Porto de Luanda: 75 anos a ligar Angola aos mercados internacionais

O Porto de Luanda é o maior terminal de importação e exportação de carga de Angola e há 75 anos, completados hoje, tem ligado o país aos principais mercados mundiais, servindo de alavanca para o desenvolvimento económico e social, ancorado nos pilares da sustentabilidade e da competitividade. Com a nova administração, a instituição segue a rota do crescimento de portas abertas para o futuro.

Porto de Luanda: 75 anos a ligar Angola aos mercados internacionais
Fotos: DR Porto de Luanda

Com uma movimentação anual de mais de 14 milhões de toneladas de mercadorias, a estatal ocupa lugar de destaque dos portos do Atlântico Sul, o que motiva a administração encabeçada por Alberto António Bengue a unir sinergias para tornar a empresa pública mais forte, competitiva e moderna, a fim de fazer face ao novo paradigma económico mundial.

Num dia como hoje, 15 de Junho de 1945, o Porto de Luanda era inaugurado, tornando-se o principal terminal de carga do país e hoje conta com serviços de terminais de carga, de contentores, de apoio à actividade petrolífera, de passageiros, polivalente e o terminal multiusos, para além de vários outros serviços modernos.

Porto de Luanda: 75 anos a ligar Angola aos mercados internacionais
Fotos: DR Porto de Luanda

Para marcar os 75 anos de existência, o corpo directivo tem levado a cabo uma série de campanhas junto dos meios de comunicação social do país e do estrangeiro, para a promoção e divulgação da imagem da empresa portuária marítima. As actividades incluem também doações de bens de primeiras necessidades às populações de zonas como Boavista, Ilha de Luanda e Centro de Acolhimento dos Ramiros.

Localizado na Baía de Luanda, e separado do Oceano Atlântico através da Ilha de Luanda, o Porto de Luanda detém 70% do comércio externo de Angola (sem contar com o petróleo) e tem como principais exportações a carga de granel líquido e seca.

as cargas mais recentes

Fundação Arte e Cultura e o Gabinete Provincial da Cultura realizam workshop sobre Dikanza

há 11 meses
Serão oradores os músicos e executantes da Dikanza Jorge Mulumba e Lito Graça, e contará com a presença do Director-Geral do Instituto de Línguas Nacionais, José Pedro, que fará uma abordagem sobre a escrita da Língua Kimbundu.

Heavy C aposta em novos talentos e anuncia dois álbuns

há 2 anos
O objectivo da aposta em novos talentos é a passagem de experiência, porque, entende, a falta de qualidade nos artistas emergentes acontece por conta da não passagem de testemunho.

Anderson .Paak e Bruno Mars lançam soul inspirado na década de 70

há 1 ano
Lançado na passada Sexta-Feira, o single que já atingiu números astronomicos nas plataformas de stream, é nada mais do que o eleito para apresentar o álbum de estreia da Silk Sonic´, banda liderada por Anderson .Paak e Bruno Mars

Ministro compara Anitta com personagem de desenho animado infantil

há 1 ano
O ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles, chamou esta quarta-feira, a cantora Anitta de teletubbie-personagem de um programa infantil da década de 1990, durante uma troca de farpas nas redes sociais, desafiando-a a citar as capitais do Brasil.

Show do Mês apresenta último grande show de Waldemar Bastos em Angola

há 2 anos
O Show do Mês leva este sábado as emoções do último grande espectáculo de Waldemar Bastos, músico falecido na passada segunda-feira e que foi ontem a enterrar no Cemitério da Galiza, em Portugal.

Mais de 5 mil pessoas assistem diariamente o filme de produção nacional ‘Ar Condicionado’

há 2 anos
O filme começou a conquistar audiência muito cedo. Logo no primeiro dia de estreia foi seleccionado para concorrer às categorias “Audience Award” e “Fipresci Award” no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, Holanda. A longa-metragem angolana soma e segue no festival We Are One: A Global Film, no YouTube, com um registo de 26 mil e 225 visualizações em menos de cinco dias.

Kazuza, o Dj que virou “contador de sonhos”

há 1 ano
Da sua versatilidade saíram dois álbuns, um dos quais com participações de Daboless, Mister K, Dr. Romeu e Jay Lourenzo, mas é com mesa misturadora que Djkazuza quer atingir o apogeu. Na música há dez anos, o deejay apresenta-se como um dos principais promotores da música eletrónica no país.

Aline Frazão junta-se ao projecto #1000Máscaras20Dias da Soba Store

há 2 anos
A novidade chegou pelas redes sociais da cantora, onde através de uma publicação, fez saber que vai usar a habilidade da costura para contribuir com a iniciativa da Soba Store, que consiste em distribuir gratuitamente máscaras aos servidores públicos essenciais.

Beyoncé revela cultivo de cannabis para combate ao estresse

há 9 meses
A artista revelou que tem beneficiado do uso do canabidiol, graças as propriedades medicinais que a planta possui: “descobri-o na minha última turnê e experimentei os seus benefícios contra a dor e a inflamação”. Acrescentando ainda que está a construir a sua própria fazenda para cultivo da cannabis.

Damásio Brothers lançam “Chuva em Abril” 

há 4 meses
  Ainda estamos em Janeiro mas “Chuva em Abril”, o novo tema dos irmãos Cila e Graciano Damásio, já está disponível em todas as plataformas digitais e vem acompanhado de videoclolipe.  

Ludmilla participa na 2ª temporada da série ‘Arcanjo Renegado’

há 2 anos
Em meio a polémica com Anitta, a cantora Ludmilla foi escalada para interpretar uma polícia Militar. Apesar de receber vários elogios da classe artística com destaque para o apoio de Emicida, a actriz Samantha Schmütz fez uma crítica sobre o assunto, ao qual, foi respondida ao pé da letra.

Piqué compra direitos de transmissão da liga francesa para assistir Messi

há 9 meses
O defesa central do Barcelona, Gerard Piqué, através da sua empresa Kosmmos, com a Enjoy Television, adquiriu os direitos de transmissão da Ligue 1 e Ligue 2 francesas até 2024.

Né Gonçalves apresenta vídeoclip promocional do seu novo álbum

há 6 meses
Após ter começado 2021 em grande, o músico e compositor prossegue com a apresentação, hoje, no Palácio de Ferro, em Luanda, de um vídeoclip promocional do seu próximo álbum. O tema intitula-se “Undenge Wetu” e traz a participação de Yuri da Cunha.

Após fazer hits de vários músicos, Edgar Cláudio lança-se no mundo do cinema

há 4 semanas
Mais do que simples produtor de vídeoclips, Edgar Cláudio é um contador de histórias. Em cada trabalho que coloca o seu dedo acaba sempre em hits. Foi ele, por exemplo, que produziu “africana”, “gerónimo”, “Yê yê e dance” de Gerilson Insrael, “Teu mel” dos Killa Hill, “Sinal” de Anna Joyce e Filipe Mukenga e “Jogada de mestre” de MCK e Anabela Aya, só para citar alguns.

Festival de Travis Scott resulta em tragédia: oito mortos e centenas de feridos

há 6 meses

Kristof Degrauwe expõe `A Máscara Oculta´a partir de amanhã

há 1 ano
A Máscara Oculta é uma exposição que irá decorrer de 20 de Abril à 31 de Agosto e será uma mostra de 29 fotografias tiradas entre 1999 e 2000 em Lubumbashi ( República Democrática do Congo).