Precursores da coreografia Jerusalema com agenda de “ouro”

O grupo existe há cinco anos, chama-se “Os fenómenos do semba”, mas apenas em 2020 saíram de facto do anonimato com um salto astronómico para a fama.

Inglaterra, Dinamarca, Polónia, Estados Unidos, França, Portugal, Suiça e Noruega são alguns dos países agendados para exibição da coreografia do Jerusalema, a convite de associações e organizadores de festas locais.

De acordo com Adilson Maiza, um dos integrantes, os convites “choveram” depois do sucesso do vídeo publicado no dia 16 de Fevereiro, tanto nacional como internacionalmente.

Além dos países acima referenciados, foram convidados para vários vídeos clipes em Angola, com destaque para Matias Damásio e Landrick.

O maior ganho, depois do sucesso do vídeo, foi a garantia da vice-presidência da república da criação de uma academia de dança, mas ainda sem data definida.

No entanto, apesar da agenda, as viagens estão em stand-by por conta da pandemia e o grupo enfrenta dificuldades de locomoção para as suas actividades e a falta de um local para treino, uma vez que vivem profissionalmente da dança.

COMO SURGIU O ESQUEMA

Tudo começou no dia 12 de Fevereiro, data do aniversário do grupo, quando comemoravam humildemente a ocasião ouvindo música, dançando e comendo.

De repente, ao som do tema Jerusalema um deles levantou-se e, inspirado na dança da família, improvisou um esquema que se tornou viral quatro depois, com a publicação nas redes-sociais.

Seguiram-se imitações em vários países.

QUEM SÃO OS FENOMENOS DO SEMBA

Oriundos, na sua maioria, do Cassenda, onde também estão sedeados, os rapazes do momento são dançarinos versáteis, apesar do novo do grupo estar virado para um determinado género.

Dão aulas de dança, nos mais variados géneros, além de dançarem em eventos como casamentos, festas de aniversários entre outras. Desde 2017 que começaram a viajar pelo mundo para ministrar workshops de dança.

as cargas mais recentes

FreeBritney: Movimento de libertação da cantora Britney Spears “reacende” nas redes sociais

há 2 anos
O movimento existente desde 2019, manifesta a vontade que Britney volte a tomar as rédeas da sua própria vida, uma vez que há mais de uma década é mantida sob tutela pelo pai, James Spears, que controla quase tudo da cantora – incluindo o dinheiro, saúde e até a rotina diária.

Mário Gomes é laureado pelo seu contributo na expansão da música instrumental

há 6 meses
Aconteceu no passado dia 8 de Janeiro, no Arquivo Nacional de Angola (ANA), sob o lema “Identidade, Diversidade e Cultura da Angolanidade” o acto central em celebração Dia da Cultura Nacional. Na ocasião, o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau, laureou, várias figuras afectas ao ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, bem como artistas nacionais, dentre os quais destacamos Mário Gomes, um guitarrista em ascensão e o mais novo entre os homenageados.

Jay-Z, Nas e P. Diddy lançam manifesto sobre candidatura às eleições de Nova York

há 1 ano
Com as primárias democratas para prefeito de Nova York a aproximar-se, estrelas do Hip Hop lançaram um manifesto sobre qual candidato querem ver governar a cidade de Nova York.

Paulo Flores convidado para apresentar legado da cultura angolana no Congresso da ONU

há 1 ano
Paulo Flores apresenta hoje, no Congresso das Nações Unidas, o forte legado da cultural e da música angolana num encontro que tem como lema “Herança Cultural”.

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente lamenta morte de Sarah Maldoror, pioneira do cinema africano

há 2 anos
O Ministério da Cultura, Turismo e ambiente lamenta, em comunicado, a morte, em Paris, por doença, aos 91 anos, de Sarah Maldoror, viúva de Mário Pinto de Andrade, co-fundador e primeiro presidente do partido no poder em Angola.

Yunami retrata acontecimentos político e socio-económico em ‘Torre dos Tolos’

há 10 meses
À Carga Magazine, Yunami explicou que o single é um abstrato dos mais populares acontecimentos do país e, estará disponível em breve.

Hackers vazam informações sobre Lady Gaga e fazem exigência

há 2 anos
Um grupo de hackers invadiu o sistema de uma firma de advogados, representante de vários nomes do entretenimento. Depois de vazar dados pessoais de Lady Gaga, os hackers ameaçam divulgar dados de estrelas como Mariah Carey e Madonna, caso não se cumpra o que estão a pedir.

Lady Gaga apresenta sexto álbum

há 2 anos
Lady Gaga lançou sexta-feira o seu novo álbum, intitulado “Chromatica”, marcando o seu retorno na música pop, quatro anos depois do disco “Joanne”

Meduza escolhida para representar rappers angolanas no cypher do Dia Internacional da Mulher

há 1 ano

CR7 é eleito o Jogador do Século e Pep Guardiola o Treinador

há 1 ano
O português Cristiano Ronaldo espanhol Josep Guardiola foram eleitos, este domingo, como o jogador e o treinador do século, respectivamente, na gala dos Globe Soccer Awards, realizada no Dubai (Emirados Árabes Unidos).

Isis Hembe promove liberdade de expressão com concertos grátis de Hip Hop nas ruas

há 10 meses
O artista está a desenhar uma nova era para rap alternativo angolano. Sua abordagem foge dos padrões e estereótipos que caracterizam esta vertente específica do Rap. 

Sérgio Fernandes lança obra literária sobre o contexto político, económico e social do país

há 8 meses
O livro já está disponível para pré-venda e o lançamento oficial acontece na próxima quarta-feira, 10 de Novembro, na Praça da Unidade Africa, em Luanda. Na obra literária, o autor apresenta o impacto psicológico das transformações económicas, sociais e políticas, ao mesmo tempo que desenha o desespero das pessoas em relação a estas mudanças.

Dr. Dre rendido ao talento de Keedron Bryant

há 2 anos
É oficial, Keedron Bryant agora está sob “alçada” de Dr. Dre. O cantor que ficou conhecido por gravar um vídeo em homenagem a George Floyd, vídeo este que se tornou viral, despertando de milhões de pessoas, incluindo Dre.

Ao Vivo Homenagem à Música, História da Música Popular e Estrelas ao Palco integram a programação da Zap em Janeiro

há 1 ano
O início do ano novo será marcado por um notável dinamismo na programação com a entrada de novos programas, novos rostos e horários bem como o regresso de grandes formatos a que a ZAP está habituada a presentear os seus telespectadores.

Jacinto Tchipa: O ícone que partiu com um sonho

há 8 meses
A morte de Jacinto Tchipa hoje, em Luanda, aos 63 anos, por doença, deixou ainda mais empobrecida a música angolana porque, mais do que um artista, Jacinto Tchipa foi das poucas referências que a música angolana lançou nos últimos trinta anos.

Cinco anos após o lançamento, álbum de Beyonce `Lemonade´ retorna ao #1 no iTunes Brasil

há 1 ano
Tido como um dos mais lendário e memoráveis da indústria fonográfica, a obra abrange temas como resiliência, brutalidade policial, empoderamento, arte e cultura negra, acumulando feitos, dentre os quais, enumeras premiações.