Patrício Mawete e Benigno apresentam-se na Galeria Tamar Golan com a exposição ‘Monyo I Nyitu- Espírito & Corpo’

Os artistas angolanos Patrício Mawete e Benigno vão apresentar-se no próximo dia 03 de Dezembro de 2021, Sexta-feira, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Monyo I Nyitu-Espírito e Corpo”, uma exposição colectiva que ficará patente ao público até ao dia 23 de Dezembro de 2021, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura.

Em nota, o artista plástico Patrício Mawete explica que “A metáfora em dialeto Ibinda ‘Monyo I Nyitu’ significa Espírito e Corpo. Esta dualidade encontra-se nas expressões pictográficas entre Mawete e Benigno Tengo que os ajusta numa filosofia de subtracionismo onde o polo negativo (-) pode se multiplicar para tornar-se positivo, onde os seres mortais e os seus esforços são considerados no polo negativo (), quer dizer o homem nasce, cresce e morre, enquanto o espírito Monyo é imortal e é representado como polo positivo (+). O espírito sem o corpo será inativo e o corpo sem o espírito também será inativo, por isso deve haver uma colaboração simbiótica e mútua de dois polos em acção, por isso o subtracionismo é uma vida de dependência, ninguém é autossuficiente. Por exemplo, o aluno depende do professor e por sua vez o professor depende do aluno. O presidente depende do povo e o povo depende do presidente, vice-versa.


Por seu turno, as obras de Benigno Tengo representam emoções, sentimentos, memórias, que são faculdades do espírito, e representa formas em silhuetas com fundos únicos e coloridos de traços e linhas. Mawete por sua vez explora as funções de corpos biológicos e mecânicos, esta simbiose ele chama de Bionic System, onde os 2 corpos se sustentam de forma biónica, e apresenta nas suas obras pictóricas a importância de robôs, gruas e outras máquinas em relação com os seres humanos, numa visão arquitetónica, representada em telas policromáticas numa tendência de abstratos futuristas”.

Sobre os artistas
Mawete Lázaro Patrício nasceu em Cazengo, 1977. Filho de Mawete Pedro e de Angélica Mawete. De nacionalidade Angolana, concluiu o ensino médio e superior de Artes Plásticas na Academia de Belas Artes do Congo (RDC). Passou nos ateliers dos mestres consagrados, recebendo experiências, que são Domingos Tekassala, Ibanda, ETONA. Lecionou no colégio Mulemba, Liceu Francês Allioune Blondin Beye. Até hoje exerce a função de instrutor das artes plásticas no seu próprio atelier. No ano 2001, realisou a sua primeira exposição individual com o tema “O Poder da Cor”, e em 2006 expôs com o tema “O Substracionismo” e desta vez vai partilhar a Galeria com aquele que é o seu aluno, Benigno.
Benigno Tengo é natural de Cabinda, Angola). Nasceu em 1993, numa família de artistas, e desenha desde a tenra idade. Em 2017, decidiu focar -se de forma permanente na arte e, para isso, ingressou no atelier de pintura de Patrício Mawete. O seu trabalho é geralmente introspetivo. Ele usa as suas experiências e reflexões pessoais como referências quando cria as suas obras. O seu trabalho inclui temas recorrentes como a memória, os sonhos, os sentimentos, as emoções, a morte, a alienação, as relações familiares e interpessoais, a relação sujeito-objecto e vice-versa, entre o homem e o seu espaço. Exposições recentes incluem: exposição colectiva Open Space Expo, Espanha, 2019. 10ª Bienal Internacional de Gravura do Douro, Portugal, 2020. Exposição colectiva Africa Now com a galeria OpenArtExchange, Schiedam, Holanda, 2020.

as cargas mais recentes

Está aprovado: Break Dance será modalidade desportiva dos Jogos Olímpicos

há 2 anos
O COI, Comité Olímpico Internacional, confirmou que o Break Dance será uma das modalidades desportivas dos Jogos Olímpicos, e fará já parte das próximas Olimpíadas de 2024, em Paris.

