O projecto ultrapassou fronteiras e chegou a atingir, na passada sexta-feira, qualidade de uma plataforma nacional de promoção dos artistas, sobretudo os ligados à arte engajada, resgatando, deste modo, a mística do Sambizanga.
Concebido apenas para a geografia do histórico distrito, o projecto abriu na semana passada homenageando Dom Caetano, Prado Paim, Carlos Lamartine, a escritora Yola Castro, o humorista Costa Vilola, o jornalista Ernesto Bartolomeu e o grupo carnavalesco União Kiela do Sambizanga.
Cumprida a apresentação, aguarda-se pela primeira edição, que se realiza a 24 deste mês, num sábado, a partir das 16h00, na Praça da Unidade Africana, Miramar. Esta fase, segundo Lourenço Mussango, dará corpo ao Sambila Leitor (clube do livro e da leitura) e ao Diálogo Acústico (concerto intimista em voz e violão), depois disso, haverá o Roque Santeiro Cultural, já na segunda fase.
O projecto abrange a todos, sendo que o talento e a qualidade artística os único critério a ter-se em conta. “O talento ou qualidade artística é o único critério a se ter em conta no Sambizanga Ritmo & Poesia”, continuou o responsável.