Rui Andrade fez história este domingo ao sagrar-se campeão de automobilismo no Europeu de Endurance Le Mans 2021, na categoria LMP2, que aconteceu em Portugal. Com isso, o automobilista tornou-se no primeiro angolano a conseguir este feito e a participar numa prova mundial do sector.
Na prova de quatro horas disputada no Autódromo de Portimão em Algarve, o automobilista terminou na segunda posição mas, tendo em conta os pontos que já acumulava, sagrou-se campeão e tornou-se, assim, no primeiro cidadão a arrecadar o troféu e também o primeiro angolano a participar num mundial de automobilismo.
De 22 anos, o piloto já havia alcançado o 13º lugar (entre 33 concorrentes) na categoria LMP2 do Campeonato do Mundo de Endurance, em prova ocorrida no Circuito SPA-Francorchamps, na Bélgica.
Residente em Portugal, Rui é luso-angolano e iniciou a carreira em Espanha, disputando a fórmula quatro (F4), em 2018, ao serviço da Drivex Racing espanhol.
Entusiasmado, o piloto deixou um Twiter a agradecer: “Campeões Europeus da LMP2 Pro-am! Muito obrigado a minha equipa G-drive racing e aos meus colegas John e Gustavo pelo excelente trabalho este ano. E também um agradecimento especial aos meus colegas Pietro Fittipaldi e Roberto Merhi. Não teríamos chegado aqui sem vocês”, pode ler-se.