Prodígio: “Muitos dos rappers de intervenção social fazem citação a Angola só porque querem vir buscar kumbu”

A alegada letargia que se vive hoje no “movimento” nem sempre caracterizou o hip hop angolano, porque o estilo é maioritariamente consumido por jovens e o país também o é, defende o rapper. Prodígio sente o movimento hip hop em Angola parado, mas salva a melhor opinião.

Ao responder, durante a 6ª edição do podcast ‘É Preciso Falar’, à pergunta sobre como era o rap game antes e depois da “explosão” da Força Suprema, o músico considerou haverem dois factores que contribuíram para o florescimento do rap, na altura. O primeiro é o facto de o país ter sido o centro do “movimento” nos PALOP e segundo, por ser em Angola de onde vinham os maiores cachets.

Let’s keep real… para além de ser o centro dos PALOP, Angola (Moçambique, também) era o kumbu. Os maiores cachets eram daqui (…). People dá bué de voltas, fingem bué de mambos…ah, é a cultura. É kumbu.”, considerou.

No entender do artista, muitos dos rappers de intervenção social fazem sempre citação a Angola porque querem vir buscar dinheiro.

‹‹Se calhar eles não sabem,. Mas é mesmo o kumbu. Essa cena de saberem que conseguem vir aqui buscar mais kumbu, se calhar do que alguma vez fariam lá fora». Entretanto, hoje, a realidade já não é a mesma, admite, por causa da desvalorização do kwanza. Por isso, vêem-se poucos rappers estrangeiros a virem para Angola. “Porquê que não vêm cá fazer shows nessa altura”, questionou, acrescentando que a verdade vem sempre ao de cima. “O Elinga está aí, o Cine Atlântico está aí. É o kumbu!”, disse.

Na extensa entrevista, disponível no YouTube ‘Carga Magazine’, o rapper revelou que foi em Angola onde recebeu maior cachet da carreira, porém foi Portugal que lhes deu ‘lugar ao sol’. “Mas nós fizemos tournées de norte a sul de Portugal, sem Angola nos chamar uma única vez”, lembrou.

as cargas mais recentes

Diálogo ancestral norteia storyteller do primeiro videoclipe de Flagelo Urbano

há 2 anos
A escolhida para a “peripécia”, foi a música intitulada `Desapego´, por sinal, a primeira promocional do álbum `Desvio Padrão´, que já se sabe que será um trabalho afrocentrado, profundo e “pluriversalista”.

Já são conhecidos os detalhes da oitava edição do projecto “Ponte Cultural”

há 6 meses
Foi apresentado esta semana em conferência de Imprensa o Projecto Musical Voluntário, denominado “Ponte Cultural”, da Fundação Arte e Cultura. Na sua oitava edição, o projecto será pautado pelo intercambio entre os artistas de Angola Bruno M, Glória da Lu e Cleyton M, e de Israel Noa Zulu e Avner Hodorov.

Ex-exposa de Dr. Dre está a ser investigada por desvio de dinheiro nas contas do rapper

há 2 anos
A ex-esposa do Dr. Dre, Nicole Young , está a ser investigada pelo Departamento de Polícia de Los Angeles por suposto desfalque financeiro nas contas da empresa do produtor.

2020: Um ano trágico para a música angolana

há 2 anos
Calaram-se as vozes, mas as obras serão sempre lembradas. Exemplo disso, aconteceu sábado no encerramento da VII temporada do Show do Mês. O projecto da Nova Energia colocou Carlos Burity, Kweno Ayonda, Waldemar Bastos, Jivago e Teta Lágrimas nas estrelas.

Cardi B está a ser processada por racismo

há 2 anos
A cantora-norte-americana está a ser processada por publicar o vídeo de uma família na praia que terá assediado sua irmã Hennessy Carolina, que também está no processo.

Kanye West confirma lançamento do seu primeiro álbum sequencial ‘Donda 2’

há 9 meses
Depois da confirmação de Moneybagg Yo e Steven Victor ao Complex, chegou a vez de Kanye West abrir o jogo sobre o seu próximo projecto. Sem muitos detalhes, Ye partilhou que já está a trabalhar no seu décimo primeiro álbum, que é a continuação do já certificado ouro “Donda”.

Álbum de Paulo Flores e Prodígio é o 23° Melhor Álbum de Portugal

há 2 anos
Bênção e a Maldição foi lançado em Novembro deste ano e ocupa o vigésimo terceiro lugar na lista dos melhores álbuns de Portugal lançados em 2020, numa selecção de 50 trabalhos, de acordo com Blitiz.

C4 Pedro lidera o Top Best da Sadia com 5 faixas entre as 100 mais ouvidas

há 1 ano
Actualmente em destaque com a música `Right Right Right´, no Top 10, cuja a divulgação é semanal, o artista é o mais ouvido dentre o universo de 100 faixas monitoradas pela Sadia: Right Right Right, Pele Negra, Love Again, Nossas Coisas e African Beauty.

Ricky Martin surpreende fãs com novo EP

há 2 anos
Ricky Martin surpreendeu os fãs ao lançar sexta-feira (29) o seu novo EP, criado durante a quarentena. O trabalho, intitulado “Pausa”, conta com seis músicas e colaborações de nomes como Sting, Bad Bunny, Pedro Capó entre outros.

Luandina e Nagrelha juntos em nome da população

há 2 anos
Depois do show live no Domingo passado, na Zimbo, que liderou as audiências, com o patrocínio da Luandina, reuniu-se com a equipa de marketing e Administração da Sodiba no sentido de apresentar os diversos projectos que tem em mente para ajudar a melhorar a vida das comunidades em que tem maior influência. Foram debatidas ideias e planeados os próximos passos para transformar sonhos em realidade.

Acaba de ser “erguido” o primeiro polo de produção e ensino de Dikanza em Angola

há 1 ano
A Fundação Arte e Cultura foi ontem instituída, como Polo de Produção e Ensino da Dikanza em Angola, particularmente a cidade de Luanda. A entrega simbólica das Dikanzas foi feita pelo Vice-Governador de Luanda para o sector Político, Social e Económico, Dionísio da Fonseca, no espaço Wyza Anfiteatro da Fundação.

Arlindo Bizerra e Horácio Katchanja levam “Diálogos entre Gerações” à Galeria Tamar Golan

há 2 anos

De Mi Casa a Paulo Flores: Primeiro grande festival pós-confinamento abre amanhã em Luanda

há 6 meses
Não há festa sem música e a música soa sempre melhor se acompanhada de um bom prato. Foi nesta ordem de ideia que a Cloe Management, Nuno Manster e Henda Viegas decidiram unir-se para o Kamu Tupu, um festival gastronómico que vai reunir vários artistas angolanos e estrangeiros.

Method Man e Redman protagonizam battle épico ao som de DJ Scratch

há 1 ano
Os rappers da Costa Leste prometeram não se e apresentar uma batalha diferentes das anteriores, e assim o fizeram, para a organização do Verzuz, “foi uma noite especial para o Hip Hop”.

Galáxia, o musical que todos devem assistir

há 2 anos
O auditório da Laasp testemunhou nos dias 25 e 26 de Março, o musical Galáxia, um espectáculo de teatro musical que pretende despertar o angolano da lobotomia social.

Há 10 anos, morria André Mingas

há 12 meses
Foi precisamente a 11 de Outubro de 2011, quando o relógio marcava 20 horas, que a Rádio Nacional de Angola dava conta do falecimento do músico e compositor André Mingas, no Brasil aos 61 anos de idade.