Pioneira do Ballet Tradicional Kilandukilu recua na sua decisão de desistência após homenagem do Duetos N´Avenida

Trata-se de um dos nomes que representa o baluarte da dança nacional, Ana Maria Vieira Dias, que em dupla com o irmão Maneco Vieira Dias, está na vanguarda do Kilandukilu há mais de 35 anos, pelos quais, foram homenageados na última edição dos Duetos N´Avenida.

Caracterizado como um projecto inclusivo, que dá o palco a quem tem qualidade e valoriza os artistas, o Duetos, na sua segunda edição da quinta temporada, prometeu um show bastante intimista, onde o amor estaria presente do princípio ao fim, e assim aconteceu.

Um solo de saxofone fez as honras da casa, dando lugar à estreia do encontro de “morenas”, uma de cá e outra de outra de lá, precisamente, Selda e Carla Moreno. Ambas protagonizaram um verdadeiro brilharete, nesta noite que foi pautada por viagens a vários estilos e vozes da música mundial, além de músicas da autoria, sendo Carla surpreendida com a presença de Phathar Mak enquanto interpretava a música `inocenti´.

O factor surpresa como um dos grandes diferenciais do Duetos, foi mantido a sete chaves e reservado para o momento mais alto da noite. A homenagem ao Kilandukilu e seus fundadores, só foi percebida durante a projecção de uma dedicatória, que narrava os anos áureos do Ballet bem como todo o seu legado.

O momento foi antecedido da performance de alguns integrante, para a surpresa de Ana Maria e Maneco Vieira Dias que foram convidados a estar no evento, sob outro pretexto.

O Kilandukilu, tal como conta a história, é um grupo que se alicerçou com integrantes de várias partes, mas hoje evoluiu para uma família tendo várias gerações da mesma árvore genealógica a dar continuidade ao legado.

Digno de reconhecimento, o Kilandukilu, que em bom português significa divertimento, durante os seus 37 anos de actividade teve como objecto social a valorização e expansão de danças contemporâneas africanas, com maior destaque para as nacionais, juntamente com a música folclórica.

Na sua intervenção, Ana Maria manifestou a intenção de abandonar o grupo ao qual dedicou parte da sua vida, mas recuou após a homenagem. Além de desejar prosperidade ao projecto, vaticinou que a dança, enquanto disciplina artística, não morra. “Estamos a ir embora e precisamos deixar legados”, disse.

Por sua vez, Maneco Vieira Dias, visivelmente emocionado relembrou que fazem parte de um grupo de resistência, que sempre colocou o sonho a frente das circunstâncias e assim foi que o Ballet Tradicional Kilandukilu conquistou o seu lugar nos anais da história nacional.

Sobre o Ballet Tradicional Kilandukilu
De acordo com a biografia, o Kilandukilu foi fundado a 15 de Março de 1984, em Luanda, no Maculusso. Mantém até aos dias de hoje apenas duas pessoas no activo, que é a Ana Maria e Maneco Vieira Dias, ambos mentores do projecto de danças angolanas, como semba e kizomba a nível do Mundo, juntamente com Mestre Petchu que actualmente os representa em Portugal.

O grupo está presente em várias partes no mundo: Luanda, no Uíge, em Lisboa (Portugal) e também no Recife (Brasil), juntamente com a organização não governamental Pés no Chão.

Até aos dias de hoje, todo o trabalho de dança é precedido de uma recolha de informação, das tradições do país. Faz-se um levantamento das mais variadas culturas e as peças são montadas. A pesquisa leva à criação, que depois é apresentada no palco. Não obstante o forte do grupo ser as danças angolanas, têm sido realizadas outras experimentações com danças contemporâneas africanas. Para além da dança e da música folclórica, o grupo também vem passando informação da gastronomia nacional. 



as cargas mais recentes

6ix9ine mostra como gravou videoclipes em prisão domiciliar

há 1 ano
O artista levou os fãs aos bastidores para mostrar como ele conseguiu gravar videoclipes que foram gravados na sua sala de estar, enquanto estava em prisão domiciliar e bateram recordes.

Esta é a Nossa Memória: Dipanda é celebrada na TPA com a exibição de 5 documentários

há 11 meses
A Associação Tchiweka de Documentação e a Geração 80 em parceria com a TPA, a sesc digital e mostra de cinemas africanos celebram o mês da independência de Angola com exibição de 5 documentários.

