Prince é memorado como pioneiro do “som de Minneapolis” no sexto ano post mortem

Workaholic, Perfeccionista, Queer, Outsider, Freak, Genius… todos adjectivos lhe caíam como luva, o seu magnetismo e espírito livre foram relatos de autenticidade e fizeram reflectir sobre estereótipos no mundo da música e da moda. Na data em que se assinalou o sexto ano post mortem, Minneapolis reoxigenou a imagem de Prince, como uma majestade musical cujo ímpeto moderno e intemporal fica imortalizado.

Prince Rogers Nelson mostrou interesse pela música ainda petiz, quando compôs a sua melodia mais memorável com apenas sete anos de idade. Aos 18 anos de idade, juntou-se à Warner Bros. Records se tornando o criador mais jovem da marca, quando entregou sua coleção de introdução, “For You”.

“Purple Rain”, a sua obra mais bem sucedida foi lançada em Junho de 1984. Esta colecção foi a primeira de Prince a chegar ao número um na Billboard 200, onde permaneceu por 24 semanas. Adaptado ao cinema no mesmo ano, “Purple Rain” ganhou um Oscar de Melhor Trilha Sonora Original.

Ao todo, Prince lançou 42 colecções de estúdio durante a sua carreira, sendo que a última foi “Hit n Run Phase Two”, datada de Dezembro de 2015. Três álbuns póstumos foram lançados em 2018, 2019 e 2021.

Existem pessoas que são um exagero, no bom sentido. Prince Rogers Nelson era um exemplo disso: um exagero de personalidade, atitude e competência. E não, não estamos a exagerar. Nascido aos 7 de Junho de 1958 em Minneapolis, o multi-instrumentista, performer e músico ficou mundialmente conhecido após ter vender mais de 100 milhões de álbuns e 60 milhões de singles e ter lançado carreiras de bandas de apoio como: The Family, The Revolution, The New Generation; foi um fenómeno ao lado de nomes como Michael Jackson, James Brown e Jimi Hendrix, isto na altura da tão mencionada Black Music, na época existia um único denominador comum: modificar a cara da música mundial.

Foi neste cenário que nasceu Prince, desafiando o óbvio, recriando, reinventando e ditando novos passos catapultando a música para a vanguarda. Rebelde, mudou o seu nome para um impronunciável “símbolo de amor”, e escreveu a palavra “escravo” sua bochecha, em sinal de protesto às condições contratuais do selo Warner.

Cruzou a fronteira entre masculinidade e feminilidade ao recusar prender-se a noções tradicionais sobre o que era apropriado para mulheres e o que era correcto para os homens usarem. “As pessoas dizem que uso saltos porque sou baixo. Na verdade eu uso porque as mulheres gostam”. Disse na década de 80, dando uma vaga ideia do vigor sexual da sua obra, no que isso pode significar de mais criativo e vibrante.

Usou a moda como afrodisíaco, primeiro os preliminares com looks caricatos e depois sem medo de cores, brilhos e tecidos metalizados impregnou tudo de emoção. Nas suas vestes a cor púrpura tornou-se uma espécie de lamento sentimental. De ascendência afro-americana, tinha o estilo que os brasileiros chamariam de“galã sexy” sexualmente ambíguo, ícone de diversidade no que diz respeito a imagem.

Nunca antes catalogado num único estilo musical, a sua assinatura era uma mescla de gêneros Funk, R&B, Soul, Psicadélica, New Wave, Jazz, Rock, Pop e Hip-Hop. Revelou-se prodigioso com a guitarra conforme a revista Rolling Stones “foi possivelmente o melhor solo da história numa balada”, o que viria confirmar mais tarde com a apresentação da música While My Guitar Gently Weeps na qual juntava sintetizadores e bateria electrónica passando a ser considerado o momento épico de qualquer cerimónia, pois a sua performance em palco era algo extraordinário.

A notícia da morte do lendário aos 57 anos no passado dia 21 de Abril de 2016, pintou de roxo e preto as primeiras páginas da imprensa mundial. Pelo que, foram prestadas homenagens em todas as partes do mundo.

as cargas mais recentes

Mateus dos Santos apresenta-se na Galeria Tamar Golan com “EFEITO 19”

há 11 meses
O artista angolano Mateus dos Santos vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “EFEITO 19”, uma exposição individual a inaugurar no próximo dia 11 de Junho de 2021, pelas 16h horas.

