Porquê que Angola celebra o 8 de Janeiro como Dia da Cultura Nacional?

A data será hoje marcada pela outorga de diplomas de mérito e honra a promotores e personalidades da cultura e artes. O acto acontece às 16 horas no Arquivo Nacional, em Luanda, quatro dias depois da abertura das actividades recreativas e culturais em todo o país.

Instituído em 1986, em homenagem ao discurso do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, por ocasião da tomada de posse dos membros da União dos Escritores Angolanos (UEA), em 1979, a data é um simbolo comemorativo nacional.

As celebrações abriram no dia 4 e terminam a 31 deste mês. A jornada contempla exposições, concertos, debates e hoje será marcada por um acto central, com outorga de diplomas de mérito a personalidades que mais se destacaram no sector cultural no ano passado.

“Somos Angola, Somos Cultura” é o lema escolhido para lembrar o discurso de Neto, numa altura em que se procura por soluções para o fomento ao “empreendedorismo e criação de empresas privadas no sector cultural”.

Longe da música, as manifestações culturais angolanas vão desde rituais como Chikumbi, Mukanda ou danças como a fundura, cabetula, semba, varina, cidralia, kazukuta, dizanda a literatura e artes plásticas.

“ (…) a cultura não pode se inscrever no chauvinismo, nem pretende evitar o dinamismo da vida.  A cultura evolui com as condições materiais e, em cada etapa, corresponde a uma forma de expressão e de concretização de actos materiais(…)“, lembramos o celebre discurso de Agostinho Neto.

Desde que é celebrada, há 35 anos, a maior conquista do 8 de Janeiro foi a elevação da Cidade de Mbanza Congo a Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 2017.

Entretanto, se por um lado, o país conseguiu preservar ao ponto de inscrever a Antiga Cidade do Reino do Congo no organismo das Nações Unidas, por outro, não conseguiu evitar que manifestações culturais como a Rebita, por exemplo, desaparecessem.

as cargas mais recentes

House Dance, o improviso perfeito

há 3 anos
Afro-house é frequentemente comparado ao estilo Kuduro, pela sua forma de expressão, movimentos e ritmos. Podemos dizer que na classificação de dança, o Afro-house é um grupo de dança mais abrangente e engloba o Kuduro e outros estilos de dança africana, sendo o Kuduro daça especificamente angolana e tem as suas características diferenciadoras.

Morreu tropentista e co-fundador dos Kassav

há 2 anos

Liz Lyrics se auto-afirma em nova EP ‘Hate Me Now’

há 2 anos
A ser lançada no próximo dia 5 de Maio, ‘Hate Me Now’ é o 14° trabalho do rapper e, a prova de que é um talento a não faltar na sua playlist.

Vassouradas novamente no Show do Mês

há 2 anos
É um dos conjuntos mais antigos do país, faz parte da história da música nacional, várias gerações de músicos passaram por lá e é, para muitos, o melhor agrupamento musical de Angola. São os “Kiezos”, próximo cartaz do Show do Mês (24 de Abril).

Mateus dos Santos apresenta-se na Galeria Tamar Golan com “EFEITO 19”

há 2 anos
O artista angolano Mateus dos Santos vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “EFEITO 19”, uma exposição individual a inaugurar no próximo dia 11 de Junho de 2021, pelas 16h horas.

Ana Vilela “cancela” conselhos da música Trem Bala e afirma “O mundo é um lugar horrível”

há 2 anos
Atendendo ao ano atípico que se vive, os internautas e seguidores entraram no clima da brincadeira, que virou “meme”, mas ao mesmo tempo, razão para análise íntima e reflexiva sobre o impacto de maus acontecimentos, acumulados num só ano.

Após sucesso da primeira edição Spoken Mais chega a Viana

há 2 anos

“Mulher Infinita” de Lourenço Mussango chega às bancas esta semana

há 2 anos
O escritor Lourenço Mussango, Prémio Literário António Jacinto 2020, vai autografar na próxima quinta-feira (10), no Memorial António Agostinho Neto, a sua primeira obra literária.

Desiludidos, MCK e Ikonoklasta lembram aos dirigentes que “Não Era Pra Ser Assim”

há 1 ano
Na música, MCK e Ikonoklasta adaptam o tema “Anangola Ya Dila”, de Artur Nunes, ao actual contexto de crise e incertezas que o país mergulhou desde 1975.

É Preciso Falar: Carga Magazine lança novo conteúdo em formato podcast

há 9 meses
O novo conteúdo da Carga é uma grande entrevista do tipo opinativa, com os principais fazedores da música angolana, opinion makers, bem como pessoas ligadas a cultura, acompanhada de debates sobre os temas que preocupam a cultura nacional, particularmente a música.

Kalibrados actuam amanhã no `Notas Soltas´

há 2 anos
O evento que acontece habitualmente às quartas, vai excepcionalmente realizar um “Brunch Edition”, em vésperas do dia da Dipanda cujos convidados são os Kalibrados.

Bienal de São Paulo adiada para 2021

há 3 anos
Criada em 1951, o evento é considerado o mais importante do calendário das artes plásticas do Brasil e acolhe anualmente artistas de diferentes partes do mundo. A organização decidiu adiar o certame para 2021.

Fã de 10 anos pede batalha de bateria a Dave Grohl dos Foo Fighters

há 2 anos
Nandi Bushell, de 10 anos, pediu um desafio de bateria a Dave Grohl, músico de 51 anos da banda de Rock Foo Fighters. A batalha foi aceite e durou 30 segundos.

Trump chama cantora Madonna de feia

há 3 anos
O novo livro de Mary L. Trump, sobrinha do actual presidente dos Estados Unidos, está a gerar controvérsia, pelo facto de desvendar temas secretos da vida do presidente.

Alicia Keys aceita batalha de piano com John Legend

há 3 anos
No mês passado, Legend disse, durante uma conversa com Nick Cannon, que desejava ter um frente a frente no piano com a cantora Alicia Keys no Live Verzuz. O pedido foi atendido e o encontro está marcado para as 20 horas do dia 19 de Junho no Instagram.

Dog Murras e Bonga programam encontro histórico

há 2 anos
Dog Murras vai receber no dia 3 de Maio, Barceló de Carvalho ” Bonga”, na rubrica TerrATerra, para falarem sobre os nossos valores culturais, as tradições africanas e os destinos dos angolanos, numa conversa aberta à moda angolana, despida de cores partidárias.