Porquê que Angola celebra o 8 de Janeiro como Dia da Cultura Nacional?

A data será hoje marcada pela outorga de diplomas de mérito e honra a promotores e personalidades da cultura e artes. O acto acontece às 16 horas no Arquivo Nacional, em Luanda, quatro dias depois da abertura das actividades recreativas e culturais em todo o país.

Instituído em 1986, em homenagem ao discurso do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, por ocasião da tomada de posse dos membros da União dos Escritores Angolanos (UEA), em 1979, a data é um simbolo comemorativo nacional.

As celebrações abriram no dia 4 e terminam a 31 deste mês. A jornada contempla exposições, concertos, debates e hoje será marcada por um acto central, com outorga de diplomas de mérito a personalidades que mais se destacaram no sector cultural no ano passado.

“Somos Angola, Somos Cultura” é o lema escolhido para lembrar o discurso de Neto, numa altura em que se procura por soluções para o fomento ao “empreendedorismo e criação de empresas privadas no sector cultural”.

Longe da música, as manifestações culturais angolanas vão desde rituais como Chikumbi, Mukanda ou danças como a fundura, cabetula, semba, varina, cidralia, kazukuta, dizanda a literatura e artes plásticas.

“ (…) a cultura não pode se inscrever no chauvinismo, nem pretende evitar o dinamismo da vida.  A cultura evolui com as condições materiais e, em cada etapa, corresponde a uma forma de expressão e de concretização de actos materiais(…)“, lembramos o celebre discurso de Agostinho Neto.

Desde que é celebrada, há 35 anos, a maior conquista do 8 de Janeiro foi a elevação da Cidade de Mbanza Congo a Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 2017.

Entretanto, se por um lado, o país conseguiu preservar ao ponto de inscrever a Antiga Cidade do Reino do Congo no organismo das Nações Unidas, por outro, não conseguiu evitar que manifestações culturais como a Rebita, por exemplo, desaparecessem.

as cargas mais recentes

Luz do Spoken: “uso conscientemente a arte da poesia falada para causar reflexões e quiçá mudanças”

há 2 anos
A multifacetada actriz, poeta declamadora (spoker) que se “aventura” como Directora, Produtora de arte e na escrita criativa, vai apresentar amanhã as 17:30 o recital “Multimorfoses”, onde vai apresentar o seu percurso como pessoa e artista. Numa breve conversa com a artivista, ficámos a saber de onde vem e para onde vai a Luz do Spoken, em meio ao “caos” social.

“A Nossa Kizomba” está de volta

há 2 anos
Com um cartaz irresistível, os amantes do estilo Kizomba, um dos ritmos mais consumido no nosso país, poderão reviver momentos marcantes, com artistas de peso, durante o mês de Outubro.

Concurso para atribuição de bolsas de estudos nas áreas da Música e Artes Cénicas encerra dia 9 de Novembro

há 2 anos
No âmbito do projecto da União Europeia Procultura, o Camões, I.P. anuncia a publicação de um convite em duas fases à apresentação de propostas de projecto que tenham por objectivo criar emprego durável e rendimento sustentável nos setores da música, artes cénicas e literatura infantojuvenil nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

Presidente de Cabo Verde considera Agostinho Neto Património da  Humanidade

há 9 meses
José Maria Neves está em Angola desde domingo e cumpre uma visita de Estado, que termina esta quarta-feira. O chefe de Estado de Cabo Verde prestou as declarações durante um passeio ao Memorial António Agostinho Neto, onde, entre outras acções, depositou uma coroa de flores ao sarcófago do primeiro presidente da República de Angola.

Big Daddy Kane e KRS-One protagonizam ‘Verzuz battle’ épico

há 12 meses
Embora exista um descabido preconceito relacionado com a idade dos hippopers, os veteranos Big Daddy Kane e KRS-One provaram na noite de ontem, que o Rap “cinquentão” está de boa saúde e recomenda-se.

Rodex Mágico, um artista plurivalente que caminha a passos firmes em direcção ao triunfo musical

há 1 ano
O jovem artista vem dos Combatentes, o que parece justificar seus conteúdos e referências musicais como Bruno M. Tal como várias outras estrelas, Mágico é um daqueles talentos que trocou o mundo da delinquência pelo Kuduro ou Rap. Kuduro ou Rap, porque fica difícil se posicionar ante a tendência deste artista, que resulta da fusão entre o Kuduro, Funk, Rap e Afrobeat.

Rihanna se declara revolucionária da indústria da beleza com a Fenty Beauty

há 2 anos
Há poucos dias do lançamento do novo Pro Filt’r Powder Foundation by Fenty Beauty, Rihanna se declarou revolucionária da indústria da beleza, e não é mentira.

Luan Santana interrompe live para exigir respeito à Luisa Sonza após ataque de ódio massivo

há 2 anos
Em meio ao repúdio público, Luan Santana aproveitou o live que realizou no passado sábado, do qual Luisa também fez parte, para exigir respeito e mais empatia pela cantora, advogando que “ela pode ser o que quiser”.

AFRIMA passa a contar com uma agência oficial em Angola

há 5 meses
Doravante, a organização dos prémios africanos de música “All Africa Music Awards” (AFRIMA) terá um representente oficial em Angola. Trata-se da Cloe Management, uma agência angolana de gestão internacional de carreira de músicos, produtores e marcas independentes criada em 2006 por Clotilde Muhongo Baiua.

Fios de Cabelo de Kurt Cobain vão a leilão

há 1 ano
Seis fios de cabelo do músico e ex-Nirvana Kurt Cobain vão a leilão com licitação mínima equivalente a cerca de dois milhões de Kwanzas. A apresentação rara e exclusiva em uma folha de 8,5 ”x 11” inclui seis fios de cabelo loiro de Cobain.

Lil Nas X quer defender 100% a comunidade LGBT

há 2 anos
O rapper, cantor e compositor norte-americano de 20 anos se tornou no primeiro artista a assumir a homossexualidade, estando no top da Billbord.

Sambizanga passará a contar com plataforma de promoção dos artistas

há 2 anos

Actuação de Kyaku Kyadaff no `Conversas acústicas´ já em contagem decrescente

há 2 anos
O show intimista traz um conceito inovador concebido pela STEP, que congrega de forma interactiva várias disciplinas artísticas, nomeadamente: música, gastronomia e artes plásticas.

´Emerging Painting Invitational´ para ver on-line até ao dia 19 de Outubro

há 2 anos

Faltam apenas três galas para conhecermos o vencedor do BAI Dança Com Ritmo

há 1 ano
Os concorrentes não serão os únicos a serem desafiados, a gala também será marcada pela primeira batalha das celebridades do quadro `Dança com os Famosos´: Kelly Silva defronta Paul G e quem passar pelo crivo do quarteto jurado, permanecerá no concurso.

Lil Wayne reclama após ser excluído da lista dos convidados aos Grammy: “Não sou digno?”

há 2 anos
Apesar de estar nomeado à categoria de “Melhor Gravação”, o artista queixou-se, ontem, sobre as razões que levam a Academia a não o incluir, com frequência, e convidá-lo para o espectáculo de apresentação do prémio.