Profissionais e Produtores de Eventos & Cultura já têm entidade reguladora

Foi tornada publica há pouco menos de uma semana a Comissão Instaladora da Associação Angolana de Profissionais e Produtores de Eventos & Cultura (APPEC). A mesma visa defender os interesses dos associados, tornando a actividade de organização, produção e prestação de serviços em eventos e cultura reconhecida, valorizada e respeitada perante o mercado e as entidades institucionais e órgãos públicos.
A APPEC está composta por 16 membros, distribuídos em vários sectores nomeadamente: Coordenador Geral – Kayaya Jr.; Porta-voz – Kizua Gourgel; Moda e Eventos – Karina Barbosa e Link Duílio; Teatro e Dança – Walter Cristóvão e Gerson Iven; Música – Jorge Semedo, Marito Furtado e Paulo Alves; Cinema, Fotografia e Tv – Diogo Camões; Artes Plásticas E Literatura – Kanguimbu Ananaz; Prestação De Serviços – João Correia, Eduardo Rayagra, Manuel Novais e Alberto Vilhena; Locais de Eventos – Rosa Matias e Jorge Semedo. Num exclusivo à Carga, o Porta-voz do projecto, Kizua Gourgel, esclareceu o que é necessário para fazer parte, como surge, e para onde vai a iniciativa em meio a crise pandémica. 

A que se deve a criação da Associação Angolana dos Profissionais e Produtores de Eventos & Cultura?
A ideia partiu da criação de grupo no WhatsApp por parte de João Correia (prestador de serviços) no sentido de a classe falar sobre as questões que a crise trouxe. As coisas foram progredindo e chegamos ao associativo. A crise pandémica é a principal responsável da existência da APPEC.
A situação obrigou-nos a reflectir, nos unirmos e encontrarmos soluções, que num cenário diferente talvez nos levasse muito mais tempo a decidir encontrar.   

Já têm na forja a realização de uma actividade de responsabilidade social… Há quanto tempo existe a APPEC?
Sim! Como sugere o princípio associativista, temos uma área de responsabilidade social e a mesma desenvolveu o projecto Por Angola, que visa desenvolver actividades de beneficência de várias formas. Para atender a situação extraordinária actual, desenvolvemos um show multidisciplinar transmitido por televisão onde serão recolhidos donativos que irão beneficiar intervenientes da indústria de eventos e cultura, bem como instituições trazidas pelos parceiros e patrocinadores a serem apadrinhadas. Como fio condutor o espectáculo andará à volta da vida e obra de Filipe Mukenga como um representante da classe.Como referi antes, como ideia, existe desde fim de Abril. No entanto o processo de legalização está no fim e aguardamos a documentação para a proclamação da associação. 


Quem são os Associados?
Podem ser associados todos os profissionais ou amadores, actores nas áreas de produção, promoção, agenciamento, artes, prestação de serviços e locais de eventos. Ou seja a APPEC inclina todas as áreas da indústria de eventos e cultura.   

Quais os critérios para fazer parte da mesma?
Os critérios são os comuns às demais associações. Desde pagamento de jóia e as cotas, formulário, histórico etc. Mas insistimos que os associados tenham a sua situação tributária resolvida e perante a APPEC comprovada.   

Qual será o papel da Associação?
Defender os interesses da classe através da aproximação das instituições. Regulamentar a indústria e profissionalizar o sector. Dar suporte instrutivo aos seus associados e desenvolver acções de formação nos vários sectores.  

Numa fase em que os eventos estão parcialmente limitados, qual é a vossa expectativa no que toca à recepção da associação?
Acreditamos numa grande receptividade pois já contamos com o acompanhamento do processo por um grande número de futuros associados que até deram também o seu contributo. Para além de os objectivos serem de todas a classe o que nos dá algo em comum.

as cargas mais recentes

Kanye West anuncia candidatura à presidência dos Estados Unidos da América

há 4 meses
O rapper norte-americano Kanye West anunciou ontem, 4 de Julho ( Dia da Independência dos Estados Unidos) a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado o actual presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. “Agora chegou o momento de cumprir a promessa dos Estados Unidos”, diz o rapper explicando os motivos da sua candidatura.

Novo EP de MAMY revela habilidades no Trap Music

há 6 meses
ntitulado “Trap Queen” o EP que foi disponibilizado esta madrugada no Soundcloud, vem trazer uma MAMY mais versátil e actual, no que toca as novas sonoridades e composições, sem descurar da importância que sempre deu à escrita.

