Programa que memora a vida e obra de Amália estreia segunda temporada


Intitula-se Em Casa d’Amália e foi criado em alusão ao centenário da icónica fadista, em 2020, numa parceria entre a Fundação Amália Rodrigues e a RTP.

Realizado na casa Museu, a estreia da segunda temporada aconteceu na passada sexta-feira, 19 de Março, sob o comando de Mariza e Jorge Fernando.  

Nos episódios cujo cerne é falar de fado, do gosto pelo fado e como este é vital na vida de quem o canta, as tertúlias desenrolam-se entre os momentos marcantes no percurso profissional de vários artistas, contados e cantados.

O programa, de acordo com site português Espalha Factos, é inspirado nas noites em que Amália Rodrigues recebia em casa várias figuras artísticas. Desde poetas, cantores, pintores, músicos e atores, eram inúmeros os nomes que se sentavam no sofá para uma conversa que durava toda a noite. Assim, todas as sextas-feiras será transmitido um programa gravado na casa da Amália, na Rua de São Bento, com convidados especiais que estão de alguma forma ligados ao Fado.

A icónica casa da artista, hoje uma Casa Museu aberta ao público, serve de cenário para trazer de volta as míticas tertúlias, com o objectivo de existir uma partilha de conhecimento, assim como reavivar memórias do passado, o programa pretende também ser um documento sobre o Fado para a posterioridade.

as cargas mais recentes

Matias Damásio prepara show solidário

há 3 anos
O show será transmitido na sua página no Youtube e na Televisão Pública de Angola (TPA), a partir das 14h30, e visa angariar a maior quantidade de cestas básicas possíveis, para ajudar os mais necessitados, de acordo com o valor a ser arrecadado.

Escritores angolanos assinam carta de protesto contra o racismo

há 3 anos
Os escritores angolanos Pepetela, José Eduardo Agualusa, José Luís Mendonça, Ondjaki, Adriano Mixingue e Abreu Paxe subscreveram uma nota de protesto contra as acções racistas registadas em várias partes do mundo, em particular nos Estados Unidos da América.

JAY-Z produz adaptação cinematográfica do romance Forty Acres

há 2 anos

Rubro Stone vence 1.ª edição do Exercício Mental Batalha de freestyle Bates ou Levas

há 11 meses
Diferente de qualquer outro concurso ou batalha verbal, o ‘bates ou levas’ é um exercício mental em que os concorrentes fazem freestyle com temas criados no momento.

Paulo Flores em concerto no dia da Paz

há 3 anos
Quatro de Abril é o dia em que os angolanos festejam a Paz, mas o quatro de Abril de 2020 será diferente dos anteriores, tudo porque o mundo debate-se com a Pandemia do Covid-19.

“É o beatmaker, e não o cantor, que mais deve ganhar pelo hit”, assim diz a lei

há 2 anos
De acordo com a lei, o beatmaker é o primeiro titular da obra, por isso deve sempre ficar com 50% de todo o rendimento que vier da sua produção musical, ou seja, mesmo quando a música for interpretada pelo num espectáculo, tv, plataforma de streaming, etc., enquanto ao intérprete cabe apenas 20%.

DH lança plataforma que vai permitir produtores levarem beats a músicos consagrados

há 2 anos
Denominado Drum Stars, o instrumento poderá fazer com que qualquer produtor entre em contacto com músicos consagrados e aproveitar vender e monitorizar seus beats, bem como promover a sua imagem.

Do Kuduro ao Rap: Alé G Fiigura mostra o quanto vale

há 2 anos
O artista não só canta, também dança, compõe, produz e é o CEO da Right Time Records, uma produtora independente que vai atraindo outros nomes.

Rap triunfa na 1° edição do “Estrelas ao Palco Vencedores”

há 2 anos

Prémio Nobel da Literatura 2020 atribuído a poetisa Louise Glück

há 2 anos
Louise Glück é uma poetisa norte-americana de 77 anos conhecida pela sua “voz poética e com beleza austera, que manifestam a “existência individual universal”, em temas de infância e vida familiar ou as relações de estreia entre pais e irmãos.

Morreu Michael Williams, actor do “The Wire”

há 1 ano

Para não repetir versos Lil Wayne e Eminem revelaram que recorrem a Google

há 3 anos
Para evitar repetir os próprios versos, os dois rappers vão a Google para rever suas letras. Embora admitam que várias vezes tenham tido brancos, consideram a repetição um desrespeito à arte, que tem como objecto a criatividade.

Dino Cross rende tributo a Bang no seu primeiro ano post mortem

há 1 ano
O anúncio sobre a morte de Bang, foi feito na fatídica manhã de segunda-feira, no passado dia 11 de Janeiro de 2021. Este ano, Dino Cross, na qualidade de amigo e profissional da cultura, usou o podcast `Mambos HIPHOP da Banda´ memorou a obra e vida daquele que ainda hoje, é considerado um dos “gigantes” do entretenimento moçambicano.

Show do Mês baptiza espectáculos de 2021 com Maya Cool

há 2 anos

Aumenta tensão entre Snoop Dogg e 6ix9ine – Tekashi

há 3 anos
Preso em 2018 por diversas acusações de crimes relacionados às actividades de gangues, 6ix9ine – Tekashi chegou a acordo com governo para aliviar sua pena, testemunhando sobre caso contra a “Nine Trey Gangsta Bloods” nos tribunais. Com esta decisão, o rapper ganhou o rótulo de “Snitch/Traidor” e tem sido alvo de diversos insultos da parte de Snoop Dogg, desde que foi preso.

Revolucionou e tornou-se magnata da música. Hochi Fu fala sobre o seu futuro

há 2 anos