há 2 anos
`Hospitality´ consistia em receber público num espaço aberto, obedecendo a todas as medidas de segurança, mas acaba de ser descontinuado, para fazer face ao último decreto do estado de Calamidade.

Avanços e recuos da cultura nacional em 45 anos de Independência

há 2 anos
A cultura é a expressão sublime da essência de um povo manifestadas através da língua, música, dança, pintura, literatura ou teatro. Em Angola, o sector musical é o que mais cresce, seguido das artes cénicas.

Akon revela planos de construção para segunda cidade futurista inspirada em Wakanda

há 2 anos
Após dar início à construção da primeira `Akon City´ no Senegal, o multimilionário de 47 anos, aproveitou as conexões, arregaçou as mangas e já começou a projectar a segunda `Akon City´ no Uganda e perspectiva concluí-la até 2036.

Malef lança projecto para levar basquetebolistas de ruas aos melhores clubes

há 2 anos
Batoteiro Draft é uma iniciativa que está a ser promovida pelo produtor e realizador Malef em parceria com a MarkSport. O projecto pretende tirar os melhores basquetebolistas de rua com seus dribles e levá-los a assinar com um clube profissional, quer em Angola quer no estrangeiro.

Ainda sob a tutela do pai, Britney Spears se recusa a fazer shows

há 2 anos
Segundo o advogado da cantora, Samuel D. Ingham, a artista, que está em meio a uma batalha legal para que a sua tutela saia das mãos do pai, ela afirmou que não vai voltar a subir num palco enquanto Jamie for seu tutor.

Paulina Chiziane torna-se a primeira mulher africana a conquistar Prémio Camões

há 1 ano
A escritora moçambicana Paulina Chiziane venceu a 33a edição do Prémio Camões. Conhecida por dar papel central a figura da mulher africana em seus livros, a autora é a primeira mulher africana a ser laureada com essa distinção, que é uma das mais importantes honrarias da literatura em língua Portuguesa.

Estudante angolana junta-se a editora Mahatma

há 2 anos
A estudante angolana em Portugal Karen Pacheco assinou um contrato com a editora portuguesa “Mahatma”, para publicação dos seus próximos livros e representação da mesma nos PALOPS, informou hoje a própria.