Partiu para a eternidade mais um Doutor da música angolana

Faleceu ontem, em Luanda, o músico, compositor e guitarrista, José Joaquim Júnior, de nome artístico “Zeca Tirilene”, ao 68 anos de idade. Aclamado pelo “ritmo do andamento, dedilhar ou raspar da guitarra,” Tirilene passou pelos principais conjuntos da nossa música e foi “elevado” a Doutor da musica nacional no Show do Mês.

Nas palavras de consternação do promotor cultural, Yuri Simão, “temos óbito grande”, um óbito cuja dimensão pode ser percebida, no discorrer da sua bibliografia artística, desde os incontáveis clássicos que o dedilhar da sua guitarra soou à sua contribuição na música popular angolana.

De acordo com o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, o Mestre da guitarra começou a sua carreira no Sambizanga, mais concretamente no Braguês, onde logo de seguida, foi solicitado pelo Grupo “Os Kinzas”, em meados dos anos 60. Em 1968, como guitarrista e organista, Zeca Tirilene foi convidado pelo cantor e compositor, Massano Júnior”, para integrar e fundar o grupo “África Show”. 

Após a Independência de Angola, Tirilene, integra o agrupamento “Os Merengues” e, em 1977, no Bairro Marçal, ingressa no conjunto Os Kiezos, tendo logo o grupo viajado para a Itália para a inauguração da Embaixada de Angola naquele País.

Em 1986, Zeca Tirilene, deixa o conjunto Os Kiezos para integrar o grupo musical Instrumental 1º de Maio, este passou depois a chamar-se Semba África, com nomes conhecidos da Música Popular Angolana, como Massano Júnior, Tedy Nsingui, Raúl Tolingas e Dina Santos. 

Em 2002, o músico, Tirilene, retorna ao conjunto Os Kiezos, seu grupo de eleição, permanecendo no mesmo até o dia da sua morte. Em seu nome e de todos os funcionários e colaboradores do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Silvino de Pina Zau, endereça à família enlutada, e à UNAC, União Nacional dos Artistas e Compositores, os seus mais profundos sentimentos de pesar. Que a sua alma descanse em paz.

as cargas mais recentes

Justin Bieber: “Eu amava a música, mas deixei-me levar pelo ego e o poder”

há 2 anos
Justin Bieber partilhou uma mensagem com os fãs no Instagram, falando sobre as “inseguranças e frustrações” que o afectaram quando era adolescente, reconhecendo que deixou-se levar pelo ego.

Dog Murras e Bonga programam encontro histórico

há 2 anos
Dog Murras vai receber no dia 3 de Maio, Barceló de Carvalho ” Bonga”, na rubrica TerrATerra, para falarem sobre os nossos valores culturais, as tradições africanas e os destinos dos angolanos, numa conversa aberta à moda angolana, despida de cores partidárias.

Tina Turner vende direitos musicais à BMG

há 1 ano
Entre os temas, cujos direitos passam para a BMG, estão clássicos como “What’s Love Got to Do With It” e “Private Dancer”. Os valores envolvidos não foram revelados, mas o “Guardian” escreve que este é o maior negócio de sempre da BMG com um artista solo.

Homenagem a John Bella marca retoma das Noites de Poesia na Fundação Arte e Cultura

há 2 anos
O regresso às Noites de Poesia acontece no próximo dia 28 de Abril, no Wyza Anfiteatro, além do tributo a John Bella, o acto vai ser marcado pela apresentação de um portal especializado de literatura, Clã da Literatura.

AMA – Yola Semedo diz que não merece estar entre os nomeados

há 3 anos
Yola Semedo afirmou que este ano (2020) não se revê profissionalmente nas nomeações do Angola Music Award, pelo facto de não ter se empenhado o suficiente.

Kanye West acusado de “desrespeitar o Islão” com a sua colecção de ténis

há 2 anos
Yeezy Boost 350 v2 tornou-se tão popular que a Adidas não consegue desistir dele. Mantém a popularidade sem esforço, através dos anos e ganhou muitos modelos novos como a Asriel, que será apresentado oficialmente dentro de dias e que está a ser acusado de desrespeitar o Islão.

Jay-Z abre faculdade de Música, Desporto e Entretenimento na sua terra natal

há 3 anos
A Roc Nation, empresa de entretenimento de Jay-Z, anuncou ontem a abertura, para primeiro Semestre de 2021, de uma Escola Superior de Música, Desporto e Entretenimento, em Brooklyn (terra natal do rapper). 25% dos alunos do primeiro ano vão estudar sem pagar.

Tribunal nega pedido de Quincy Jones sobre o património de Michael Jackson

há 3 anos
O antigo produtor de Michael Jackson, Quincy Jones, viu o seu pedido de 6,9 milhões de dólares sobre o património do Rei da Pop recusado por um tribunal de recurso da Califórnia, Estados Unidos da América.

Madonna junta-se aos protestos nas ruas de Londres

há 3 anos
Mãe de quatro filhos de raça negra, Madonna foi às ruas num protesto contra o racismo e a violência policial em Londres. A cantora foi aplaudida pelos participantes da manifestação e chegou a abraçar algumas pessoas presentes.

Documentário `Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo´ já pode ser visto na Netflix

há 3 meses
Já disponível no catálogo da Netflix, faz uma incursão pela gênese dos Racionais e narra igualmente, a história do Largo São Bento, tido como lugar crucial para a formação do grupo e da cultura hip-hop paulistana.

Lady Gaga apresenta sexto álbum

há 3 anos
Lady Gaga lançou sexta-feira o seu novo álbum, intitulado “Chromatica”, marcando o seu retorno na música pop, quatro anos depois do disco “Joanne”

Naomi Osaka abre mão do torneio Roland Garros pela sua saúde mental

há 2 anos
Após ter revelação sobre depressão ignorada, a número dois do ténis feminino desistiu do Grand Slam, tendo já recebido uma punição de 15 mil dólares por não participar na conferência de imprensa de abertura e advertência de expulsão caso continuasse com a decisão de não falar com a imprensa.

Nucho anuncia o álbum que lhe vai colocar no topo

há 3 anos
Nucho é um dos poucos rappers angolanos que conseguiu manter-se puro na última década. Em 2017, estreou-se com o álbum Sou[L] RAP e foi nomeado para o maior prémio da música feita em português. Depois disso, surgiram outras surpresas.

Muntu: Linha angolana de artigos handmade invade mercado norte-americano

há 12 meses
Inspirada no princípio africano “Ubuntu”-eu sou, porque tu és- a marca é desenvolvida à mão por artesãos a partir de uma base ecológica com o objectivo de se conservar o meio ambiente e depois de ser vendida os lucros são enviados a Angola para ajudar centros de caridade.

Artistas começam a receber rendimentos autorais da RNA, TPA e Zap Viva

há 2 anos
Em nota a Sadia expressou o seu contentamento pela demonstração do comprometimento destas emissoras, com o desenvolvimento da indústria musical e criativa, respeitando a lei do Estado Angolano e actividade de todos os criadores de obras artísticas nacionais e internacionais.

Das ruas aos palcos do BET Awards, “Black Lives Matter” continua a ser a “palavra” de ordem

há 3 anos
Na noite em que os artistas africanos Sha Sha e Burna Boy se destacaram, a atenção ao movimento Black Lives Matter, que desde o final de Maio tem promovido manifestações pelos Estados Unidos, também teve lugar naquele palco.