Prodígio: “Muitos dos rappers de intervenção social fazem citação a Angola só porque querem vir buscar kumbu”

A alegada letargia que se vive hoje no “movimento” nem sempre caracterizou o hip hop angolano, porque o estilo é maioritariamente consumido por jovens e o país também o é, defende o rapper. Prodígio sente o movimento hip hop em Angola parado, mas salva a melhor opinião.

Ao responder, durante a 6ª edição do podcast ‘É Preciso Falar’, à pergunta sobre como era o rap game antes e depois da “explosão” da Força Suprema, o músico considerou haverem dois factores que contribuíram para o florescimento do rap, na altura. O primeiro é o facto de o país ter sido o centro do “movimento” nos PALOP e segundo, por ser em Angola de onde vinham os maiores cachets.

Let’s keep real… para além de ser o centro dos PALOP, Angola (Moçambique, também) era o kumbu. Os maiores cachets eram daqui (…). People dá bué de voltas, fingem bué de mambos…ah, é a cultura. É kumbu.”, considerou.

No entender do artista, muitos dos rappers de intervenção social fazem sempre citação a Angola porque querem vir buscar dinheiro.

‹‹Se calhar eles não sabem,. Mas é mesmo o kumbu. Essa cena de saberem que conseguem vir aqui buscar mais kumbu, se calhar do que alguma vez fariam lá fora». Entretanto, hoje, a realidade já não é a mesma, admite, por causa da desvalorização do kwanza. Por isso, vêem-se poucos rappers estrangeiros a virem para Angola. “Porquê que não vêm cá fazer shows nessa altura”, questionou, acrescentando que a verdade vem sempre ao de cima. “O Elinga está aí, o Cine Atlântico está aí. É o kumbu!”, disse.

Na extensa entrevista, disponível no YouTube ‘Carga Magazine’, o rapper revelou que foi em Angola onde recebeu maior cachet da carreira, porém foi Portugal que lhes deu ‘lugar ao sol’. “Mas nós fizemos tournées de norte a sul de Portugal, sem Angola nos chamar uma única vez”, lembrou.

as cargas mais recentes

Laton dos Kalibrados decide abraçar a carreira gospel “Eu me encontrei”

há 2 anos

FreeBritney: Movimento de libertação da cantora Britney Spears “reacende” nas redes sociais

há 3 anos
O movimento existente desde 2019, manifesta a vontade que Britney volte a tomar as rédeas da sua própria vida, uma vez que há mais de uma década é mantida sob tutela pelo pai, James Spears, que controla quase tudo da cantora – incluindo o dinheiro, saúde e até a rotina diária.

Kevin Durant, James Harden e Giannis Antetokounmpo entre os 75 melhores da NBA

há 2 anos
A lista completa será revelada até sexta-feira, as lendas serão seleccionando em 3 grupos de 25.

Negro Bue estreia vídeo 8 anos depois

há 3 anos
EO da produtora SO MUCH MORE RECORDS, tem agendado para o dia 5 de Abril (Domingo) a estreia do seu mais recente trabalho. Trata-se da música, Meu Senhor “Eu Vim Pedir” que tem a participação de Matias Damásio.

Cinco anos após o lançamento, álbum de Beyonce `Lemonade´ retorna ao #1 no iTunes Brasil

há 2 anos
Tido como um dos mais lendário e memoráveis da indústria fonográfica, a obra abrange temas como resiliência, brutalidade policial, empoderamento, arte e cultura negra, acumulando feitos, dentre os quais, enumeras premiações.

Rui Orlando encerra primeira temporada do Encontros à Quarta

há 1 ano
Rui Orlando é o músico convidado para encerrar, no próximo dia 15 de Dezembro, no Palmeiras Clube, a temporada 2021 do projecto cultural “Encontros à Quarta” e confirmar a efectivação da pretensão dos organizadores de fazerem do evento um momento único que proporciona ao público um encontro entre a música, as palavras e o artista.

Netflix lança novo documentário sobre a vida e obra de Notorious B.I.G.

há 2 anos

Paulo Flores sobre Sebem: “O Sebem não merece o meu silêncio”

há 2 anos

Show do Mês com “vassouradas digital”

há 3 anos
Depois de Angola 70, Os Jovens do Prenda e Ary, é a vez dos Kiezos fazerem a transição do palco do Show do Mês, com público (ao vivo), para o digital.

Desengane-se, liberdade provisória não foi concedida a R. Kelly

há 2 anos
Foi ontem posta a circular no Twitter, uma foto que deu azos a especulações, sobre a possível soltura de R. Kelly, o que não corresponde a verdade. O artista continua no Metropolitan Correctional Center de Chicago, onde permanecerá até ser julgado.

Netflix anuncia produção de documentário sobre Emicida

há 3 anos
Intitulado ‘Amarelo – É tudo para ontem’, contém entrevistas e cenas de bastidores, de um show no Theatro Municipal de São Paulo em 2019.

Pedro Hossi seleccionado para o projecto “Passaporte”

há 3 anos
Com objectivo de promover os homens do cinema em Portugal, a Academia Portuguesa de Cinema realiza o programa “Passaporte”, que contará com a participação do actor angolano Pedro Hossi.

Fundação Arte e Cultura e o Gabinete Provincial da Cultura realizam workshop sobre Dikanza

há 2 anos
Serão oradores os músicos e executantes da Dikanza Jorge Mulumba e Lito Graça, e contará com a presença do Director-Geral do Instituto de Línguas Nacionais, José Pedro, que fará uma abordagem sobre a escrita da Língua Kimbundu.

Cirurgia no joelho força Drake a adiar o lançamento do novo álbum

há 2 anos
Drake anunciou que irá adiar o lançamento do seu novo álbum, “Certified Lover Boy”, previsto para este mês, pelo facto de estar a recuperar de uma cirurgia no joelho.

Bengo terá Prémio Provincial de Teatro

há 1 ano
A província do Bengo passará a contar com um prémio de teatro, atribuído aos grupos que conseguirem vencer a final depois de passarem pela competição municipal.

Olivia Rodrigo, BTS e Justin Bieber se destacam no MTV Video Music Awards, mas Lil Nas X leva o prémio principal

há 2 anos
Com apenas uma música, “Montero (Call Me By Your Name)”, Lil Nas X arrebatou o prestigioso prémio de melhor vídeo do ano, as categorias de melhor direcção, melhor direcção de arte e ainda, melhores efeitos visuais.