Paulo Flores faz declarações comoventes sobre a perda de Nando Quental

Além de amigo, Nando Quental foi uma das vozes que inspirou Paulo Flores a fazer música de Angola, desde o grupo África Tentação , banda que fez o suporte musical dos primeiros shows do ‘Poeta do Semba, ainda no grupo Kandando.

Sua voz nostálgica, descreve Paulo Flores, será para sempre exaltada, tanto em temas “ Quando eu Fui a Benguela “ , “ Kissange saudade negra” como pelos seus feitos para a música angolana.

Falecido no último domingo, em Portugal, por doença, Fernado ‘Nando’ Quental ‘ fez parte, na década de 90 com Paulo Flores, Ruca-Van Dunen e Eduardo Paim, do projecto “ Sem Kigila “ produzindo temas como “ Som de Luanda” e “ Kandengue”.

Soube do desaparecimento físico do grande Nando Quental, amigo e uma das vozes que me inspirou a fazer música de Angola desde o grupo “ África Tentação “ que foi a banda que fez o suporte musical dos meus primeiros shows ainda no grupo Kandando , a sua voz nostálgica será para sempre recordada nos temas “ Quando eu Fui a Benguela “ , “ Kissange saudade negra “ ou mais tarde já na década de 90 comigo, com o Ruca-Van Dunen com o Eduardo Paim, na sequela “ Sem Kigila “ , com temas inesquecíveis como “ Som de Luanda “ , onde cantava , “ vou falar-vos de uma terra linda “e “ Kandengue “ dos seus maiores sucessos onde cantava “ vestiu a calça de ganga , pôs a camisa melhor , queria fazer sua banga, queria parecer um senhor “ entre outros temas de toda uma vida, obrigado irmão Descansa em paz, aqui vamos continuar a dançar e a emocionarmo-nos com a tua voz ímpar

Nando Quental é o autor de temas que marcaram os anos 1990, como “Quando fui à Benguela”, “Kandengue” e “Som da banda”.
Natural do Cunene, Nando Quental começou a carreira musical na Huíla no agrupamento “Shallon”. Em 1976, partiu para Portugal e três anos mais parte fundou, em 1979, o grupo “Kizomba”, tendo passado por outros grupos, com destaque para o  “África Tentação” e “Kanawa”, este último com Eduardo Paim. 

Em 1999, gravou o primeiro álbum a solo, “Kassula Iami”, com Tino MC, Betinho Feijó e Maninho Teixeira.

as cargas mais recentes

Bob Dylan decide vender todo seu catálogo de gravações à Sony Music

há 1 ano
Com cerca de 60 anos de música, o lendário músico norte-americano do “Blues”, “Folk” e “Country” vendeu todo o catálogo de gravações à Sony Music, desde o álbum homónimo, de 1962, até ao “Rough and Rowdy Ways”,  lançado em 2020. O que quer dizer, os direitos de reprodução e distribuição passam agora à concorrente da Universal- a quem tinha vendido os direitos de autor.

Samuel Eto’o irritado com clubes franceses

há 2 anos

Morreu Florian Schneider, um dos pioneiros da música electrónica

há 3 anos
Florian Schneider fundou, em 1970, com seu amigo, a banda Kraftwerk, pioneira da música electrónica. O músico alemão morreu nesta quarta-feira aos 73 anos vítima de cancro.

Flávio e Bill Gonçalves “Seguem Em Frente” em novo vídeoclip

há 2 anos

Algo Desconhecido apresenta hoje a segunda edição do ‘Bengha Producers’

há 3 anos
Trata-se de uma conversa entre produtores, cujo primeiro encontro aconteceu no live do Facebook da passada quinta-feira e hoje assinala a segunda edição, as 19 horas na página Wilson Algo Desconhecido. Na primeira pessoa, o produtor que já trabalhou com Monsta, Mc Koringa, NGA, Prodígio, Deezy e outros grandes nomes da música internacional, descortinou as razões da sua mais recente criação.

Tyro: “A música em Angola é um salve-se quem puder”

há 3 anos
Tyro é um rapper que traz na bagagem 12 anos de experiência. Durante este percurso, lançou nove EPs, dentre eles ‘Kilos’, onde explora dramas humanos e aborda, sem receio, sobre os problemas sociais. Enquanto se prepara para anunciar o primeiro álbum veio à Carga para deixar as primeiras impressões da carreira em ascensão.

The Weekend anuncia que nunca mais vai concorrer aos Grammy Awards

há 2 anos

José Luís Mendonça reage ao recente escândalo na literatura angolana

há 3 anos
Reagindo sobre o mais recente escândalo no Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, edição 2020, Luís Mendonça disse que a acção é frequente e aponta como exemplo um livro que, depois de ser desclassificado num concurso, o autor publicou-o com um outro título, por isso, deixa várias recomendações.

Cardi B vai a julgamento por colocar tatuagem de um homem na capa do seu álbum

há 2 anos
Cardi B usou no projecto Gangsta Bitch Music Vol. 1, lançado em 2016, como capa a imagem de Kevin Brophy Jr., o homem alega que a rapper retratou sua semelhança de “ forma enganosa, ofensiva, humilhante e sexual”.

Anitta adia lançamento do novo CD

há 3 anos
A cantora Anitta informou que o lançamento do seu novo álbum foi adiado para 2021, devido a pandemia do Coronavirus. Numa conversa com os fãs, pelo Tik Tok, a brasileira fez o anúncio oficial e explicou o motivo.

“Nenhum de nós tem vaidade, não há egos aqui”

há 3 anos
Okwami ultimam os preparativos para o primeiro grande show, dia 26 de Março.

NGA assume responsabilidade do Rap angolano nos Bet Awards

há 2 anos

Orange The World: 16 dias de activismo- Diga não à violência contra as mulheres

há 2 anos
A campanha promovida pela União Europeia em Angola começa dia 25 de Novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher e tem a duração de 16 dias, com encerramento previsto para 10 de Dezembro, Dia dos Direitos Humanos. Ao longo deste período, a União Europeia promoverá actividades de sensibilização com o objectivo de consciencializar a população sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher.

Sabia que a Direcção Nacional dos Direitos de Autor e Conexos foi sucedida pelo SENADIAC há um ano?

há 3 anos
Num dia como hoje, há exactos 12 meses, foi publicado o Decreto Presidencial n.º 184/19, que cria o Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos, abreviadamente designado por «SENADIAC», aprovado pelo Conselho de Ministros na sessão realizada a 30 de Abril de 2019.

Playlist de Gilmário Vemba em 2020

há 2 anos
Ano 2020 está no fim e chegou o momento, em várias áreas, de cada um indicar os melhores do ano. Sendo a Carga uma revista de música, é natural apresentarmos os temas preferidos de algumas figuras durante o ano.

Fundação cultural eterniza nome de Wyza

há 3 anos