Profissionais e Produtores de Eventos & Cultura já têm entidade reguladora

Foi tornada publica há pouco menos de uma semana a Comissão Instaladora da Associação Angolana de Profissionais e Produtores de Eventos & Cultura (APPEC). A mesma visa defender os interesses dos associados, tornando a actividade de organização, produção e prestação de serviços em eventos e cultura reconhecida, valorizada e respeitada perante o mercado e as entidades institucionais e órgãos públicos.
A APPEC está composta por 16 membros, distribuídos em vários sectores nomeadamente: Coordenador Geral – Kayaya Jr.; Porta-voz – Kizua Gourgel; Moda e Eventos – Karina Barbosa e Link Duílio; Teatro e Dança – Walter Cristóvão e Gerson Iven; Música – Jorge Semedo, Marito Furtado e Paulo Alves; Cinema, Fotografia e Tv – Diogo Camões; Artes Plásticas E Literatura – Kanguimbu Ananaz; Prestação De Serviços – João Correia, Eduardo Rayagra, Manuel Novais e Alberto Vilhena; Locais de Eventos – Rosa Matias e Jorge Semedo. Num exclusivo à Carga, o Porta-voz do projecto, Kizua Gourgel, esclareceu o que é necessário para fazer parte, como surge, e para onde vai a iniciativa em meio a crise pandémica. 

A que se deve a criação da Associação Angolana dos Profissionais e Produtores de Eventos & Cultura?
A ideia partiu da criação de grupo no WhatsApp por parte de João Correia (prestador de serviços) no sentido de a classe falar sobre as questões que a crise trouxe. As coisas foram progredindo e chegamos ao associativo. A crise pandémica é a principal responsável da existência da APPEC.
A situação obrigou-nos a reflectir, nos unirmos e encontrarmos soluções, que num cenário diferente talvez nos levasse muito mais tempo a decidir encontrar.   

Já têm na forja a realização de uma actividade de responsabilidade social… Há quanto tempo existe a APPEC?
Sim! Como sugere o princípio associativista, temos uma área de responsabilidade social e a mesma desenvolveu o projecto Por Angola, que visa desenvolver actividades de beneficência de várias formas. Para atender a situação extraordinária actual, desenvolvemos um show multidisciplinar transmitido por televisão onde serão recolhidos donativos que irão beneficiar intervenientes da indústria de eventos e cultura, bem como instituições trazidas pelos parceiros e patrocinadores a serem apadrinhadas. Como fio condutor o espectáculo andará à volta da vida e obra de Filipe Mukenga como um representante da classe.Como referi antes, como ideia, existe desde fim de Abril. No entanto o processo de legalização está no fim e aguardamos a documentação para a proclamação da associação. 


Quem são os Associados?
Podem ser associados todos os profissionais ou amadores, actores nas áreas de produção, promoção, agenciamento, artes, prestação de serviços e locais de eventos. Ou seja a APPEC inclina todas as áreas da indústria de eventos e cultura.   

Quais os critérios para fazer parte da mesma?
Os critérios são os comuns às demais associações. Desde pagamento de jóia e as cotas, formulário, histórico etc. Mas insistimos que os associados tenham a sua situação tributária resolvida e perante a APPEC comprovada.   

Qual será o papel da Associação?
Defender os interesses da classe através da aproximação das instituições. Regulamentar a indústria e profissionalizar o sector. Dar suporte instrutivo aos seus associados e desenvolver acções de formação nos vários sectores.  

Numa fase em que os eventos estão parcialmente limitados, qual é a vossa expectativa no que toca à recepção da associação?
Acreditamos numa grande receptividade pois já contamos com o acompanhamento do processo por um grande número de futuros associados que até deram também o seu contributo. Para além de os objectivos serem de todas a classe o que nos dá algo em comum.

as cargas mais recentes

Consciência Corporal: o que é, e como influencia o nosso dia a dia

há 1 ano
Consciência corporal é um termo autoexplicativo que significa tomar consciência do corpo e mente, reconhecer e identificar os processos e movimentos corporais, internos e externos.

Monsta é o #TheBestBantumen 2020

há 7 meses
O rapper foi eleito pelo público num sistema de votações em que se alistavam 16 artistas e 16 obras, sendo que para a obra Falsos Profetas do moçambicano Djimetta ficou classificada como o Melhor Projecto de 2020.

