Paulo Flores e Yuri da Cunha recriam sonoridade dos anos 70/80 em novo EP

Os músicos Paulo Flores e Yuri da Cunha lançaram um EP colaborativo, onde recriam sonoridades e a musicalidade dos conjuntos da década de 70/80.

A obra já disponível nas plataformas digitais. Intitula-se “No Tempo das Bessanganas” e contém seis faixas musicais. Será apresentada no dia 14 de Outubro, durante um espectáculo, no Coliseu de Lisboa.

Neste EP, Paulo Flores e Yuri da Cunha homenageiam a identidade cultural e os ritmos tradicionais de Angola, sobretudo o da década 70/80. Os autores também procuram na obra romantizar, com modernidade, seus temas, percebidos pela leitura das mixagens.

Paulo Flores sublinha que o EP tenta “preencher um vazio da poética e do ritmo do Kimbundu, língua de origem Bantu, que se fala no centro-norte de Angola, como Luanda, Kwanza Sul ou Malanje”.

A estética sonora e a poética tornam os ritmos do disco contagiantes com melodias que só o Kimbundu sugere. “Foi um prazer enorme criar e cantar estas canções com o meu compadre e irmão”, agradece o músico, ao mesmo tempo que convida todos a estarem presentes no dia da apresentação para juntos celebrarem e rasgarem a alma e o ‘nascer de novo’.

Paulo Flores e Yuri da Cunha recriam sonoridade dos anos 70/80 em novo EP

O tema “No tempo das Bessanganas”, que dá título ao álbum, distingue um modo tradicional de vestir, oriundo da Ilha do Cabo ou Ilha de Luanda. Os trajes típicos são formados por um total de quatro camadas de panos essencialmente estampados e coloridos. Eis os temas:

1-Compadre

2-No tempo das Bessanganas

3-Vamos ficar como papá nos deixou

4-Chuva caiu (Choffeur de praça)

5-de Janeiro (O Povo oprimido)

6-Yuradas

as cargas mais recentes

Angolanos que actuam nos EUA em peso na selecção de basquetebol

há 2 anos
Destaque para a presença de vários jovens que actuam nos Estados Unidos da América, com realce para Bruno Fernando que actua nos Atlanta Hawks da NBA.

Andebol dá a primeira vitória a Angola nas Olimpíadas

há 1 ano
A selecção angolana de andebol venceu, esta madrugada, a sua similar do Japão, por 28-25, em jogo da quarta jornada do grupo A do torneio olímpico de Tóquio 2020.

Flor de Raiz: “Não temos produtoras sérias”

há 3 anos
Irreverente e muito frontal, a kudurista Flor de Raiz afirmou que não há nenhuma produtora séria ou capacitada, em Angola, para elevar os kuduristas a patamares mais alto.

The Cranberries afirmam que cover de ‘Zombie’ feito por Miley Cyrus “é um dos melhores de sempre”

há 2 anos
Recentemente a artista chamou atenção do público ao fazer uma apresentação cheia de energia e vocais poderosos, da música “Zombie” da autoria do The Cranberries, não tendo passado despercebida até para a própria banda, que chegou a usar a conta oficial do Twitter para elogiar a artista.

Paul McCartney e Taylor Swift revelam parceria em entrevista à Rolling Stone

há 2 anos
A Rolling Stone divulgou ontem a sua mais recente capa, onde figuram os dois artistas de gerações diferentes, na estreia de uma série de novas conversas entre artistas, o Musicians On Musicians.

Justin Bieber quebra expectativa dos fãs nos Prémios Europeus de Música

há 1 ano
Foi uma noite inesperada, em Budapeste, com os BTS e Ed Sheeran a saírem com a mãos cheias de surpresas. A banda sul-coreana venceu quatro prémios. Já o britânico levou para casa as estatuetas para “Melhor Artista” e “Melhor Canção”, enquanto Justin Bieber, que entrou com mais indicações, saiu sem nenhum prémio.

Covid-19: Músicos e realizadores de eventos descrevem os prejuízos da semana

há 3 anos

Kanye West está nos manuais de história dos Estados Unidos da América

há 9 meses
Da simples aventura à Presidência da Casa Branca originou uma documentação importantíssima aos anais da história norte-americana. O rapper, produtor e empresário aparece nos materiais didácticos de história dos EUA.

Pepetela acaba de vencer mais um prémio com a obra “Sua Excelência, de Corpo Presente”

há 2 anos

DMX hospitalizado em estado gravíssimo

há 2 anos

Irritado, Lebron James invade jogo do filho para confrontar locutor

há 1 ano
O filho da estrela da NBA estava em jogo este domingo e James, como faz habitualmente, assistia-o a partir do pavilhão. Perto do fim, o locutor do encontro terá insinuado que foi assinalada uma falta inexistente a favor do liceu SFG, beneficiando Bronny James por ser filho de LeBron.

CR7 é eleito o Jogador do Século e Pep Guardiola o Treinador

há 2 anos
O português Cristiano Ronaldo espanhol Josep Guardiola foram eleitos, este domingo, como o jogador e o treinador do século, respectivamente, na gala dos Globe Soccer Awards, realizada no Dubai (Emirados Árabes Unidos).

Funkeiro Mc MM mostra-se disponível para fazer participações com artistas angolanos

há 7 meses
O artista brasileiro com uma carreira envolta de curiosidades, Mc MM revela-se como um daqueles que detém “o segredo do sucesso” no mundo da música, pelo menos é o que se vê no seu país, e procura “fazer” o mesmo em Angola.

Fundação Arte e Cultura Online abre 4ªTemporada com aulas de Guitarra e Concertos

há 3 anos
Sob lema “Fique em Casa e Proteja a Sua Vida”, esta nova temporada traz uma excelente novidade para as crianças, adolescentes e não só. Trata-se das aulas de Guitarra, que serão leccionadas no horário das 15h00 com o professor Dianguenda Sanzo, “Lastron”, professor do Centro Cultural, da Fundação.

19 anos depois Helga Fêty apresenta vídeo de “Entrega Total”

há 2 anos
Dezanove anos depois do lançamento da música “Entrega Total”, tema que dá título ao primeiro álbum de originais publicado em Fevereiro último, a cantora e actriz Helga Fêty apresenta o referido vídeo clipe, que traz participações de Presilha Calei e Loromance.

Lewis Hamilton revela que também é Rapper

há 2 anos
Afinal Lewis Hamilton também tem uma veia artística, a revelação foi feita na primeira pessoa. O hexacampeão usou a página oficial do Instagram para assume autoria da música “Pipe” em colaboração com Christina Aguilera, onde usa o codinome de XNDA e diz que insegurança motivou o anonimato.