Luan Santa assina com a Sony Music: “Quero conquistar o mundo”

há 8 meses

Vida e obra de Big Nelo retratadas em teatro musical

há 2 meses
O dia 17 de Julho de 2021, passará, doravante, a representar uma data importante para a história do Hip Hop nacional. Pela primeira vez em Angola, uma figura singular do Rap é retratada em teatro musical.

Nucho anuncia o álbum que lhe vai colocar no topo

há 1 ano
Nucho é um dos poucos rappers angolanos que conseguiu manter-se puro na última década. Em 2017, estreou-se com o álbum Sou[L] RAP e foi nomeado para o maior prémio da música feita em português. Depois disso, surgiram outras surpresas.

Wizkid lança o “melhor álbum da sua carreira” com participações de luxo

há 11 meses
O novo álbum de Wizkid já é dos primeiros mais ouvidos da Apple Music da Nigéria. Intitula-se ‘Made in Lagos’, e traz participações de Burna Boy, Damien Marley e H.E.R., entre outras.

Ndaka Yo Wini canta no festival internacional de Montreal

há 2 meses
O músico angolano Ndaka Yo Wini é uma das figuras de cartaz da 35ª edição do Festival Internacional de Montreal/Quebec (Canadá), denominado “Nuits d´Afrique”, que decorre desde o dia 08 de Julho.

Denzel Washington é eleito o melhor actor do século XXI

há 10 meses
O prestigiado diário norte-americano The New York Times elegeu Denzel Washington como o melhor actor do século. O actor de 65 anos está acima dos 25 outros da lista, posicionando-se em primeiro lugar.

Covid-19: Espectáculos passam a ser permitidos ainda este mês

há 12 meses
Os concertos e actividades culturais em recintos fechados passam a ser permitidos a partir de 17 deste mês, durante a vigência da situação de calamidade pública.

Após ter conta de Instagram hackeada Kid MC alerta “redobrem a segurança e tomem cuidado ao interagir com páginas estranhas”

há 4 meses
Aconteceu no princípio do passado mês de Abril, mas poucos se aperceberam que o perfil oficial do Instagram de Kid MC estava nas mãos de hackers. Já com outra conta activa, o rapper detalhou à Carga, que tudo ocorreu após receber mensagens de actualização de dados.

Ex-exposa de Dr. Dre está a ser investigada por desvio de dinheiro nas contas do rapper

há 12 meses
A ex-esposa do Dr. Dre, Nicole Young , está a ser investigada pelo Departamento de Polícia de Los Angeles por suposto desfalque financeiro nas contas da empresa do produtor.

Conceito Hospitality regressa no próximo Show do Mês Live ao som de Dom Caetano e Lulas da Paixão

há 3 meses
O designado `Hospitality´ consiste em receber o público num espaço aberto, o acto visa também criar um momento de interação entre os presentes, aumentando as opções de convívio para as famílias e amigos.

“No Kuduro as mulheres nos dão capote”

há 2 anos
Presidente Gasolina lamentou o conformismo com que vivem os kuduristas actualmente. Este ano, o cantor está de volta com várias novidades para quebrar o “gralho”.

GTA: Conflitos entre Leslie Benzies e Rockstar Games colocam o futuro do jogo em risco

há 12 meses
Desde que Leslie Benzies foi demitido da Rockstar Games, travando uma enorme batalha contra a empresa e desta vez, tornou público um processo 150 milhões de dólares contra a Rockstar, por causa do GTA 5, noticiou a imprensa internacional.

Dr. Dre torna-se personagem da nova versão do jogo da GTA 5

há 9 meses
O lendário produtor será uma das personagens do GTA V, cuja actualização foi lançada ontem e apelidada de The Cayo Perico Heist, com várias novidades, como é o caso da ilha exótica, que abriga El Rubio, o traficante de drogas mais famoso do mundo.

50 cent admite Live de batalha de hits com Snoop ou Ludacris

há 1 ano
Nesses tempos de quarentena, diversos artistas recorrem aos Lives para interagir com os fãs. No meio hip-hop dos Estados Unidos, as batalhas musicais realizadas ao vivo no Instagram por artistas e produtores estão a se tornar uma tendência.