Mbappé é diagnosticado com covid-19 e desfalca selecção francesa

há 1 mês
Integrado na selecção francesa, que defrontará a Croácia, Kylian Mbappé acusou positivo a Covid-19, sendo de imediato afastado do grupo comandado por Didier Deschamps, noticiou o jornal A Bola.

DJ Nelasta: “Sofri bloqueio do DJ Malvado”

há 7 meses
Durante um “live” (conversa ao vivo nas redes sociais), terça-feira, o Dj Nelasta afirmou que foi bloqueado pelo DJ Malvado, para não tocar na festa da “Bohemia”, alegando que não tem estrutura para o efeito.

Força Suprema: Don G lança primeiro álbum a solo

há 4 semanas
Don G, membro da Força Suprema, disponibilizou hoje o seu primeiro álbum. Intitulado “Guerreiros”, a obra surge da sequência de várias mixtapes e reflecte a experiência de vida do rapper.

Bola de Ouro 2020 não será atribuída a nenhum jogador

há 3 meses
A France Football anunciou hoje que a Bola de Ouro 2020 não será atribuída, por “circunstâncias excepcionais, uma decisão que acontece pela primeira vez desde 1956.

Alicia Keys: “Era suposto me tornar prostituta”

há 1 mês
Alicia Keys deu uma entrevista ao jornal britânico The Guardian, onde destacou algumas das suas próprias canções e inspiração para alguns sucessos, assim como a possibilidade de se tornar prostituta.

Leonel Messi quer sair do Barça em 2021

há 4 meses
Nos últimos dias, instalou-se o mal-estar no balneário da equipa catalã, devido os maus resultados, sobretudo depois do reinício do campeonato. A Cadena SER avança que o avançado argentino pretende terminar o contrato e sair do Barça em 2021.

Sucessos femininos no Show do Mês

há 7 meses
Bevy Jackson, Margareth de Rosário, Katiliana, Sandra Cordeiro, Djanira Mercedes e Solange actuam no Show do Mês.

Nsoki lança música motivacional e junta figuras públicas no clipe

há 1 mês
Com objectivo de estimular as pessoas, por causa da pandemia do Covid-19, a cantora Nsoki gravou uma música motivacional intitulada “Mundo é teu”, cujo vídeo clipe conta com a participação de várias celebridades.

Fundação Arte e Cultura promove debate sobre “O papel das artes no desenvolvimento cognitivo das crianças”

há 2 meses
Artistas e instituições pública e privada discutiram no passado dia 14 de Agosto, no espaço de debate online Fale Connosco, “O papel das artes no desenvolvimento cognitivo das crianças”, sendo transmitida ao vivo na página oficial do Facebook da Fundação.

FIFA aprova regras que permitem jogadores representar mais de uma selecção

há 1 mês
A Federação Internacional de Futebol aprovou ontem durante o seu 70.º Congresso, em Zurique, uma alteração nos regulamentos para a mudança de federações por parte dos jogadores que podem representar mais do que um país.

Cloe Management anuncia mega espectáculo solidário

há 4 meses
O live está marcado para as 20 horas de 27 deste mês e vai reunir djs e artistas dos mais variados estilos musicais para recolha de bens de primeira necessidade. Em primeira mão, os intervenientes falam à Carga sobre os preparativos do primeiro mega espectáculo solidário angolano.

Lady Gaga acolhe membros da equipa em casa para os proteger do Covid-19

há 1 mês
Lady Gaga concedeu uma longa entrevista à Billboard, na qual comparou, bem humorada, o período de quarentena imposto pela pandemia da Covid-19 à sua própria experiência como estrela pop.

Old e New School questionam legado depois da morte

há 3 semanas
Estará disponível na próxima quinta-feira, dia 8, o clipe oficial da faixa “Se Eu Morrer Amanhã”, em que Kool Klever, Mamy, Duc, Lizzy, Soldier, Luso e Nucho levantam a problemática do legado após a morte.

Waldemar Bastos e Carlos Burity homenageados na Galeria do Semba

há 1 mês
Volvido um mês após o passamento físico dos dois “astros” da música angolana, a Professora Rosa Roque concebeu um tributo para enaltecer os feitos de Waldemar Bastos e Carlos Burity.