Rumba Congolesa passa a ser Património Imaterial da Humanidade

há 7 meses
O estilo musical e dança Rumba, originário da bacia do Congo-região que abrange as actuais República Democrática do Congo, Congo, Angola e Gabão- foi elevado ontem pela UNESCO a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

União 10 de Dezembro é o grande vencedor do Carnaval Live 2021

há 1 ano

Kiluanji Kia Henda constrói memorial da escravatura em Portugal

há 2 anos
A imponente obra do artista plástico angolano simboliza a “reconciliação com o passado” da escravatura e é uma contribuição para a História de Portugal. A instalação será concluída no primeiro trimestre de 2021.

Cartas ao Pai Natal: Helena Dias publica já amanhã a sua primeira obra literária dedicada ao público infantil

há 7 meses

Álbum “Pra Lhes Doer Mais”, da autoria de Twenty Fingers já está disponível

há 2 anos
2020 tem sido o ano das novidades para os fãs de Twenty Fingers. Depois de ter lançado o EP Twenty Twenty, o músico moçambicano, agenciado pela Música Promo, lança o álbum há muito desejado.

Kanye West revela que decidiu concorrer para impedir que Biden vença Trump

há 2 anos

Sérgio Fernandes lança obra literária sobre o contexto político, económico e social do país

há 8 meses
O livro já está disponível para pré-venda e o lançamento oficial acontece na próxima quarta-feira, 10 de Novembro, na Praça da Unidade Africa, em Luanda. Na obra literária, o autor apresenta o impacto psicológico das transformações económicas, sociais e políticas, ao mesmo tempo que desenha o desespero das pessoas em relação a estas mudanças.

Prodígio e Paulo Flores disponibilizam novo vídeoclip

há 1 ano

Kanye West cria ‘Donda Academy’, a incubadora da “próxima geração de líderes, pensadores e inovadores”

há 9 meses
Desde que Donda West faleceu em 2007, Kanye se comprometeu a manter o nome e legado da sua mãe vivos, por meio de projectos criativos. Depois do lançamento do álbum ‘Donda’, o nome vem sendo registado como marca, para uma escola preparatória e para equipamentos electrónicos.

Serena Williams anuncia que não participará nos Jogos Olímpicos nem mesmo se fosse convocada

há 1 ano

Cardi B vai a julgamento por colocar tatuagem de um homem na capa do seu álbum

há 2 anos
Cardi B usou no projecto Gangsta Bitch Music Vol. 1, lançado em 2016, como capa a imagem de Kevin Brophy Jr., o homem alega que a rapper retratou sua semelhança de “ forma enganosa, ofensiva, humilhante e sexual”.

Tunjila Twajokota: “Ninguém mais quer saber de nós”

há 2 anos
Os músicos contaram ao Jornal de Angola que as coisas começaram de mal a pior a partir de 2014, após o lançamento do quarto e último disco “Kudiva”, fundamentado que o sucesso e a fama do conjunto não foi proporcional aos valores monetários, porque as produtoras não honraram com os compromissos, não lhes davam valores completos.

Snoop Dogg vai abrir liga de boxe para lutadores profissionais e músicos

há 2 anos
Denominada The Fight Club, a liga vai promover vários eventos por ano e terá Snoop Dogg como anfitrião e locutor.

Mário Gomes é laureado pelo seu contributo na expansão da música instrumental

há 6 meses
Aconteceu no passado dia 8 de Janeiro, no Arquivo Nacional de Angola (ANA), sob o lema “Identidade, Diversidade e Cultura da Angolanidade” o acto central em celebração Dia da Cultura Nacional. Na ocasião, o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau, laureou, várias figuras afectas ao ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, bem como artistas nacionais, dentre os quais destacamos Mário Gomes, um guitarrista em ascensão e o mais novo entre os homenageados.

Paulo Flores dirige show de Yuri da Cunha

há 2 anos
O show do músico Yuri da Cunha, agendado para no próximo Domingo, a ter lugar Casino Estoril (Portugal), será dirigido artisticamente por Paulo Flores.