Presidente de Cabo Verde considera Agostinho Neto Património da  Humanidade

O presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, considerou ontem o primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, um “património de África e da Humanidade”.

José Maria Neves está em Angola desde domingo e cumpre uma visita de Estado, que termina esta quarta-feira. O chefe de Estado de Cabo Verde prestou as declarações durante um passeio ao Memorial António Agostinho Neto, onde, entre outras acções, depositou uma coroa de flores ao sarcófago do primeiro presidente da República de Angola.

Eleito em Novembro do ano passado, José Maria Neves é autor do livro Cabo Verde: Gestão das impossibilidades e co-autor do documentário “Serviços das memórias e à identidades” e realça que Neto colocou pedras no alicerce do mundo.

“Ele mesmo referiu a ideia de colocar pedras nos alicerces do mundo. Por isso, rendemos tributo à sua figura pelos grandes feitos”, destacou.

Na sua mensagem no livro de honra, José Maria Neves escreveu que “Cabo Verde tem que prestar uma vibrante homenagem ao poeta, guerrilheiro e estadista, um homem que desempenhou um papel importante na história dos cabo-verdianos, que deu o seu nome ao principal hospital da Cidade da Praia”, lê-se, citado pelo Jornal de Angola.

as cargas mais recentes

Músicos lamentam morte de Waldemar Bastos

há 2 anos
Várias vozes lamentaram o passamento físico de uma das principais referências da música angolana, com destaque para a reacção de outros músicos, cujos sentimentos foram manifestados nas redes sociais.

Sugestões de actividades para prestigiar o Dia Internacional do Jazz

há 2 meses
A efeméride foi celebrada pela primeira vez em 2012, e a comemoração tem como objectivo lembrar a importância deste género musical e o seu contributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história.

Luciano Camargo lança primeiro álbum a solo

há 2 anos
O cantor brasileiro Luciano Camargo vai lançar, pela primeira vez em 29 anos de carreira, um projecto a solo. Trata-se de um obra com 15 faixas inéditas a ser apresentada no dia 16 de Outubro.

Aline Frazão intervém no dia da independência

há 2 anos
O tema foi feito especificamente para assinalar a data (11 de Novembro). A autora, na música, faz uma descrição do actual momento do país, as dificuldades que o povo vive, a falta de coisas básicas.

Lil ‘Kim afirma que Teyana Taylor é a única artista a altura para interpretá-la numa cinebiografia

há 1 ano
A rapper veterana vem dando sinais de que brevemente poderá produzir uma cinebiografia.

Morreu Dj Pzee Boy após sofrer complicações no estômago

há 1 ano

Disc jockeys actuam em live solidário em prol da Fundação Ana Carolina

há 1 ano
A propósito do mês da criança, os Djs Malvado, João Reis, Aldas Mix, Kapiro, Lutonda e Dj Bruno Ag, são alguns dos nomes que integram o vasto cartaz deste Live Solidário que tem como objectivo angariar fundos para doação de cestas básicas à Fundação Ana Carolina e ainda vários Lares de Acolhimento que colaboram com o “Vidas ZAP”, projecto de Responsabilidade Social da ZAP.

Anna Joyce: “Este álbum poderia virar um filme”

há 11 meses
Mais do que simples depositário de experiências sensoriais e / ou relações amorosas e afectivas, o segundo álbum de Anna Joyce é uma personificação da cantora, desde a produção, composição, até a escolha dos intervenientes, como refere à Carga é “um trabalho de que muito se orgulha”.

Ndaka Yo Wini representa o país no festival internacional da afrodescendência

há 1 ano

David Bowie segue vivo com o seu legado musical

há 2 anos
Só este ano, já foram lançados três álbuns a título póstumo do cantor, cujo último tornado público no passado dia 15 de Maio, -LiveAndWell.com -, é conhecido por ter sido disponibilizado unicamente no provedor de internet criado por Bowie, em 1999. O lançamento representa a primeira vez na qual o disco é disponibilizado com fácil acesso e em grande escala.

Lenço usado por Messi no adeus ao Barça será vendido ao equivalente a 632 milhões de Kwanzas

há 11 meses
O comerciante é um adepto anónimo que terá estado presente no Auditori 1899, de Camp Nou, e terá recolhido o objecto utilizado por Messi do caixote do lixo.

Produtora de Big Nelo vence concurso público do hino da Independência

há 2 anos
A Karga Eventos, produtora do músico e empresário Big Nelo, foi apresentada, esta terça-feira, como a vencedora do concurso público para a composição do hino das celebrações dos 45 anos da Independência de Angola.

Fast and Furious 10 já tem data de estreia

há 11 meses
A Universal Pictures já definiu e anunciou uma data de lançamento para 7 de Abril de 2023.

SENADIAC analisa ‘Estado Actual do Sistema Nacional dos Direitos de Autor e Conexos’ em encontro com a imprensa

há 1 mês
Para assinalar a efeméride a Direcção Geral do SENADIAC pretende promover um encontro com a Imprensa, amanhã, dia  27 de Maio, pelas 11h00, nas suas instalações, sitas no Complexo Administrativo “Clássicos de Talatona”, Bloco C do 3.º andar, no Edifício 3.

Avanços e recuos da cultura nacional em 45 anos de Independência

há 2 anos
A cultura é a expressão sublime da essência de um povo manifestadas através da língua, música, dança, pintura, literatura ou teatro. Em Angola, o sector musical é o que mais cresce, seguido das artes cénicas.

Morreu António Gonçalves, antigo secretário-geral da União dos Escritores Angolanos

há 2 anos
O escritor angolano António Gonçalves, ex-secretário-geral da União dos Escritores Angolanos, morreu na quarta-feira vítima de doença, soube a Revista Carga de uma fonte oficial.