Profissionais e Produtores de Eventos & Cultura já têm entidade reguladora

Foi tornada publica há pouco menos de uma semana a Comissão Instaladora da Associação Angolana de Profissionais e Produtores de Eventos & Cultura (APPEC). A mesma visa defender os interesses dos associados, tornando a actividade de organização, produção e prestação de serviços em eventos e cultura reconhecida, valorizada e respeitada perante o mercado e as entidades institucionais e órgãos públicos.
A APPEC está composta por 16 membros, distribuídos em vários sectores nomeadamente: Coordenador Geral – Kayaya Jr.; Porta-voz – Kizua Gourgel; Moda e Eventos – Karina Barbosa e Link Duílio; Teatro e Dança – Walter Cristóvão e Gerson Iven; Música – Jorge Semedo, Marito Furtado e Paulo Alves; Cinema, Fotografia e Tv – Diogo Camões; Artes Plásticas E Literatura – Kanguimbu Ananaz; Prestação De Serviços – João Correia, Eduardo Rayagra, Manuel Novais e Alberto Vilhena; Locais de Eventos – Rosa Matias e Jorge Semedo. Num exclusivo à Carga, o Porta-voz do projecto, Kizua Gourgel, esclareceu o que é necessário para fazer parte, como surge, e para onde vai a iniciativa em meio a crise pandémica. 

A que se deve a criação da Associação Angolana dos Profissionais e Produtores de Eventos & Cultura?
A ideia partiu da criação de grupo no WhatsApp por parte de João Correia (prestador de serviços) no sentido de a classe falar sobre as questões que a crise trouxe. As coisas foram progredindo e chegamos ao associativo. A crise pandémica é a principal responsável da existência da APPEC.
A situação obrigou-nos a reflectir, nos unirmos e encontrarmos soluções, que num cenário diferente talvez nos levasse muito mais tempo a decidir encontrar.   

Já têm na forja a realização de uma actividade de responsabilidade social… Há quanto tempo existe a APPEC?
Sim! Como sugere o princípio associativista, temos uma área de responsabilidade social e a mesma desenvolveu o projecto Por Angola, que visa desenvolver actividades de beneficência de várias formas. Para atender a situação extraordinária actual, desenvolvemos um show multidisciplinar transmitido por televisão onde serão recolhidos donativos que irão beneficiar intervenientes da indústria de eventos e cultura, bem como instituições trazidas pelos parceiros e patrocinadores a serem apadrinhadas. Como fio condutor o espectáculo andará à volta da vida e obra de Filipe Mukenga como um representante da classe.Como referi antes, como ideia, existe desde fim de Abril. No entanto o processo de legalização está no fim e aguardamos a documentação para a proclamação da associação. 


Quem são os Associados?
Podem ser associados todos os profissionais ou amadores, actores nas áreas de produção, promoção, agenciamento, artes, prestação de serviços e locais de eventos. Ou seja a APPEC inclina todas as áreas da indústria de eventos e cultura.   

Quais os critérios para fazer parte da mesma?
Os critérios são os comuns às demais associações. Desde pagamento de jóia e as cotas, formulário, histórico etc. Mas insistimos que os associados tenham a sua situação tributária resolvida e perante a APPEC comprovada.   

Qual será o papel da Associação?
Defender os interesses da classe através da aproximação das instituições. Regulamentar a indústria e profissionalizar o sector. Dar suporte instrutivo aos seus associados e desenvolver acções de formação nos vários sectores.  

Numa fase em que os eventos estão parcialmente limitados, qual é a vossa expectativa no que toca à recepção da associação?
Acreditamos numa grande receptividade pois já contamos com o acompanhamento do processo por um grande número de futuros associados que até deram também o seu contributo. Para além de os objectivos serem de todas a classe o que nos dá algo em comum.

as cargas mais recentes

Vozes de diferentes estilos cantam 70 anos de André Mingas

há 8 meses
Se estivesse em vida, André Mingas completaria setenta anos amanhã(24). E, em alusão do seu 70.°aniversário, Ary, Kizua Gourgel, Toty Sa’med, Selda, Yoxi e Paulo Flores juntam-se este domingo para um tributo musical.

