Pioneira do Ballet Tradicional Kilandukilu recua na sua decisão de desistência após homenagem do Duetos N´Avenida

Trata-se de um dos nomes que representa o baluarte da dança nacional, Ana Maria Vieira Dias, que em dupla com o irmão Maneco Vieira Dias, está na vanguarda do Kilandukilu há mais de 35 anos, pelos quais, foram homenageados na última edição dos Duetos N´Avenida.

Caracterizado como um projecto inclusivo, que dá o palco a quem tem qualidade e valoriza os artistas, o Duetos, na sua segunda edição da quinta temporada, prometeu um show bastante intimista, onde o amor estaria presente do princípio ao fim, e assim aconteceu.

Um solo de saxofone fez as honras da casa, dando lugar à estreia do encontro de “morenas”, uma de cá e outra de outra de lá, precisamente, Selda e Carla Moreno. Ambas protagonizaram um verdadeiro brilharete, nesta noite que foi pautada por viagens a vários estilos e vozes da música mundial, além de músicas da autoria, sendo Carla surpreendida com a presença de Phathar Mak enquanto interpretava a música `inocenti´.

O factor surpresa como um dos grandes diferenciais do Duetos, foi mantido a sete chaves e reservado para o momento mais alto da noite. A homenagem ao Kilandukilu e seus fundadores, só foi percebida durante a projecção de uma dedicatória, que narrava os anos áureos do Ballet bem como todo o seu legado.

O momento foi antecedido da performance de alguns integrante, para a surpresa de Ana Maria e Maneco Vieira Dias que foram convidados a estar no evento, sob outro pretexto.

O Kilandukilu, tal como conta a história, é um grupo que se alicerçou com integrantes de várias partes, mas hoje evoluiu para uma família tendo várias gerações da mesma árvore genealógica a dar continuidade ao legado.

Digno de reconhecimento, o Kilandukilu, que em bom português significa divertimento, durante os seus 37 anos de actividade teve como objecto social a valorização e expansão de danças contemporâneas africanas, com maior destaque para as nacionais, juntamente com a música folclórica.

Na sua intervenção, Ana Maria manifestou a intenção de abandonar o grupo ao qual dedicou parte da sua vida, mas recuou após a homenagem. Além de desejar prosperidade ao projecto, vaticinou que a dança, enquanto disciplina artística, não morra. “Estamos a ir embora e precisamos deixar legados”, disse.

Por sua vez, Maneco Vieira Dias, visivelmente emocionado relembrou que fazem parte de um grupo de resistência, que sempre colocou o sonho a frente das circunstâncias e assim foi que o Ballet Tradicional Kilandukilu conquistou o seu lugar nos anais da história nacional.

Sobre o Ballet Tradicional Kilandukilu
De acordo com a biografia, o Kilandukilu foi fundado a 15 de Março de 1984, em Luanda, no Maculusso. Mantém até aos dias de hoje apenas duas pessoas no activo, que é a Ana Maria e Maneco Vieira Dias, ambos mentores do projecto de danças angolanas, como semba e kizomba a nível do Mundo, juntamente com Mestre Petchu que actualmente os representa em Portugal.

O grupo está presente em várias partes no mundo: Luanda, no Uíge, em Lisboa (Portugal) e também no Recife (Brasil), juntamente com a organização não governamental Pés no Chão.

Até aos dias de hoje, todo o trabalho de dança é precedido de uma recolha de informação, das tradições do país. Faz-se um levantamento das mais variadas culturas e as peças são montadas. A pesquisa leva à criação, que depois é apresentada no palco. Não obstante o forte do grupo ser as danças angolanas, têm sido realizadas outras experimentações com danças contemporâneas africanas. Para além da dança e da música folclórica, o grupo também vem passando informação da gastronomia nacional. 



as cargas mais recentes

Os Boyca anunciam novo álbum com o lançamento do single “Isso é azar”

há 2 anos
O novo single do grupo `Os Boyca´ foi disponibilizado hoje nas plataformas digitais, cujo videoclipe também já pode ser visto no canal do Youtube do grupo.

Morreu Hal Holbrook, o actor que interpretou Abrahan Lincoln

há 1 ano

Pela primeira vez em 93 anos de Óscares, uma mulher não-caucasiana recebe o prémio de Melhor Realização

há 1 ano
Um ano após o cancelamento da premiação presencial, substituída por videochamadas no Zoom, os astros voltaram a desfilar na passadeira vermelha para prestigiar a 93.ª edição dos prémios da Academia de Hollywood.