#TheBestBANTUMEN 2020 é eleito já este domingo

há 8 meses
Está a decorrer a votação que vai eleger o #TheBestBANTUMEN 2020, nas categorias de `Melhor Artista´e `Melhor Projecto Musical´, ambas dentro da cultura Hip Hop, entre os PALOPs e Portugal. Tal como o nome deixa adivinhar, trata-se de uma iniciativa do site generalista BANTUMEN.

Globo aposta na união de estilos musicais de Angola e do Brasil na nova campanha de comunicação

há 1 ano
Há sensivelmente um mês, a Globo pôs a circular nos meios de comunicação locais, a campanha ‘Emoção Globo’. O objectivo é aproximar, cada vez mais, os talentos e produtos Globo ao público angolano com mensagens que lembrem personagens icónicas das novelas e programas de entretenimento e informação.

Arianna Grande encoraja Rihanna a lançar novo álbum

há 11 meses
Ariana Grande superou Rihanna, se tornando a artista mais ouvida no Spotify, informou o Chart data. Com mais de 20 biliões de ouvintes, apesar de ser homenageada da vez, Arianna afirmou que espera que Rihanna recupere a “coroa” em breve.

Belo é detido por causa de um espectáculo e suas contas foram bloqueadas

há 5 meses

Gorillaz lançam ‘How Far?’, single em homenagem à Tony Allen

há 1 ano

Yuri da Cunha detalha Show “Cantar Teta Lando” em conferência de imprensa

há 5 meses
O músico Yuri da Cunha realiza, nos dias 9 e 10 de Abril, dois shows interpretando os temas do malogrado Teta Lando, cuja apresentação será feita em conferência de imprensa no dia 31 de Março.

Faltam apenas três galas para conhecermos o vencedor do BAI Dança Com Ritmo

há 1 semana
Os concorrentes não serão os únicos a serem desafiados, a gala também será marcada pela primeira batalha das celebridades do quadro `Dança com os Famosos´: Kelly Silva defronta Paul G e quem passar pelo crivo do quarteto jurado, permanecerá no concurso.

Do Brasil para Angola, Jéssica Areia traz novo disco

há 4 meses
A cantora angolana, a residir no Brasil, Jéssica Areias apresenta no dia 23 de Abril o seu segundo álbum discográfico, intitulado “Matura”, em todas as plataformas digitais.

Nicki Minaj se torna a primeira rapper a atingir 10 biliões de visualizações no Spotify

há 1 ano
A cantora norte-americana conseguiu um feito inédito ao atingir 10 mil milhões de visualizações no Spotify, tornando-se na primeira rapper da história a conseguir a marca na plataforma de streamings.

Phedilson: “Uma das minhas causas é lutar contra a segregação regional dentro do rap game”

há 7 meses
Não basta ser bom rapper, Phedilson Ananás ou simplesmente PA, emplaca um êxito atrás do outro, sucesso este que acabada de ganhar mais um incremento, o LP #AVE, disponibilizado ontem, nas plataformas de streaming.

Show “Vozes de Março” homenageia Clara Monteiro, Dina Santos e Eduina Semedo

há 5 meses
Clara Monteiro, Dina Santos e Eduina Semedo serão homenageadas amanhã no Show do Mês as “Vozes de Março”, pelo contributo no desenvolvimento da música angolana.

Homem Mau: Jay Arghh e Hot Blaze reafirmam lírica, flow e rimas em nova faixa colaborativa

há 2 meses
`Homem Mau´ é uma faixa de colaboração entre dois virtuosos no flow e na escrita de Moçambique: Jay Arghh e Hot Blaze. Esta colaboração traz-nos um festival furioso de verdadeiras habilidades líricas e de flow dos dois rappers. Vindos da agência CSV, os dois têm muitas colaborações, e sempre com elevados critérios tanto na música como na técnica.

Toty Sa´Med de quarentena em Portugal

há 1 ano
O músico angolano Toty Sa´Med “viu” cancelados os dois concertos que tinha agendado na Europa, por causa da pandemia Coronavírus.

Sabia que também pode fazer parte da MasterClass de música ministrada por Alicia Keys?

há 7 meses
Alichia Keys lançou recentemente uma plataforma de streaming, em que são leccionados uma variedade de cursos ministrados por especialistas. Nas vídeo-aulas, a artista compartilha filosofias sobre como desbloquear autenticidade, empatia e vulnerabilidade.