Em entrevista à revista GQ de Fevereiro, a actriz foi categórica ao afirmar que “papéis que giram em torno de homens e personagens femininas unidimensionais “, já não a desafiam e rejeitou vários contratos em 2020 por essa razão.
Prestes a estrear `Malcom & Marie´, filme em que faz dupla com John David Washington, Zendaya é profissionalmente um polvo, que grangeou fama como cantora, compositora, dançarina, dubladora e modelo. E destacou-se como protagonista na série Shake It Up, do Disney Channel, como Rocky Blue.

A actriz de 24 anos, vem cada vez mais assumindo uma retórica empoderadora, e já é vista como símbolo inspirador do poder negro. A reportagem para a capa da GQ é apenas dar provas das escolhas de Zendaya.
“Os papéis que neguei pareciam todos servirem ao propósito, que é o de ajudar o personagem masculino a chegar onde eles precisam ir”, afirmou a vencedora do Emmy em “Euphoria”, anunciando que doravante os trabalhos com que se vai envolver serão escolhidos a dedo e terão que ter um cunho dos seus objectivos pessoais.