Pioneira do Ballet Tradicional Kilandukilu recua na sua decisão de desistência após homenagem do Duetos N´Avenida

Trata-se de um dos nomes que representa o baluarte da dança nacional, Ana Maria Vieira Dias, que em dupla com o irmão Maneco Vieira Dias, está na vanguarda do Kilandukilu há mais de 35 anos, pelos quais, foram homenageados na última edição dos Duetos N´Avenida.

Caracterizado como um projecto inclusivo, que dá o palco a quem tem qualidade e valoriza os artistas, o Duetos, na sua segunda edição da quinta temporada, prometeu um show bastante intimista, onde o amor estaria presente do princípio ao fim, e assim aconteceu.

Um solo de saxofone fez as honras da casa, dando lugar à estreia do encontro de “morenas”, uma de cá e outra de outra de lá, precisamente, Selda e Carla Moreno. Ambas protagonizaram um verdadeiro brilharete, nesta noite que foi pautada por viagens a vários estilos e vozes da música mundial, além de músicas da autoria, sendo Carla surpreendida com a presença de Phathar Mak enquanto interpretava a música `inocenti´.

O factor surpresa como um dos grandes diferenciais do Duetos, foi mantido a sete chaves e reservado para o momento mais alto da noite. A homenagem ao Kilandukilu e seus fundadores, só foi percebida durante a projecção de uma dedicatória, que narrava os anos áureos do Ballet bem como todo o seu legado.

O momento foi antecedido da performance de alguns integrante, para a surpresa de Ana Maria e Maneco Vieira Dias que foram convidados a estar no evento, sob outro pretexto.

O Kilandukilu, tal como conta a história, é um grupo que se alicerçou com integrantes de várias partes, mas hoje evoluiu para uma família tendo várias gerações da mesma árvore genealógica a dar continuidade ao legado.

Digno de reconhecimento, o Kilandukilu, que em bom português significa divertimento, durante os seus 37 anos de actividade teve como objecto social a valorização e expansão de danças contemporâneas africanas, com maior destaque para as nacionais, juntamente com a música folclórica.

Na sua intervenção, Ana Maria manifestou a intenção de abandonar o grupo ao qual dedicou parte da sua vida, mas recuou após a homenagem. Além de desejar prosperidade ao projecto, vaticinou que a dança, enquanto disciplina artística, não morra. “Estamos a ir embora e precisamos deixar legados”, disse.

Por sua vez, Maneco Vieira Dias, visivelmente emocionado relembrou que fazem parte de um grupo de resistência, que sempre colocou o sonho a frente das circunstâncias e assim foi que o Ballet Tradicional Kilandukilu conquistou o seu lugar nos anais da história nacional.

Sobre o Ballet Tradicional Kilandukilu
De acordo com a biografia, o Kilandukilu foi fundado a 15 de Março de 1984, em Luanda, no Maculusso. Mantém até aos dias de hoje apenas duas pessoas no activo, que é a Ana Maria e Maneco Vieira Dias, ambos mentores do projecto de danças angolanas, como semba e kizomba a nível do Mundo, juntamente com Mestre Petchu que actualmente os representa em Portugal.

O grupo está presente em várias partes no mundo: Luanda, no Uíge, em Lisboa (Portugal) e também no Recife (Brasil), juntamente com a organização não governamental Pés no Chão.

Até aos dias de hoje, todo o trabalho de dança é precedido de uma recolha de informação, das tradições do país. Faz-se um levantamento das mais variadas culturas e as peças são montadas. A pesquisa leva à criação, que depois é apresentada no palco. Não obstante o forte do grupo ser as danças angolanas, têm sido realizadas outras experimentações com danças contemporâneas africanas. Para além da dança e da música folclórica, o grupo também vem passando informação da gastronomia nacional. 



as cargas mais recentes

Flor de Raiz: “Não temos produtoras sérias”

há 3 anos
Irreverente e muito frontal, a kudurista Flor de Raiz afirmou que não há nenhuma produtora séria ou capacitada, em Angola, para elevar os kuduristas a patamares mais alto.

Soulja Boy compra briga com lutadores após afirmar que o “Rap está mais falso que o WWE”

há 2 anos
O facto é que a troca de Twittes ofensivos não determina que a rivalidade vai se desenrolar futuramente, mas os lutadores não descartaram uma luta corpo a corpo se Soulja Boy não for cuidadoso.

