O single promocional composto por Paulo Flores e Manecas Costa intitula-se “Cumplicidade” e será lançado no dia 18 e integra o “Língua Terra”, um projecto que reúne artistas de expressão portuguesa.
O tema estará disponível para o festival homónimo que acontece este ano no formato online, mas que em 2022 pretende -se que seja realizado presencialmente.
O projecto integra artistas da lusofonia e, de acordo com a ficha técnica, o primeiro tema conta é uma composição de Paulo Flores e o guineense Manecas Costa, com a direcção musical do brasileiro Gulherme Kastrup e produção executiva de Mónica Cosas.
Além desses músicos, integram ainda no single vozes consagradas e da nova geração do cenário cultural de países de expressão portuguesa, nomeadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e Portugal.
O single foi gravado por Caio Alarcon, no estúdio Toca do Tatu, tem a participação de Swami Jr. (Brasil) violão de sete cordas; Lena Bahule (Moçambique), voz; Beth Beli (Brasil), percussão; Jackie Cunha (Brasil) percussão, João Ferreira (Angola), percussão; Guilherme Kastrup (Brasil), percussão e Paulo Flores (Angola), voz, e Manecas Costa (Guiné-Bissau).
Mónica Cosas, curadora do projecto, comsiderou ao JA que, como expressão universal que une as pessoas, a música deve ser aproveitada para celebrar essa reunião de ritmos e costumes interligados pela língua portuguesa, reduzir as desigualdades sociais e combater o preconceito, através da disseminação da arte e da cultura.
Este ano, refere a promotora, o Língua Terra está a promover encontros, novas criações, apresentações musicais, encontros literários, performances, cursos e mini documentários. ”