Patrício Mawete e Benigno apresentam-se na Galeria Tamar Golan com a exposição ‘Monyo I Nyitu- Espírito & Corpo’

Os artistas angolanos Patrício Mawete e Benigno vão apresentar-se no próximo dia 03 de Dezembro de 2021, Sexta-feira, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Monyo I Nyitu-Espírito e Corpo”, uma exposição colectiva que ficará patente ao público até ao dia 23 de Dezembro de 2021, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura.

Em nota, o artista plástico Patrício Mawete explica que “A metáfora em dialeto Ibinda ‘Monyo I Nyitu’ significa Espírito e Corpo. Esta dualidade encontra-se nas expressões pictográficas entre Mawete e Benigno Tengo que os ajusta numa filosofia de subtracionismo onde o polo negativo (-) pode se multiplicar para tornar-se positivo, onde os seres mortais e os seus esforços são considerados no polo negativo (), quer dizer o homem nasce, cresce e morre, enquanto o espírito Monyo é imortal e é representado como polo positivo (+). O espírito sem o corpo será inativo e o corpo sem o espírito também será inativo, por isso deve haver uma colaboração simbiótica e mútua de dois polos em acção, por isso o subtracionismo é uma vida de dependência, ninguém é autossuficiente. Por exemplo, o aluno depende do professor e por sua vez o professor depende do aluno. O presidente depende do povo e o povo depende do presidente, vice-versa.


Por seu turno, as obras de Benigno Tengo representam emoções, sentimentos, memórias, que são faculdades do espírito, e representa formas em silhuetas com fundos únicos e coloridos de traços e linhas. Mawete por sua vez explora as funções de corpos biológicos e mecânicos, esta simbiose ele chama de Bionic System, onde os 2 corpos se sustentam de forma biónica, e apresenta nas suas obras pictóricas a importância de robôs, gruas e outras máquinas em relação com os seres humanos, numa visão arquitetónica, representada em telas policromáticas numa tendência de abstratos futuristas”.

Sobre os artistas
Mawete Lázaro Patrício nasceu em Cazengo, 1977. Filho de Mawete Pedro e de Angélica Mawete. De nacionalidade Angolana, concluiu o ensino médio e superior de Artes Plásticas na Academia de Belas Artes do Congo (RDC). Passou nos ateliers dos mestres consagrados, recebendo experiências, que são Domingos Tekassala, Ibanda, ETONA. Lecionou no colégio Mulemba, Liceu Francês Allioune Blondin Beye. Até hoje exerce a função de instrutor das artes plásticas no seu próprio atelier. No ano 2001, realisou a sua primeira exposição individual com o tema “O Poder da Cor”, e em 2006 expôs com o tema “O Substracionismo” e desta vez vai partilhar a Galeria com aquele que é o seu aluno, Benigno.
Benigno Tengo é natural de Cabinda, Angola). Nasceu em 1993, numa família de artistas, e desenha desde a tenra idade. Em 2017, decidiu focar -se de forma permanente na arte e, para isso, ingressou no atelier de pintura de Patrício Mawete. O seu trabalho é geralmente introspetivo. Ele usa as suas experiências e reflexões pessoais como referências quando cria as suas obras. O seu trabalho inclui temas recorrentes como a memória, os sonhos, os sentimentos, as emoções, a morte, a alienação, as relações familiares e interpessoais, a relação sujeito-objecto e vice-versa, entre o homem e o seu espaço. Exposições recentes incluem: exposição colectiva Open Space Expo, Espanha, 2019. 10ª Bienal Internacional de Gravura do Douro, Portugal, 2020. Exposição colectiva Africa Now com a galeria OpenArtExchange, Schiedam, Holanda, 2020.

as cargas mais recentes

Kabudi Ely apresenta exposição “Intencidade Liberdades Individuais”

há 1 ano
O artista angolano Kabudi Ely vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Intencidade Liberdades Individuais”, uma exposição individual a inaugurar hoje, a partir das 18 horas.

