Pepetela acaba de vencer mais um prémio com a obra “Sua Excelência, de Corpo Presente”

O escritor angolano Pepetela voltou a vencer com a obra “Sua Excelência, de Corpo Presente”, o Prémio Literário Dstangol/Camões, depois de em Fevereiro deste ano ter já conquistado com a mesma obra o Prémio Literário Correntes d’Escritas.

O romance é “uma crítica mordaz ao abuso de poder e aos sistemas de governo totalitários disfarçados de democracias”, escrito com “um sentido de humor inteligente, o que reafirma o autor, sublinha o júri, como “escritor de primeira água, angolano, africano e universal”.

O prémio, valiado em mais de 10 milhões de Kwanzas, foi atribuído não apenas pela actualidade do texto de Pepetela, mas também pela forma como o escritor “mantém jovem e lúcida a ironia, a crítica sociocultural e uma criatividade intensa, que acompanha os avanços e recuos da realidade angolana e até mesmo africana, no que diz respeito à realidade que vivemos ao Sul do Saara” fez saber o júri presidido por Irene Guerra Marques, professora na Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto.

Sociólogo de formação, Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, “Pepetela’ nasceu em Benguela, em 1941. Foi guerrilheiro do MPLA, político e ministro da educação. Entre várias distinções que recebeu destaca-se o Prémio Camões, em 1997.

O Prémio Literário Dstangola/Camões é uma iniciativa do dstgroup em parceria com o Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, e visa distinguir, anualmente e de forma alternada, livros editados em poesia e prosa de artistas nascidos em Angola.

A primeira edição homenageou a poesia e escolheu como vencedor o título “Noite Vertical”, de Zetho Cunha Gonçalves.

as cargas mais recentes

Chris Brown diz que “esmagaria” Quavo num jogo de basquete e Quavo responde

há 3 meses

Geração 80 lança playlist para ouvir durante o Isolamento social

há 1 ano
A ideia é partilhar diferentes trabalhos que mostram a diversidade de produção e de parceria com artistas angolanos.

Após injustiça no caso Breonna Taylor, LeBron James jura proteger todas as “rainhas negras”

há 9 meses
LeBron James, que sempre falou sobre questões de justiça social e racial, usou a sua conta do Twitter para expressar a indignação com relação ao caso Breonna Taylor. “A pessoa mais DESRESPEITADA do mundo é a MULHER NEGRA”, declarou indignado.

Nankhova: “No meu ranking sou um músico a seguir, um exemplo bom para a música nacional”

há 5 meses
Nankhova é um artista que dispensa apresentações, nos croquis de moda impressiona com o seu Je ne sois quoi e nas pautas musicais pretende transmitir a sua alma que é gerida pelo seu “grande Deus”.

Covid-19: Nelson da Luz testa positivo em Portugal

há 9 meses
O V. Guimarães informou esta segunda-feira da existência de um caso positivo à Covid-19 no plantel. Trata-se do angolano Nelson Luz, o mais recente reforço a chegar ao clube vindo do 1°de Agosto.

Denzel Washington é eleito o melhor actor do século XXI

há 7 meses
O prestigiado diário norte-americano The New York Times elegeu Denzel Washington como o melhor actor do século. O actor de 65 anos está acima dos 25 outros da lista, posicionando-se em primeiro lugar.

BNG ultimam preparativos do álbum de estreia

há 10 meses
BNG é um grupo que, há cinco anos, procura introduzir no Rap angolano um “novo” modelo de rimas baseadas em laços de amizade.

Polícia faz buscas e apreende o equivalente a 56 milhões de Kwanzas de Nego do Borel

há 5 meses
As buscas e apreensões estão relaccionadas com a participação que Duda Reis, ex-noiva do músico brasileiro, prestou na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) há 15 dias, alegando que Nego de Borel a teria agredido constantemente durante o relacionamento amoroso que terminou em Dezembro do ano passado.

Subtil fala-nos “Sobre Amor” no novo single

há 2 meses
Depois do lançamento do álbum “C’ Alma” no início do ano, Subtil traz-nos uma nova música, onde se coloca muito fora da sua zona de conforto. O single conta com a participação especial da voz incrível de Druh AM.

Chloe estreia single e videoclip de “Upgrade”

há 3 semanas
“Upgrade” fala sobre o poder feminino e pretende transmitir uma mensagem de empoderamento da mulher como um ser humano forte e independente que entende o seu valor.

Yunami lança amanhã um projecto sui generis para o rap angolano

há 2 meses

Agora já pode pausar na “placa” com o Naná

há 6 meses
O projecto, com finalidade de estimular a dinâmica comercial nos bairros, empregando jovens nas referidas localidades, conta agora com dois restaurantes informais, cuja imagem é o kudurista Nagrelha.

Para além do 4, haverá “Jonh Wick 5” em 2022

há 11 meses
A saga protagonizada por Keanu Reeves, ‘John Wick’, terá dois novos filmes a partir de 2022, ou seja, contará, para além de Jonh Wick 4, com uma quinta parte, o John Wick 5, informou esta quinta-feira John Feltheimer, CEO da Lionsgate.

Kamesu: “O rapper é um artista que não tem nenhum compromisso com a cultura”

há 6 meses
Durante 20 anos, o rapper viu-se obrigado a trancar-se no estúdio para preparar o seu primeiro disco, uma obra interventiva e afro-centrada, que traz participações de Kid MC, Kool Klever, Ndaka Yo Wini, Loromance, Mono Stereo e a poetisa Sankofa. O álbum será autografado já este sábado, no Elinga Teatro, em Luanda.

Do Kuduro ao Rap: Alé G Fiigura mostra o quanto vale

há 6 meses
O artista não só canta, também dança, compõe, produz e é o CEO da Right Time Records, uma produtora independente que vai atraindo outros nomes.

The Weekend anuncia que nunca mais vai concorrer aos Grammy Awards

há 3 meses