Prémio Nobel da Literatura 2020 atribuído a poetisa Louise Glück

Louise Glück é uma poetisa norte-americana de 77 anos conhecida pela sua “voz poética e com beleza austera, que manifestam a “existência individual universal”, em temas sobre a infância e vida familiar ou as relações de estreia entre pais e irmãos.

O anúncio foi feito ontem pela Academia Sueca, em Estocolmo. Numa curta entrevista, a poetisa mostrou-se sem palavras, e disse que não era capaz de expressar o que significava ser galardoada com o Prémio Nobel.

Livros como The Triumph of Achilles, publicado originalmente em 1985, e Ararat, de 1990, fizeram com que Glück encontrasse “um público crescente” dentro e fora dos Estados Unidos.

Em 1993 venceu o Pulitzer Prize com The Wild Iris, uma colecção de poemas que coloca as flores de um jardim em conversa com um jardineiro e em 2014, foi-lhe atribuída National Book Award, importante galardão literário  norte-americano.

Louise Glück torna-se assim a 16ª mulher a vencer o Nobel da Literatura desde a sua criação, em 1901, e a terceira norte-americanas, apesar de os Estados Unidos da América serem o segundo país com maior número de laureados, um total de 14 vencedores.

A atribuição do Nobel à poetisa norte-americana acontece dois anos depois de a polaca Olga Tokarczuk e três da bielorrussa Svetlana Alexievich, serem galardoadas, o que significa que, em cinco anos, venceram três mulheres.

as cargas mais recentes

Landrick abre produtora e anuncia o primeiro agenciado

há 2 anos
Atrás dos holofotes dos media, Landrick vai projectando um futuro promissor. Para além da sua carreira, o músico criou uma produtora e prepara-se para anunciar o primeiro agenciado.

Personagens “rasas” já não cabem no portfólio de Zendaya

há 1 ano
Em entrevista à revista GQ de Fevereiro, a actriz foi categórica ao afirmar que “papéis que giram em torno de homens e personagens femininas unidimensionais “, já não a desafiam e rejeitou vários contratos em 2020 por essa razão.

Aline Frazão divulga título e data de lançamento do seu novo álbum

há 4 meses
Intitular-se-á `Uma Música Angolana´ e estará disponível no próximo dia 4 de Março. O álbum foi anunciado na primeira pessoa, no passado dia 21 de Janeiro com o lançamento de ` Luísa´ em todas as plataformas digitais, oficialmente a primeira faixa promocional do quinto álbum de estúdio de Aline Frazão.

Licenciado Em Conteúdos lembra batalha histórica de Waterloo em novo álbum

há 1 ano
O álbum é uma colectânea de 10 músicas e foi produzido pela Congo Records. Estará disponível no próximo dia 18 de Dezembro, e traz vozes de Agos Nocivo e Anjo Vares, e é uma exaltação do”rap consciente”

Ingleses montam equipa de “Covidiotas”

há 2 anos

Tampa de uma das jantes do carro em que foi baleado B.I.G vai a leião

há 1 ano

Fast and Furious 10 já tem data de estreia

há 9 meses
A Universal Pictures já definiu e anunciou uma data de lançamento para 7 de Abril de 2023.

Prodígio completa “30 e Tal” anos e oferece um presente aos fãs

há 1 ano
A prenda chama-se “30 e Tal”, uma música com Paulo Flores, circunstancialmente lançada no dia em que Prodígio assinalou o 32° aniversário. Não os trinta e dois anos de carreira, mas de idade, pois o rapper rima há 21 anos.

Saiba quem são os artistas mais ouvidos da Internet em 2020

há 1 ano
O serviço de streaming Spotfly apresentou ontem o “Wrapped” e com esta plataforma ficámos a saber sobre os artistas, músicas e podcasts mais ouvidos do mundo em 2020.

Filhos de Jorge Neto passarão a receber pensão do Governo de Cabo Verde

há 2 anos
O Governo de Cabo Verde anunciou a garantia de pensão aos dois filhos menores de Jorge Neto, falecido em Fevereiro último. A atribuição será feita através do Orçamento Geral do Estado à mãe e representante dos menores.

Bruno Mars responde ao pé da letra ao ser conotado como apropriador cultural em programa ao vivo

há 1 ano
Há anos que Bruno Mars vem sendo apontado por críticos de aproveitar-se da ambiguidade racial para cruzar gêneros historicamente negros e, mal regressou à ribalta, já se viu na “boca do vulcão” por conta dos obstinados questionamentos sobre apropriação cultural.

10 Minutos de Imaginação: EP de estreia de TYKID já está disponível

há 1 ano
Foi durante a pandemia que TYKID encontrou o conceito para este EP, em 10 minutos de imaginação, ele desenvolveu esta história romântica e os altos e baixos que estar num relacionamento significa.

Madonna multada com 1 milhão de dólares por defender comunidade LGBTQ+

há 2 anos
A cantora revelou, através das suas redes sociais, que a Rússia obrigou que pagasse 1 milhão de dólares, depois de ela ter feito um discurso de defesa dos direitos da comunidade LGBTQ+ durante um concerto em São Petersburgo.

Produtora de Big Nelo vence concurso público do hino da Independência

há 2 anos
A Karga Eventos, produtora do músico e empresário Big Nelo, foi apresentada, esta terça-feira, como a vencedora do concurso público para a composição do hino das celebrações dos 45 anos da Independência de Angola.

Bruno Fernando estreia nos play-offs da NBA

há 11 meses
O angolano Bruno Fernando, que actua nos Atlanta Hawks, estreou hoje nos play-offs da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao jogar dois minutos na derrota da sua equipa diante dos Philadelphia76, por 118-102.

Dog Murras: “ Em Angola a maioria dos músicos desconhece o seu papel e não tem noção do seu valor”

há 6 meses
O 22 de Novembro é conhecido como o dia do músico, sobretudo nos países de tradição católica, para lembrar Santa Cecília, padroeira da classe que, reja a estória, na noite de núpcias, recusou perder a virgindade, em troca, cantou para o esposo. Em torno da data, Dog Murras apresentou sua reflexão.