O presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, considerou ontem o primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, um “património de África e da Humanidade”.
José Maria Neves está em Angola desde domingo e cumpre uma visita de Estado, que termina esta quarta-feira. O chefe de Estado de Cabo Verde prestou as declarações durante um passeio ao Memorial António Agostinho Neto, onde, entre outras acções, depositou uma coroa de flores ao sarcófago do primeiro presidente da República de Angola.
Eleito em Novembro do ano passado, José Maria Neves é autor do livro Cabo Verde: Gestão das impossibilidades e co-autor do documentário “Serviços das memórias e à identidades” e realça que Neto colocou pedras no alicerce do mundo.
“Ele mesmo referiu a ideia de colocar pedras nos alicerces do mundo. Por isso, rendemos tributo à sua figura pelos grandes feitos”, destacou.
Na sua mensagem no livro de honra, José Maria Neves escreveu que “Cabo Verde tem que prestar uma vibrante homenagem ao poeta, guerrilheiro e estadista, um homem que desempenhou um papel importante na história dos cabo-verdianos, que deu o seu nome ao principal hospital da Cidade da Praia”, lê-se, citado pelo Jornal de Angola.