Prodígio: “Muitos dos rappers de intervenção social fazem citação a Angola só porque querem vir buscar kumbu”

A alegada letargia que se vive hoje no “movimento” nem sempre caracterizou o hip hop angolano, porque o estilo é maioritariamente consumido por jovens e o país também o é, defende o rapper. Prodígio sente o movimento hip hop em Angola parado, mas salva a melhor opinião.

Ao responder, durante a 6ª edição do podcast ‘É Preciso Falar’, à pergunta sobre como era o rap game antes e depois da “explosão” da Força Suprema, o músico considerou haverem dois factores que contribuíram para o florescimento do rap, na altura. O primeiro é o facto de o país ter sido o centro do “movimento” nos PALOP e segundo, por ser em Angola de onde vinham os maiores cachets.

Let’s keep real… para além de ser o centro dos PALOP, Angola (Moçambique, também) era o kumbu. Os maiores cachets eram daqui (…). People dá bué de voltas, fingem bué de mambos…ah, é a cultura. É kumbu.”, considerou.

No entender do artista, muitos dos rappers de intervenção social fazem sempre citação a Angola porque querem vir buscar dinheiro.

‹‹Se calhar eles não sabem,. Mas é mesmo o kumbu. Essa cena de saberem que conseguem vir aqui buscar mais kumbu, se calhar do que alguma vez fariam lá fora». Entretanto, hoje, a realidade já não é a mesma, admite, por causa da desvalorização do kwanza. Por isso, vêem-se poucos rappers estrangeiros a virem para Angola. “Porquê que não vêm cá fazer shows nessa altura”, questionou, acrescentando que a verdade vem sempre ao de cima. “O Elinga está aí, o Cine Atlântico está aí. É o kumbu!”, disse.

Na extensa entrevista, disponível no YouTube ‘Carga Magazine’, o rapper revelou que foi em Angola onde recebeu maior cachet da carreira, porém foi Portugal que lhes deu ‘lugar ao sol’. “Mas nós fizemos tournées de norte a sul de Portugal, sem Angola nos chamar uma única vez”, lembrou.

as cargas mais recentes

LIVE do Show do Mês

há 3 anos

Cantora Naya Rivera está desaparecida

há 3 anos
A cantora norte-americana Naya Rivera, de 33 anos, está desaparecida desde quarta-feira, após alegadamente ter ido dar um passeio de barco com o filho de quatro anos, Josey, no Lago Piru, no condado de Ventura, na Califórnia.

Invés de 75, NBA elege 76 maiores jogadores da história da liga

há 1 ano
Em alusão ao seu 75ª aniversário, a NBA comprometeu-se em eleger 75 melhores jogadores de todos os tempos, porém, um empate potenciou a entrada do 76ª jogador. As lendas foram seleccionados e anunciadas em 3 grupos, dois de 25 e um de 25, sendo o último o mais aclamado e surpreendente.

Soprano Sibongile Khumalo morre após derrame

há 2 anos
A cantora de ópera e jazz sul-africana Sibongile Khumalo, que recebeu a segunda maior honraria nacional do país, morreu ontem, informou a família em um comunicado.

Filme sobre Aretha Franklin chega às salas de cinema já amanhã

há 1 ano
O filme que tinha a estreia em standby desde o passado mês de Janeiro, chega finalmente às salas de cinema, esta sexta-feira, dia 13 de Agosto.

`Shyllaira´, uma música de inspiração para todos os pais de primeira viagem

há 2 anos
Trata-se de uma música em homenagem à filha de um amigo que completa, hoje, o primeiro ano de vida.

Escultor constrói estátua de Kobe e Gigi Bryant e coloca no local do acidente

há 1 ano
Esta quarta-feira, 26, fez dois anos desde que Kobe e Gigi Bryant morreram no trágico acidente de helicóptero, em Calabasas, a caminho de um jogo de basquete feminino. Para lembrar a data, um escultor colocou uma estátua de bronze no local do acidente.

A assinalar dez anos, Luxor African Film Festival 2021 premia filme Made in Angola

há 2 anos
O filme Ar Condicionado foi premiado como Melhor Longa Metragem (prémio do Júri) na 10ª edição do Luxor African Film Festival 2021, no Egipto.

Rick Ross deixou de seguir todas as celebridades que o trouxeram para África

há 8 meses
O músico norte-americano Rick Ross dediciu deixar de seguir, no Instagram, todas as celebridades que o trouxeram para o Continente africano, incluindo membros da staff da Clé, que, em Abril último, levou o cantor e produtor ao “Baía Fest”.

Negro Bue estreia vídeo 8 anos depois

há 3 anos
EO da produtora SO MUCH MORE RECORDS, tem agendado para o dia 5 de Abril (Domingo) a estreia do seu mais recente trabalho. Trata-se da música, Meu Senhor “Eu Vim Pedir” que tem a participação de Matias Damásio.

Young Buck está de volta com EP “40 Days & 40 Nights”

há 2 anos
Após enfrentar uma fase extensiva de adversidades, Young Buck revela-se cada vez mais determinado a dar o seu melhor enquanto artista. Nos referimos ao lançamento da nova EP, distribuído sob o selo Cashville Records, composto por 7 faixas musicais, e participações de Oskie e Tray8.

Ciclo de divulgação do funcionamento do Sistema Nacional dos Direitos de Autor e Conexos “passa” por Bié, Cuando Cubango e Cunene

há 1 ano
O encontro que visa massificar o conhecimento e aperfeiçoar os mecanismos para a protecção e o usufruto dos respectivos direitos económicos sobre a propriedade intelectual, já passou, na sua segunda fase pelas províncias do Cuanza-Norte (Ndalatando), Malanje (Malanje), Uíge (Uíge), Zaire (Mbanza Congo) e Bengo (Caxito).

Sílvio de Sousa está de regresso às quadras

há 2 anos
O basquetebolista angolano Sílvio de Sousa, de 22 anos de idade, vai representar a Universidade de Tennessee em Chattanooga, na temporada 2021/22, naquele que será o seu segundo programa universitário, depois de Kansas.

Rapper Meek Mill é processado por roubar letras de música

há 3 anos
O músico está a ser processado pela Dream Rich Entertainment por, supostamente, ter fugido com letras de duas músicas que fazem parte do álbum “Championships”, de 2018, com o qual foi indicado aos Grammy.

Novidade: Luso lança música promocional do segundo álbum

há 2 anos
Dois anos depois do lançamento do seu primeiro álbum “Lusolandia”, sob selo da produtora Cave Play, de Kid MC, o rapper angolano aparece esta sexta-feira com a faixa promocional do seu segundo álbum.

DJ Walgee confirma rumores sobre o Covid-19

há 3 anos
O DJ confirmou as informações que circulam em várias plataformas digitais sobre o teste positivo, mas garantiu, durante uma conversa via Skype a partir de Miami, que já se sente melhor.