Burna Boy protagoniza o seu primeiro live a partir de Londres

há 2 meses
Após o lançamento de “Twice As Tall”, o músico nigeriano, adaptando-se ao novo normal, está a promover a obra. No próximo dia 18, Burna Boy vai ao ‘Live From London’ protaginozar o seu primeiro espectáculo.

C4Pedro faz Milagre

há 10 meses

Arlindo Cruz volta a falar após 3 anos em convalescença

há 7 meses
Após sofrer um AVC, em 2017, Arlindo Cruz ficou internado por 1 ano e 3 meses no CTI. Depois de sair do hospital, o cantor permanece em tratamento em casa, com estrutura de home care, ao lado da família. Recentemente numa live transmitida no Instagram, o filho do cantor, Arlindinho, afirmou que o pai está a superar algumas sequelas do Acidente Cardio Vascular, e já começou a formar algumas palavras.

Dinheiro “trava” internacionalização de Dodó Miranda

há 6 meses
Em entrevista a Revista Carga, explicou que preparou um disco com 12 temas, variado, com realce para o “world music”, mas que não consegue dar sequência ao projecto.

Cardi B pede a Joe Biden para não fazer falsas promessas eleitorais

há 5 meses
Durante uma conversa que manteve com o candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, a cantora norte-americana foi frontal e pediu ao concorrente para não fazer falsas promessas eleitorais para conseguir votos.

Cantor nigeriano condenado à morte por causa de uma música

há 5 meses
Yahaya Sharif-Aminu foi condenado por um tribunal superior da Sharia, em Hóquei Hausawa Filin, na Nigéria, à morte por enforcamento, por partilhar uma das suas músicas nos grupos de Whatsapp.

Prodígio acaba com o “jogo” Pro Evolution e fãs reagem

há 2 dias
Intitulada Pro Evolution3, a última mixtape da saga lançada em 2015 contém nove faixas musicais das quais Fell Me, Negócio de Sentimentos e Minha Dor, que estão a receber “mar de elogios” dos fãs.

Kaluanda Fest migra para o formato digital

há 2 semanas
A decorrer entre os dias 22 a 25 de Janeiro, a habitual ode à cidade de Luanda, fundada aos 25 de Janeiro de 1576, vai acontecer 90% no formato digital.

Dj Mandas: “Eu represento e protejo a minha cultura”

há 2 semanas

Rei da Kizomba “is back”

há 11 meses
Em Maio vem “bomba”, ou seja mais uma, porque o Marechal, recentemente promovido, assim nos habituou.

Álbum póstumo de Pop Smoke destrona Michael Jackson do topo da Billboard 200

há 6 meses
A compilação atingiu um total de 248.000 unidades vendidas na semana de estreia, tornando-se a estreia póstuma de álbuns mais vendida depois de `Thriller´ de Michael Jackson. `Shoot For The Stars Aim For The Moon´, tem sido assim considerado como um presente pré-aniversário oportuno para o Pop Smoke que completaria 21 anos no dia 20 de Julho.

Ex-esposa de Dr.Dre exige milhões para pensão alimentícia

há 4 meses
Nicole Young, ex-esposa do rapper Dr. Dre, está a exigir USD 2 milhões de pensão alimentícia mensal ao ex-marido, sem contar os mais USD 5 milhões que ela pede por seus custos com advogados.

Spoken Word ‘Lugar de Fala D’ela’ agora pode ser ouvido no Kisom

há 1 mês
Doravante poderá ter acesso aos episódios do primeiro podcast de Spoken Word angolano através do kisom Unitel, sem cobrança de dados.

Racionais MC’s recusam o equivalente a 57 milhões de Kwanzas para um live

há 8 meses
Para cumprir a medida de distanciamento social imposta pela Organização Mundial da Saúde, os Racionais MC’s recusaram um live com cachet de 100 mil Reais, equivalente a 57 milhões 442 mil e 500 Kwanzas.

Kabudi Ely apresenta exposição “Intencidade Liberdades Individuais”

há 2 meses
O artista angolano Kabudi Ely vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Intencidade Liberdades Individuais”, uma exposição individual a inaugurar hoje, a partir das 18 horas.