#Personagensnegrxsimportamportugal: O desabafo de Hoji Fortuna

O actor luso-angolano Hoji Fortuna apelou a todos os amigos na lusofonia a solidarizarem-se com a causa anti-racista, particularmente em Portugal, com a hashtag “Personagensnegrxsimportamportugal”.

Numa mensagem no Facebook, o actor mostrou-se agastado com a situação, apontando exemplo de eventos onde a descriminação racial imperou, particularmente a nível da televisão, como foram os casos de algumas premiações.

“Estamos neste momento todos solidários com o que está a acontecer nos EUA. Somos todos anti-racistas. Mas é fácil ser-se anti-racista quando o racismo acontece na casa alheia. Quero convidá-los a serem anti-racistas na nossa própria casa: Portugal”.

#Personagensnegrxsimportamportugal: O desabafo de Hoji Fortuna

“E quero que sejam anti-racistas em relação a um meio que visualmente determina ou perpétua a forma como a diversidade cultural é vista em Portugal: o áudio-visual. Há anos que me tenho dado conta do apagamento de pessoas negras no audiovisual, nomeadamente nos prémios, que são um reflexo do que se produz no audiovisual em Portugal”, frisou, sublinhando que foi um dos motivos que o fez emigrar para os EUA em 2008.

Explicou que com o tempo acreditou que a situação havia mudado, mas foi surpreendido, em 2018, num evento de premiação na televisão em que constatou a escassa representação de nomeados de raça negra

“Quis fazer barulho na altura, mas tive medo das repercussões sobre a minha carreira. E sei que muitos são os actores negros com medo de fazer barulho publicamente em relação ao racismo predominante no audiovisual, com medo que se vejam privados do pouco trabalho que vai aparecendo”.

Referiu ainda que tomou conhecimento de mais uns prémios do audiovisual português onde, das mais de 81 nomeadas, apenas uma é de raça negra, referindo-se a Igor Regalla, na categoria de Melhor Actor Principal em cinema.

“Isto parece-vos normal, num país multicultural, multi-étnico, não-racista, com uma história de mais de 500 anos de relação com África e do qual os cidadãos nascidos nos seus países de Língua Portuguesa eram Portugueses?”, questionou

“Então, senhores anti-racistas, convido-os a manifestarem a vossa indignação por esse estado de coisas a acontecer dentro da nossa própria casa, Portugal. Somos solidários com as vítimas de racismos perpetrados além-mar, vamos também ser solidários com as vítimas de racismo sistémico perpetrados no nosso próprio solo”, acrescentou.

as cargas mais recentes

TPA proporciona regalo cultural ao mais alto nível

há 7 meses

Para além do 4, haverá “Jonh Wick 5” em 2022

há 5 meses
A saga protagonizada por Keanu Reeves, ‘John Wick’, terá dois novos filmes a partir de 2022, ou seja, contará, para além de Jonh Wick 4, com uma quinta parte, o John Wick 5, informou esta quinta-feira John Feltheimer, CEO da Lionsgate.

Produtora de Big Nelo vence concurso público do hino da Independência

há 7 meses
A Karga Eventos, produtora do músico e empresário Big Nelo, foi apresentada, esta terça-feira, como a vencedora do concurso público para a composição do hino das celebrações dos 45 anos da Independência de Angola.

MOVART: Galeria de arte contemporânea africana chega a Lisboa com `AIR IHOSVA´ de Ihosvanny

há 3 meses
O projecto nascido em 2015, e que em 2017 se tornou a primeira galeria comercial a surgir em Angola, abre em Portugal com trabalhos inéditos de Ihosvanny, um artista de origem angolana que é representado pela MOVART desde a sua fundação.

