Partiu para a eternidade mais um Doutor da música angolana

Faleceu ontem, em Luanda, o músico, compositor e guitarrista, José Joaquim Júnior, de nome artístico “Zeca Tirilene”, ao 68 anos de idade. Aclamado pelo “ritmo do andamento, dedilhar ou raspar da guitarra,” Tirilene passou pelos principais conjuntos da nossa música e foi “elevado” a Doutor da musica nacional no Show do Mês.

Nas palavras de consternação do promotor cultural, Yuri Simão, “temos óbito grande”, um óbito cuja dimensão pode ser percebida, no discorrer da sua bibliografia artística, desde os incontáveis clássicos que o dedilhar da sua guitarra soou à sua contribuição na música popular angolana.

De acordo com o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, o Mestre da guitarra começou a sua carreira no Sambizanga, mais concretamente no Braguês, onde logo de seguida, foi solicitado pelo Grupo “Os Kinzas”, em meados dos anos 60. Em 1968, como guitarrista e organista, Zeca Tirilene foi convidado pelo cantor e compositor, Massano Júnior”, para integrar e fundar o grupo “África Show”. 

Após a Independência de Angola, Tirilene, integra o agrupamento “Os Merengues” e, em 1977, no Bairro Marçal, ingressa no conjunto Os Kiezos, tendo logo o grupo viajado para a Itália para a inauguração da Embaixada de Angola naquele País.

Em 1986, Zeca Tirilene, deixa o conjunto Os Kiezos para integrar o grupo musical Instrumental 1º de Maio, este passou depois a chamar-se Semba África, com nomes conhecidos da Música Popular Angolana, como Massano Júnior, Tedy Nsingui, Raúl Tolingas e Dina Santos. 

Em 2002, o músico, Tirilene, retorna ao conjunto Os Kiezos, seu grupo de eleição, permanecendo no mesmo até o dia da sua morte. Em seu nome e de todos os funcionários e colaboradores do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Silvino de Pina Zau, endereça à família enlutada, e à UNAC, União Nacional dos Artistas e Compositores, os seus mais profundos sentimentos de pesar. Que a sua alma descanse em paz.

as cargas mais recentes

Beckett: John David Washington protagoniza novo thriller de suspense da Netflix

há 1 ano
O thriller de acção conta a história de um turista americano que é forçado a caminhar de um deserto rural até a embaixada dos Estados Unidos, em Atenas, depois de um incidente o tornar alvo vulnerável.

“Testemunho” de Rodex Mágico ganha nova roupagem

há 5 meses
O tema traz histórias sobre o envolvimento do artista no mundo do crime no passado, do qual, sublinha, “não se orgulha”, e integra o álbum “Dores e Mágoas”. Está disponível desde as primeiras horas de ontem no YouTube e também a ser veiculado no Afro Music Channel.

Zap transmite mega espectáculo solidário

há 2 anos
Este sábado, 25 de Abril, a Zap vai levar todas as emoções do mega espectáculo solidário, que moveu o mundo inteiro e arrecadou cerca de 128 milhões de dólares para ajudar a OMS a combater o Covid-19.

Covid-19 força adiamento do primeiro grande festival de Kizomba

há 3 anos
O primeiro grande festival de Kizomba passaria também por outras províncias e alguns países da Europa. Mas, caso se registe algum caso em Angola, o evento já não se vai realizar. Acompanhe o que pensam os músicos em cartaz.

Jeen-Yuhs: Documentário de Kanye West estreia no Festival de Cinema Sundance

há 9 meses
Apesar de ter todos os direitos adquiridos pela Netflix, a sua estreia ainda não consta no catálogo da plataforma, porém, o documentário “Jeen-Yuhs: uma trilogia Kanye”, será exibido no Festival de Cinema de Sundance, já no final deste mês.

Angola pretende elevar o Semba a Património Cultural da Humanidade

há 9 meses
Numa altura em que se aguarda pelo anúncio da elevação do estilo a Património Imaterial Nacional pelo Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, o país está a preparar os documemtos que justifiquem, junto da UNESCO, a  classificação do Semba a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Prodígio acaba com o “jogo” Pro Evolution e fãs reagem

há 2 anos
Intitulada Pro Evolution3, a última mixtape da saga lançada em 2015 contém nove faixas musicais das quais Fell Me, Negócio de Sentimentos e Minha Dor, que estão a receber “mar de elogios” dos fãs.

Sílvio Nascimento lança petição para impedir que Jada Smith produza filme sobre Rainha Njinga

há 1 ano
Após protestar nas suas redes sociais, e ser apoiado pelos colegas, o actor e produtor angolano Sílvio Nascimento lançou hoje um abaixo-assinado, “exigindo resposta e reparação do erro”, pois entende que, se a Netflix quiser contar a história sobre a rainha angolana, os produtores e actores angolanos devem ser parte do processo.

Internet Dating Sites — Don’t Trust Someone Who Would like to Talk Clearly

há 10 meses

Episódios inéditos da série `Wu-Tang Clan´ estreiam em Setembro

há 1 ano
Pensada para os fãs, série é um relato ficcional da formação e construção detalhada do prestigiado e icónico grupo.

Covid-19: Nelson da Luz testa positivo em Portugal

há 2 anos
O V. Guimarães informou esta segunda-feira da existência de um caso positivo à Covid-19 no plantel. Trata-se do angolano Nelson Luz, o mais recente reforço a chegar ao clube vindo do 1°de Agosto.

Ludmilla é o novo rosto do júri do The Voice+

há 2 anos
A cantora brasileira vai ajuizar um concurso de música para talentos a partir dos 60 anos. O novo reality show da Globo denomina-se ‘The Voice+’ e vai ao ar a partir do dia 18 deste mês, na Zap.

Rodrigo Lombardi encerra campanha Live `Emoção Globo´

há 2 anos
O actor será o último convidado Live da campanha no Instagram do canal Globo ON, embora a campanha ‘Emoção Globo’ continue com outras facetas, como é o caso agora do desafio de dança #EmoçãoGlobo. Não perca, hoje a partir das 21 horas, Sofia Lucas vai entrevistar o talentoso Rodrigo Lombardi, na página oficial da Globo On .

Festival de Travis Scott resulta em tragédia: oito mortos e centenas de feridos

há 11 meses

16 anos depois, Sagrada volta a bater Petro na última jornada do Girabola

há 1 ano
Com estilos de jogo completamente diferentes, as duas equipas entraram no jogo igualadas a 67 pontos nas primeiras posições, sendo que na final da jornada o Sagrada levou o melhor com 70 pontos, com golo apontado aos 22 minutos por Luís Taty, ainda na primeira parte.

Heavy C oferece seguro de saúde que ganhou de Ary a Socorro

há 2 meses