Prodígio: “Ser premiado em casa é sempre uma forma de lisonjeio, tem um sabor especial”

Foi com a mixtape “O Alquimista” , em 2011, que Prodígio começou o sucesso. Na sequência, surgiram vários outros  trabalhos, conquistou inúmeros prémios, o mais recente foi o de Melhor Artista de Rap. Em breve conversa com a Carga, o rapper de 32 anos manifesta os seus sentimentos em relação aos prémios e nomeações.

Prodígio é, com certeza, um dos artistas mais aplaudidos da actualidade em Angola. O Príncipe da LS começou a rimar aos 12 anos de idade, contudo, foi em 2001 que entra no mundo do Hip Hop e hoje conta com os álbuns Pro Evolution 2 e Castelos, para além de outros projectos.

Quase que não dorme, está sempre em estúdio e a Carga testemunhou antes da breve entrevista, para falar sobre a nomeação, no último final de semana pelo Moda Luanda. O Melhor Rapper do Ano nunca pensou e nem trabalha para prémios mas agrada-lhe saber que é reconhecido na sua própria terra.

“É sempre agradável. É sempre alguma forma de lisonjeio. Ser premiado, principalmente em casa. Em casa tem um sabor especial. Quer dizer que continuamos conectados, continuamos a nos entender. Principalmente neste momento do Corona”, considerou.

Não vê outra opção senão continuar a trabalhar para recompensar o seu público. “Significa que dá para continuar a viver disso, mesmo sendo independente. Dá para continuar a remar, ainda estamos dentro do barco”, disse, acrescentando que nenhum agradecimento será suficiente para os seguidores e vê na música a única maneira de expressar o carinho que nutre pelos fãs.

“Eles sabem que eu não faço pelos prémios. Eles sabem que é por elas que eu faço, por isso é que elas fazem questão de me darem os prémios. Um muito obrigado, embora eu saiba que isso não chega. Mas também vou pagar com música”.

as cargas mais recentes

23 de Setembro passa a ser considerado o `Dia de Nas´ na cidade de Queens

há 3 semanas
A data 23 de Setembro não é mais um dia comum para os fãs do Hip Hop no Queens, é doravante o “Nas Day´ . Das mãos de Donovan Richards, “presidente” do bairro, Nas recebeu a honraria juntamente com a chave do município que o viu crescer e transformar-se no lendário rapper que é.

1ª edição do `Ao Vivo É-Kwanza´ junta Edgar Domingos e Anna Joyce no palco do ZAP Viva

há 1 ano
A partir do dia 27 de Junho, o AO VIVO é-kwanza vai juntar diferentes gerações de músicos vão levar até si o melhor ritmo da música made in Angola com actuações em directo, todos os Sábados às 16:30.

Coréon Dú: “Em três décadas de vida, notei que existe uma forte crise de auto- estima sobre a negritude”

há 8 meses
Numa conversa livre e aberta com a revista Carga, Coréon Dú mostrou que ainda tem muito mais para contribuir em prol da africanidade do que tudo aquilo que já fez. O autor de Pele Negra fala das últimas novidades.

Netflix adiciona categoria “Black Lives Matter”, que traz narrativas sobre experiência negra

há 1 ano
A Netflix a dicionou à colecção de 24 géneros o Black Lives Matter, uma nova categoria que vai trazer poderosas e complexas narrativas sobre a experiência negra. A mudança ocorreu após o icônico filme” The Help”se ter tornado o título mais transmitido na plataforma.

Uma lenda que continua no auge volvidos 39 anos da sua morte

há 1 ano
Num dia como hoje, há 39 anos, a arte empobreceu devido o passamento físico de Bob Marley. Um astro, cujo impacto da obra e da carreira pode ainda ser sentido, como se de um artista vivo e no auge da carreira se tratasse.

Zap Viva exibe documentário de Kuduro `Fogo no Musseque´

há 11 meses
Realizado por Jorge António, a pesquisa apresenta depoimentos assim como demostrações deste estilo que se confunde como estilo musical e, ao mesmo tempo, de dança.

Kanye West “entra” na lista dos bilionários

há 1 ano

Morreu músico Waldemar Bastos

há 1 ano
O músico angolano Waldemar Bastos morreu aos 66 anos de idade, em Portugal, vítima de prolongada doença.

Matias Damásio produz novo álbum de Edmazia

há 11 meses
Segundo a cantora, que prestou essa informação, o trabalho encaminha-se para o final e no próximo ano estará disponível para os fãs.

Preto Show: “Anselmo Ralph é o maior artista angolano de todos os tempos”

há 10 meses
Preto Show atribui nota negativa ao ano 2020 e diz não fazer sentido, neste momento, proibirem -se espectáculos, uma vez que escolas, igrejas e mercados andam abertos. O músico pede a intervenção do Presidente da República na questão dos shows, porque, lamenta, há colegas seus a passearem fome.

Sabia que o Dia do Rock foi instituído graças a um festival em prol da Etiópia?

há 3 meses
O dia 13 de Julho é desde o ano 1985, celebrado como o dia do Rock. A efeméride foi sugerida por Phil Collins durante o célebre festival Live Aid, realizado na época simultaneamente em Londres e na Filadélfia, a fim de angariar doações para a Etiópia.

Bob Dylan lança música mais longa da carreira

há 2 anos
“Murder Most Foul” (traduzida como Um Assassinato Muito Sujo) também é sua primeira nova canção em oito anos, desde o álbum Tempest de 2012.

Apesar dos escândalos sexuais, R. Kelly continua a ser dos músicos mais ouvidos no mundo

há 2 semanas
Mesmo depois do lançamento, em 2017, da campanha MuteRKelly, que exigia a retirada das suas músicas de aplicativos de rádio e música e que mais tarde, levou ao cancelamento de várias turnées de concertos do músico, R. Kelly continua a ser dos mais ouvidos.

Don Kikas abre sessões acústicas ao vivo no Youtube

há 2 anos

Prodígio e Paulo Flores disponibilizam novo vídeoclip

há 9 meses

Rodex Mágico, um artista plurivalente que caminha a passos firmes em direcção ao triunfo musical

há 4 meses
O jovem artista vem dos Combatentes, o que parece justificar seus conteúdos e referências musicais como Bruno M. Tal como várias outras estrelas, Mágico é um daqueles talentos que trocou o mundo da delinquência pelo Kuduro ou Rap. Kuduro ou Rap, porque fica difícil se posicionar ante a tendência deste artista, que resulta da fusão entre o Kuduro, Funk, Rap e Afrobeat.