Pepetela acaba de vencer mais um prémio com a obra “Sua Excelência, de Corpo Presente”

O escritor angolano Pepetela voltou a vencer com a obra “Sua Excelência, de Corpo Presente”, o Prémio Literário Dstangol/Camões, depois de em Fevereiro deste ano ter já conquistado com a mesma obra o Prémio Literário Correntes d’Escritas.

O romance é “uma crítica mordaz ao abuso de poder e aos sistemas de governo totalitários disfarçados de democracias”, escrito com “um sentido de humor inteligente, o que reafirma o autor, sublinha o júri, como “escritor de primeira água, angolano, africano e universal”.

O prémio, valiado em mais de 10 milhões de Kwanzas, foi atribuído não apenas pela actualidade do texto de Pepetela, mas também pela forma como o escritor “mantém jovem e lúcida a ironia, a crítica sociocultural e uma criatividade intensa, que acompanha os avanços e recuos da realidade angolana e até mesmo africana, no que diz respeito à realidade que vivemos ao Sul do Saara” fez saber o júri presidido por Irene Guerra Marques, professora na Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto.

Sociólogo de formação, Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, “Pepetela’ nasceu em Benguela, em 1941. Foi guerrilheiro do MPLA, político e ministro da educação. Entre várias distinções que recebeu destaca-se o Prémio Camões, em 1997.

O Prémio Literário Dstangola/Camões é uma iniciativa do dstgroup em parceria com o Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, e visa distinguir, anualmente e de forma alternada, livros editados em poesia e prosa de artistas nascidos em Angola.

A primeira edição homenageou a poesia e escolheu como vencedor o título “Noite Vertical”, de Zetho Cunha Gonçalves.

as cargas mais recentes

Kiki Versace: “A minha carreira está em ascensão”

há 11 meses
Kiki Versace introduziu no cenário musical o Kubanger, um estilo que resulta da combinação entre o Kuduro e o Trap Banger. Hoje a vertente é bastante cultivada. O kudurista veio à Revista Carga para apresentar o seu álbum de estreia e aproveitou para esclarecer dúvidas à volta da do tipo de Kuduro que inventou há 12 anos.

Futebolista angolano cobiçado pelas principais ligas

há 11 meses
Autor de 12 golos esta temporada, dos quais seis consecutivos antes do surgimento do Covid-19, o futebolista angolano Fábio Abreu está a ser cobiçado por vários clubes em Portugal, França, Espanha e Inglaterra.

Soulja Boy afirma que mudou toda indústria musical

há 6 meses
Embora já não tenha mais o mesmo sucesso no mainstream do que na década passada, Soulja Boy construiu um grande legado ao longo da sua trajectória de trabalho, o que não será facilmente esquecido.

Rapper Scarface pede ajuda dos fãs para conseguir um novo rim

há 6 meses
A situação de saúde do rapper da Old School agravou-se após ter contraído o novo Coronavírus em Abril.

Marvel se pronuncia sobre o futuro de Black Panther

há 7 meses
O Hollywood Reporter noticiou que a continuidade da saga está cancelada por enquanto, a prioridade do estúdio da Marvel no momento é processar a perda do actor e respeitar o momento de luto.

Fredy Costa torna-se padre

há 11 meses
Padre Casimiro é o papel que o actor angolano Fredy Costa vai interpretar na nova telenovela da SIC, intitulada “Terra Brava”, cujas filmagens já decorrem.

LAASP reabre agenda cultural com a peça teatral `Meu Telefone, Nossa Privacidade´

há 3 meses
`Meu Telefone, Nossa Privacidade´ é o espectáculo teatral que vai reabrir o ano cultural da LAASP, no dia 23 de Janeiro, pelas 18 horas, apresentado pelo grupo Jovens da Mulemba e dirigido por António Kapangu.

Xutos e Pontapés testam prontidão dos fãs pós confinamento

há 10 meses
Depois da paragem por conta da pandemia do Covid-19 o Teatro Tivoli (Lisboa/Portugal) reabre as portas em Julho, com destaque para o concerto dos Xutos e Pontapés, no dia nove (9).

José Luís Mendonça reage ao recente escândalo na literatura angolana

há 10 meses
Reagindo sobre o mais recente escândalo no Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, edição 2020, Luís Mendonça disse que a acção é frequente e aponta como exemplo um livro que, depois de ser desclassificado num concurso, o autor publicou-o com um outro título, por isso, deixa várias recomendações.

Notorious B.I.G, Tupac e Jay-Z excluídos por Snoop Doog da sua lista dos melhores rappers da História

há 8 meses
Após ter enfrentado várias críticas por não considerar Eminem melhor rapper de todos os tempos, Snoop Dogg voltou a surpreender o movimento ao excluir Jay-Z, Nas, Tupac, Biggie Smalls e Kanye West da lista dos seus melhores rappers de todos os tempos.

Novidade: Luso lança música promocional do segundo álbum

há 1 semana
Dois anos depois do lançamento do seu primeiro álbum “Lusolandia”, sob selo da produtora Cave Play, de Kid MC, o rapper angolano aparece esta sexta-feira com a faixa promocional do seu segundo álbum.

Twitter homenageia Pop Smoke com emojis

há 9 meses
Pop Smoke foi assassinado em fevereiro deste ano, o crime ainda não foi esclarecido. Na passada sexta-feira, foi lançado o álbum de estreia do rapper “Shoot For The Stars Aim For The Moon, a título póstumo e o músico ganhou homenagem especial.

Playlist de Carlos Almeida

há 3 meses
O antigo capitão da selecção nacional de basquetebol, agora Secretário do Estado dos Desportos, Carlos Almeida, enviou-nos a sua playlist de 2020, onde constam os seus temas preferidos, ou seja as músicas que mais ouviu.

Single `Moça´ dá início ao projecto “DaMaika Season” da autoria de JP da Maika

há 9 meses
“DaMaika Season” consiste no lançamento de uma música a cada dia 11 do mês, até Novembro deste ano. O projecto é nada mais do que a confirmação da maior continuidade dos seus trabalhos de JP, que se propõe a encontrar todo o alcance musical, trazendo desde o GhettoZouk, passando pelo R&B até ao HipHop, sempre com a cultura urbana e tonalidade Afro presentes.

Leonardo Freezy disponibiliza o single `Gatilho´

há 7 meses
`Gatilho´ é um desabafo, ou uma explosão de frustrações específicas, se quisermos. Memórias profundas que abrangem assuntos pertinentes como o preconceito, o racismo, a força da amizade e do companheirismo.

Cardi B vai a julgamento por colocar tatuagem de um homem na capa do seu álbum

há 4 meses
Cardi B usou no projecto Gangsta Bitch Music Vol. 1, lançado em 2016, como capa a imagem de Kevin Brophy Jr., o homem alega que a rapper retratou sua semelhança de “ forma enganosa, ofensiva, humilhante e sexual”.