Prémio Nobel da Literatura 2020 atribuído a poetisa Louise Glück

Louise Glück é uma poetisa norte-americana de 77 anos conhecida pela sua “voz poética e com beleza austera, que manifestam a “existência individual universal”, em temas sobre a infância e vida familiar ou as relações de estreia entre pais e irmãos.

O anúncio foi feito ontem pela Academia Sueca, em Estocolmo. Numa curta entrevista, a poetisa mostrou-se sem palavras, e disse que não era capaz de expressar o que significava ser galardoada com o Prémio Nobel.

Livros como The Triumph of Achilles, publicado originalmente em 1985, e Ararat, de 1990, fizeram com que Glück encontrasse “um público crescente” dentro e fora dos Estados Unidos.

Em 1993 venceu o Pulitzer Prize com The Wild Iris, uma colecção de poemas que coloca as flores de um jardim em conversa com um jardineiro e em 2014, foi-lhe atribuída National Book Award, importante galardão literário  norte-americano.

Louise Glück torna-se assim a 16ª mulher a vencer o Nobel da Literatura desde a sua criação, em 1901, e a terceira norte-americanas, apesar de os Estados Unidos da América serem o segundo país com maior número de laureados, um total de 14 vencedores.

A atribuição do Nobel à poetisa norte-americana acontece dois anos depois de a polaca Olga Tokarczuk e três da bielorrussa Svetlana Alexievich, serem galardoadas, o que significa que, em cinco anos, venceram três mulheres.

as cargas mais recentes

Música angolana volta a registar mais uma morte: Adeus Inó Gonçalves!

há 6 meses
Inó Gonçalves pertenceu aos Kituxi, um dos agrupamentos musicais mais internacionais do país. Foi percussionista e tocava tambor solo. O músico morreu após sofrer um ataque cardíaco.

Emmanuel Adebayor recusa doar dinheiro para combater o Coronavírus

há 2 anos
Numa altura em que estrelas do futebol, da música e do cinema unem forças para ajudar governos de seus países com a compra de alimentos para acudir os mais necessitados ou adquirir equipamentos hospitalares, a antiga estrela do Real Madrid, Arsenal, Man City, Mónaco e Arsenal deixou claro que não vai doar nada.

R.Kelly: Advogados voltam a pedir liberdade condicional, após cantor sofrer duas agressões em menos de uma semana

há 1 ano
Preso por acusações de crimes sexuais em jurisdições distintas, nomeadamente: Chicago, Nova York e Minnesota, Robert Kelly tem sido alvo de “maus tratos” dentro da própria cela.

Edson Narciso: “Quero mudar a consciência de quem me ouve”

há 11 meses
Diferente de Bob Marley, Edson Narciso quer cultivar o amor, a paz e o respeito pelas diferenças, por meio do Rap, num estilo que apelida de Hard Trap. Já várias vezes tentou uma carreira profissional, e não teve sucesso. Depois de um longo intervalo, aparece com os primeiros projectos musicais.

Mauro Pastrana trabalha “Alone”

há 1 ano
“Alone” é o novo projecto do músico Mauro Pastrana, que contará com cinco faixas musicais.

Sara Adriana e Mr. Carly apresentam `Tamos a Deixar´

há 2 meses
O tema estreou ontem e já faz parte das Playlists do Spotify: Dancing Kizomba e da Apple Music: A Viagem.

Nova geração celebra música moçambicana com o EP “Seguir em Frente”

há 12 meses
Um projeto, para ouvir com o volume no máximo, que reúne jovens talentos moçambicanos para celebrarem a música africana, da kizomba ao afro pop, sem esquecer o pandza.

Angolanos que actuam nos EUA em peso na selecção de basquetebol

há 5 meses
Destaque para a presença de vários jovens que actuam nos Estados Unidos da América, com realce para Bruno Fernando que actua nos Atlanta Hawks da NBA.

“Nenhum de nós tem vaidade, não há egos aqui”

há 2 anos
Okwami ultimam os preparativos para o primeiro grande show, dia 26 de Março.

Mariah Carey está a ser processada pela irmã

há 9 meses
A irmã de Mariah Carey entrou com um processo judicial contra a cantora. Allison Carey afirma que sofreu de angústia emocional por causa das alegações que Mariah fez em seu livro ‘The Meaning of Mariah’, lançado em 2020.

Covid-19: Espectáculos experimentais de música em Portugal poderá arrancar em Abril

há 8 meses

Ludmilla participa na 2ª temporada da série ‘Arcanjo Renegado’

há 1 ano
Em meio a polémica com Anitta, a cantora Ludmilla foi escalada para interpretar uma polícia Militar. Apesar de receber vários elogios da classe artística com destaque para o apoio de Emicida, a actriz Samantha Schmütz fez uma crítica sobre o assunto, ao qual, foi respondida ao pé da letra.

Mágico: Um pequeno nome por detrás de grandes sucessos nacionais

há 4 meses
Quem se prender à sua idade cronológica, pode não acreditar que a carreira profissonal do músico já leva uns 14 anos. Foi ele quem escreveu e produziu os temas” Vou Chorar”, de Kelly Silva, “Jarda Instrumentalização” (Mona Nicastro) e “Me Perdoa”, de Suraya Cortez, por exemplo.

Taylor Swift cancela toda a digressão pela Europa

há 8 meses

Fã de Taylor Swift condenado a 30 meses de prisão por perseguição

há 1 ano
O tribunal federal condenou esta semana Eric Swarbrick a 30 meses de prisão, depois do individuo ter se declarado culpado de perseguir e enviar cartas e e-mails ameaçadores a Taylor Swift.

Januário Jano convidado para a curadoria da exposição colectiva “London Grads Now”

há 1 ano