Peça teatral ‘Devaneio’ em cartaz no próximo dia 5 de Maio

Trata-se de uma criação conjunta de Sara Marita, Sofia Pádua e Aoaní Salvaterra. O espectáculo de cerca de 50 minutos ficará em cartaz até ao dia 8 de Maio, no Com Calma – Espaço Cultural, em Benfica- Portugal.

Devaneio passa-se num universo onírico, abalado constantemente pela violência do mundo real. Às temáticas subconsciente e sonho, acrescenta-se trauma e racismo, assim como pinceladas sobre feminismo interseccional e universo queer.

Um projecto em constante processo de modificação e criação, cada versão apresentada é diferente da anterior, porque se alimenta e se cria consoante as circunstâncias do espaço e do mundo.

As criadoras referem que o projeto, resultante de uma residência de 3 meses no Com Calma, procura mais levantar questões do que responder às mesmas. Que assuntos são merecedores da nossa atenção no ambiente de insegurança e
intolerância vigentes no mundo? Quanto tempo temos, quanto tempo damos? É tempo de sonhar outra realidade ou de revisitar o passado incrustado no nosso inconsciente?

Sofia Pádua (1996), a Sofi, é uma artista queer transdisciplinar, que busca usar o corpo, incluindo a voz, como uma ferramenta de exploração, improvisação e meio de comunicação. Apropria-se de palavras e através do som, do movimento e dos símbolos cria discurso político e social, marcado pela crítica e pela agitação.

Licenciada em Ciências Musicais pela faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com um minor em Teatro, tendo feito práticas de performance, música, teatro e dança na Université Paris 8, fez ainda
circo na Académie Fratellini. É mestranda em Teatro – Artes Performativas, na Escola Superior de Teatro e Cinema, trabalha como performer, criadora, actriz, encenadora, produtora, professora, fotógrafa e tem um grande amor à música, ao cinema e à dança.

Nascida no Porto, em 1999, Sara Marita estudou piano e composição no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Licenciou-se em
Composição na Escola Superior de Música de Lisboa e é mestranda em Teatro -Artes Performativas na Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa. Tem tido obras tocadas a nível nacional e internacional em vários. Trabalha
habitualmente enquanto compositora e performer em projetos multidisciplinares
que fundem música, teatro, multimédia, dança e movimento.

Aoaní Salvaterra nasceu em São Tomé e Príncipe em 1984. Licenciada em Comunicação Social – Jornalismo, pela FANOR, no Brasil, é mestranda em Teatro – Artes Performativas, pela Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa. Em 2012 lançou em Luanda, pela editora Chá de Caxinde, a coletânea de crónicas intitulada “Miopia Crónica”. Foi oradora no primeiro evento TEDx de
São Tomé e Príncipe. Desde 2017 tem trabalhado como actriz e performer em teatro, cinema e audiovisuais, com trabalho exibidos nos Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Itália e China.

as cargas mais recentes

Paul McCartney e Taylor Swift revelam parceria em entrevista à Rolling Stone

há 2 anos
A Rolling Stone divulgou ontem a sua mais recente capa, onde figuram os dois artistas de gerações diferentes, na estreia de uma série de novas conversas entre artistas, o Musicians On Musicians.

4ª fase da exposição `S.O.S ambiente´arranca no Huambo

há 2 anos
Esta iniciativa visa reunir jovens com talentos assinaláveis, cujo foco passa pela transformação do lixo inorgânico em perfeitas obras de arte, associando essas criações à Campanha de Responsabilidade Social do “Projecto Ambiente” do Xyami Shopping.

DJ Khaled considera Drake um génio e Timbaland diz que o canadense é um deus

há 2 meses

Banda sonora do filme `Ar condicionado´chega às plataformas na sexta-feira

há 2 anos
A Geração 80 anunciou que vai disponibilizar a banda sonora do filme `Ar condicionado´, no próximo dia 2 de Outubro, sexta-feira. Composta por Aline Frazão, com a participação de Paulo Flores, a trilha estará disponível em todas as plataformas digitais.

Chegou a vez deles. BTS apresenta-se no Acústico MTV

há 2 anos

Show do Mês abre 9ª. temporada com os “clássicos” da música angolana

há 4 meses

Mais de 35 músicos nacionais e internacionais juntam-se num espectáculo online

há 2 anos
Denominado Eu Fico No Kubico, o festival abriu ontem com a rapper Elisabeth Ventura e vai até 13 de Maio. Durante 28 dias, os músicos vão levar alegria às casas dos fãs. O objectivo é incentivar todos a não sairem de seus aposentos.

Música e café são a nova união da aposta nacional

há 2 anos

MOVART: Galeria de arte contemporânea africana chega a Lisboa com `AIR IHOSVA´ de Ihosvanny

há 2 anos
O projecto nascido em 2015, e que em 2017 se tornou a primeira galeria comercial a surgir em Angola, abre em Portugal com trabalhos inéditos de Ihosvanny, um artista de origem angolana que é representado pela MOVART desde a sua fundação.

Cientista angolano é homenageado e ganha bolsa de estudo

há 2 anos
O Ministério da Juventude e Desportos distinguiu o jovem cientista angolano, Valdemar Tchipenhe, com um Diploma de Mérito, pela a sua dedicação e entrega no projecto humanitário de montagem de laboratórios de Biologia Molecular, que contribuem para prevenção e combate à Covid-19.

Apesar dos escândalos sexuais, R. Kelly continua a ser dos músicos mais ouvidos no mundo

há 12 meses
Mesmo depois do lançamento, em 2017, da campanha MuteRKelly, que exigia a retirada das suas músicas de aplicativos de rádio e música e que mais tarde, levou ao cancelamento de várias turnées de concertos do músico, R. Kelly continua a ser dos mais ouvidos.

Dinheiro da FIFA já está em posse da Federação Angolana de Futebol

há 2 anos
Dos valores 216 mil dólares serão entregues às associações desportivas das 18 províncias e servirá para assistir e aliviar os efeitos do Covid-19.

Addy Buxexa lança single “Não Vai Embora” com a participação de Eudreezy

há 2 anos
A música é uma declaração de amor e, acima de tudo, um elogio à importância que as mulheres têm na vida dos homens. Com este single, Addy Buxexa quer também mostrar uma nova maturidade, com uma nova sonoridade e versatilidade.

Carla Moreno desiludida com Don Kikas

há 2 anos
A música com o título “Ainda ontem” marca o primeiro dueto entre Don Kikas e Carla Moreno, cuja estreia está prevista para o dia 18 (sexta-feira) nas várias plataformas digitais.

Após 9 anos de jejum Caetano Veloso disponibiliza novo álbum

há 11 meses
Com mais de 50 anos de carreira, o músico de 79 anos soma mais de 50 lançamentos discográficos e sabe-se que será objecto de uma homenagem discográfica em 2022, assim que compelar 80 anos.

MD e MK assumem agenciamento de Preto Show e vários dj´s

há 2 anos
As produtoras MD e MK Records firmaram uma aliança para agenciamento de artistas angolanos, com destaque para os Disco Jokeys (Dj´s) mais conhecidos da nossa praça.