#Personagensnegrxsimportamportugal: O desabafo de Hoji Fortuna

O actor luso-angolano Hoji Fortuna apelou a todos os amigos na lusofonia a solidarizarem-se com a causa anti-racista, particularmente em Portugal, com a hashtag “Personagensnegrxsimportamportugal”.

Numa mensagem no Facebook, o actor mostrou-se agastado com a situação, apontando exemplo de eventos onde a descriminação racial imperou, particularmente a nível da televisão, como foram os casos de algumas premiações.

“Estamos neste momento todos solidários com o que está a acontecer nos EUA. Somos todos anti-racistas. Mas é fácil ser-se anti-racista quando o racismo acontece na casa alheia. Quero convidá-los a serem anti-racistas na nossa própria casa: Portugal”.

#Personagensnegrxsimportamportugal: O desabafo de Hoji Fortuna

“E quero que sejam anti-racistas em relação a um meio que visualmente determina ou perpétua a forma como a diversidade cultural é vista em Portugal: o áudio-visual. Há anos que me tenho dado conta do apagamento de pessoas negras no audiovisual, nomeadamente nos prémios, que são um reflexo do que se produz no audiovisual em Portugal”, frisou, sublinhando que foi um dos motivos que o fez emigrar para os EUA em 2008.

Explicou que com o tempo acreditou que a situação havia mudado, mas foi surpreendido, em 2018, num evento de premiação na televisão em que constatou a escassa representação de nomeados de raça negra

“Quis fazer barulho na altura, mas tive medo das repercussões sobre a minha carreira. E sei que muitos são os actores negros com medo de fazer barulho publicamente em relação ao racismo predominante no audiovisual, com medo que se vejam privados do pouco trabalho que vai aparecendo”.

Referiu ainda que tomou conhecimento de mais uns prémios do audiovisual português onde, das mais de 81 nomeadas, apenas uma é de raça negra, referindo-se a Igor Regalla, na categoria de Melhor Actor Principal em cinema.

“Isto parece-vos normal, num país multicultural, multi-étnico, não-racista, com uma história de mais de 500 anos de relação com África e do qual os cidadãos nascidos nos seus países de Língua Portuguesa eram Portugueses?”, questionou

“Então, senhores anti-racistas, convido-os a manifestarem a vossa indignação por esse estado de coisas a acontecer dentro da nossa própria casa, Portugal. Somos solidários com as vítimas de racismos perpetrados além-mar, vamos também ser solidários com as vítimas de racismo sistémico perpetrados no nosso próprio solo”, acrescentou.

as cargas mais recentes

Cardi B pede a Joe Biden para não fazer falsas promessas eleitorais

há 2 meses
Durante uma conversa que manteve com o candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, a cantora norte-americana foi frontal e pediu ao concorrente para não fazer falsas promessas eleitorais para conseguir votos.

Alexandre Pires e Seu Jorge unem-se para um espectáculo solidário

há 5 meses
Os músicos brasileiros Alexandre Pires e Seu Jorge juntam-se para um espectáculo interactivo de carácter beneficente. O concerto será transmitido nas redes sociais de ambos os artistas.

Twenda: “Neste momento nós somos a cara do Kuduro”

há 4 meses
Twenda é um nome estranho para muitos, mas Manda-Chuva, Fogo de Deus e Mulecada, que formam o grupo, são rostos conhecidos do Kuduro, por terem criado o Elenco da Paz. Os kuduristas vivem actualmente em Portugal e estão a internacionalizar a carreira com um tipo de Kuduro diferente: acústico e com banda.

A vez dos SSP no Live no Kubico

há 4 semanas
Domingo dia 27 de Setembro, o projecto Live no Kubico apresenta como cartaz os SSP, um dos grupos de Rap mais icónicos da lusofonia, num concerto aguardado com muita expectativa tendo em conta a popularidade do quarteto.

Katy Perry reage pela primeira vez às acusações de abuso sexual

há 2 meses
A cantora norte-americana vem sendo acusada de má conduta sexual em duas situações. Numa recente entrevista, Katty Perry comentou, primeira vez, sobre os alegados abusos movidos por um homem e uma mulher.

13 anos depois Celina Miranda regressa à música para deixar um legado

há 3 meses
Após ter sido considerada “o fenómeno de 2007”, por causa da obra discográfica ‘Angolano’, nunca mais se ouviu falar de Celina Miranda. Passados 13 anos, a cantora reaparece à Carga com uma nova música intitulada “Je t´aime” e quer fazer história.

Cinema no sete e meio “migra” para o digital

há 5 meses
Hoje na tertúlia sobre cinema, Miguel Hurst e Orlando Sérgio conversam com Dorivaldo Fernandes Cortez, Ery Claver e Mawete Paciência e vão discorrer sobre o tema “Novas tendências do cinema em Angola”.

Alicia Keys aceita batalha de piano com John Legend

há 4 meses
No mês passado, Legend disse, durante uma conversa com Nick Cannon, que desejava ter um frente a frente no piano com a cantora Alicia Keys no Live Verzuz. O pedido foi atendido e o encontro está marcado para as 20 horas do dia 19 de Junho no Instagram.

É oficial, Salú Gonçalves é a nova cara do Ecos & Factos e Dog Murras assume o Fala Angola

há 7 meses

Nova foto de Avatar 2 “enlouquece” cinéfilos

há 5 meses
A foto, publicada no perfil oficial do filme no Twitter, traz os actores Sam Worthington, Zoe Saldana, Kate Winslet e Cliff Curtis dentro de tanques de água no set de filmagens.

Neymar está infectado com Covid-19

há 2 meses
O PSG confirmou esta quarta-feira a existência de três casos positivos de Covid-19 no plantel, contudo, o clube parisiense não avançou os nomes. O jornal L’Equipe citou os nomes dos três infectados e o brasileiro Neymar é um deles.

Projecto ‘Poetas do Bairro’ junta Rappers da New e Old School

há 5 meses
Poetas de Bairro é um projecto que passará a fazer com que a Velha e Nova Escola do Rap angolano cantem numa mesma música. Lizzy, Hustla King, Leonardo Freezy, Wilson Puma, Fkruma e Dj Sipoda vão estrear com um tema inédito intitulado “Infância”.

Luan Santana interrompe live para exigir respeito à Luisa Sonza após ataque de ódio massivo

há 3 semanas
Em meio ao repúdio público, Luan Santana aproveitou o live que realizou no passado sábado, do qual Luisa também fez parte, para exigir respeito e mais empatia pela cantora, advogando que “ela pode ser o que quiser”.

Etona apresenta obra ao ar livre

há 3 meses
O artista plástico António Tomás “Etona” vai inaugurar, no dia 31 de Julho, uma exposição com a peça única intitulada “Cegueira da Justiça”, em homenagem a mulher africana.

Gun N’Roses desafia Coronavírus com concerto de Massa

há 7 meses

Marvel se pronuncia sobre o futuro de Black Panther

há 1 mês
O Hollywood Reporter noticiou que a continuidade da saga está cancelada por enquanto, a prioridade do estúdio da Marvel no momento é processar a perda do actor e respeitar o momento de luto.