Anselmo Ralph actua no Santa Casa Portugal ao Vivo

há 1 ano
O Santa Casa Portugal Ao Vivo está de regresso para uma 2ª edição e um dos artistas convidados é Anselmo Ralph, 17 Junho no Campo Pequeno (Lisboa) e 18 de Junho Super Bock Arena, Pavilhão Rosa Mota (Porto), são duas datas a reter.

Semba: de Angola para o mundo

há 2 anos
A palavra semba significa ’’umbigada’’ em kimbundo. Numa tradução livre, o Semba representa “o corpo do homem que entra em contacto com o corpo da mulher ao nível da barriga”.

Single `Moça´ dá início ao projecto “DaMaika Season” da autoria de JP da Maika

há 2 anos
“DaMaika Season” consiste no lançamento de uma música a cada dia 11 do mês, até Novembro deste ano. O projecto é nada mais do que a confirmação da maior continuidade dos seus trabalhos de JP, que se propõe a encontrar todo o alcance musical, trazendo desde o GhettoZouk, passando pelo R&B até ao HipHop, sempre com a cultura urbana e tonalidade Afro presentes.

Flagelo Urbano protagoniza concerto de “retorno” já este domingo

há 3 meses
A ter lugar no dia 10 de Abril, pelas 17 horas, no Bar 106 Cazenga, o show que será garantidamente acústico, por imposição do próprio Flagelo, será feito de um repertório variado que ainda não foi tornado público, mas será norteado por faixas como: Infinito, Demo sem cracia e Louco por opção.

Dias Rodrigues e Malvado “surpreendem” com o lado produtor

há 2 anos
Ao contrário das edições anteriores, onde foram exibidas apenas um género musical (Rap e Kuduro), esta foi um festival de variedades, desde o Semba, Kizomba, Tarrachinha, Kuduro, House e até Samba.

Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente visita projectos artísticos e culturais da Fundação Arte e Cultura

há 3 meses
Enquadrada no âmbito da agenda das actividades do Ministro, o encontro visou constatar in loco as acções desenvolvidas pela Fundação Arte e Cultura no campo das artes, bem como os trabalhos de literacia ambiental que vem efectuando com as crianças da comunidade da Ilha de Luanda.

Colectivo Mulheres d’Palavras estreia ‘Loucas na Maternidade’

há 3 meses
O espectáculo busca na sua narrativa apresentar questões sobre género e saúde materno infantil de qualidade e seus efeitos nas unidades hospitalares num contexto factual em que a mortalidade infantil, gravidez na adolescência, fuga à paternidade, abuso sexual, economia desfavorável são algumas das preocupações apresentadas pelo colectivo.

Actuação de Kyaku Kyadaff no `Conversas acústicas´ já em contagem decrescente

há 2 anos
O show intimista traz um conceito inovador concebido pela STEP, que congrega de forma interactiva várias disciplinas artísticas, nomeadamente: música, gastronomia e artes plásticas.

Roxane Fernandez: “Se tivéssemos uma indústria musical que funcionasse como tal, já teria dado outros passos”

há 11 meses
O nome remete a um exímio intérprete, mas é só, Roxane é na verdade um profissional que já soma 20 anos de carreira e, acumula feitos e êxitos como produtor musical, criador de conteúdos televisivos, com créditos para os programa `Bar Luandina´ e está a ultimar os preparativos para a estreia de `O Meu Quintal Tem Música´.

Rick Ross deixou de seguir todas as celebridades que o trouxeram para África

há 4 semanas
O músico norte-americano Rick Ross dediciu deixar de seguir, no Instagram, todas as celebridades que o trouxeram para o Continente africano, incluindo membros da staff da Clé, que, em Abril último, levou o cantor e produtor ao “Baía Fest”.

1.ª Mão: Yuri da Cunha e Gerilson Insrael preparam projecto musical colaborativo

há 3 meses
Os dois artistas decidiram representar estas aspirações num projecto musical, que será lançado brevemente. Num estilo intermédio, não muito voltado a Yuri nem a Gerilson, para que ambos se sentissem confortáveis ao desafio, o tema já está produzido e aguarda apenas o momento certo para a sua disponibilização.

Covid-19: Paulo Gustavo volta a fazer o Brasil chorar, mas desta vez não é de rir

há 1 ano
O actor e humorista, protagonista da franquia “Minha Mãe é uma Peça”, de 42 anos, faleceu nesta ontem, vítima de Covid-19. Já em luto pelas mais de 400 mil mortes causadas pela pandemia e seus derivados, o Brasil recebeu a notícia aos prantos após a confirmação da acessória do artista.

Patrícia Faria é o novo rosto da Zap Viva

há 2 anos
Depois de três anos a dirigir o “Calientíssimo”, na rádio MFM, Patrícia Faria prepara-se para mais um desafio. Brevemente, a cantora vai conduzir um novo programa de TV, no canal Zap Viva.