Pepetela acaba de vencer mais um prémio com a obra “Sua Excelência, de Corpo Presente”

O escritor angolano Pepetela voltou a vencer com a obra “Sua Excelência, de Corpo Presente”, o Prémio Literário Dstangol/Camões, depois de em Fevereiro deste ano ter já conquistado com a mesma obra o Prémio Literário Correntes d’Escritas.

O romance é “uma crítica mordaz ao abuso de poder e aos sistemas de governo totalitários disfarçados de democracias”, escrito com “um sentido de humor inteligente, o que reafirma o autor, sublinha o júri, como “escritor de primeira água, angolano, africano e universal”.

O prémio, valiado em mais de 10 milhões de Kwanzas, foi atribuído não apenas pela actualidade do texto de Pepetela, mas também pela forma como o escritor “mantém jovem e lúcida a ironia, a crítica sociocultural e uma criatividade intensa, que acompanha os avanços e recuos da realidade angolana e até mesmo africana, no que diz respeito à realidade que vivemos ao Sul do Saara” fez saber o júri presidido por Irene Guerra Marques, professora na Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto.

Sociólogo de formação, Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, “Pepetela’ nasceu em Benguela, em 1941. Foi guerrilheiro do MPLA, político e ministro da educação. Entre várias distinções que recebeu destaca-se o Prémio Camões, em 1997.

O Prémio Literário Dstangola/Camões é uma iniciativa do dstgroup em parceria com o Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, e visa distinguir, anualmente e de forma alternada, livros editados em poesia e prosa de artistas nascidos em Angola.

A primeira edição homenageou a poesia e escolheu como vencedor o título “Noite Vertical”, de Zetho Cunha Gonçalves.

as cargas mais recentes

Amostra virtual ‘SetentaOitenta’ junta fotógrafos angolanos

há 3 anos

Anderson .Paak e Bruno Mars lançam soul inspirado na década de 70

há 2 anos
Lançado na passada Sexta-Feira, o single que já atingiu números astronomicos nas plataformas de stream, é nada mais do que o eleito para apresentar o álbum de estreia da Silk Sonic´, banda liderada por Anderson .Paak e Bruno Mars

É oficial, `BomSom TV´ ficará disponível em Angola a partir de 1 de Julho

há 2 anos
Hoje Anselmo fez saber que a BomSom redireccionou o seu Score business e deixa doravante de agenciar artistas, por incompatibilidade com os projectos preconizados. Sobre a BomSom TV, sabe-se já que é um canal democrático que servirá como veículo de cruzamento para a música dos Palop e ao embaixador dos ritmos africanos.

Belo é detido por causa de um espectáculo e suas contas foram bloqueadas

há 2 anos

Acaba de ser “erguido” o primeiro polo de produção e ensino de Dikanza em Angola

há 2 anos
A Fundação Arte e Cultura foi ontem instituída, como Polo de Produção e Ensino da Dikanza em Angola, particularmente a cidade de Luanda. A entrega simbólica das Dikanzas foi feita pelo Vice-Governador de Luanda para o sector Político, Social e Económico, Dionísio da Fonseca, no espaço Wyza Anfiteatro da Fundação.

TPA proporciona regalo cultural ao mais alto nível

há 3 anos

Bonga celebra meio século de uma carreira coroada de bons êxitos

há 2 anos
Considerado o embaixador da música angolana, José Adelino Barceló de Carvalho, artisticamente conhecido como Bonga, comemora 50 anos de carreira acom de dois espectáculos ímpares a 19 e 20 de Novembro, na Altice Arena (Lisboa) e na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota (Porto), respectivamente.

Funkeiro Mc MM mostra-se disponível para fazer participações com artistas angolanos

há 1 ano
O artista brasileiro com uma carreira envolta de curiosidades, Mc MM revela-se como um daqueles que detém “o segredo do sucesso” no mundo da música, pelo menos é o que se vê no seu país, e procura “fazer” o mesmo em Angola.

Conheça Márcia Itchêlika, a nova promessa do Guetho Zouk

há 3 anos
Começou no Kuduro e hoje constrói uma carreira sólida no Guehto Zouk. Já lançou quatro músicas e está neste momento a gravar um videoclipe, enquanto projecta o primeiro EP. ‘Dona de uma voz forte’, Márcia Itchêlika vem de uma família de sembistas, mas assume-se como a esperança feminina do Zouk em Angola e elegeu o mercado internacional para começar suas conquistas.

Centro Cultural do Brasil em Angola anuncia oficina de Mímica Prática

há 2 anos
No âmbito do projecto SEXTARTE- Oficina de artes à sexta-feira, esta semana, o CCBA- Centro Cultural do Brasil em Angola promove workshop mímica, com o actor e mímico brasileiro, Edgar Bustamante.

Show do Mês “viaja” pelos PALOPS

há 2 anos
Numa homenagem a música feita pelos países africanos de expressão portuguesa (PALOPS), particularmente a feita nos anos 80 e 90, o Show do Mês fará, no sábado, uma viagem musical por alguns dos maiores sucessos de cada país.

Recordar Frank Sinatra

há 3 anos
Num dia como hoje (14 de Maio) morreu o músico, actor e produtor Francis Albert Sinatra, conhecido como Frank Sinatra, considerado um dos melhores cantores de sempre.

Lançado há pouco menos de um ano, “O Sucesso a um Passo” já conquistou leitores internacionais

há 3 anos
Já foi vendido um total de 1.275 exemplares entre Angola, Portugal e Brasil do livro cuja autoria pertence a Januário Guimarães. A publicação de auto ajuda profissional estimula o desenvolvimento de atitudes, habilidades e comportamentos necessários no âmbito profissional.

19 anos depois Helga Fêty apresenta vídeo de “Entrega Total”

há 3 anos
Dezanove anos depois do lançamento da música “Entrega Total”, tema que dá título ao primeiro álbum de originais publicado em Fevereiro último, a cantora e actriz Helga Fêty apresenta o referido vídeo clipe, que traz participações de Presilha Calei e Loromance.

Ondjaki assinala 20 anos de literatura com o lançamento d’O livro do Deslembramento’

há 2 anos
O evento de lançamento será realizado na galeria MOVART (marginal de Luanda), аs 15h:30 com várias conversas de final da tarde entre o autor e Elisângela Rita (poetisa), Fradique (realizador), Ngoi Salucombo (fotógrafo), César da Silveira (consultor de comunicação) e o público.

Kanye West responde: “Se não puder me candidatar em 2020, será em 2024”

há 3 anos
Em entrevista à revista Forbes, publicada hoje, o rapper diz que já não apoia Trump e criticou o Partido Democrata, revelando que o desejo de concorrer à presidência nasceu em 2015, por inspiração ao “Michael Jackson” e assinala que, se Donald Trump já não fosse o candidato do Partido Republicano, concorreria como republicano.