O Porto de Luanda é o maior terminal de importação e exportação de carga de Angola e há 75 anos, completados hoje, tem ligado o país aos principais mercados mundiais, servindo de alavanca para o desenvolvimento económico e social, ancorado nos pilares da sustentabilidade e da competitividade. Com a nova administração, a instituição segue a rota do crescimento de portas abertas para o futuro.

Com uma movimentação anual de mais de 14 milhões de toneladas de mercadorias, a estatal ocupa lugar de destaque dos portos do Atlântico Sul, o que motiva a administração encabeçada por Alberto António Bengue a unir sinergias para tornar a empresa pública mais forte, competitiva e moderna, a fim de fazer face ao novo paradigma económico mundial.
Num dia como hoje, 15 de Junho de 1945, o Porto de Luanda era inaugurado, tornando-se o principal terminal de carga do país e hoje conta com serviços de terminais de carga, de contentores, de apoio à actividade petrolífera, de passageiros, polivalente e o terminal multiusos, para além de vários outros serviços modernos.

Para marcar os 75 anos de existência, o corpo directivo tem levado a cabo uma série de campanhas junto dos meios de comunicação social do país e do estrangeiro, para a promoção e divulgação da imagem da empresa portuária marítima. As actividades incluem também doações de bens de primeiras necessidades às populações de zonas como Boavista, Ilha de Luanda e Centro de Acolhimento dos Ramiros.
Localizado na Baía de Luanda, e separado do Oceano Atlântico através da Ilha de Luanda, o Porto de Luanda detém 70% do comércio externo de Angola (sem contar com o petróleo) e tem como principais exportações a carga de granel líquido e seca.