Porto de Luanda: 75 anos a ligar Angola aos mercados internacionais

O Porto de Luanda é o maior terminal de importação e exportação de carga de Angola e há 75 anos, completados hoje, tem ligado o país aos principais mercados mundiais, servindo de alavanca para o desenvolvimento económico e social, ancorado nos pilares da sustentabilidade e da competitividade. Com a nova administração, a instituição segue a rota do crescimento de portas abertas para o futuro.

Porto de Luanda: 75 anos a ligar Angola aos mercados internacionais
Fotos: DR Porto de Luanda

Com uma movimentação anual de mais de 14 milhões de toneladas de mercadorias, a estatal ocupa lugar de destaque dos portos do Atlântico Sul, o que motiva a administração encabeçada por Alberto António Bengue a unir sinergias para tornar a empresa pública mais forte, competitiva e moderna, a fim de fazer face ao novo paradigma económico mundial.

Num dia como hoje, 15 de Junho de 1945, o Porto de Luanda era inaugurado, tornando-se o principal terminal de carga do país e hoje conta com serviços de terminais de carga, de contentores, de apoio à actividade petrolífera, de passageiros, polivalente e o terminal multiusos, para além de vários outros serviços modernos.

Porto de Luanda: 75 anos a ligar Angola aos mercados internacionais
Fotos: DR Porto de Luanda

Para marcar os 75 anos de existência, o corpo directivo tem levado a cabo uma série de campanhas junto dos meios de comunicação social do país e do estrangeiro, para a promoção e divulgação da imagem da empresa portuária marítima. As actividades incluem também doações de bens de primeiras necessidades às populações de zonas como Boavista, Ilha de Luanda e Centro de Acolhimento dos Ramiros.

Localizado na Baía de Luanda, e separado do Oceano Atlântico através da Ilha de Luanda, o Porto de Luanda detém 70% do comércio externo de Angola (sem contar com o petróleo) e tem como principais exportações a carga de granel líquido e seca.

as cargas mais recentes

Yuri da Cunha festeja aniversário com Show em Portugal

há 2 meses
O Casino Estoril (Portugal) será palco do grande show de Yuri da Cunha, dia 13 de Setembro (Domingo), em comemoração do seu 40 º aniversário.

10 anos depois Diff regressa ao game para revolucionar o Rap

há 3 semanas
É dos rappers mais modernos da actualidade e só não deu cartas porque esteve dez anos fora do mainstream, mas, está de volta e desta vez com um EP de 4 faixas musicais, incluindo os respectivos vídeoclips. Além da obra, o músico preparou uma “bomba” com Anselmo Ralph e fala à Carga sobre o seu regresso.

Friday Lit: A apresentação do futuro de Alkinoos

há 3 semanas
Já disponível em todas plataformas digitais, o tema “Friday Lit” abre as portas para o próximo EP da autoria de Alkinoos -Alcino Pascoal-, com cada uma das músicas dedicada a um dia da semana.

Dinheiro da FIFA já está em posse da Federação Angolana de Futebol

há 2 meses
Dos valores 216 mil dólares serão entregues às associações desportivas das 18 províncias e servirá para assistir e aliviar os efeitos do Covid-19.

Filme sobre Murais da Leba disputa Grande Prémio de Cinema Brasileiro

há 6 meses
O filme torna-se assim no primeiro realizado em África a entrar no circuito comercial de cinema brasileiro. Intitulado ‘As Cores da Serpente’, a longa-metragem narra o desafiante processo artístico dos jovens grafiteiros sobre os Murais da Leba.

Acossados pelo Covid-19, músicos pretendem mais rendimentos nos royalties

há 7 meses
A pandemia Covid-19 está a ter consequências nefastas para qualquer negócio que implique aglomerado de pessoas. A indústria da música ao vivo é uma das maiores vítimas deste isolamento social que o contágio do coronavírus obriga.

Sintoniza 95.5 FM: Matabicho

há 4 meses
Quem sintoniza a LAC, ao Domingo, das 10 até às 12 horas, pode acompanhar um dos programas mais eclécticos da Antena Comercial. No ar desde 2015, o `Matabicho´, tem uma equipa de cinco apresentadores, nomeadamente: Jorge Guerra, Walter dos Reis, Rosário Rodrigues, Edilson de Almeida e Selma Simba, que funciona em regime de rotação anual. Quanto a pluralidade de conteúdos, o programa aspira explorar artes eruditas, entreter, educar e informar estando actualmente ao “comando” de Djanira Barbosa, que conta com o suporte de Mauro Costa.

Eminem celebra 12 anos longe das drogas

há 6 meses
O rapper recorreu às redes sociais para exibir um chip que recebeu depois de ficar sóbrio por 12 anos depois de batalhas passadas contra o vício.

Preto Show repete proeza e lidera nomeaçõs do Moda Luanda

há 5 meses
Já são conhecidos os nomeados da 23ª Edição do Moda Luanda, onde o também conhecido como Benga Boyz está nomeado para cinco categorias. A repetir a proeza da edição de 2018, é seguido na lista pela dupla Scró Q Cuia e Nerú Americano com quatro indicações e C4 Pedro com três. O evento de premiações que acontece no próximo dia 21 de Junho, terá transmissão em directo em cadeia televisiva.

Tensão entre Anitta e Ludmilla volta a aumentar e dessa vez Snoop Dogg foi o pivó

há 4 meses
O rapper norte-americano comemorou através de uma publicação no Instagram, os 95 milhões de views da música ‘Onda Diferente’ no Youtube. Na mesma publicação, Snoop agradeceu apenas Anitta e Papatinho pela música, que tem participação e foi escrita por Ludmilla, deixando no ar um clima de tensão, que o “obrigou” a fazer uma nova publicação.

Cage One e Elizabeth Ventura estreiam-se na maior exposição de Hip Hop do mundo

há 2 dias

LIVE do Show do Mês

há 7 meses

Dog Murras desmente saída da TV Zimbo

há 7 meses

`Ar Condicionado´ chega às telas angolanas

há 5 meses
O filme angolano `Ar Condicionado´ foi seleccionado para o `We Are One: A Global Film Festival´, festival de cinema online gratuito em todo mundo através do youtube, de 29 de Maio a 7 de Junho.

Majoskill, a voz da esperança do Rap das ruas

há 5 meses
Majoskill vem do Morro Bento, em Luanda. O rapper está no movimento há cinco anos e é apontado como o representante da cultura Hip Hop do seu distrito. Tem duas mixtapes publicadas e apresentou à Carga o seu ambicioso projecto musical para os próximos meses.

Kanye West anuncia candidatura à presidência dos Estados Unidos da América

há 4 meses
O rapper norte-americano Kanye West anunciou ontem, 4 de Julho ( Dia da Independência dos Estados Unidos) a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado o actual presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. “Agora chegou o momento de cumprir a promessa dos Estados Unidos”, diz o rapper explicando os motivos da sua candidatura.