Prémio Nobel da Literatura 2020 atribuído a poetisa Louise Glück

Louise Glück é uma poetisa norte-americana de 77 anos conhecida pela sua “voz poética e com beleza austera, que manifestam a “existência individual universal”, em temas sobre a infância e vida familiar ou as relações de estreia entre pais e irmãos.

O anúncio foi feito ontem pela Academia Sueca, em Estocolmo. Numa curta entrevista, a poetisa mostrou-se sem palavras, e disse que não era capaz de expressar o que significava ser galardoada com o Prémio Nobel.

Livros como The Triumph of Achilles, publicado originalmente em 1985, e Ararat, de 1990, fizeram com que Glück encontrasse “um público crescente” dentro e fora dos Estados Unidos.

Em 1993 venceu o Pulitzer Prize com The Wild Iris, uma colecção de poemas que coloca as flores de um jardim em conversa com um jardineiro e em 2014, foi-lhe atribuída National Book Award, importante galardão literário  norte-americano.

Louise Glück torna-se assim a 16ª mulher a vencer o Nobel da Literatura desde a sua criação, em 1901, e a terceira norte-americanas, apesar de os Estados Unidos da América serem o segundo país com maior número de laureados, um total de 14 vencedores.

A atribuição do Nobel à poetisa norte-americana acontece dois anos depois de a polaca Olga Tokarczuk e três da bielorrussa Svetlana Alexievich, serem galardoadas, o que significa que, em cinco anos, venceram três mulheres.

as cargas mais recentes

“Pagam para os nossos vídeos não passarem nas televisões”,

há 2 meses

Rapper Meek Mill é processado por roubar letras de música

há 10 meses
O músico está a ser processado pela Dream Rich Entertainment por, supostamente, ter fugido com letras de duas músicas que fazem parte do álbum “Championships”, de 2018, com o qual foi indicado aos Grammy.

OTAN disponibilizam novo single hoje

há 11 meses
Intitulado “Sem Palavras”, consideram-na uma composição simples, mas muito romântica e honesta, como é o próprio grupo com as vozes melodiosas a fazerem contraponto com algumas rimas.

Elástico Nandako disponibiliza o primeiro projecto musical com participação

há 11 meses
Trata-se do primeiro projecto colaborativo do cantor e dançarino, depois de se despedir dos Power Boyz. O single estará disponível, nas plataformas digitais, a parir das 19 horas de hoje e conta com a participação do seu antigo grupo.

Um dia após lançar novo álbum e bater records de venda, Lana del Rey anuncia outro álbum

há 3 semanas
Intitula-se “Rock Candy Sweet” e estará disponível a partir do dia 1 de Junho, nas palavras da própria artista, o disco servirá como resposta às acusações de “apropriação cultural e glamorização da violência doméstica” que têm sido feitas contra si.

Hoje é o dia da rádio. Qual é a música que só te cuia ouvir na rádio?

há 2 meses

Dj Lutonda disponibiliza álbum “Chapada Sem Mão”

há 8 meses
Dj Lutonda disponibilizou ontem, o álbum” Chapada sem mão” em todas as plataformas digitais e, conta com 13 faixas musicais.

C4Pedro transforma vida de um jovem em Viana

há 4 meses
Era para ser um dia como qualquer outro do final de ano, já que nesta fase, é frequente músicos e figuras públicas oferecem presentes e donativos a quem mais precisa. C4 Pedro viu-se no dever de alterar, ontem, seus objectivos, mudando a vida de um jovem, no município de Viana, em Luanda.

Bié projecta academia de música para Junho de 2021

há 3 meses
Salas de música, teatro, poesia e pintura, zonas de lazer e desporto, além de auditórios com a capacidade para 250 e 230 lugares, são os compartimentos da academia de música, que estará pronta em Junho, no Bié.

“Back In Black” dos AC/DC lidera lista dos 20 álbuns de Rock mais vendidos de todos os tempos

há 8 meses
Dos 20 álbuns de Rock e Metal mais vendidos no maior mercado do mundo (Estados Unidos), o destaque vai para o “Back In Black”, dos AC/DC gravado há 40 anos.

JAY-Z encaixou mais de 300 milhões de dólares com a venda da sua marca de champanhe a Louis Vuitton

há 2 meses
Revelações da Forbes dão conta de que JAY-Z acabou por lucrar pouco mais de trezentos milhões de dólares, contudo, a marca ficou avaliada em muito mais.

Filme angolano “Santana” está em primeiro lugar na Netflix

há 8 meses
O filme angolano “Santana”, que estreou esta sexta-feira (28) na “Netflix”, encontra-se desde a tarde de hoje na primeira posição dos filmes mais assistidos nesta plataforma de streaming.

Em dia de aniversário, Bono Vox mostra a lista das 60 músicas que “salvaram a sua vida”

há 11 meses
Bastante diversificada, a playlist feita por Bono Vox tem músicas que vão desde o som clássico de Luciano Pavarotti e Frank Sinatra, passando pelo rock de David Bowie e os Rolling Stones, o Rap de Kendrick Lamar e chegando até ao pop de Billie Eilish.

Fredy Costa torna-se padre

há 11 meses
Padre Casimiro é o papel que o actor angolano Fredy Costa vai interpretar na nova telenovela da SIC, intitulada “Terra Brava”, cujas filmagens já decorrem.

This Is My Park: Beyoncé e Adidas lançam segunda colecção

há 6 meses
A nova linha manteve mood desportivo, mas desta vez, com um toque urbano e mais sofisticado. Como protagonista, a campanha traz mais uma vez Queen B, que fez o anuncio nas redes sociais e no teaser da colab, a artista se apresenta em todas as suas formas: artista, criativa, visionária, mãe e mulher de negócios.

Kyaku Kyadaff deixa LS Republicano

há 1 ano
De acordo com uma fonte, o autor de sucessos como “Sete sete e rosas”, “Monica”, “Bibi”, entre outras, não renovou o contrato com a LS.