#Personagensnegrxsimportamportugal: O desabafo de Hoji Fortuna

O actor luso-angolano Hoji Fortuna apelou a todos os amigos na lusofonia a solidarizarem-se com a causa anti-racista, particularmente em Portugal, com a hashtag “Personagensnegrxsimportamportugal”.

Numa mensagem no Facebook, o actor mostrou-se agastado com a situação, apontando exemplo de eventos onde a descriminação racial imperou, particularmente a nível da televisão, como foram os casos de algumas premiações.

“Estamos neste momento todos solidários com o que está a acontecer nos EUA. Somos todos anti-racistas. Mas é fácil ser-se anti-racista quando o racismo acontece na casa alheia. Quero convidá-los a serem anti-racistas na nossa própria casa: Portugal”.

#Personagensnegrxsimportamportugal: O desabafo de Hoji Fortuna

“E quero que sejam anti-racistas em relação a um meio que visualmente determina ou perpétua a forma como a diversidade cultural é vista em Portugal: o áudio-visual. Há anos que me tenho dado conta do apagamento de pessoas negras no audiovisual, nomeadamente nos prémios, que são um reflexo do que se produz no audiovisual em Portugal”, frisou, sublinhando que foi um dos motivos que o fez emigrar para os EUA em 2008.

Explicou que com o tempo acreditou que a situação havia mudado, mas foi surpreendido, em 2018, num evento de premiação na televisão em que constatou a escassa representação de nomeados de raça negra

“Quis fazer barulho na altura, mas tive medo das repercussões sobre a minha carreira. E sei que muitos são os actores negros com medo de fazer barulho publicamente em relação ao racismo predominante no audiovisual, com medo que se vejam privados do pouco trabalho que vai aparecendo”.

Referiu ainda que tomou conhecimento de mais uns prémios do audiovisual português onde, das mais de 81 nomeadas, apenas uma é de raça negra, referindo-se a Igor Regalla, na categoria de Melhor Actor Principal em cinema.

“Isto parece-vos normal, num país multicultural, multi-étnico, não-racista, com uma história de mais de 500 anos de relação com África e do qual os cidadãos nascidos nos seus países de Língua Portuguesa eram Portugueses?”, questionou

“Então, senhores anti-racistas, convido-os a manifestarem a vossa indignação por esse estado de coisas a acontecer dentro da nossa própria casa, Portugal. Somos solidários com as vítimas de racismos perpetrados além-mar, vamos também ser solidários com as vítimas de racismo sistémico perpetrados no nosso próprio solo”, acrescentou.

as cargas mais recentes

Rappin Hood é nomeado King Zulu Nation Brazilian

há 1 ano
O rapper brasileiro recebeu a nomeação oficial, pelo fundador de estilo musical, DJ Afrika Bambaataa.

Lady Petya apresenta oficialmente o seu álbum de estreia

há 6 meses

Bonga é homenageado em Portugal

há 11 meses
Barceló de Carvalho “Bonga” será homenageado, no próximo dia 6 de Setembro, um dia depois de completar 78 anos, com um concerto em Lisboa, Portugal.

Arco de Lisboa pela primeira vez online, para ver até ao dia 14 de Junho

há 1 ano
A galeria This Is Not A White Cube está representada na Arco Lisboa- Secção África Em Foco com o projecto site-specific Arte Contemporânea Africana: Discursos De Decolonialidade.

Artistas começam a receber rendimentos autorais da RNA, TPA e Zap Viva

há 1 mês
Em nota a Sadia expressou o seu contentamento pela demonstração do comprometimento destas emissoras, com o desenvolvimento da indústria musical e criativa, respeitando a lei do Estado Angolano e actividade de todos os criadores de obras artísticas nacionais e internacionais.

Covers inéditos de David Bowie são apresentados em dia de aniversário

há 7 meses
No dia 8 de Janeiro David Bowie estaria completando 74 anos. Para marcar a data, os responsáveis pelo espólio do astro lançaram, pela primeira vez, duas covers que o cantor gravou no fim dos anos 90 e nunca haviam sido ouvidas até hoje: “Tryin’ To Get To Heaven” de Bob Dylan e “Mother” de John Lennon.

Acaba de ser “erguido” o primeiro polo de produção e ensino de Dikanza em Angola

há 3 meses
A Fundação Arte e Cultura foi ontem instituída, como Polo de Produção e Ensino da Dikanza em Angola, particularmente a cidade de Luanda. A entrega simbólica das Dikanzas foi feita pelo Vice-Governador de Luanda para o sector Político, Social e Económico, Dionísio da Fonseca, no espaço Wyza Anfiteatro da Fundação.

Zezé Di Camargo e Luciano lançam série de TV para celebrar os 30 anos de carreira

há 3 meses
Ao celebrar os 30 anos, a dupla vai lançar uma série com novas releituras de sucessos como É o Amor, com participação de Luan Santana, fã confesso de Zezé e Luciano. A produção deve ser lançada em Novembro.

In Memory We Trust: Exposição de René Tavares marca a abertura da nova galeria THIS NOT A WHITE CUBE

há 3 meses
A mostra integra mais de 30 obras produzidas entre 2012 e 2021, muitas das quais inéditas e expõe, através de dois núcleos distintos – divididos entre Lisboa e Luanda – uma variedade significativa de meios que vão da pintura ao desenho, passando pela fotografia e pela instalação.

Nucho anuncia o álbum que lhe vai colocar no topo

há 1 ano
Nucho é um dos poucos rappers angolanos que conseguiu manter-se puro na última década. Em 2017, estreou-se com o álbum Sou[L] RAP e foi nomeado para o maior prémio da música feita em português. Depois disso, surgiram outras surpresas.

Conheça Triple Star C, o músico nigeriano que decidiu fazer carreira em Angola

há 10 meses
O seu sucesso começou na Nigéria, pisando palcos com artistas como Davido, para além de actuar em festivais na África do Sul, Gana e RDC. Mas é em Angola que Triple Star C quer fazer a carreira E, aos poucos, vai ganhando título de promotor e representante do Afro Naija em Angola.

Yunami, a voz do Rap angolano na Hungria, apresenta novo projecto musical

há 8 meses
“Sonhos do Meu Pai” é o terceiro trabalho de Yunami, um rapper angolano que vive na Hungria. A obra resume várias fases do desenvolvimento de um artista em ascensão e é marcada por um novo vídeoclipe.

DJ Malvado: “Os lives têm ajudado, mas as festas com o calor e a vibração humana fazem parte da inspiração do artista no show”

há 7 meses
A comemorar 28 anos de carreira, Malvado, revela numa breve entrevista com a Carga, qual é o elixir para a longevidade da carreira e vaticina que “quando és original e tens identidade as coisas fluem muito melhor”.

Gari Sinedima lança EP inédito e multicultural

há 9 meses
Disponível amanhã, dia da Dipanda, na plataforma digital Musickool, para Angola, e em outros meios de distribuição online espalhados pelo mundo.

Ondjaki assinala 20 anos de literatura com o lançamento d’O livro do Deslembramento’

há 7 meses
O evento de lançamento será realizado na galeria MOVART (marginal de Luanda), аs 15h:30 com várias conversas de final da tarde entre o autor e Elisângela Rita (poetisa), Fradique (realizador), Ngoi Salucombo (fotógrafo), César da Silveira (consultor de comunicação) e o público.

Vocalista do “Roupa Nova” internado com Covid-19

há 9 meses
Após enfrentar um câncer e passar por um transplante de medula, o vocalista do grupo “Roupa Nova”, Paulinho, enfrenta uma nova batalha pela vida.