Porquê que Angola celebra o 8 de Janeiro como Dia da Cultura Nacional?

A data será hoje marcada pela outorga de diplomas de mérito e honra a promotores e personalidades da cultura e artes. O acto acontece às 16 horas no Arquivo Nacional, em Luanda, quatro dias depois da abertura das actividades recreativas e culturais em todo o país.

Instituído em 1986, em homenagem ao discurso do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, por ocasião da tomada de posse dos membros da União dos Escritores Angolanos (UEA), em 1979, a data é um simbolo comemorativo nacional.

As celebrações abriram no dia 4 e terminam a 31 deste mês. A jornada contempla exposições, concertos, debates e hoje será marcada por um acto central, com outorga de diplomas de mérito a personalidades que mais se destacaram no sector cultural no ano passado.

“Somos Angola, Somos Cultura” é o lema escolhido para lembrar o discurso de Neto, numa altura em que se procura por soluções para o fomento ao “empreendedorismo e criação de empresas privadas no sector cultural”.

Longe da música, as manifestações culturais angolanas vão desde rituais como Chikumbi, Mukanda ou danças como a fundura, cabetula, semba, varina, cidralia, kazukuta, dizanda a literatura e artes plásticas.

“ (…) a cultura não pode se inscrever no chauvinismo, nem pretende evitar o dinamismo da vida.  A cultura evolui com as condições materiais e, em cada etapa, corresponde a uma forma de expressão e de concretização de actos materiais(…)“, lembramos o celebre discurso de Agostinho Neto.

Desde que é celebrada, há 35 anos, a maior conquista do 8 de Janeiro foi a elevação da Cidade de Mbanza Congo a Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 2017.

Entretanto, se por um lado, o país conseguiu preservar ao ponto de inscrever a Antiga Cidade do Reino do Congo no organismo das Nações Unidas, por outro, não conseguiu evitar que manifestações culturais como a Rebita, por exemplo, desaparecessem.

as cargas mais recentes

Drunk Master quebra o silêncio e mostra a sua “Espécie”

há 6 meses
A faixa que já havia sido lançada, é agora apresentada com uma nova roupagem, em que Drunk expressa em dois minutos, num beat que o caracteriza, o que sente e percebe da “espécie em que se enquadra enquanto pessoa”.

Enlightened Path: Quarto álbum de DJ Djeff já está disponível em Angola

há 2 meses
Este que é o seu quarto álbum de originais, foi desenvolvido ao longo deste último ano, e muito, influenciado pelas inúmeras actuações por este mundo fora e subsequente experiências.

Emicida disponibiliza “AmarElo – O Filme Invisível”

há 10 meses
O rapper brasileiro disponibilizou no seu canal oficial no YouTube e também pelos serviços de streaming digital Spotify e Deezer, o segundo episódio do podcast ‘AmarElo – O Filme Invisível’.

Três cantoras entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo

há 1 mês
No seu todo, a lista conta com 100 mulheres oriundas de 30 países, e pertencentes a quatro gerações. Entre estas, há 10 chefes de estado, 38 directoras executivas e 5 artistas de entretenimento.

Anime sobre o rapper XXXTENTACION poderá ser lançado brevemente

há 2 meses
O lançamento do novo anime foi noticiado por diversas páginas de rap internacionais, mas até ao momento nada foi confirmado oficialmente.

Anitta lança nova música com participação de Cardi B

há 4 meses
Depois de algumas especulações e mistérios, agora é oficial. A cantora brasileira fará parceria com Cardi B. A faixa sai a 18 de Setembro e fará parte do seu próximo álbum.

Diddy e Dr. Dre acertam detalhes para batalha de hits

há 9 meses

Chadwick Boseman: Após quatro anos, “astro” de Pantera Negra perde a batalha contra cancro no cólon

há 5 meses
Chadwick Boseman morreu na noite passada aos 43 anos, na companhia da família em casa. A notícia foi dada no Twitter oficial do actor.

Toty Sa´Med de quarentena em Portugal

há 10 meses
O músico angolano Toty Sa´Med “viu” cancelados os dois concertos que tinha agendado na Europa, por causa da pandemia Coronavírus.

Afinal o que é um “OG” Original Gangster?

há 16 horas
O termo “Original” foi usado pela primeira vez por Crips, em 1972, e significava “nós somos os primeiros”. A seguir passou a ser usada por todos, independentemente da idade e estatuto.

Desfile de hits “acorda” o hip hop em plena quarentena

há 9 meses
A nação hip hop “parou” para testemunhar a exibição dos hits de Raiva e DH, numa noite com todas as condições para ficar na história deste género musical.

NGA disponibiliza hoje três novos projectos musicais

há 2 meses
Constituído por “Só Se Vive Uma Vez”, “Por Nós” e P’ra Nós”, o triplo lançado nas celebrações do 38.° aniversário do artista angolano radicado na Linha de Sintra representa a consistência lírica do vasto registo fonográfico, onde se destacam “Filho Das Ruas”, “King”, “Filho Das Ruas 2.

Morreu o músico Carlos Burity

há 5 meses
O músico esteve internado na Clínica Girassol, mas depois de receber alta, o músico sentiu-se mal e foi encaminhado ao hospital onde acabou por falecer nas primeiras horas desta manhã aos 67 anos.

Majoskill, a voz da esperança do Rap das ruas

há 8 meses
Majoskill vem do Morro Bento, em Luanda. O rapper está no movimento há cinco anos e é apontado como o representante da cultura Hip Hop do seu distrito. Tem duas mixtapes publicadas e apresentou à Carga o seu ambicioso projecto musical para os próximos meses.

Dr. Dre internado de urgência após sofrer aneurisma cerebral

há 2 semanas
O produtor musical e rapper Dr. Dre foi internado esta segunda-feira, após sofrer um aneurisma cerebral. Os médicos estão a tentar descobrir a razão do sangramento e realizam uma série de exames. Mas, o músico está estável e lúcido e deixou uma mensagem.

Abril, o mês da dança

há 9 meses