Fast and Furious: Entre a decadência e o futurismo, franquia chega aos 20 anos com opiniões divididas

há 7 meses
Realista, começou por mostrar o “mundo” de rachas, as perigosas corridas de carros, volvidas duas décadas entre carros turbinados e sucessos de bilheteria, o respeito pela família foi implacavelmente ensinado.

Pink 2 Toques e Bruno Samora juntos contra o Covid-19

há 2 anos
O criador do conceito FitKuduro, Bruno Samora juntou-se ao grupo de kuduro Pink 2 Toques, para enviar a sua mensagem de prevenção sobre o Corona Vírus.

Sucesso Para Esses Wis: Euros Bambata traz participação de Rui Orlando em novo single

há 8 meses
Se há algo que Euros Bambata não receia, é competição e com este tema o artista demonstra isso mesmo desejando em dueto com Rui Orlando “Sucesso Para Esses Wis”, sendo os wis todos aqueles que representem oposição.

Do backstage ao palco: produtor executivo do Duetos N’Avenida aposta na carreira musical

há 1 mês

Mediateca de Luanda celebra a semana do Ambiente

há 10 meses
“Bonjour le Monde“ de AnneLise Koelher e Eric Serre, e “Il était une forêt” de Luc Jacquet, são os dois (02) filmes que serão apresentados respetivamente, nos dias 14 e 15 de Abril de 2021 na Mediateca de Luanda em celebração ao Mundial da Terra.

Artistas plásticos realizam corrente solidária a favor de Mestre Kapela

há 1 ano
Dez artistas plásticos vão apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Paz e Amor”, uma exposição colectiva a inaugurar no próximo dia 7 de Novembro, num acto que decorrerá entre as 12 e as 19 horas.

Júlio Pinto apresenta ‘Formas e Tamanhos’ na Galeria Tamar Golan

há 6 meses
O artista angolano Júlio Pinto vai apresentar-se no próximo dia 20 de Agosto de 2021, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Formas e Tamanhos”. Uma exposição individual que ficará patente ao público até ao dia 17 de Setembro de 2021, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura.

Federação Internacional de Natação proíbe uso de toucas para cabelo afro

há 7 meses
De acordo com a Federação Internacional de Natação e o Comitê Olímpico Internacional os atletas das competições nunca usaram e nem exigem o uso de bonés desse tamanho e configuração, mas muitos interpretam a medida como tratar-se de racismo.

Concerto dos Guns N´Roses já tem nova data

há 1 ano
Adiado este ano, devido à pandemia de covid-19, o espectáculo está agora agendado para 2 de Junho de 2021.

Após especulações de internamento por Covid-19 Anitta recebe alta hospitalar

há 11 meses

Shane Maquemba testa popularidade com álbum de estreia e tour por quatro países europeus

há 5 meses
O autor dos hits `Moré´, `Saco Vazio´, `Água da Vida´ e `Amor perfeito´, vai fazer a sua estreia discográfica no próximo dia 20 de Agosto, com o álbum `Gênesis´, que será apresentado numa tour, a ter início em Helsinky, na Finlândia.

Álbum de Black Coffee já está disponível

há 12 meses

Por onde anda o Queima Bilha?

há 2 anos
A concorrência com Sebem obrigou os dois Kuduristas a esmerarem-se, trazendo sucessos atrás de sucessos. No entanto, Queima Bilha ficou pelo caminho, “desaparecendo do mapa” musical sem deixar rastos.

Malcolm & Marie: Críticos questionam diferença de idade dos actores e John David Washington rebate

há 1 ano
A pouco menos de um mês para a estreia do filme `Malcolm & Marie´, os 12 anos de diferença entre o casal protagonista, tem sido razão para fortes críticas.

Seminário sobre processo de inscrição e classificação dos bens a Património Mundial da UNESCO acontece em Luanda

há 1 ano
O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) iniciou ontem, 20 de Agosto de 2020, o Workshop de formação sobre o processo de Inscrição e classificação dos bens a lista a Património Mundial da UNESCO.