Prémio Nobel da Literatura 2020 atribuído a poetisa Louise Glück

Louise Glück é uma poetisa norte-americana de 77 anos conhecida pela sua “voz poética e com beleza austera, que manifestam a “existência individual universal”, em temas sobre a infância e vida familiar ou as relações de estreia entre pais e irmãos.

O anúncio foi feito ontem pela Academia Sueca, em Estocolmo. Numa curta entrevista, a poetisa mostrou-se sem palavras, e disse que não era capaz de expressar o que significava ser galardoada com o Prémio Nobel.

Livros como The Triumph of Achilles, publicado originalmente em 1985, e Ararat, de 1990, fizeram com que Glück encontrasse “um público crescente” dentro e fora dos Estados Unidos.

Em 1993 venceu o Pulitzer Prize com The Wild Iris, uma colecção de poemas que coloca as flores de um jardim em conversa com um jardineiro e em 2014, foi-lhe atribuída National Book Award, importante galardão literário  norte-americano.

Louise Glück torna-se assim a 16ª mulher a vencer o Nobel da Literatura desde a sua criação, em 1901, e a terceira norte-americanas, apesar de os Estados Unidos da América serem o segundo país com maior número de laureados, um total de 14 vencedores.

A atribuição do Nobel à poetisa norte-americana acontece dois anos depois de a polaca Olga Tokarczuk e três da bielorrussa Svetlana Alexievich, serem galardoadas, o que significa que, em cinco anos, venceram três mulheres.

as cargas mais recentes

Regina Duarte deixa “devolve” a pasta da Cultura brasileira

há 1 ano
O anúncio foi feito a partir do Twitter do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. O mesmo dava conta da demissão de Regina Duarte da secretaria especial da Cultura do Governo brasileiro, alegando motivos pessoais. A actriz que tomou posse no início de Março, deixou as pastas e, vai agora dirigir a Cinemateca de São Paulo.

Ex-esposa de Dr.Dre exige milhões para pensão alimentícia

há 11 meses
Nicole Young, ex-esposa do rapper Dr. Dre, está a exigir USD 2 milhões de pensão alimentícia mensal ao ex-marido, sem contar os mais USD 5 milhões que ela pede por seus custos com advogados.

Paulo Flores em concerto no dia da Paz

há 1 ano
Quatro de Abril é o dia em que os angolanos festejam a Paz, mas o quatro de Abril de 2020 será diferente dos anteriores, tudo porque o mundo debate-se com a Pandemia do Covid-19.

Burna Boy representa músicos africanos na Casa Branca

há 6 meses
Burna Boy foi o único artista africano presente na lista dos quarenta e seis músicos cujos temas foram seleccionados para a cerimónia inaugural de Biden e Harris à Casa Branca.

Itary: Do Rap ao Zouk, a voz da versatilidade

há 9 meses
Quem a vê cantar, pode pensar que Itary nasceu para o Guetho Zouk, mas não. A cantora de 25 anos é muito versátil e transporta o Rap no seu DNA. Aliás, foi no Hip Hop que começou a sua carreira e hoje, está a se transformar numa das vozes mais promissoras do Zouk angolano.

Já começou a contagem decrescente para a estreia do vídeo do single ‘Cidade à noite’

há 7 meses
Numa altura em que o rapper mais tem se dedicado à sua marca de vestuário, a música que retrata a realidade social, veio quebrar o silêncio de Young Double e considera “é evidente que não houve música mais impactante que Cidade à noite no último mês”.

Kid Cudi “clama” por nova música de Kendrick Lamar

há 4 meses
O rapper usou o Twitter para expressar a saudade que sente do colega, cujo o último trabalho lançado -DAMN-, completará quatro anos no próximo mês.

Rui Veloso: “A ouvir hip hop não aprendo nada musicalmente”

há 1 ano
Em 2018 Rui Veloso foi mal concebido pela comunidade hip hop por ter afirmado que o Rap não era bem música. Durante uma entrevista esta semana na BLITZ, Posto Emissor, Rui Veloso esclareceu os comentários que em tempos teceu sobre o hip hop.

Romantismo estará em alta no Show do Mês Live com Pedrito

há 10 meses
O mais romântico de todos os músicos angolanos, José Manuel Pedrinho “Pedrito”, será o próximo cartaz do Show do Mês Live, sábado (26), depois do músico ter anunciado o “adeus” aos palcos.

Filho de Trump difunde fotografia manipulada de Ice Cube e 50 Cent

há 9 meses
Uma foto dos músicos Ice Cube e 50 Cent, com chapéus em que aparecem a apoiar Donald Trump, circulou terça-feira nas redes sociais, alimentada, em parte, pela sua redistribuição no Twitter pelo filho do candidato republicano.

Nacobeta eternizado em mural

há 7 meses
O kudurista Edson Guedes Fernandes “Nacobeta” foi eternizado em um mural gigante na zona onde nasceu (C8/Nelito Soares/Rangel), por um grafiteiro local.

Paul McCartney lança disco com canções tocadas pelos Beatles

há 9 meses
O futuro lançamento se junta a dois outros álbuns, McCartney e McCartney II, criados unicamente pelo músico de 78 anos em momentos críticos de sua vida, nos anos 1970 e 1980, em que buscava um renascimento criativo.

Cantora Helga Fêty denuncia roubo de identidade

há 1 ano
A cantora Helga Fety denunciou a utilização de contas falsas em seu nome, por alguém que se faz passar por si para pedir dinheiro emprestado.

Coldplay prepara novo álbum para 2021

há 6 meses

Fast and Furious: Entre a decadência e o futurismo, franquia chega aos 20 anos com opiniões divididas

há 1 mês
Realista, começou por mostrar o “mundo” de rachas, as perigosas corridas de carros, volvidas duas décadas entre carros turbinados e sucessos de bilheteria, o respeito pela família foi implacavelmente ensinado.

Prodígio e Paulo Flores anunciam novo single intitulado “Fome”

há 9 meses
O projecto colaborativo não é o primeiro do poeta do semba com o membro da Força Suprema.