Porto de Luanda: 75 anos a ligar Angola aos mercados internacionais

O Porto de Luanda é o maior terminal de importação e exportação de carga de Angola e há 75 anos, completados hoje, tem ligado o país aos principais mercados mundiais, servindo de alavanca para o desenvolvimento económico e social, ancorado nos pilares da sustentabilidade e da competitividade. Com a nova administração, a instituição segue a rota do crescimento de portas abertas para o futuro.

Porto de Luanda: 75 anos a ligar Angola aos mercados internacionais
Fotos: DR Porto de Luanda

Com uma movimentação anual de mais de 14 milhões de toneladas de mercadorias, a estatal ocupa lugar de destaque dos portos do Atlântico Sul, o que motiva a administração encabeçada por Alberto António Bengue a unir sinergias para tornar a empresa pública mais forte, competitiva e moderna, a fim de fazer face ao novo paradigma económico mundial.

Num dia como hoje, 15 de Junho de 1945, o Porto de Luanda era inaugurado, tornando-se o principal terminal de carga do país e hoje conta com serviços de terminais de carga, de contentores, de apoio à actividade petrolífera, de passageiros, polivalente e o terminal multiusos, para além de vários outros serviços modernos.

Porto de Luanda: 75 anos a ligar Angola aos mercados internacionais
Fotos: DR Porto de Luanda

Para marcar os 75 anos de existência, o corpo directivo tem levado a cabo uma série de campanhas junto dos meios de comunicação social do país e do estrangeiro, para a promoção e divulgação da imagem da empresa portuária marítima. As actividades incluem também doações de bens de primeiras necessidades às populações de zonas como Boavista, Ilha de Luanda e Centro de Acolhimento dos Ramiros.

Localizado na Baía de Luanda, e separado do Oceano Atlântico através da Ilha de Luanda, o Porto de Luanda detém 70% do comércio externo de Angola (sem contar com o petróleo) e tem como principais exportações a carga de granel líquido e seca.

as cargas mais recentes

Dog Murras: “ Em Angola a maioria dos músicos desconhece o seu papel e não tem noção do seu valor”

há 11 meses
O 22 de Novembro é conhecido como o dia do músico, sobretudo nos países de tradição católica, para lembrar Santa Cecília, padroeira da classe que, reja a estória, na noite de núpcias, recusou perder a virgindade, em troca, cantou para o esposo. Em torno da data, Dog Murras apresentou sua reflexão.

Já está disponível o segundo single promocional do Projecto ShowTimeCollection

há 2 anos
Da autoria de Gedson, `Hustler´ dá continuidade ao projecto ` ShowTimeCollection´, a música é lançada após Megga Skills, CEO da label, fazer as “honras da casa” com single `Tá Doce´.

Renata Torres recebe humoristas no ‘Vamos falar a sério’ do Kianda Sessions

há 2 anos

Futebolista angolano cobiçado pelas principais ligas

há 2 anos
Autor de 12 golos esta temporada, dos quais seis consecutivos antes do surgimento do Covid-19, o futebolista angolano Fábio Abreu está a ser cobiçado por vários clubes em Portugal, França, Espanha e Inglaterra.

Diddy entra com um processo contra Sean John e exige USD 25 milhões por usar o seu nome

há 2 anos

Apesar dos escândalos sexuais, R. Kelly continua a ser dos músicos mais ouvidos no mundo

há 1 ano
Mesmo depois do lançamento, em 2017, da campanha MuteRKelly, que exigia a retirada das suas músicas de aplicativos de rádio e música e que mais tarde, levou ao cancelamento de várias turnées de concertos do músico, R. Kelly continua a ser dos mais ouvidos.

Três cantoras entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo

há 2 anos
No seu todo, a lista conta com 100 mulheres oriundas de 30 países, e pertencentes a quatro gerações. Entre estas, há 10 chefes de estado, 38 directoras executivas e 5 artistas de entretenimento.

Toty Sa’med

há 3 anos
Parece ter chegado o momento de Toty Sa’med brindar os fãs com um álbum, depois de um percurso de mais de 10 anos.

Mastiksoul se pronuncia após alegada condenação por violência doméstica

há 1 ano
Na semana passada, o Dj esteve em destaque, por razões menos abonatórias, veiculou-se no seio da imprensa portuguesa, que Mastiksoul terá sido condenado à pena de prisão de dois anos e três meses, com suspensão por igual período, pelo crime de violência doméstica contra a ex-companheira.

Tradicional nomeação da Complex elege Tyler, The Creator como Melhor Rapper Vivo de 2021

há 9 meses
Todos os anos, o tradicional portal de cultura pop Complex elege o melhor rapper vivo do ano anterior. A publicação divulgou também um ranking dos melhores rappers desde 1979.

Dji Tafinha factura o equivalente a cerca de 15 milhões de Kwanzas em direitos autorais

há 1 ano
O músico é dos artistas angolanos que mais facturam com direitos autorais em Portugal e aproveita o dinheiro para reinvestir. E, enquanto os colegas se debatem com os problemas de divisas, o produtor facilmente dá a volta por cima, recorrendo-se aos rendimentos da Sociedade Portuguesa de Autores.

Valete afirma que é chegado o momento do “fim da escassez do Rap frontal”

há 2 anos
O rapper lançou, esta sexta-feira, cinco músicas novas e declara que chegou a hora para o fim da escassez do Rap “consciente”. A saudade levou a que meio milhão fãs inundassem as redes sociais para ouvir o músico.

Tribunal obriga Valete a fazer pedido de desculpas públicas

há 1 ano
Para evitar que fosse julgado, Keidje Torres Lima, artisticamente conhecido por Valete, recorreu esta semana às redes sociais para partilhar publicamente um pedido de desculpas ao casal que ameaçou em 2019, na sequência da polémica canção “BFF”.

Ouvir música através de um implante no cérebro é a mais nova proposta da Tesla

há 2 anos
Elon Musk, CEO da marca de automóveis Tesla e da empresa aeroespacial SpaceX, que colocou recentemente dois astronautas em órbita, afirma que vamos deixar de precisar de auscultadores em breve, porque vamos passar a ouvir música através de um micro-chip no cérebro.

Show do Mês “traz” clássicos angolanos em orquestra

há 2 anos

#UsaMascara em exposição no Camões

há 2 anos
A exposição apresenta uma seleção de 33 obras, realizadas por 30 artistas angolanos, que têm como temática transversal a prevenção e o combate à pandemia da COVID-19 em Angola.