Paulina Chiziane torna-se a primeira mulher africana a conquistar Prémio Camões

A escritora moçambicana Paulina Chiziane venceu a 33a edição do Prémio Camões. Conhecida por dar papel central a figura da mulher africana em seus livros, a autora é a primeira mulher africana a ser laureada com essa distinção, que é uma das mais importantes honrarias da literatura em língua Portuguesa.

Chiziane não é apenas pioneira no prémio, é um marco para o próprio país, já que foi a primeira mulher moçambicana a publicar um romance na história, com o livro “Balada de amor”.

De acordo com o júri, composto por portugueses, brasileiros e dois dos PALOP (Moçambique e Guiné Bissau), a atribuição do 33º a Niketche: Uma História de Poligamia justifica-se porque a escritora transformou-se numa ponte para a nova geração, além do seu protagonismo e dar voz a histórias de personagens como a própria Rami (Niketche), uma mulher que descobre que o marido mantém relacionamento com várias amantes e opta por conhecer cada uma delas.

Avaliado em 100 mil euros (perto de 70 milhões de Kwanzas), a atribuição é considerada o principal prémio da literatura em língua Portuguesa.

“O júri decidiu por unanimidade atribuir o Prémio à escritora moçambicana Paulina Chiziane, destacando a sua vasta produção e recepção crítica, bem como o reconhecimento académico e institucional da sua obra”, lê-se na nota.

as cargas mais recentes

Já está a decorrer a 2ª Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz

há 3 dias
A Bienal de 2021 referente a 2° edição, teve início ontem, na capital angolana e decorre até ao dia 30 no formato híbrido, combinando elementos presenciais e digitais.

Show do Mês “traz” clássicos angolanos em orquestra

há 1 ano

Alice Julie mostra os frutos da parceria com a Milionário Records

há 1 ano
Desde pequena sonhou em se tornar numa estrela da música, um desejo que será agora materializado pela Milionário Records. A mais recente aposta da produtora já começou a trabalhar para os seus dois primeiros álbuns e esta sexta-feira (27) vai testar o público com o single “Encaixe Perfeito”.

“Encontros à Quarta”: Yola Semedo inaugura primeira temporada de concertos acústicos

há 8 meses
Yola Semedo é a primeira artista convidada do projecto cultural “Encontros à Quarta”, uma iniciativa de periodicidade mensal que visa proporcionar ao público um encontro entre a música, as palavras e o artista.

“Pagam para os nossos vídeos não passarem nas televisões”,

há 10 meses

Rapper Mo3 morto a tiro em Dallas

há 1 ano
Rapper Mo3 foi baleado ontem em Dallas, estado do Texas, durante um tiroteio, enquanto seguia, na sua viatura, em direcção ao Norte daquela circunscrição dos Estados Unidos da América.

Nova série da National Geographic dá a Aretha Franklin o ‘Respect’ que merece

há 8 meses
Aretha que já foi interpretada por Jennifer Hudson, desta vez, será “revivida” por Cynthia Erivo, como a Rainha da música soul.

Num dia como hoje, há 17 anos, Ray Charles partia para eternidade

há 6 meses

Wake Me When I’m Free: Projecto expositivo explora o legado de Tupac Shakur

há 4 semanas
A Shakur Estate, entidade detentora do direito de comercialização da obra intelectual do Tupac Shakur, anunciou a estreia mundial do projecto `Tupac Shakur. Wake Me When I’m Free´, uma experiência de museu totalmente envolvente e instigante que explora a vida e o legado do aclamado artista e activista.

Amosi Just A Label e Paulo Flores representam o país no Sons de África

há 1 ano
Descrita como a primeira série regular de concertos ao vivo pan-continental a emergir em África, o espectáculo reúne artistas de 17 países africanos e Angola estará representada por Amosi Just A Label e Paulo Flores.

Festival de Travis Scott resulta em tragédia: oito mortos e centenas de feridos

há 3 semanas

Ludmilla é o novo rosto do júri do The Voice+

há 11 meses
A cantora brasileira vai ajuizar um concurso de música para talentos a partir dos 60 anos. O novo reality show da Globo denomina-se ‘The Voice+’ e vai ao ar a partir do dia 18 deste mês, na Zap.

A Salsa e suas variantes

há 2 anos
A salsa nasceu em Cuba, mais propriamente em Havana, nos interiores dos famosos cabarets cubanos, mas tornou-se tão popular que novos estilos surgiram noutras partes do mundo.

Dr. Dre rendido ao talento de Keedron Bryant

há 1 ano
É oficial, Keedron Bryant agora está sob “alçada” de Dr. Dre. O cantor que ficou conhecido por gravar um vídeo em homenagem a George Floyd, vídeo este que se tornou viral, despertando de milhões de pessoas, incluindo Dre.

DMX hospitalizado em estado gravíssimo

há 8 meses

Top dos Mais Queridos: Organização fala sobre o novo formato e desmente suposta exclusão de Gerilson Insrael

há 2 meses
Em entrevista à Carga, a porta-voz do concurso falou sobre a nova estrutura do evento e os procedimentos de votações. Rosa Mangueira, aproveitou a ocasião para desconfirmar a suposta exclusão de Gerilson Insrael, que alega ter recebido ligações da rádio nacional a confirmar que estava entre os 10 mais votados.