Cinema Para Todos: Mwana Nketo em exibição hoje no Auditório Wyza

há 7 meses
A Geração 80 informou esta tarde, que Mwana Nketo dará início ao certame cinematográfico itinerante `Cinema para todos´ .

Chloe estreia single e videoclip de “Upgrade”

há 12 meses
“Upgrade” fala sobre o poder feminino e pretende transmitir uma mensagem de empoderamento da mulher como um ser humano forte e independente que entende o seu valor.

Ney Tavira: um nome para reter, um talento para ovacionar

há 2 anos
Numa altura em que os rappers da sua faixa etária limitam-se a cantar músicas “superficiais” e refrões de ostentação, Ney Tavira se apresenta como uma lufada de ar fresco para o movimento que tende a se tornar frívolo com o passar dos tempos.

Beyoncé desiste da actuação na cerimónia dos Grammy Awards

há 1 ano
Apesar de liderar as indicações, Beyoncé “optou por não se apresentar” nos Grammy Awards. A cantora estaria em negociações para actuar com Megan Thee Stallion na madrugada de hoje.

Dj Impossible lança seu primeiro EP

há 2 meses
Considerado um dos produtores mais versáteis da actualidade, Impossible decidiu sair da sua zona de conforto para explorar o seu outro lado artístico e teve resultado surpreendente.

Afinal vidas angolanas também importam

há 2 anos
A classe artística angolana quebrou o silêncio e decidiu dar um basta à indiferença perante a brutalidade e violência policial que, vezes sem conta, resultaram em mortes, como foi o mais recente caso de José Manuel, morto à tiro no Prenda.

Angolanos lideram nomeações do AFRIMA nos PALOP mas, os rappers ‘não foram tidos nem achados’

há 8 meses
Apesar de não constar nenhum artista do estilo Rap, a música angolana aparece em alta nos Prémios Africano de Música. Os artistas angolanos lideram as indicações a nível dos PALOP.

Covid-19: Trey Songz anuncia que está infectado e pede que fãs tenham mais cuidado

há 2 anos
Após anunciar que lhe foi diagnosticado o novo Coronavírus, Trey Songz pediu aos seguidores para que encararem a doença a sério e “não sejam como o presidente”, porque no início deste ano, seu avô morreu da pandemia.

Tributo a Pitágoras Neto

há 2 anos
O co-fundador da Carga Magazine, Pitágoras Neto completaria 42 anos hoje, 12 de Maio. Relembramos o início da trajectória do jovem empreendedor na publicação que foi fundada há 10 anos e representa a voz de uma geração e o rosto de um movimento, que cada vez mais se afirma através da música.

Kanye West confirma lançamento do seu primeiro álbum sequencial ‘Donda 2’

há 4 meses
Depois da confirmação de Moneybagg Yo e Steven Victor ao Complex, chegou a vez de Kanye West abrir o jogo sobre o seu próximo projecto. Sem muitos detalhes, Ye partilhou que já está a trabalhar no seu décimo primeiro álbum, que é a continuação do já certificado ouro “Donda”.

Já está disponível o segundo single da saga `Quarentena Rija´

há 2 anos
`Relationship Goals´ é cantada por Prodígio, Don G e Deezy e conta com a produção de Adjane Rafael e Juzicy, baixos de Ivo Magic e scratchs do DJ Fifty.

Novidade: Luso lança música promocional do segundo álbum

há 1 ano
Dois anos depois do lançamento do seu primeiro álbum “Lusolandia”, sob selo da produtora Cave Play, de Kid MC, o rapper angolano aparece esta sexta-feira com a faixa promocional do seu segundo álbum.

Conheça Roger Linn, o responsável pela revolução do Hip-Hop

há 2 anos
Aos 22 anos, Roger Linn inventou o LM-1 Drum Computer, a primeira bateria eletrônica para sampler de bateria real. Depois criou o MPC, amostrador que viria revolucionar toda a história do Hip Hop.

Dupla Tieijci & Vilson lançam ‘Café’, a EP que começa já a “somar”

há 6 meses
O tema Somar, além de ser o cartão postal do projecto, é uma música que traduz a motivação dos artistas, em ir atrás do que pretendem ser e ter, e ao mesmo tempo, traz linhas de ataque para artistas que não pratiquem a mesma arte com a mesma seriedade.

Paulo Alves entra para 2021 a dar carga com “sunset dos sonhos”

há 1 ano
O dj angolano vai abrir o 2021 com um “sunset dos sonhos”, na Marginal de Luanda. O evento acontece no dia 10 de Janeiro e terá duração de 8 horas.