Tyro: “A música em Angola é um salve-se quem puder”

há 8 meses
Tyro é um rapper que traz na bagagem 12 anos de experiência. Durante este percurso, lançou nove EPs, dentre eles ‘Kilos’, onde explora dramas humanos e aborda, sem receio, sobre os problemas sociais. Enquanto se prepara para anunciar o primeiro álbum veio à Carga para deixar as primeiras impressões da carreira em ascensão.

Eva Rap Diva revela já ter havido conflito de personalidade entre “a pessoa e a artista” em si

há 3 meses
A dualidade entre a personalidade no seio artístico e à nível pessoal, é algo muitas vezes descartado, especialmente quando o artista mantém um posicionamento vertical estando ou não em palco. Para a surpresa de todos, Eva Rap Diva, fez saber que no seu caso, esta dualidade existe e chega a gerar algum conflito.

Ciclo de aulas sobre historiografia africana é adiado para Dezembro

há 2 meses
Com início agendado para o mês em curso, o ciclo de aulas direccionado para amantes da Cultura Africana, pesquisadores, autodidactas, estudantes e até professores, tem agora uma nova agenda para o próximo mês.

Kiki Versace: “A minha carreira está em ascensão”

há 8 meses
Kiki Versace introduziu no cenário musical o Kubanger, um estilo que resulta da combinação entre o Kuduro e o Trap Banger. Hoje a vertente é bastante cultivada. O kudurista veio à Revista Carga para apresentar o seu álbum de estreia e aproveitou para esclarecer dúvidas à volta da do tipo de Kuduro que inventou há 12 anos.

Public Enemy anuncia novo álbum

há 5 meses
A banda Public Enemy está de regresso com um novo álbum, cujo alinhamento conta com uma extensa e luxuosa lista de convidados. Com 17 faixas musicais, a obra será publicada ainda este mês.

Covid-19: Primeiro cobaia humano tomou a vacina hoje

há 10 meses
Ian Haydon, de nacionalidade norte-americana, é o primeiro humano a receber a vacina que pode “salvar a humanidade”.

Influência de Liceu Vieira Dias e os Ngola Ritmos na música popular angolana é retratada em documentário

há 3 meses
No mês de Novembro, o canal ZAP Viva celebra a independência de Angola com a exibição de documentários com o foco na sua herança cultural, e dia 4 de Novembro a partir das 21:30, poderá acompanhar “O Lendário Tio Liceu e os Ngola Ritmos”.

Rui Orlando em concerto no `Especial Tá Bater´

há 4 meses
É já neste sábado, dia 19 de Setembro, que todas as atenções estarão voltadas para o `Especial Tá Bater´, com Rui Orlando, a protagonizar uma incursão pelos maiores sucessos do seu repertório.

Conselho Municipal de Los Angeles abre rua com nome Kobe Bryant

há 5 meses
Sete meses depois do fatídico acidente de helicóptero, que tirou-lhe a sua e a vida de sua filha, Kobe Bryant continua a merecer exaltação pública nos EUA.

Heloisa Jorge revisita legado de Njinga Mbade no Dia da Consciência Negra

há 2 meses
A história de Angola terá vez e voz no “Falas Negras”, o evento brasileiro que comemora o Dia da Consciência Negra e cuja primeira edição, memora célebres personagens de 1600 aos dias de hoje, pessoas que lutaram contra a escravidão, a segregação racial, o racismo e a intolerância.

Jackson Five lidera ranking entre as Boy Bands

há 6 meses
O site da edição americana da revista Rolling Stone publicou uma lista com as 75 melhores canções já gravadas por “Boy Bands”, trazendo faixas que vão desde “Why do Fools Fall In Love“ de Frankie Lymon & The Teenagers de 1956 (no 23° lugar).

Conheça Roger Linn, o responsável pela revolução do Hip-Hop

há 8 meses
Aos 22 anos, Roger Linn inventou o LM-1 Drum Computer, a primeira bateria eletrônica para sampler de bateria real. Depois criou o MPC, amostrador que viria revolucionar toda a história do Hip Hop.