Lançado na passada Sexta-feira, álbum póstumo de Pop Smoke caminha para a 1º posição da Billboard

há 1 ano
De acordo com as projecções do Hits Daily Double, Pop Smoke está definido para conquistar o primeiro lugar na Billboard 200 com 110.000 a 120.000 unidades equivalentes a álbuns vendidas, 4.000 a 6.000 das quais serão em vendas de álbuns tradicionais.

Morreu Pop Show, “a voz autorizada” do Kilapanga

há 4 meses

Banda vencedora do Festival Eurovisão da Canção 2021 está a ser investigada

há 2 anos
O grupo italiano Måneskin está a ser investigado por suspeito uso de drogas em palco e, apesar de já ter categoricamente rejeitado as alegações, o seu vocalista será submetido a testes de despistagem, caso se confirme a suspeita, o prémio pode vir a ser anulado.

MCK lança “Vidas Humanas Importam”com Telma Lee e Carla Moreno

há 2 anos

Vencedores do prémio `Ensa-Arte 2020´são conhecidos hoje

há 2 anos
A 15ª edição de entrega de prémios Ensa- Artes, voltada para as artes plástica acontece hoje com transmissão em directo no programa Janela Aberta, na TPA1.

Snoop Dogg “ataca” Kanye West

há 2 anos
Se referindo aos diversos tweets de West, que vão desde discursos reais e sinceros sobre saúde mental até problemas com Drake, o rapper deixou um recado e ainda deu um conselho sincero a Kanye.

A Minha Luanda: Artistas plásticos homenageiam a cidade de Luanda na data do seu 446º aniversário 

há 10 meses
No dia em que se celebram os 446 anos de Luanda, e em homenagem à Cidade Capital, foi inaugurada no InterContinental Luanda Miramar, a exposição de arte “A Minha Luanda”.

Show do Mês viaja pelos anos dourados da música angolana

há 2 anos
Com objectivo de recriar alguns dos maiores sucessos dos anos 80, o Show do Mês vai juntar alguns dos nomes mais sonantes daquele período para um concerto Live, no dia 27 de Julho (sábado).

C4 Pedro: “Estou muito feliz por ter homenageado a beleza da pele negra”

há 2 anos
Datada de 7 de Julho de 2020, a música que faz ode à pele negra acaba de “ganhar” um videoclipe. Filmado em Moçambique pelas lentes de DJ Marcel, faz juz a beleza da pele negra em toda sua plenitude, quer pelo cenário idílico ou pela diversidade dos traços.

MTV Europe Music Awards 2020: Pabllo Vittar ultrapassa Anitta, Emicida e Ludmila.

há 2 anos
A gala de premiacão MTV Europe Music Awards aconteceu esta madruga em Budapeste, Hungria. Os maiores vencedores da noite foram BTS. Lady Gaga levou o principal prêmio “Artista do Ano” e Pabllo Vittar deixou para atrás Anitta, Emicida, Ludmila e Djonga.

As 10 músicas de amor para ouvir no Dia de São Valentim

há 2 anos

Top dos Mais Queridos: Organização fala sobre o novo formato e desmente suposta exclusão de Gerilson Insrael

há 1 ano
Em entrevista à Carga, a porta-voz do concurso falou sobre a nova estrutura do evento e os procedimentos de votações. Rosa Mangueira, aproveitou a ocasião para desconfirmar a suposta exclusão de Gerilson Insrael, que alega ter recebido ligações da rádio nacional a confirmar que estava entre os 10 mais votados.

Primeiro filme de Gilmário Vemba pode chegar a Netflix

há 2 anos
A longa-metragem vai para as salas de cinemas angolanos e moçambicanos no dia 26 do próximo mês. Depois disso, poderá passar nas plataformas como Netflix e Tellas, informou esta tarde Gilmário Vemba, o protagonista.

Gestor de Davido implora aos nigerianos para que convençam o músico a não o demitir

há 1 ano
O gestor de logística pessoal de Davido, Isreal Afeare, conhecido no mundo da música como Israel DMW, pediu aos nigerianos que implorassem ao cantor para não demiti-lo após ter sido suspenso.