Peça teatral ‘Devaneio’ em cartaz no próximo dia 5 de Maio

Trata-se de uma criação conjunta de Sara Marita, Sofia Pádua e Aoaní Salvaterra. O espectáculo de cerca de 50 minutos ficará em cartaz até ao dia 8 de Maio, no Com Calma – Espaço Cultural, em Benfica- Portugal.

Devaneio passa-se num universo onírico, abalado constantemente pela violência do mundo real. Às temáticas subconsciente e sonho, acrescenta-se trauma e racismo, assim como pinceladas sobre feminismo interseccional e universo queer.

Um projecto em constante processo de modificação e criação, cada versão apresentada é diferente da anterior, porque se alimenta e se cria consoante as circunstâncias do espaço e do mundo.

As criadoras referem que o projeto, resultante de uma residência de 3 meses no Com Calma, procura mais levantar questões do que responder às mesmas. Que assuntos são merecedores da nossa atenção no ambiente de insegurança e
intolerância vigentes no mundo? Quanto tempo temos, quanto tempo damos? É tempo de sonhar outra realidade ou de revisitar o passado incrustado no nosso inconsciente?

Sofia Pádua (1996), a Sofi, é uma artista queer transdisciplinar, que busca usar o corpo, incluindo a voz, como uma ferramenta de exploração, improvisação e meio de comunicação. Apropria-se de palavras e através do som, do movimento e dos símbolos cria discurso político e social, marcado pela crítica e pela agitação.

Licenciada em Ciências Musicais pela faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com um minor em Teatro, tendo feito práticas de performance, música, teatro e dança na Université Paris 8, fez ainda
circo na Académie Fratellini. É mestranda em Teatro – Artes Performativas, na Escola Superior de Teatro e Cinema, trabalha como performer, criadora, actriz, encenadora, produtora, professora, fotógrafa e tem um grande amor à música, ao cinema e à dança.

Nascida no Porto, em 1999, Sara Marita estudou piano e composição no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Licenciou-se em
Composição na Escola Superior de Música de Lisboa e é mestranda em Teatro -Artes Performativas na Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa. Tem tido obras tocadas a nível nacional e internacional em vários. Trabalha
habitualmente enquanto compositora e performer em projetos multidisciplinares
que fundem música, teatro, multimédia, dança e movimento.

Aoaní Salvaterra nasceu em São Tomé e Príncipe em 1984. Licenciada em Comunicação Social – Jornalismo, pela FANOR, no Brasil, é mestranda em Teatro – Artes Performativas, pela Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa. Em 2012 lançou em Luanda, pela editora Chá de Caxinde, a coletânea de crónicas intitulada “Miopia Crónica”. Foi oradora no primeiro evento TEDx de
São Tomé e Príncipe. Desde 2017 tem trabalhado como actriz e performer em teatro, cinema e audiovisuais, com trabalho exibidos nos Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Itália e China.

as cargas mais recentes

Careca Não: O início de uma nova revolução

há 2 anos
`Careca não´ é um apelo à tolerância e ao respeito pelas diferenças, a música marca o posicionamento de Dino Ferraz, na luta pela aceitação do cabelo negro crespo masculino, na sociedade angolana.

Dinheiro “trava” internacionalização de Dodó Miranda

há 3 anos
Em entrevista a Revista Carga, explicou que preparou um disco com 12 temas, variado, com realce para o “world music”, mas que não consegue dar sequência ao projecto.

Escolhidos os músicos para o hino da independência

há 3 anos
Os artistas escolhidos para dar voz ao hino dos 45 anos de independência de Angola já foram escolhidos, segundo Big Nelo, afirmando que serão 20 no total, em representação das quatro regiões do país.

Festividades do Dia Internacional do Jazz memoram a figura de Waldemar Bastos

há 2 anos
Foram apresentados pormenores daquela que será a 10ª edição do evento em comemoração a efeméride, que este ano irá reoxigenar a obra de Waldemar Bastos -in memoriam-.

“Free Larry Hoover Benefit Concert” poderá ser acompanhado em live stream pela Amazon Prime Video

há 1 ano
Kanye West vai apresentar-se hoje no LA Coliseum em Los Angeles, Califórnia, um concerto de beneficência a favor de Larry Hoover, e que contará com a participação especial de Drake. O evento cujos ingressos têm um custo exorbitante – até 7.500 dólares-, poderá ser acompanhado a título gratuito, pelos subscritores da Amazon Prime Video, a partir das 21, horário de Angola.

Novo álbum de Gerilson Insrael já está disponível

há 2 anos
Em data de aniversário, o cantor decidiu brindar os fãs com um presente especial. Trata-se do seu segundo album “Veracidade”. A obra sucede “Protótipo” e está disponível desde as primeiras horas de hoje.

Jay-Z foi o rapper que mais lucrou com a música em 2021

há 1 ano
Jay-Z, Kanye West e Diddy foram os rappers que mais lucraram com a música em 2021, de acordo com a Forbes, sendo que Jay-Z figura no topo da tabela dos artistas que mais faturaram.

Dançarinos de breakdance passam a contar com um novo espaço para divulgarem seus talentos

há 2 anos

FAF e clubes anulam Girabola

há 3 anos

Nucho apresenta ‘Filho da Fome’: “O facto de ter boa condição de vida, não significa que seja indiferente ao sofrimento dos meus irmãos”

há 2 anos
“Filho da Fome” foi lançado em Maio, e o vídeoclip está disponível desde esta segunda-feira, na página oficial do Facebook do rapper e também autor de “Netas de N’zinga”.

Foreign Dating For the purpose of Chinese Women

há 1 ano

Ex-craque do futebol mundial Drogba rendido ao talento de Cleyton M

há 2 anos
Cleyton M volta a ser notícia na revista angolana de música, porque este sábado, arrancou elogios do ex- internacional do futebol costa marfinense, Didier Drogba, pelo seu último lançamento “Girl Friend’.

Lady Gaga apresenta sexto álbum

há 3 anos
Lady Gaga lançou sexta-feira o seu novo álbum, intitulado “Chromatica”, marcando o seu retorno na música pop, quatro anos depois do disco “Joanne”

Quincy Jones afirma que os Beatles “foram os piores do mundo”

há 3 anos
Numa entrevista que se tornou viral, e pode provocar alguma polémica, Quincy Jones, lendário produtor de Michael Jackson, afirmou que os Beatles não valiam nada.

Sempre Foste Tu: Videoclipe catapulta Bruna Tatiana para as primeiras posições do Top Best

há 2 anos
Lançado no dia 29 de Abril, o videoclipe da música `Sempre Foste Tu´ impulsionou a entrada de Bruna Tatiana ao 10 inicial do Top Best, com menos de 24 horas de estreia.

Jay-Z, Nas e P. Diddy lançam manifesto sobre candidatura às eleições de Nova York

há 2 anos
Com as primárias democratas para prefeito de Nova York a aproximar-se, estrelas do Hip Hop lançaram um manifesto sobre qual candidato querem ver governar a cidade de Nova York.