Prodígio: “Muitos dos rappers de intervenção social fazem citação a Angola só porque querem vir buscar kumbu”

A alegada letargia que se vive hoje no “movimento” nem sempre caracterizou o hip hop angolano, porque o estilo é maioritariamente consumido por jovens e o país também o é, defende o rapper. Prodígio sente o movimento hip hop em Angola parado, mas salva a melhor opinião.

Ao responder, durante a 6ª edição do podcast ‘É Preciso Falar’, à pergunta sobre como era o rap game antes e depois da “explosão” da Força Suprema, o músico considerou haverem dois factores que contribuíram para o florescimento do rap, na altura. O primeiro é o facto de o país ter sido o centro do “movimento” nos PALOP e segundo, por ser em Angola de onde vinham os maiores cachets.

Let’s keep real… para além de ser o centro dos PALOP, Angola (Moçambique, também) era o kumbu. Os maiores cachets eram daqui (…). People dá bué de voltas, fingem bué de mambos…ah, é a cultura. É kumbu.”, considerou.

No entender do artista, muitos dos rappers de intervenção social fazem sempre citação a Angola porque querem vir buscar dinheiro.

‹‹Se calhar eles não sabem,. Mas é mesmo o kumbu. Essa cena de saberem que conseguem vir aqui buscar mais kumbu, se calhar do que alguma vez fariam lá fora». Entretanto, hoje, a realidade já não é a mesma, admite, por causa da desvalorização do kwanza. Por isso, vêem-se poucos rappers estrangeiros a virem para Angola. “Porquê que não vêm cá fazer shows nessa altura”, questionou, acrescentando que a verdade vem sempre ao de cima. “O Elinga está aí, o Cine Atlântico está aí. É o kumbu!”, disse.

Na extensa entrevista, disponível no YouTube ‘Carga Magazine’, o rapper revelou que foi em Angola onde recebeu maior cachet da carreira, porém foi Portugal que lhes deu ‘lugar ao sol’. “Mas nós fizemos tournées de norte a sul de Portugal, sem Angola nos chamar uma única vez”, lembrou.

as cargas mais recentes

Kuduristas em Portugal desenvolvem projecto de dança para lar de idosos

há 1 ano

Paul G apresenta novo projecto musical

há 5 meses
Trata-se do vídeoclip do remix Rid It, lançado há dois anos, e que traz participações do norte-americano Alashus, da australiana Lisa Viola e do cubano Yasel.

Beyoncé e Jay-Z anunciam fundo para bolsas de estudos

há 10 meses
O casal Carter destinou um total de 2 milhões de dólares a bolsas de estudo para alunos de arte e campos criativos de um grupo selecto de Faculdades e Universidades Historicamente Negras (HBCUs).

Verzuz Battle é adiado após Ashanti testar positivo para Covid-19

há 2 anos
Inicialmente marcada para o dia 12 de Dezembro, o frente a frente foi remarcado para o próximo dia 9 de Janeiro de 2021, após Ashanti, anunciar horas antes, que testou positivo a Covid-19.

Episódios inéditos da série `Wu-Tang Clan´ estreiam em Setembro

há 11 meses
Pensada para os fãs, série é um relato ficcional da formação e construção detalhada do prestigiado e icónico grupo.

Chloe estreia single e videoclip de “Upgrade”

há 1 ano
“Upgrade” fala sobre o poder feminino e pretende transmitir uma mensagem de empoderamento da mulher como um ser humano forte e independente que entende o seu valor.

Clarah Helen mostra sua maturidade artística na nova música “Meu Sonho”

há 1 mês
Já está disponível o novo tema de Clara Helen, após um interregno de quase dois anos de lançamentos. O single encontra-se em todas as plataformas digitais, com o respectivo vídeoclip e traz uma cantora, letrista e intérprete mais amadurecida

Vozes de diferentes estilos cantam 70 anos de André Mingas

há 2 anos
Se estivesse em vida, André Mingas completaria setenta anos amanhã(24). E, em alusão do seu 70.°aniversário, Ary, Kizua Gourgel, Toty Sa’med, Selda, Yoxi e Paulo Flores juntam-se este domingo para um tributo musical.

Rudy Gobert e Donovan Mitchell derrotam COVID-19

há 2 anos

Lil Pump pede desculpas públicas a Eminem depois de tê-lo destratado

há 1 ano
Os problemas entre ambos começaram em 2018 e ninguém esperava que o caso fosse ter um final com pedido de desculpas, este final de semana, porque Pump havia se declarado como o “inimigo público de Em.

Chitãozinho e Xororó com música nova para o Live

há 2 anos
A dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó apresenta-se aos fãs na quarta-feira (17), num Live que deverá ficar marcado pelo lançamento da nova música “Voltei para o mato”.

Conheça Tusse, o refugiado congolês que venceu a maior competição musical da Suécia

há 1 ano
No passado sábado, o artista de 19 anos venceu o concurso de canto Melodifestivalen, consolidando sua posição para representar a Suécia no Festival Eurovisão, que acontece no próximo dia 18 de Maio.

Programa que memora a vida e obra de Amália estreia segunda temporada

há 1 ano
Intitula-se Em Casa d’Amália e foi criado em alusão ao centenário da icónica fadista, em 2020, numa parceria entre a Fundação Amália Rodrigues e a RTP.

Fã de 10 anos pede batalha de bateria a Dave Grohl dos Foo Fighters

há 2 anos
Nandi Bushell, de 10 anos, pediu um desafio de bateria a Dave Grohl, músico de 51 anos da banda de Rock Foo Fighters. A batalha foi aceite e durou 30 segundos.

Conheça Os Picantes, os vencedores do Top dos mais Queridos 2021

há 9 meses
Para chegarem à fase nacional, onde conquistaram 3 milhões 348 mil e 317 votos e arrebataram a edição 2021 do Top dos Mais Queridos, Os Picantes deixaram para atrás nomes como Justino Handanga e Bessa Texeira. Por conquistar o prémio, o trio de jovens vai receber três milhões de Kwanzas.

Morreu Fernando Quental, autor de ‘Quando eu fui a Benguela’

há 1 ano
O músico angolano Fernando Quental faleceu hoje em Portugal, vítima de doença, apurou a Revista Carga de uma fonte.