Programa que memora a vida e obra de Amália estreia segunda temporada


Intitula-se Em Casa d’Amália e foi criado em alusão ao centenário da icónica fadista, em 2020, numa parceria entre a Fundação Amália Rodrigues e a RTP.

Realizado na casa Museu, a estreia da segunda temporada aconteceu na passada sexta-feira, 19 de Março, sob o comando de Mariza e Jorge Fernando.  

Nos episódios cujo cerne é falar de fado, do gosto pelo fado e como este é vital na vida de quem o canta, as tertúlias desenrolam-se entre os momentos marcantes no percurso profissional de vários artistas, contados e cantados.

O programa, de acordo com site português Espalha Factos, é inspirado nas noites em que Amália Rodrigues recebia em casa várias figuras artísticas. Desde poetas, cantores, pintores, músicos e atores, eram inúmeros os nomes que se sentavam no sofá para uma conversa que durava toda a noite. Assim, todas as sextas-feiras será transmitido um programa gravado na casa da Amália, na Rua de São Bento, com convidados especiais que estão de alguma forma ligados ao Fado.

A icónica casa da artista, hoje uma Casa Museu aberta ao público, serve de cenário para trazer de volta as míticas tertúlias, com o objectivo de existir uma partilha de conhecimento, assim como reavivar memórias do passado, o programa pretende também ser um documento sobre o Fado para a posterioridade.

as cargas mais recentes

Dia da Consciência Negra: Globo celebra figuras históricas no programa ‘Falas Negras’

há 8 meses
“Falas Negras” tem no seu alinhamento textos históricos de célebres personagens de 1600 aos dias de hoje, pessoas que lutaram contra a escravidão, a segregação racial, o racismo e a intolerância.

Érica Chissapa aprovada para novela portuguesa

há 5 meses
A actriz angolana Erica Chissapa fará parte do elenco da novela portuguesa “Amar demais”, da TVI.

Revista científica abre edição exclusiva para Rap

há 10 meses
Esta semana, a revista científica brasileira “Convergência Crítica” fomenta acções para perceber a ligação entre o Rap e a pesquisa científica, que vai culminar com abordagens sobre o Rap e o activismo político em Angola e Moçambique.

Formiga: Trajectória da jogadora será contada em documentário

há 6 meses
A história da recordista mundial, será adaptada aos cinemas, num projecto que conta com o roteiro e direcção da cineasta Taís Amordivino.

Produtores de Afro House mais requisitados da actualidade revelam hegemonia no`Desfile de hits´

há 11 meses
A Carga apresentou ontem os maiores produtores de Afro House do país. Durante o Repertório, ficou-se a saber que Vado Poster e Dj Habias produziram sucessos como “Lhe Traíram” (Os Moikanos), “Tic Taá” (Scro Q Cuia e Nerú Americano), “Wamona” (Nagrelha e Puto Prata), “Kapota” (Noite e Dia) e tantos outros descritos abaixo.

Malef lança projecto para levar basquetebolistas de ruas aos melhores clubes

há 1 ano
Batoteiro Draft é uma iniciativa que está a ser promovida pelo produtor e realizador Malef em parceria com a MarkSport. O projecto pretende tirar os melhores basquetebolistas de rua com seus dribles e levá-los a assinar com um clube profissional, quer em Angola quer no estrangeiro.

Paulo Flores e Prodígio voltam a juntar-se em novo projecto musical

há 1 ano
Intitulada Nzambi-Deus”, o single antecipa o álbum “A Bênção e a Maldição” e aborda sobre a eterna pergunta que não para de ecoar, e será disponibilizado hoje às 18 horas no canal do YouTube criado pelos dois artistas e que visa promover a arte.

Dr. Dre internado de urgência após sofrer aneurisma cerebral

há 6 meses
O produtor musical e rapper Dr. Dre foi internado esta segunda-feira, após sofrer um aneurisma cerebral. Os médicos estão a tentar descobrir a razão do sangramento e realizam uma série de exames. Mas, o músico está estável e lúcido e deixou uma mensagem.

Noite e Dia, Yola Araújo e Ivan Alekxei reforçam a produtora Clé

há 1 semana
Com a entrada destes músicos, a produtora aumenta para 16 o número de cantores agenciados, com destaque para Edmázia, Edgar Domingos, Filho do Zua, Halison Paixão, Gerilson Insrael, Godzila do Game, entre outros.

“A Dimensão Cultural do Herói Nacional” em debate no Visão actual

há 9 meses
O programa Visão Actual a ser exibido amanhã, quinta-feira dia 17 de Setembro, vai analisar a Dimensão Cultural de António Agostinho Neto, fundador da nação e primeiro presidente de Angola.

NBA retira cannabis da lista de substâncias proibidas

há 1 ano
Os exames antidoping na principal liga de basquete do mundo continuam, mas sem procurar cannabis, a notícia foi dada pela própria NBA no passado dia 10, indicando que a mesma deixa assim de ser uma substância proibida passível de punição.

Prodígio fala sobre o álbum com Paulo Flores “é o maior prémio que já recebi”

há 8 meses
Disponível a partir de amanhã nas plataformas digitais e em simultâneo em formato físico, mas em Portugal,” Bênção e Maldição” também será comercializado em Luanda e é o maior prémio que o rapper recebeu ao longo da carreira.

Andrea Bocelli recua e pede desculpas por desincentivar o cumprimento das medidas de segurança

há 11 meses
Após comentários polémicos sobre a gravidade do Covid-19 durante uma conferência no Senado italiano, esta semana, dizendo que não conhecia pessoalmente ninguém que tivesse estado nos cuidados intensivos por causa do Covid-19 e incentivou cidadãos a não cumprirem as regras de combate à doença, Bocelli veio desculpar-se publicamente.

SSP: O grupo de Rap nacional mais ouvido actualmente

há 9 meses
Dados fornecidos pela Sadia, indicam que o grupo SSP são os artistas mais ouvidos, desde o dia 21 de Setembro, no `Top Nacional´ -−divulgado pela Carga Magazine−. A par desta “colocação”, são também os primeiros artistas do estilo Rap a entrar na lista de preferência dos ouvintes, de todas as rádios nacionais.

`Puro´de Anna Joyce é a música mais tocada em Angola

há 7 meses
A música `Puro´ da autoria de Anna Joyce, tem marcado “presença” constante no Top Nacional, cuja divulgação é feita pela Carga Magazine. Trata-se de um Top gerado pelo sistema da Sadia que faz monitoramento de 120 milhões de músicas, sistema este que reconhece uma música a cada 2 segundos e abrange todas as rádios de Angola.

Morreu Irrfan Khan, actor do filme Quem Quer Ser Milionário

há 1 ano
Esta terça-feira, a estrela de Bollywood, Irrfan Khan sentiu-se mal e acabou por ser encaminhado de urgência para o hospital de Mumbai (Índia), onde acabou por morrer aos 53 anos, devido uma infeção no cólon.